28 janeiro 2013

Defensoria Pública pede bloqueio de bens dos donos da boate Kiss em Santa Maria

Empresário Mauro Hoffmann é transferido ao presídio
(Foto: Emerson Souza/Agência RBS)
A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul ingressou nesta segunda-feira (28) com um pedido de bloqueio de bens da empresa que gere a boate Kiss, onde 231 pessoas morreram em um incêndio na madrugada deste domingo (27) em Santa Maria (RS). O objetivo é garantir futuras indenizações, diz o órgão.

Segundo a Defensoria, a ação pede ainda a desconsideração da personalidade jurídica da empresa, para que os bens dos proprietários também sejam bloqueados.

“O propósito é assegurar o direito das pessoas a terem garantida futura indenização, de modo coletivo e igualitário a todos os familiares das vítimas da tragédia”, disse o defensor público-geral do Estado, Nilton Arnecke Maria, segundo a assessoria de imprensa.

Ainda na manhã de domingo, a Defensoria Pública gaúcha estabeleceu uma força-tarefa para atuar nos assuntos referentes ao incêndio. Segundo o órgão, familiares das vítimas podem receber orientações jurídicas e ter encaminhamento de documentos feito por defensores públicos.

Jovem de 18 anos perde a vida em acidente de trânsito em Três de Maio

O acidente vitimou um jovem de 18 anos
(Foto: Paulo Marques)
O choque de um caminhão caçamba e uma moto tirou a vida do jovem Cristian Anderson Rustick Sapieszynski, 18 anos.

O acidente aconteceu por volta de 20h desta segunda-feira (28), na rua Oswaldo Cruz no centro de Três de Maio, a cerca de 50 metros do Hospital São Vicente de Paulo. Um caminhão de uma empresa de Santa Rosa que trabalha em uma obra na altura do nº 525, era conduzido por um funcionário que manobrou o veículo para entrar no pátio da construção, Cristian, que vinha logo atrás em uma moto Honda, bateu na lateral do caminhão e teve morte instantânea.

Cristian vestia sua roupa de goleiro no momento do acidente
(Foto: Arquivo pessoal/facebook)
Cristian Sapieszynski, trabalhava como empacotador no Super Benedetti, mesma empresa em que trabalha a sua mãe, e a pouco tinha encerrado o seu expediente e se dirigia para um ginásio onde jogaria futebol, seu esporte preferido. Ele estava fardado como goleiro, sua posição de jogo.

Atenderam a ocorrência, o pessoal da SAMU e da Brigada Militar, que deram assistência a volante da Polícia Civil que compareceu para o trabalho de perícia.

Incêndio consome residência em Panambi

Casa de madeira ficou destruída, fogo ameaçou residências
vizinhas
Um incêndio iniciado por volta das 14h30min na Rua Aracajú, nº 116 consumiu completamente a residência e as chamas ameaçaram duas casas vizinhas tendo sido necessário intenso serviço de rescaldo para evitar que o sinistro tomasse maiores proporções.

Na residência atingida moravam o Sr. Paulo Sérgio Machado, 48 anos, funcionário da empresa Bruning, seu filho Anderson e Cleberson e a nora Kauane esposa de Cleberson que está grávida e se encontrava dormindo no momento em que iniciou o fogo. Ninguém saiu ferido porque vizinhos acudiram a mulher para sair rapidamente da casa e retiraram um automóvel que se encontrava em uma garagem no porão, os demais utensílios domésticos foram todos atingidos.

A fumaça do incêndio foi possível ser vista desde o centro da cidade já que ganhou intensidade rapidamente tendo assustado os moradores das adjacências.

Vizinhos iniciaram rapidamente o trabalho de rescaldo, ao mesmo tempo em que acionaram o Corpo de Bombeiros, diversos voluntários atuaram solidariamente com os bombeiros, também foi providencial o auxilio da empresa Bruning Tecnometal que enviou um Caminhão pipa para reabastecer com água o Caminhão Autobomba Tanque do Corpo de Bombeiros.

A residência pertence ao Sr. Mário Alles, que tinha o imóvel para aluguel, ele se encontra atualmente na Praia do Imbé no litoral gaúcho.

Proprietário da boate Kiss é santa-rosense

Incêndio durante apresentação deixa mortos em boate de
Santa Maria (Foto: Germano Roratto/Agência RBS
É santa-rosense um dos proprietários da boate Kiss, palco da tragédia que matou 231 pessoas em Santa Maria.

Elissandro Spohr, o Kiko, que administra a casa de shows junto com seu sócio Mauro Hoffmann, deu depoimentos à Polícia ainda na manhã de domingo.

O santa-rosense é filho de Eliseu Spohr.

Ele teria confirmado à polícia que a casa estava sem o alvará de Plano de Prevenção de Combate à Incêndio, mas que havia entrado com pedido de renovação do documento em agosto do ano passado.

O delegado Sandro Meinerz, responsável pela investigação, disse que agora será apurado por que a licença ainda não havia sido liberada.

O depoimento de Kiko Spohr foi mantido em sigilo pela polícia.

Dono de boate e vocalista de banda são detidos após incêndio em Santa Maria

Dois integrantes da banda foram presos na cidade de Mata
A polícia deteve na manhã desta segunda-feira (28) um dos donos da boate Kiss e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, segundo informações do delegado Sandro Meinerz. Um incêndio no momento em que o grupo musical se apresentava deixou 231 mortos na casa noturna de Santa Maria (RS).

Elissandro Sphor, conhecido como Kiko, um dos donos da casa noturna, foi preso em um hospital de Cruz Alta, que fica a 132 km da capital. O vocalista e um responsável pela segurança do palco da banda foram detidos na cidade Mata, a 82 km de Porto Alegre.

Eles tiveram o pedido de prisão temporária de cinco dias decretada pelo juiz Regis Adil Bertolin durante a madrugada desta segunda-feira. O vocalista do grupo que se apresentava no momento do incêndio foi detido durante o velório do gaiteiro Danilo Jaques em Mata, na região central.

O outro proprietário da casa noturna também teve prisão temporária decretada, mas ainda não foi localizado pela polícia. Ele é considerado foragido.

"Desde a madrugada, estávamos monitorando as casas dos donos da boate e com equipes de policiais nas ruas tentando localizá-los", disse ao G1 o delegado Sandro Meinerz.

Em entrevista à Rádio Gaúcha antes da prisão de Kiko, o advogado Jader Marques disse que o dono da boate foi a Cruz Alta para se submeter a um tratamento de desintoxicação e que a viagem foi informada para as autoridades. Ele também disse que seu cliente prestou todo atendimento às vítimas.

"Esta tragédia também está marcando o Kiko e toda a sua família. Todas as pessoas naquela boate eram amigas dele. Ele esteve lá recebendo, atendendo. Perdeu funcionários", disse o advogado.

Depoimento
Em depoimento à Polícia Civil, Sphor disse que sabia que o alvará de funcionamento estava vencido, mas que já havia pedido a renovação. Ele também culpou a banda Gurizada Fandangueira pelo início do incêndio, segundo o delegado Sandro Meinerz.

O dono da boate Kiss também negou tenha ordenado aos seguranças que impedissem a saída dos jovens da festa na hora que o fogo começou. Sphor, que estava na boate quando a tragédia ocorreu, negou ainda ter retirado do local o computador que armazenava as imagens gravadas pelas câmeras de segurança da boate. O gravador sumiu do local, segundo Meinerz, responsável pelo caso.

Dois jovens vitimas da tragédia de Santa Maria serão sepultados hoje em Três de Maio e S.J.do Inhacorá

Foto: Arquivo pessoal
O jovem Bernardo Carlo Robe, 20 anos, está sendo velado na Comunidade Evangélica de Independência, e será sepultado no Cemitério Comunitário de Três de Maio, às 14h desta segunda-feira. Bernardo, era nascido em Três de Maio, e criado em Independência.

Foto: Arquivo pessoal
E a jovem Bruna Camila Graef, também 20 anos, está sendo velada no Salão Comunitário de São José do Inhacorá, e será sepultada às 10h da manhã desta segunda-feira. Bruna é nascida em São José do Inhacorá, onde mora a sua família.

Bernardo e Bruna, foram duas das 231 vitimas fatais da tragédia que aconteceu na madrugada deste domingo (27), em incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria.

Ministério Público estuda pedir prisão dos donos de boate

Foto:  Germano Rorato  /  Especial
O Ministério Público está analisando a possibilidade de pedir prisão dos donos da boate, de integrantes da banda Gurizada Fandangueira e de outros envolvidos no episódio. A promotora criminal de Santa Maria Waleska Flores Agostini está estudando desde o final da tarde deste domingo um possível pedido de prisão.

Os sócios da boate são Mauro Londero Hoffmann e Elissandro Callegaro Spohr. Uma das hipóteses para o começo do incêndio é de que um dos integrantes da banda tenha usado uma espécie de sinalizador, que pode ter causado faíscas e dado início ao fogo. A banda também costuma se apresentar usando efeito pirotécnico conhecido como sputnik. As duas situações são proibidas em locais fechados.

Número de mortos em tragédia em boate no RS é revisado para 231

Foto: Juliano Mendes/Futura Press
A chefe geral de Perícia Médica do Rio Grande do Sul, Maria Ângela Zucchecco, afirmou na noite deste domingo (27) que o número de mortos no incêndio que destruiu uma boate em Santa Maria (RS) foi revisado para 231. Segundo Maria Ângela, o número mudou porque alguns corpos tiveram a identificação duplicada. Antes, o governo havia informado oficialmente que o número de mortos era de 233.

De acordo com Maria Ângela, do número total de mortos, oitos corpos permanecem em um caminhão do Instituto Médico Legal, porque não foram requisitados pelas famílias. Uma nova contagem de vítimas deve ser realizada na manhã desta segunda-feira (28).

Os peritos recolheram material de todos os corpos para a realização de exames que vão apontar o uso de substâncias tóxicas, como drogas. Foram colhidas também as impressões digitais das vítimas.

Segundo o major Cleberson Bastianello, que coordena as operações no local, o número de vítimas ainda pode mudar. "Nesse momento, com as repetições que aconteceram, são 231 mortos. Esse número infelizmente ainda pode oscilar", afirmou.

Incêndio
Conforme informações da polícia, o incêndio teria começado por volta das 2h30 deste domingo (27), durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.

O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.