14 setembro 2013

Boa Vista do Buricá foi contemplado com uma retroescavadeira

Prefeito Mota e acessores receberam o maquinário
O governador Tarso Genro e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, realizaram, nesta sexta-feira (13), em Giruá, a entrega de retroescavadeiras para 62 cidades do Estado, viabilizadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O programa destina equipamentos para municípios com até 50 mil habitantes e, com a entrega realizada em Giruá, as
455 cidades gaúchas que se enquadram no critério já possuem retroescavadeiras.

O Prefeito Municipal de Boa Vista do Buricá Dr. Antonio Mota acompanhado de assessores esteve em Giruá prestigiando a solenidade e também recebeu oficialmente a retroescavadeira destinada ao município.

"Completamos a entrega das retroescavadeiras, já entregamos também 53 motoniveladoras que vamos entregar para 402 municípios e também serão distribuídos caminhões com caçamba para essas 455 cidades que receberam as retroescavadeiras", explicou o ministro Pepe Vargas. A meta do Governo Federal é concluir as entregas em todo o Brasil até abril do próximo ano, que totalizam 18 mil máquinas em 5.061 mil municípios.

"Não há possibilidade de vencermos os problemas econômicos regionais se não nos unirmos, como o ocorre com este programa", destacou o governador Tarso Genro. As máquinas são destinadas, principalmente, para recuperação de estradas vicinais, rotas prioritárias para o escoamento da produção agropecuária.

Em todo o Estado, já foram entregues 393 retroescavadeiras, com custo unitário de R$ 155 mil. Além disso, também já foram entregues 53 motoniveladoras, cujo custo unitário supera R$ 400 mil. As máquinas são utilizadas, principalmente, para a melhoria de estradas vicinais, rotas importantes para o escoamento da produção agropecuária.

Ladrões roubam joalheria em Tiradentes do Sul

Foto: Tirsul
A Brigada Militar atendeu a ocorrência de roubo a um estabelecimento comercial na madrugada deste sábado, 14, em Tiradentes do Sul.

Segundo a Brigada Militar, por volta das 5h, ladrões arrombaram a porta da frente e invadiram a Óptica e Joalheria Classmann.

Eles foram surpreendidos com o disparo do alarme da loja e fugiram, levando algumas joias, relógios e óculos de sol.

A Polícia Civil de Três Passos realizou periciou o local e investiga o caso.

Acidente com carreta agrícola resulta em morte

Foto: Ezaquiel Rodrigues da Rosa/InfocoRS
Um acidente com uma carreta agrícola resultou em uma vítima fatal, em Ametista do Sul. Deoclides Compagnoni, 74 anos, trafegava em uma estrada na comunidade de São Valentim da Gruta, no interior do município, quando perdeu o controle da carreta, que capotou. O veículo bateu em um barranco e caiu sobre o motorista.

Compagnoni foi encaminhado para o hospital de Rodeio Bonito, mas não resistiu aos ferimentos.

Casal é morto a tiros em Braga

O homem matou o casal e se entregou a polícia
Um duplo homicídio foi registrado no município de Braga, na noite desta sexta-feira (13).

Segundo a Brigada Militar, um homem de 54 anos matou a ex-companheira, de 29 anos, e o atual namorado dela e depois se entregou ao efetivo do 7º BPM.

Conforme a Brigada Militar, o autor relatou que deu seis tiros contra o casal, mas que dois achava que teriam falhado.

O local foi isolado pela polícia até a chegada da perícia. A identidade do autor e das vítimas ainda não foi divulgada.

Morre mulher esfaqueada no centro de Tenente Portela


A mulher esfaqueada na noite desta sexta-feira, 13 de setembro, no centro de Tenente Portela, foi considerada morta por volta das 23h. A informação é da equipe do Hospital Santo Antônio que disse que a jovem recebeu diversos golpes de faca.

Jonata Sales Pompeu, 20 anos, estaria com amigas em um bar na Praça Brasília quando o suposto ex-companheiro teria chegado e esfaqueado a jovem que mesmo caída no chão teria levado mais golpes. Informações dão conta de que pelo menos 13 facadas teriam atingido a vítima, nos braços, tórax e abdômen.

Morre vítima de esfaqueamento no centro de Tenente
Portela (Foto: Portela Online)
Após o crime o suspeito fugiu para rumo ignorado. A Brigada Militar faz buscas.

Aberta oficialmente a Semana Farroupilha em Três de Maio

Neste sábado acontece jantar/baile (Foto: Paulo Marques)
Um jantar promovido pelo Piquete Toco da Grapia foi servido na noite desta sexta-feira (13), no CTG Tropeiros do Buricá. Na oportunidade, foi dada como aberta oficialmente a Semana Farroupilha em Três de Maio.

A Patroa do CTG Tropeiros do Buricá, Alessandra Reinehr, falou aos presentes na entidade, fazendo um convite para que a comunidade participe dos eventos que estão programados até o dia 22 de setembro.

Além dos jantares que acontecem no CTG, no dia 20 de setembro às 9h da manhã irá acontecer o Desfile Farroupilha, e nos dias 21 e 22, será realizado o 1º Torneio de Laço, na campeira do Tropeiros do Buricá.

Leitoa da à luz 30 filhotes em um único parto no Norte do RS

Leitoa deu à luz para 30 filhotes no Norte do Rio Grande do
Sul (Foto: ACSURS / Divulgação)
Uma leitoa pariu 30 filhotes em uma única ninhada em uma granja na localidade de Linha Gramado, no município de Rondinha, na Região Norte do Rio Grande do Sul. O nascimento dos porquinhos ocorreu na quarta-feira (11) e foi fruto de uma inseminação artificial, explica o criador de suínos Mauro Gobbi, proprietário da granja.

Dos 30 animais, 28 estão vivos e dois morreram. Cada leitão nascido vivo pesou, em média, 1,214 quilo. Os leitões, juntos, pesaram 34 quilos. “Eu nunca vi e não tenho notícias de nada igual. Geralmente nascem no máximo 15”, disse Gobbi ao G1.

Segundo o proprietário, o grande número de filhotes é resultado de um trabalho de genética de ponta. O sêmen é proveniente da Central de Produção de Sêmen (CPS) da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), com sede em Estrela, na Região dos Vales. A fêmea tem a genética proveniente do Canadá, garante ele.