15 abril 2010

18ª Fenasoja traz Esquadrilha da Fumaça e recebe militares em Missão Precursora

No dia 04 de maio 2010 a Fenasoja traz à Santa Rosa um show de manobras acrobáticas da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.
Na tarde desta quinta-feira, o Capitão Carlos Henrique Baldin e o 2° Sargento Elias da Silva estiveram em Santa Rosa, em uma Missão Precursora, onde realizaram a checagem do local onde serão feitas as manobras acrobáticas.
A equipe veio até a cidade com um avião T-27 Tucano, o avião de manobras. A aeronave tem uma velocidade normal de voo de 380km/h, nas manobras que exigem mais velocidade pode chegar a 480km/h, porém, com velocidade máxima é de 520km/h.
Para a apresentação em Santa Rosa, durante a 18ª Fenasoja, serão usadas 7 aeronaves, que farão 22 manobras acrobáticas e 52 acrobacias isoladas, em um período de tempo de 40 minutos. Para que o público tenha uma melhor visualização das manobras são usados dois eixos durante a apresentação: o principal é em direção ao público, e o segundo, é da esquerda para a direita, assim tendo também uma melhor qualidade de voo.
A sede da Esquadrilha da Fumaça fica na Academia da Força Aérea, o Ninho das Águias, na cidade de Pirassununga-SP. Para que um piloto consiga entrar para esta equipe é preciso que tenha 500 horas de voo e 800 horas de instrução na Academia da Força Aérea. O período máximo de permanência de um piloto na Esquadrilha da Fumaça é de 4 anos, para que outros militares também tenham oportunidade de integrar a equipe.

Nova ilha em formação em Porto Mauá

Na quarta-feira, 14 de abril de 2010, com o baixo nível das águas do rio Uruguai, foi possível constatar pela primeira vez o surgimento de uma nova ilha em Porto Mauá, próximo da ilha mais conhecida, localizada defronte aos pavilhões onde é realizada anualmente no dia 02 de fevereiro a festa dos navegantes.
Na realidade é a formação de um banco de areia, que provavelmente está se formando devido ao desmoronamento acentuado que está ocorrendo na ilha mais conhecida do município, ocasionado após a cada enchente que ocorre no rio Uruguai. Nesta quinta-feira, devido à pequena elevação no nível das águas já não era mais possível visualizar esta nova ilha que está se formando. Outra causa provável do desmoronamento desta ilha são as diversas árvores enormes de eucaliptos que estão plantadas nela, com os constantes vendavais que estão ocorrendo estes eucaliptos são mexidos e consequentemente afrouxando a terra ao redor das mesmas e que posteriormente são levadas pelas águas das enchentes, portanto, para não desaparecer esta ilha, estes eucaliptos deveriam ser removidos e ser substituídas por árvores nativas, que fixa melhor a terra ao redor das raízes, ao contrário do que ocorre com o eucalipto que cresce em linha reta e em profundidade.

Etnia Polonesa elege nova diretoria

A Representação Municipal da Comunidade Brasileiro-Polonesa no Brasil (BRASPOL), de Santa Rosa, elegeu na última sexta-feira sua nova diretoria. A composição do grupo que comandará as atividades da entidade ocorreu durante jantar típico, no Centro de Convivência do Idoso, no Bairro Central de Santa Rosa.
A BRASPOL – Santa Rosa foi fundada há 10 anos, e vem participando de forma efetiva dos eventos culturais realizados no município e na região. O novo presidente é Artemio Fridriczewski, colaborador que ocupava o cargo de vice-presidente da entidade. Como novo vice-presidente, foi nomeado Jairo Pulrolnik.
Na posse, Fridriczewski enalteceu o trabalho realizado por seus antecessores: Clemêncio Karnikowski, que ocupava o cargo de presidente, e Cláudio Ostapiuk e Eduardo Pulrolnik, que lutam pela causa desde a fundação da entidade. Reconheceu a contribuição que todos colaboradores da BRASPOL vem prestando, de forma voluntária, para o fortalecimento da Comunidade Polonesa no cenário cultural de Santa Rosa e região. “Os cargos representam uma mera formalidade legal e estatutária, mas as pessoas, essas sim, são importantes e indispensáveis para a existência da Braspol”, afirma.
Ele destacou ainda que a meta principal de sua gestão à frente da Braspol é resgatar e perpetuar a cultura polonesa e que, a grande ação de sua gestão é a edificação do Centro Cultural Brasileiro-Polonês, que deve ter a construção iniciada após a realização da 18ª Fenasoja, compondo a Praça das Nações, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlsson.
No dia seguinte a posse, a comunidade polonesa de Santa Rosa entrou em luto, como um ato solidário com os irmãos da Pátria Mãe – a Polônia – diante do trágico acidente aéreo ocorrido no dia 10 de abril, na cidade de Smolensk, na Rússia. A tragédia vitimou o Presidente Polonês e sua esposa, além de dezenas de autoridades polonesas. Uma das vítimas é Maciej Płażyński, Presidente da Stowarzyszenia Wspólnota Polska (Organização Comunitária Polonesa), entidade que analisa e recomenda projetos culturais apoiados pelo Senado Polonês. A atual diretoria da Braspol de Santa Rosa manteve contato com Maciej no dia 13 de novembro de 2009, na cidade de Oberá, na Argentina, para inauguração da ampliação da Casa Polonesa localizada no Parque de Las Naciones. Na ocasião foi apresentado o projeto do Centro Cultural Brasileiro-Polonês de Santa Rosa.
Artemio destaca que na oportunidade, Maciej mostrou-se muito receptivo e interessado, tendo inclusive indagado sobre a quantidade de descendentes de poloneses na região, a principal atividade econômica e a possibilidade de intercâmbio cultural da região com a Polônia. Uma fotografia registra o encontro: Jairo Pulrolnik, vice-presidente da Braspol Santa Rosa, Maciej Płażyński, Presidente da Stowarzyszenia Wspolnota Polska, Artemio Fridriczewski, Presidente da Braspol Santa Rosa e Eduardo Pulrolnik, ex-presidente da Braspol Santa Rosa.

Em ação o Termo de Ajustamento de Conduta/TAC de Santa Rosa

Foi realizada nesta terça-feira(13), no Plenarinho da Prefeitura uma reunião para tratar do Termo de Ajustamento de Conduta – TAC. O encontro reuniu representantes de entidades, Brigada, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselhos e a comunidade em geral.
A vice-prefeita Sandra Padilha, coordenou os trabalhos apresentando a equipe multidisciplinar que irá desenvolver ações em Santa Rosa. De acordo com Sandra, a idéia é unir forças no combate à droga, “Queremos formar uma Rede de Atendimento ao Uso Indevido de Drogas para que possamos desenvolver em conjunto ações para combater esse grave problema que atinge a sociedade”. Segundo o Juiz Eduardo Buzanello, o trabalho de acompanhamento é extremamente importante para que não haja mais reincidência desses jovens que passam por tratamento.
O trabalho será em Rede, com ações de prevenção, acolhimento, tratamento e enfrentamento. Além da Prefeitura, também estão comprometidas as Comunidades Terapêuticas, hospital Abosco, Conselhos, Delegacia, Brigada, 19º RCMec, Ministério Público, Judiciário, Polícia Federal, 17ª Coordenadoria Estadual de Educação, meios de comunicação, Institutos de Ensino Superior e demais entidades. O Promotor Janor Duarte ressaltou a importância de que essa seja uma Política de Estado, permanente, não apenas de um Governo.
As ações serão realizadas com crianças de 7 a 18 anos. Os trabalhos também envolverão as famílias.

Frio retorna ao Estado a partir desta quinta-feira

Uma frente fria associada ao ciclone extratropical avança em direção ao oceano nesta quinta-feira. Mesmo assim, deixam instabilidades sobre o leste, centro e norte gaúcho, onde o dia será marcado por muitas nuvens, chuvas fracas e isoladas, além de temperaturas baixas comparado com a quarta-feira.
Conforme a Central RBS de Meteorologia, a entrada da massa de ar frio não deixa os termômetros ultrapassarem os 23/25 na maior parte do Estado. Em Quaraí, a mínima atinge 9°C e a máxima não passa dos 20°C. Na Grande Porto Alegre, ocorrem chuvas isoladas e em alguns momentos do dia. Não há previsão de temporais. Na Capital a máxima não passa dos 24°C e a mínima de 14°C será registrada só à noite.
Para sexta-feira, com uma massa de ar seco, o frio toma conta do Rio Grande do Sul e não chove. Destaque para o frio de 6 a 9°C previsto para partes da fronteira com o Uruguai e Campanha Gaúcha. Durante a tarde, com o predomínio de sol a sensação fica mais agradável com máximas entre 23 e 27 graus. Em Porto Alegre terá sol entre nuvens ao longo do dia. Mínima de 10°C e máxima de 23°.

Grêmio vence Avaí e tem vantagem para decidir vaga às quartas da Copa do Brasil

O Grêmio venceu o Avaí por 3 a 1 na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, na noite desta quarta, no Olímpico. Os gols foram marcados por Jonas, duas vezes, e Borges para o Tricolor. Robinho, que entrou no segundo tempo, descontou para o time catarinense, que jogou com um a menos a maior parte do jogo. Caio foi expulso.
O jogo da volta está marcado para o dia 21 de abril, na Ressacada, em Florianópolis. O Grêmio se classifica mesmo perdendo por 1 a 0. O Avaí avança com um 2 a 0. O placar de 3 a 1 leva a decisão para os pênaltis.

Renato Aragão se machuca em gravação e é hospitalizado

O humorista Renato Aragão foi hospitalizado nesta quarta-feira, no Rio, depois de sofrer um escorregão durante as gravações do programa Aventuras do Didi. Segundo informações divulgadas pela Rede Globo, Aragão escorregou no estúdio e machucou a testa e o nariz.
O artista foi levado ao hospital Barra D'Or, onde foi submetido a exames e deverá passar por uma pequena cirurgia. Também segundo a Globo, Aragão passa bem e deve receber alta em dois dias.
— Estou bem. Agradeço o carinho e a preocupação, mas garanto que vou sair daqui até mais bonito! — disse Aragão no hospital, com bom humor.