27 agosto 2012

Dois médicos são indiciados por morte de paciente com gripe A no RS

Médicos vão responder por homicídio culposo por negligência
Dois médicos de Montenegro, na Região do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, foram indiciados pela morte de um paciente por gripe A H1N1. O adolescente de 15 anos morreu no dia 17 de julho, logo depois de passar pela quarta consulta no Hospital Municipal de Montenegro.

Após investigação da Polícia Civil, os médicos foram indiciados por homicídio culposo por negligência. O garoto passou por três consultas sem que o exame para verificar se ele estava com o vírus H1N1 A fosse solicitado. O antiviral Tamiflu também não foi receitado nem administrado.

O paciente esteve no hospital e foi atendido nos dias 8,14, 15 e 16 de julho. Apenas na última vez o exame de gripe A foi pedido. Como havia remédio em estoque, o delegado Marcelo Farias Pereira entendeu que partiu exclusivamente dos profissionais a decisão de não fornecer o medicamento. Se os médicos forem condenados, o crime prevê pena de 1 a 3 anos de prisão.

"O paciente reclamava de dor de cabeça, dor no corpo, falta de ar, mas os médicos pensavam que era um processo alérgico por um medicamento que ele havia tomado. Coletamos os prontuários e entendemos que houve negligencia", explicou o delegado Marcelo Farias Pereira.

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou mais duas mortes por gripe A H1N1. De acordo com o boletim atualizado nesta quinta-feira (23), o total de vítimas subiu para 61 no estado. As mortes ocorreram no dia 15 de agosto em Parobé e em Pelotas.

Três de Maio: Ex-aluna da SETREM participou de intercâmbio na China

Giovana ficou três semanas na China com tudo pago
Giovana Esther Zucatto, que formou-se no Ensino Médio da SETREM em 2010, e atualmente é acadêmica do Curso de Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio de Grande do Sul (UFRGS), participou do Programa Top China do Santander Universidades.

A ex-aluna da SETREM ficou do dia 4 ao dia 27 de julho na China, onde participou de atividades educacionais na Peking University, em Pequim, e na Shanghai Jiao Tong, em Shangai.

Para Giovana o intercâmbio foi muito válido, pois lhe abriu os olhos para novos horizontes. “Foi uma experiência totalmente nova, não esperava encontrar o que eu encontrei lá, um país moderno, aberto para estrangeiros, universidades com bons professores, uma ótima estrutura e alunos aplicados. É uma realidade muito diferente da nossa e vale a pena conhecer”, destaca.

No período em que estudava na SETREM, Giovana também participou de um intercâmbio cultural na Alemanha, através do projeto ‘Escolas: Uma Parceria para o Futuro’, convênio entre a SETREM, Instituto Goethe e Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.

Homem é suspeito de matar a ex e fugir com a cabeça em Imigrante, RS

Homem matou a mulher e ligou para a família
(Foto: Cícero Copello/RBS TV)
Um homem de 26 anos é suspeito de assassinar e decapitar a ex-namorada na madrugada desta segunda-feira (27) em Imigrante, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. A Brigada Militar do município foi acionada no início da manhã pela família do suspeito.

Segundo a polícia, o homem ligou para a irmã por volta das 6h e contou que havia matado a ex na sua casa. Ele também revelou que fugiu com a cabeça da jovem, que tinha 22 anos.Durante a manhã, ele telefonou novamente para a família e disse que ia se matar. A Polícia Civil de Estrela, que está investigando o caso, acredita que o homem esteja na localidade de Linha Herval, no interior de Imigrante.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) esteve no local no final da manhã e encontrou uma faca de cozinha, que foi usada para cometer o crime. Em uma das paredes da casa, o homem escreveu com sangue os dizeres "Mãe, desculpa" em alemão. A cabeça da vítima foi encontrada em um matagal do município.

Três de Maio: Dois eventos focados na Educação Profissional ocorrem no Campus SETREM


Fórum e Mostra serão realizados entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro

A fim de fomentar a pesquisa técnica na Educação Profissional, o Campus SETREM será sede de dois eventos na próxima semana, que ocorrem entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro.

Um dos eventos é o III Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação, que é realizado através da Comissão de Projetos e Pesquisa da Câmara de Educação Profissional da Rede Sinodal de Educação (CEPRO).

O público-alvo do evento são alunos e professores das escolas com Cursos Técnicos de Nível Médio da CEPRO e, os principais objetivos são: socializar o conhecimento produzido pelos professores estudantes; oportunizar momentos de integração e troca de experiências entre professores, estudantes e profissionais de diferentes áreas tecnológicas; capacitar para o aprender e empreender com sustentabilidade; incentivar projetos de desenvolvimento sustentável; indicar os projetos que representarão a Rede na 6ª FECITEP e MOSTRATEC 2012.

O evento é aberto para o público, sendo que escolas e estudantes do município e região, assim como a comunidade em geral, poderão visitar o Fórum em quatro oportunidades. No dia 31 de agosto, entre às 13h30min e 15h30min, 17h30min e 18h30min e 20h30 às 21h30min. No dia 1º de setembro a visitação poderá ser realizada entre às 9h e 10h.

O outro evento que ocorre no mesmo período é a XII Mostra Estadual de Pesquisa da Educação Profissional, que integra as atividades do X Salão de Pesquisa SETREM (SAPS).

A Mostra é promovida pela SETREM e tem como principais objetivos: promover, estimular e incentivar o desenvolvimento, socialização e publicação das produções científicas dos estudantes, professores e pesquisadores das diversas áreas da SETREM e de outras instituições.

Santa Rosa: Acidente entre carreta e ônibus mata um e fere 16

Motorista do ônibus morreu no acidente
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Um homem de 61 anos morreu após uma colisão entre uma carreta e um ônibus na tarde deste domingo (26) no km 156 da BR-472, no trevo de acesso a Três de Maio, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu por  volta das 17h15.

A vítima dirigia o ônibus e morreu no local. O veículo transportava 47 passageiros que estavam em um evento religioso em Santa Rosa e iam em direção a Palmeira das Missões.

No acidente, 16 pessoas acabaram feridas, incluindo o motorista da carreta. Eles foram encaminhados ao Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa, para exames. Nenhum deles está em estado grave, segundo a assessoria de imprensa da entidade. Não houve alterações no trânsito do local.