24 junho 2013

Programa AABB Comunidade é renovado em Três de Maio

Convênio terá a duração de quatro anos
(Foto: Ramone Pacheco)
 
Na tarde de 21 de junho, o prefeito municipal, Olívio José Casali, recebeu em seu gabinete o gerente do Banco do Brasil, Delmar Carlos Schwab e o presidente do Programa AABB Comunidade, Ronald Kirkoff, para a renovação do convênio do Programa AABB Comunidade entre o município e a Fundação do Banco do Brasil.

Estiveram presentes também a vice-prefeita, Eliane Fischer; representando o Legislativo os vereadores Cleiton Felipe dos Santos e Jacira Taborda; secretários, diretores e assessores da municipalidade; a coordenadora e professores do Programa AABB Comunidade e a imprensa.

Na oportunidade, o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ernani Moreira Rehn, destacou que o convênio com a AABB Comunidade é de grande importância para o município, visto que o mesmo é baseado na valorização da cultura do educando e de sua comunidade.

Em uso da palavra, o gerente do Banco do Brasil salientou que estava tranquilo quanto à renovação do contrato, pois sabia que a mesma iria ocorrer em Três de Maio. “Nos outros anos o convênio era renovado anualmente, mas agora a Fundação do Banco do Brasil alterou o estatuto e as renovações compreendem toda a gestão dos prefeitos", informa.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Cleiton Felipe dos Santos enfatizou que o Legislativo se sente contente pela renovação deste convênio tão importante para o município.

Conforme o prefeito Casali, a parceria com o Banco do Brasil é muito importante, principalmente para um Programa tão válido como é o AABB Comunidade. “As iniciativas do Programa incentivam o pedagógico, o social e o cultural, através de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania”, destaca.

Em seguida foi realizada a assinatura do convênio entre a Fundação do Banco do Brasil e o Executivo, num investimento de R$ 1 milhão, que compreende um período de quatro anos.

Caminhão de transporte de leite atola e cai na sarjeta em Lajeado Barreiro

Foram preciso dois tratores para desatolar o caminhão, 
que ficou preso no local das 10h30min até às 14h
Na manhã desta segunda-feira (24), o motorista de uma transportadora de leite teve sérias dificuldades para recolher o  produto em Lajeado Barreiro no distrito de Progresso, Três de Maio.

Como mostram as imagens que foram feitas por uma agricultora da localidade, o caminhão atolou e ainda acabou deslizando vindo a cair em uma valeta na beira da estrada. O motorista precisou pedir ajuda aos agricultores para conseguir tirar o caminhão do local, com auxilio de um trator e muito trabalho .

Fotos: Alessandra Kotchevicz
Segundo os moradores da localidade, a bastante tempo eles esperam por uma solução nesta estrada, por onde além de passar o caminhão que recolhe a produção de leite dos agricultores, também o transporte escolar percorre o mesmo trajeto três vezes ao dia.

A estrada é de chão vermelho, e sem cascalho é de fácil atoleiro, principalmente nesta época do ano.  

Em julho do ano passado, tínhamos o registro de um atoleiro nesta mesma estrada em Lajeado Barreiro.

Agricultor de Horizontina denuncia danos em sua plantação

Agricultor de Horizontina denuncia danos em sua plantação
Um morador da localidade de Lajeado Maçaneta, há dois km do perímetro urbano de Horizontina, procurou a reportagem da Olinda FM nesta segunda-feira, para registrar seu descontentamento com atos de vandalismo em sua plantação de trigo, registrados na tarde de sábado(22) entre 14 e 18h.

Com carros e motos, pessoas adentraram a sua lavoura, deram cavalo de pau, arrancadas, frenagens e manobras radicais em cima da área plantada e que encontra-se em desenvolvimento vegetativo.

O agricultor disse que não quer inicialmente levar o caso as autoridades, e para tanto, aguardará que alguém dos responsáveis lhe procure, esclareça o ocorrido e acerte seus prejuízos.

Linhas de plantas foram arrancadas outras plantas soterradas, em ato que deixa o agricultor bastante indignado.

Brigada Militar prende suspeito de vários furtos em Três de Maio

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Os policiais da Brigada Militar de Três de Maio, prenderam em flagrante Maico Evandro Ribas, 25 anos.

O elemento foi preso por volta das 3he30min da madrugada desta segunda-feira (24), e encaminhado a Delegacia de Policia para ser lavrado o flagrante e posterior encaminhamento ao Presídio Estadual de Santa Rosa.

Ribas, tem várias passagens pela polícia, e é suspeito de ter praticado diversos furtos em Três de Maio. Os policiais  prenderam o mesmo no bairro Esperança, tendo em seu poder um macaco hidráulico, uma chave de rodas e um aparelho de som mp3, que haviam sido furtados de uma Combi, no bairro São Francisco.

Nos últimos dias foram arrombados veículos, residências e estabelecimentos comerciais, sendo quatro em um único dia da semana que passou, em sequência e de maneiras semelhantes, o que deixa indícios de ter sido praticado pelo o mesmo elemento.

Grupo protesta tapando buracos em São Luiz Gonzaga

Apesar da indignação havia um clima de descontração entre
os protestantes
Um grupo de amigos protestou contra os buracos existentes em São Luiz Gonzaga de forma diferente, tapando buracos

Os amigos se reuniram na tarde deste domingo (23) e resolveram colocar  a mão na massa (literalmente). Cansados de esperar uma atitude do Executivo Municipal prepararam a massa à base de cimento e fecharam dois buracos na Avenida Senador Pinheiro Machado: o primeiro entre as ruas Hipólito Ribeiro e General Câmara, local onde já havia estado o personagem João Buracão, o segundo na esquina com a Rua Treze de Maio.

O grupo disse que resolveu protestar desta forma para que as autoridades “se acordem” e façam algo para melhorar nossas vias. Disseram que deixaram uma mensagem no Facebook da prefeitura pedindo um donativo para ajudar na obra, mas nem assim foram atendidos.

Apesar da indignação havia um clima de descontração entre os protestantes.