22 outubro 2011

Sumiço de Luana completou 100 dias

Com o celular sempre em mãos, a mãe se desespera 
depois de 100 dias sem notícias
Com o celular sempre em mãos, a mãe se desespera depois de 100 dias sem notícias Ivone não se cansa de bater à porta da Delegacia da Polícia Civil de Três Passos, no noroeste do Estado, em busca de notícias da filha Cíntia Luana Ribeiro Moraes, 15 anos. Nesta sexta-feira completaram-se 100 dias sem Luana, como é conhecida pela família.
A menina que se preparava para ter um bebê sumiu da cidade sem deixar rastros, e a última pessoa a vê-la, o suposto pai da criança, está fora do país.
Na tarde de quinta-feira, a mãe de Luana deixou a delegacia sem respostas. A neta que se chamaria Emily Vitória deveria estar com um mês e meio de vida, mas nenhum hospital dos três Estados do sul tem registros do nascimento da menina, conforme confirmou o Conselho Tutelar da cidade.
_ Se ela não foi ao hospital para ter o filho, é porque está sequestrada ou morta _ desespera-se Ivone.
Para a mãe da menina, a única pessoa que poderia contar onde a filha e a neta estão é o suposto pai do bebê, um homem de 27 anos, casado, que manteve por meses um relacionamento com Luana.
Às 19h do dia 13 de julho, já aos sete meses de gravidez, Luana recebeu uma ligação no celular, do suposto pai da criança, chamando-a para conversar, num armazém próximo da casa dela. Só de chinelos e levando apenas o celular, Luana saiu para não voltar mais.
_ A Luana nunca iria embora com a roupa do corpo, sem levar as coisas do bebê, um documento, nada _ diz Ivone.
Para a delegada Caroline Bamberg Machado, a versão do homem, que disse em depoimento ter dado donheiro para a adolescente fugir, é plausível mesmo que, nos dias seguintes, tenha  usado o chip do telefone de Luana para enviar torpedos para a família, simulando uma comunicação após seu desaparecimento.
Para o promotor Simão Baran Júnior, o fato de o suposto pai da criança ter viajado para o Paraguai pode ser um obstáculo para a Justiça apenas se precisarem intimá-lo. Mas como não foi indiciado formalmente no inquérito, não há impedimento para viajar.
A delegada Caroline Machado afirma que não há no momento nenhum elemento para pedir a prisão do ex-namorado de Luana. Nos últimos três meses as investigações incluíram uma série de diligência e exames periciais que estão sendo mantidos em sigilo. Cabelos e sangue encontrados no carro do pai do ex-namorado de Luane, despertaram suspeita e foram enviados para perícia em Porto Alegre, mas o laudo preliminar apontou que o sangue não é humano.

Soberanas divulgam programação da 4ª Expoinde

A feira será realizada no próximo de 29 a 31 de outubro
Comissão organizadora divulga programação da 4ª EXPOINDE e 2ª Mostra da Terneira de Independência. 
Visitaram a Rádio Colonial nesta sexta-feira, o presidente da feira Nelson Smola, o vice-Prefeito Nelson Dalagnese, e as soberanas Cíntia Feiten, Rainha do evento, e Maira Pinno e Bruna Moraes, princesas.
A feira será realizada no próximo de 29 a 31 de outubro no Pavilhão da Comunidade Evangélica São Tomé. 
Confira a programação da feira de Independência deste ano:
29/10/2011
9h Abertura Oficial da 4ª EXPOINDE e 2ª Mostra da Terneira
10h Brinquedos do SESC (dia todo)
15h Show Infantil Jardim de Cataventos- Santa Maria RS
21h Show com a dupla Sertaneja Pedro Henrique e Juliano
22h Encerramento da Visitação
30/10/2011
9h Abertura dos pavilhões para vizitação
9h Programa Roda de Chimarrão da Rádio Comunitária de Independência com Jandir da Silva e convidados
16h Desfile de Cães, promoção agropecuária JJ
21h Show com a Banda Geração Musical
22h Encerramento da Visitação
31/10/2011
9h Abertura dos pavilhões para vizitação
10h Mateada durante todo o dia com o apoio da Ervateira Raposo
14h Programa de talentos locais, realização Rádio Comunitária de Independência
18h Encerramento da 4ª EXPOINDE e 2ª Mostra da Terneira
De acordo com o presidente, a comissão central trabalha desde abril para realizar um grande evento em Independência. São 40 espaços internos para exposição e outros 20 externos para o setor de máquinas agrícolas e equipamentos.

Semeadura da soja já começou nas regiões de Cruz Alta, Santa Rosa e Passo Fundo

Zanatta, sojicultor de Passo Fundo, acompanha a evolução
da plantadeira na lavoura 2011/12
Foto:Vagner Guarezi / especial
O compasso das plantadeiras em campo, espalhando a semente de soja, é um prenúncio de boa safra.
As variedades precoces já são lançadas ao solo em regiões de Cruz Alta, Santa Rosa e Passo Fundo.
Se o bom tempo continuar, até o domingo, 250 dos 550 hectares da propriedade de Eloi Zanatta, em Passo Fundo, devem estar semeados.
Fiel há 30 anos ao plantio direto, Zanatta espera repetir a produtividade entre 50 e 60 sacas por hectare, graças aos cuidados com o solo e ao investimento de R$ 320 mil em insumos.
Os bons resultados da safra passada foram incentivo para não reduzir a área, como outros produtores que deram preferência ao milho por causa do preço.
— Peças, insumos, tudo dobrou de preço. Espero que a soja renda bem este ano — afirma o sojicultor, que, otimista, aposta em R$ 50 a saca.