25 outubro 2011

Menino cego impressiona por seu carisma e exemplo de vida

Por / Everson Dornelles, RBS TV Santa Rosa
Com apenas dois anos e seis meses, Guilherme Mann de Três Passos compartilha um exemplo de força e energia, além de esbanjar carisma.
O menino nasceu com câncer nos dois olhos e perdeu a visão. Com a perseverança dos pais, Guilherme tem autonomia para tomar algumas atitudes.
Caminha com facilidade e até arrisca passos de dança. Em seu cotidiano, no entanto, é dependente dos pais. Os pais, Auri e Márcia,precisam estar de olho em tudo que ele faz.
- Eu e minha mulher estamos sempre juntos, ajudando ele enxergar. A gente está ajudando ele a conhecer o mundo – conta o agricultor Auri Frederico Mann, pai de Guilherme.
Para evitar que o menino se machuque, no as camas saíram e os colchões foram colocados no chão e nas paredes do quarto. Quando está nesta parte da casa, Guilherme brinca e se exercita nos colchões. Gargalhadas anunciam a diversão.
No entanto, seu brinquedo favorito, chama a atenção de quem visita a família é ver Guilherme se divertindo com seu brinquedo favorito: um teclado. Por horas, ele se atenta ao som da música.
- Nós estamos muito felizes. Ele está andando, tocando. É a diversão dele todos os dias – conta o pai.

A família mora em uma casa de madeira, que frequentemente precisa de manutenção. No mês passado a prefeitura de Três Passos doou para a família o prédio de uma escola, que foi desativada. Depois de fazer algumas reformas, o agricultor pretende fazer a mudança.
- O telhado precisa ser todo trocado porque chove para dentro. Como ele não enxerga vamos fazer alguma coisa boa para o Guilherme, para ele se sentir melhor – planeja.
O terreno onde foi construída a escola já pertenceu ao avô do menino.
- Há muitos anos o avô do Guilherme tinha doado terreno para construir a escola. Depois de muito tempo sem uso e em função do Guilherme, estamos devolvendo o que era do avô para o neto – conta o prefeito Cleri Camilotti.
Com as constantes viagens a Porto Alegre, para tratamento do filho, Auri pouco consegue fazer na propriedade rural. Suas atividades agrícolas se resumem a horta e ao plantio de mandioca.
O amor do pai prevalece e o filho retribui: abraços carinhosos e sorrisos não faltam.
“Se eu enxergar um pouquinho, ele também vai enxergar. Se eu enxergar de Humaitá a Três Passos, ele também vai enxergar. Eu vou dar minha visão para ele. Por mim, eu tirava uma vista minha e dava pra ele”, declara o pai de Guilherme.

Seminário de Engenharia de Produção trouxe novidades em energia e cuidados para o solo

Evento contou com bom número de participantes
O Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção (DAEPRO) organizou durante os dias 19, 20 e 22 de outubro, o IV Seminário de Engenharia de Produção. Realizado na SETREM, esta edição contou com a presença de quatro profissionais que trataram de assuntos como a viabilidade do Biogás, o aproveitamento de Biofertilizantes, os recursos disponibilizados pela Energia Eólica e as novidades da Energia Solar Fotovoltáica.
Na primeira palestra, o tema ‘Biogás, o Produto e sua Economia’ foi explanado pela Msc Leidiane Mariani, do Centro Internacional de Hidroinformática, Grupo Itaipu Binacional. “Podemos fazer a aplicação do Biogás em Energia Térmica, como Energia Elétrica e também para automóveis. Essa ainda é uma técnica que não está difundida no Brasil, mas na Alemanha já existem vários projetos. Atualmente aqui no Sul do país o Biogás é mais aplicado na geração de Energia Elétrica”.
O principal objetivo da palestra foi mostrar que o Biogás pode ser uma alternativa de aumento de renda tanto para o produtor, como também o desenvolvimento regional. Segundo a professora, amplia-se a demanda de mão-de-obra especializada, de construção e de pesquisa. “Temos que ver o Biogás como mais um produto de venda”.
O ‘Aproveitamento dos sólidos e líquidos restantes do processo na adubação’, foi tratado pelo Eng. Wanderlei Enderle da Indústria de Fertilizantes FERTICEL. “Direcionamos nossa palestra em relação à estrutura orgânica dos solos e por isso tratando dos resíduos oriundos de biodigestão, que é o biofertilizante. Esse produto hoje, como não tem muitas técnicas difundidas na região, ainda auxilia bastante a questão física dos solos. A sua adição em áreas agricultáveis acaba ajudando na estrutura do solo a médio e longo prazo devido aos nutrientes que o compõe”.
O Engenheiro que aponta os biofertilizantes como alternativa ao uso de produtos químicos, no caso os fertilizantes minerais. Para ele, esta forma degradou a estrutura do solo ao longo dos anos. “Nesse tempo todo priorizamos a natureza química do solo e nos esquecendo da natureza física e biológica, isso está se tornando insustentável em algumas áreas por falta de adições orgânicas”.
O Msc Adalberto Lovato, Metalúrgica Fratelli, apresentou o tema ‘Energia Eólica’, onde explicou que é utilizada desde a antiguidade, mas que foi a partir da década de 80 que os estudos sobre a energia movida pelos ventos tornaram-se mais específicos e sua aplicabilidade foi difundida. “O vento está em todo o lugar, é claro que existem regiões com mais ou menos intensidade. No Rio Grande do Sul, para se ter uma ideia, os ventos daqui poderiam manter umas cinco Usinas de Itaipu. Junto com o Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é um dos Estados que mais exploram Energia Eólica”. Ainda comenta que no eixo Giruá-Cândido Godói há uma região muito propícia de ventos.
Para encerrar o IV Seminário de Engenharia de Produção a palestra ‘Energia Solar Fotovoltáica’, foi proferida pela Msc Elisângela Pinheiro (UFSM). “Podemos converter a radiação em dois tipos de energia, que são a Energia Térmica e a Energia Fotovoltáica”. Essa última, que foi tema da palestra, apresenta os benefícios que podem superar a Eólica e a Hídrica. “Essas duas formas de energia necessitam de um local para sua aplicação, e a Energia Fotovoltáica é mais flexível por poder ser gerada de qualquer lugar. Mas no que se refere à questão de valores, ainda não é tão viável. No Brasil nós não temos empresas que produzam esses painéis solares fotovoltaicos, o que temos são empresas que importam e revendem aqui. Por isso os valores são altos”. Na palestra também foi apresentado que é possível construir uma Usina Solar Fotovoltáica na região.

Semana da Arte em São José do Inhacorá

Este serviço está completando 01 ano de Convivência
A Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Habitação aproveitou a oportunidade da 1° Semana da Arte para apresentar à comunidade o Carro Chefe do serviço de Convivência e fortalecimento de vínculo para crianças e adolescentes de 09 a 17 anos: Grupo Teatral “Jovens Talentos”.
Este serviço está completando 01 ano de Convivência. É coordenado pela psicóloga Elizana Marchi e a Assistente Social Eliz Rejane Martins David do CRAS Bem Viver, com apoio pedagógico: Simone Andrea Fritzen, Tatiane Nonenmacher, Gilberto Ferrari, Roseli Lasta e Justiniana Fátima Bueno. 
O Grupo é composto por 16 integrantes, tem atividades semanais de convivência e aproveitaram a noite de 18 de outubro para apresentar parte do seu trabalho representando 3 peças teatrais. Um público de 166 pessoas teve a oportunidade de assistir e se divertir com o talento dos jovens.
Na noite de 19 de outubro a apresentação e diversão esteve a cargo dos talentos locais inscritos e encerou com uma brincadeira de Karaokê.
A Secretaria juntamente com a equipe do CRAS agradece a Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena pela cadência do espaço.

Programa Escola Ativa se insere na comunidade

A cada mês os professores se encontram com as
coordenadoras e com a secretária de Educação
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, de Três de Maio, vem desenvolvendo desde o mês de abril, o Programa Escola Ativa, que é realizado nas escolas multisseriadas do interior, a fim de auxiliar o trabalho pedagógico em sala de aula, propondo novas estratégias de atividades práticas, que dão vida ao currículo. 
Segundo as coordenadoras do Programa Escola Ativa, Lidiane Mendes Geist e Lucenir Turra Bonapaz, o programa está sendo desenvolvido nas escolas Martinho Lutero, São Caetano, São Paulo e Tiradentes, e as estratégias desenvolvidas são: cadernos de ensino aprendizagem; cantos de aprendizagem: espaço interdisciplinar de pesquisa; oficinas; escola comunidade e organização do trabalho pedagógico.
A cada mês os professores se encontram com as coordenadoras e com a secretária de Educação, Maria Elena Fin Naressi, para debater sobre as atividades realizadas e os resultados que estão sendo obtidos.
Conforme Maria Elena, o programa é muito importante nas escolas, pois auxilia a trabalhar a parte pedagógica de maneira interativa. “Muitas atividades foram elaboradas pelos professores, entre elas a confecção de jogos, painéis pedagógicos, trabalho com materiais reciclados, atividades lúdicas, plantação de árvores e flores, construção de hortas, entre outros”, ressalta.
Destaca-se também as oficinas com as mães, onde estão sendo realizados trabalhos manuais de artesanato, com encontros nas dependências das escolas, duas vezes por mês, sob a coordenação de Lidiane Mendes Geist.
De acordo com a coordenadora, dentro das atividades realizadas, a escola está procurando  aprofundar sua inserção na comunidade. “A escola quer estar presente, e para isso utiliza de atividades curriculares relacionadas à vida diária, ao ambiente natural e social, à vida política e cultural e às condições materiais dos alunos e da comunidade”, informa.

Curso de Inseminação Artificial em andamento

Há aprimoramento técnico para 12 participantes
Começou na segunda-feira, dia 24, Curso de Inseminação Artificial organizado pela SETREM, o Sindicato Rural de Três de Maio e o Senar. Até o dia 28, sexta-feira, serão cinco dias de aprimoramento técnico para os 12 participantes que terão as aulas sediadas no Campus SETREM.
Os alunos assistirão aulas teóricas e farão treinamento prático, que possibilitará experiência e proximidade com a prática aplicada ao campo. Além de receberem informações sobre definição de inseminação artificial, métodos, vantagens e principais causas de insucessos da técnica, terão orientações sobre anatomia e fisiologia do aparelho reprodutivo da vaca. Entre as práticas, também estarão o reconhecimento de uma fêmea no pré-cio e no cio, o melhor horário para inseminar e como implantar a inseminação artificial.
“Escolhi fazer o curso buscando aprimoramento,  já que se trata de uma área de trabalho maior, que oportunizará outras opções depois de formado. Vejo muito inseminador sem formação. Este curso vai me dar a certeza de estar preparado”, explica Eduardo Back Erhart, 18 anos, aluno do Curso Técnico de Agricultura da SETREM.

Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Ijuí abre inscrições para processo seletivo

Capitão Spagnol acompanhado de uma aluna, esteve
na Rádio Colonial AM nesta segunda-feira
As inscrições podem ser feitas até quatro de novembro. São 60 vagas para 2012. Conforme o sub-comandante do educandário, Capitão Spagnol, o colégio é referência no Estado em qualidade e excelência em educação. O ensino prepara não apenas para o ingresso nas diversas universidades do país, como também para o acesso a carreiras militares e das forças armadas.O quadro de professores é formado por profissionais do magistério público estadual. 
O Capitão chama atenção dos interessados para o fato de que as atividades curriculares são desenvolvidas em turno integral, ou seja, os alunos do Colégio Militar tem aula pela manhã e tarde, todos os dias da semana e precisam seguir o regulamento interno da instituição à risca.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3332 9416 ou no site da Brigada Militar: www.brigadamilitar.rs.gov.brctbm

Hoje é comemorado o dia do dentista

Hoje, terça-feira, dia 25, é comemorado o dia nacional do dentista. A data coincide com a da assinatura do decreto que criou os primeiros cursos de odontologia do país, na Bahia e no Rio de Janeiro. O dentista é o profissional que cuida da saúde bucal como um todo: dentes, gengiva, boca e ossos da face.
A Dra. Katiane Chiapinotto (foto), atende na rua Tereza Verzeri, 950, sala 103. - telefone 55 3535-3430.
Em nome dela, parabéns a todos os dentistas pela passagem deste dia tão especial.

Família Bonamigo doa livros para o município

 No detalhe da foto, Dr. Telmo Bonamigo
 Foto: Ramone Pacheco
O prefeito municipal, Olívio José Casali, recebeu em seu gabinete, José Luiz Bolzan, que em nome do médico Telmo Bonamigo, veio entregar mais de 130 livros para o município. Também estiveram presentes neste ato, o  vereador Gilson Grando, e a diretora pedagógica, Neiva Corso.
De acordo com Bolzan, o objetivo de Telmo e retribuir de forma cultural com sua cidade natal, que já lhe proporcionou inúmeras alegrias. Atualmente, Telmo Bonamigo reside em Porto Alegre, onde é especialista em Cirurgia Vascular e Angiologia, no  complexo hospitalar da Santa Casa.
O prefeito Casali agradeceu a doação, e pediu para Bolzan repassar os agradecimentos ao angiologista. “Estes livros, que abordam literatura, política, agricultura, saúde e educação, serão encaminhados para a Biblioteca Municipal, onde serão muito úteis para a comunidade”, informa.
Em nome da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Neiva também agradeceu a doação, que vai favorecer mais cultura e educação para os munícipes.

Corsan pagará mais de R$ 12 milhões em indenizações por acidente

Tragédia do ônibus escolar que caiu na barragem da Corsan em 2004 
Crédito: Rodrigo Finardi / Especial CP
Um grupo de 47 pessoas representadas pelo advogado Irineu Gehlen, decidiu aceitar a proposta da Corsan sobre a indenização por dano moral das vítimas da tragédia do ônibus escolar que caiu na barragem da estatal, em 2004. O acidente vitimou 17 pessoas. O acerto final foi de R$ 12.243 milhões.
O advogado das famílias fez uma proposta R$ 13,5 milhões à Corsan, mas ele contou na noite desta segunda-feira que após explicar às famílias todos os detalhes, elas decidiram que a melhor opção seria aceitar a proposta da empresa. De acordo com o advogado, o acordo judicial foi fechado ainda no sábado entre ele e a Corsan, mas a decisão final só seria anunciada oficialmente depois das famílias terem ciência dos detalhes. “Na tarde de hoje o acordo foi ajuizado na Vara da Fazenda Pública de Erechim”, revelou.
À noite, na Comunidade Argenta, onde ocorreu o acidente, ele reuniu-se com as famílias que representava. Gehlen explicou que a Corsan terá 15 dias, a partir da homologação da Justiça – o que deve ocorrer em breve – para depositar o dinheiro em juízo.
Famílias que perderam filho receberão no mínimo meio milhão
Segundo o advogado, as famílias que perderam filhos não receberão menos de R$ 500 mil cada uma. O advogado representou na ação 14 famílias que perderam filhos na tragédia, além de todos os sobreviventes e suas famílias dos sobreviventes, chegando ao total de 47 pessoas.
Irineu Gehlen explicou ainda que acionou na Justiça a Corsan e como réus solidários o município de Erechim, através da prefeitura, as empresas de ônibus envolvidas no transporte escolar, e o motorista do ônibus que caiu na barragem provocando a tragédia. “Mas eu escolhi a Corsan para não entrar no risco do precatório. A Corsan é uma empresa de economia mista cujo patrimônio pode ser passível de penhora judicial”, explicou o advogado.
Tragédia aconteceu há sete anos
A tragédia ocorreu no dia 22 de setembro de 2004 quando um ônibus escolar caiu dentro do lago da barragem da Corsan por volta das 7h vitimando 17 pessoas (16 crianças e adolescentes, todos estudantes à caminho da escola, e uma monitora). O advogado Irineu Gehlen também é assistente de acusação no processo criminal que já está em fase final de instrução. Neste caso irá a julgamento o motorista do ônibus pelo juiz da Vara Criminal de Erechim. Não será júri popular. As outras três famílias de vítimas possuem outros representantes.