04 outubro 2013

Boa Vista do Buricá irá sediar entrega de Motoniveladoras do PAC 2

Foto: Arquivo Governo do Estado RS
O prefeito de Boa Vista do Buricá, Dr. Antônio Mota e o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Muller, comunicam que a entrega das motoniveladoras previstas pelo PAC 2 serão entregues no dia 25  de outubro na cidade de Boa Vista do Buricá.
   
Nesta solenidade serão beneficiadas as cidades de Nova Candelária, Três de Maio e Boa Vista do Buricá. Também estarão presentes na cerimônia diversas autoridades dos executivos e legislativos a nível estadual e federal.
   
Posteriormente os municípios, que já receberam também uma retroescavadeira, irão receber um caminhão caçamba tracionado. Esta ação do PAC 2, que entrega máquinas aos municípios, tem por objetivo fazer a manutenção das estradas vicinais para melhorar a vida do homem do campo bem como qualificar o transporte da sua produção e insumos usados nas propriedades.

SETREM deve receber Unidade de Referência Tecnológica de ILPF

Protocolo de Intenções para implantação foi assinado na
sexta-feira, ao final do Seminário de Integração Lavoura-
Pecuária-Floresta
A Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (DSC/MAPA) assinaram, na sexta-feira, 4, um Protocolo de Intenções para a implantação e acompanhamento de uma Unidade de Referência Tecnológica de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. O documento foi firmado entre as instituições, representadas por Flavio Magedanz, Diretor Geral da SETREM, Caio Tibério Dornelles da Rocha, Secretário do SDC/MAPA e Waldyr Stumpf Junior, Diretor Executivo da EMBRAPA.

O Protocolo prevê a implantação da Unidade na sede da SETREM, em Três de Maio, em uma área da Instituição que foi escolhida na quinta-feira, 3, após visita técnica dos diretores e pesquisadores que estiveram envolvidos no Seminário de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Segundo Caio Rocha, o próximo passo é definir as diretrizes do projeto técnico, com a avaliação de questões que envolvem infraestrutura, equipamentos e apoio técnico e operacional, para que o documento final seja assinado e a implantação tenha início.

Segundo Jorge Lemainski, pesquisador da Embrapa Cerrados, a agricultura sem abertura de novas áreas é uma alternativa que o Brasil vem adotando com sucesso. “É a tecnologia que responde pelo aumento da produção e renda na agricultura brasileira e uma unidade de referência auxilia nesse processo de soluções tecnológicas que tem como objetivo principal o bem-estar da família rural”, argumenta.

Para Magedanz, a escolha da SETREM como parceira nesta iniciativa reforça ainda mais a importância da Instituição como referência em pesquisa na área agrícola. “Uma Unidade de Referência em ILPF junto à Instituição trará significativos avanços em tecnologia para a ampliação da lucratividade na produção rural em toda a região Noroeste do Rio Grande do Sul, além de servir como base para implantação dessas áreas de Integração em outras áreas do Estado”, conclui o Diretor Geral da SETREM.

Jovem busca tratamento há 2 anos para doença rara que afeta perna

Síndrome rara afeta veias e artérias e provoca crescimento
dos membros (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma jovem de Santa Clara do Sul, município de 5,7 mil habitantes na região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, tenta há mais de dois anos conseguir tratamento para uma doença rara no sistema público de saúde. Paula Eckhardt, de 23 anos, é portadora da síndrome de Klippel-Trénaunay-Weber, ainda considerada incurável pela medicina, mas que pode ser controlada.

“Os médicos disseram que uma doença muito rara, que altera as ramificações das veias e artérias”, conta ao G1 a jovem, que ainda não conseguiu tratamento para seu caso.

Desde que nasceu, ela convive com a enfermidade, que no caso dela afeta a perna direita, 2,75 centímetros maior e mais pesada que a esquerda, em função da hipertrofia. Durante anos, ela buscou tratamento para a doença, mas esbarrou na falta de especialistas habilitados e de recursos financeiros.

Segundo o relato da jovem, aos 14 anos de idade ela pediu para a família desistir de procurar tratamento, depois de percorrer vários hospitais e clínicas no Rio Grande do Sul e até de outros estados. Em 2011, no entanto, a doença começou a se agravar e ela decidiu buscar ajuda novamente.

“Foi uma longa caminhada, até que acabei me aceitando assim. Mas com os problemas na coluna se agravando e as feridas abrindo na minha perna, tive que retornar à busca”, explica a jovem, que sofre de dores na região lombar em função da doença.

No fim de 2011, após uma consulta com um médico em Porto Alegre,  foi encaminhada para um profissional em São Paulo, especialista no tratamento dessa doença. A consulta foi feita em fevereiro de 2013 e resultou em um prognóstico de tratamento positivo. A maior dificuldade para Paula seria cobrir os custos do tratamento.

“Só o exame necessário para iniciar é R$ 17 mil. Depois há despesas com o restante o tratamento, o que é incerto, além das viagens e estadia em São Paulo. Minha família não tem condições de cobrir esses custos”, diz a jovem, que trabalha em um hospital de Lajeado.

Paula então procurou a Secretaria de Saúde de Santa Clara do Sul. Ele conta que apresentou diversos laudos médicos e todos os documentos solicitados pelo órgão, mas nunca obteve resposta sobre a possibilidade de tratamento. Ela diz que, em uma das visitas, ouviu da secretária que o município, de pequeno porte, não teria condições de arcar com os custos.

Alguns meses depois, o caso foi repassado à 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (6ª CRS), vinculada à secretaria estadual, com sede em Lajeado. Em junho, ele diz que foi informada pelo órgão que seria encaminhada para tratamento no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, mas até agora nada foi feito.

Paula diz que especialista de São Paulo
é um dos únicos do país a ter sucesso
no tratamento da doença
(Foto: Arquivo Pessoal)
“Cheguei a fazer uma rifa do meu carro, mas o ganhador não quis ficar com ele e acabei vendendo. Com isso, só consegui dinheiro para custear o exame inicial, mas não o restante do tratamento em São Paulo”, lamenta a jovem.

Procurada pelo G1, a secretária de Saúde de Santa Clara do Sul, Iara Cristina Kohlrausch, diz que o caso de Paula é de alta complexidade e compete ao estado fazer o tratamento. Ela afirma que um processo foi aberto junto à Secretaria Estadual de Saúde.

“Semanalmente, entro em contato com o central para ver com está essa situação. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance. Se dependesse de nós, essa paciente já teria feito tratamento há muito tempo”, diz Iara.

O coordenador da 6ª CRS, José Harry Saraiva Dias, diz que Paula foi cadastrada na Central Estadual de Regulação Ambulatorial, responsável pelo gerenciamento dos procedimentos agendados pelo SUS no estado, em 16 de abril de 2012. Ele salienta que ela deverá ser atendida em um hospital-escola do estado, habilitado para esse tipo de tratamento.

"Essa paciente está cadastrada com prioridade um, a mais alta. Infelizmente, ainda não há oferta de tratamento para o caso dela. Ela pode achar que está desamparada por causa da demora, mas o caso está sendo encaminhado", afirma Dias.

Para saber como ajudar, basta enviar um e-mail para a jovem pelo endereço: eckhardt.paula@hotmail.com.

Vendaval arranca telhado de casa no interior de Miraguaí

Foto: Trespassos News
Nesta sexta-feira (04) o dia foi de reconstrução para uma família em Miraguaí. O vendaval, que atingiu várias localidades em Tenente Portela e Redentora, destelhou metade da residência de Marcelino Rosa, em Lajeado Tigre, no interior do município.

Segundo o proprietário, em questão de segundos, um lado inteiro da cobertura foi parar em um potreiro a cerca de 60 metros da casa. Marcelino, que reside 32 anos no local, relatou que nunca tinha visto algo parecido. “Foi mais do que um susto”, disse.

Já de manhã, móveis e colchões foram colocados no lado de fora para secar. Novas telhas foram compradas e, com a ajuda dos filhos e netos, o telhado foi reconstruído. A família ainda não calculou o prejuízo. “Sorte que ninguém saiu ferido”, ressaltou.

O temporal que destruiu o telhado da casa do agricultor atingiu outras localidades no interior do município. Em Esquina Ouro, Linha Santo Antônio, Linha Braço Forte, Mangueirão, Colônia Nova e Irapuá, lavouras foram danificadas e casas destelhadas, segundo a prefeitura municipal.

Menino atropelado em Cruz Alta andava a cavalo em rodovia

Imagem: Reprodução RBS TV
O menino que morreu atropelado em Cruz Alta, na rodovia que liga a cidade a Ijuí (ERS-342), estaria brincando a cavalo, segundo a Polícia Civil. Jeremias Roginque de Moura, sete anos morador do bairro São Jorge, brincava com um amigo, que também estava a cavalo, às margens da estrada.

Segundo o delegado João Gabriel Pes, que investiga o caso, o motorista do caminhão, Aloísio Thune, 53 anos, que atropelou o menino relatou que o menino teria invadido a pista e não foi possível desviar o veículo. Ele também passou pelo teste do etilômetro, que não apontou a ingestão de bebida alcoólica.

O caminhão foi apreendido para perícia e a investigação vai ouvir outras testemunhas. O corpo do garoto está sendo velado na Capela Evangélica da Assembleia de Deus e deverá ser enterrado na tarde desta sexta-feira.

Inter demite o técnico Dunga após sequência de derrotas no Brasileirão

Dunga deixa o comando técnico do Inter com aproveitamento
de 59,61% (Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS)
Dunga não é mais técnico do Inter. A definição da demissão do treinador ocorreu nesta sexta-feira depois de a equipe sofrer a quarta derrota consecutiva no Brasileirão. O treinador deixa o Inter após disputar 52 jogos na temporada e conquistar o título do Gauchão. O preparador físico Paulo Paixão também está fora do clube.

Para o jogo com o Fluminense, no domingo, Clemer deve comandar o Inter de forma interina. Os principais candidatos para suceder Dunga no clube são Celso Roth, Abel Braga e Mano Menezes. O anúncio do novo treinador, por ora, não tem data para ocorrer.

Prefeitura de Três de Maio é iluminada de rosa

Ação integra atividades do Outubro Rosa (Foto: Ramone Pacheco)
O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, no qual são realizadas ações de iluminação de prédios e monumentos na cor rosa. A nível nacional, a campanha Outubro Rosa do Instituto da Mama (IMAMA) deste ano, tem como tema "O Tempo Corre Contra”.

Em Três de Maio, desde 2011 ocorre na primeira semana de outubro a "Semana Municipal de Incentivo à Saúde Mamária", criada através da Lei 11/2011, de autoria do ex-vereador Gilson Grando. A Lei institui a realização de atividades voltadas á saúde da mama no mês de Outubro. Como primeira atividade da Semana e da programação do Outubro Rosa, a Prefeitura Municipal foi iluminada na cor rosa.

Conforme a supervisora regional do IMAMA de Três de Maio, Elizabeth Caraffa, o câncer de mama mata 35 mulheres por dia no Brasil. “Não podemos evitar as altas taxas de incidência da doença, mas é possível prevenir as mortes, pois se diagnosticado precocemente, o câncer de mama possuí 95% de chances de cura”, destaca.

Para auxiliar o atendimento à população com câncer de mama, foi criada a Lei 12.732, que vigora desde maio deste ano, e estipula que após o diagnóstico a Rede SUS possui 60 dias para iniciar o tratamento do câncer. O tratamento só será considerado iniciado com a realização de terapia cirúrgica ou o início de radioterapia ou de quimioterapia.

Acompanhe a programação deste mês da Unidade Regional do IMAMA de Três de Maio:
04/10 - IMAMA NA ESCOLA – Dom Hermeto
04/10 - Visita Comitiva de Crissiumal à Unidade Regional do IMAMA de Três de Maio
05/10 - Pink Stop do IMAMA (Panfletagem na rótula central)
05/10 - Missa Paróquia Nossa Senhora da Conceição
06/10 - Culto Igreja Luterana São Pedro
06/10 - Culto Igreja Evangélica
06/10 - Assembleia de Deus
06/10 - Culto Igreja próximo ao Mercado Rex
07/10 - IMAMA NA ESCOLA – Francisco Sales Guimarães 
07/10 - IMAMA NA ESCOLA – Pacelli 
08/10 - IMAMA NA ESCOLA – São Francisco 
09/10 - Palestra Saúde da Mama no município de Ajuricaba
10/10 - Participação na “Caminhada pela Vida” no município de Horizontina
11/10 - Palestra Saúde da Mama na EMEF Germano Dockhorn
14/10 - Palestra Saúde da Mama - IMAMA NA ESCOLA
16/10 - Palestra Saúde da Mama no município de Crissiumal
17/10 - Palestra Saúde da Mama no município de Horizontina ESF Bela União
19/10 - Palestra Saúde da Mama no município de Entre Ijuís
22/10 - Palestra Saúde da Mama no município de São José do Inhacorá
23/10 - Caminhada e Palestra Saúde da Mama em Tenente Portela
25/10 - Palestra Saúde da Mama – Reencontristas em Três de Maio
28/10 - Encerramento do Projeto “IMAMA na Escola” no auditório do Colégio L’hermitage Dom Hermeto
29/10 - Palestra Saúde da Mama no município de Sede Nova

Vasco quebra série negativa, vence o Inter e empurra o São Paulo para o Z-4

Edmilson e André fazem a comemoração 'bigode grosso'
contra o Inter (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
Enfim, uma vitória. Enfim, a torcida pode comemorar um resultado positivo e o fato de ver o Vasco fora da zona de rebaixamento, onde esteve nas últimas quatro rodadas. Em Macaé, os cruz-maltinos empurraram o time, que superou o Internacional por 3 a 1 e interrompeu uma sequência de seis jogos no Brasileiro sem o sabor de uma vitória (além de mais um válido pela Copa do Brasil). Edmílson abriu o placar, e André e Willie, que entraram no decorrer do jogo, completaram o placar para o time de Dorival Júnior, enquanto Jorge Henrique anotou para os gaúchos. No fim, teve até grito de "olé" na arquibancada.

O resultado levou o Vasco aos 28 pontos, na 16ª posição. São três pontos suficientes para empurrar o São Paulo, com 27, para a zona de degola e tirar o peso das costas dos jogadores. O objetivo agora é manter o ritmo na próxima rodada, quando o rival será o Flamengo, às 16h, no Mané Garrincha.

O Colorado caiu três posições e está em décimo. Soma 34 pontos e está sete atrás do Atlético-PR, último time no G-4 (o Atlético-MG, que é o quinto, com 38, está na Libertadores por ser o atual campeão da competição). O time de Dunga - que corre risco de demissão - chegou à quarta derrota seguida no nacional, igualando sua pior série na era dos pontos corridos, que aconteceu no ano passado. No domingo, às 16h, em Caxias do Sul, o espírito é de recuperação contra o Fluminense.

O Moacyrzão, embora não possa ser chamado de casa, cumpriu bem o papel de acolher o Vasco em seu primeiro jogo na história como mandante na arena de Macaé. Os 8.336 pagantes (10.220 presentes, com renda de R$ 127.280) ajudaram muito, é fato. O que traz certo conforto, pois o clube cumpre punição de perda de mando de campo em razão da briga de vascaínos com corintianos em Brasília e precisará jogar pelo menos mais uma vez no Norte Fluminense, contra o Goiás, pela 29ª rodada, no dia 17.

Um dos destaques vascaínos, Pedro Ken exaltou a justiça no resultado, que segundo ele premia a evolução do time já notada em partidas anteriores.

- Há várias rodadas falávamos que vínhamos jogando melhor que o adversário. A sorte parece que está voltando para o nosso lado. Mas não é porque saímos do Z-4 que vamos achar que está tudo certo. Vamos continuar trabalhando, de cabeça erguida.

Chateado com mais um resultado negativo do Colorado, o zagueiro Juan ligou o sinal de alerta. Segundo ele, o time precisa corrigir erros bobos para voltar a vencer.

- Estamos sendo penalizados porque estamos fazendo as coisas erradas. Precisamos levantar a cabeça para mudar essa situação na próxima rodada.