10 setembro 2011

Duas mulheres dão à luz no meio de enchente em Santa Catarina

Mulher deu à luz dentro de um caminhão do Exército 
Crédito: Divulgação / Prefeitura de Itaja
Duas mulheres deram à luz na madrugada deste sábado, em meio à enchente de Santa Catarina. Um dos nascimentos ocorreu dentro de um caminhão do Exército em uma estrada alagada na cidade de Itajaí. O auxílio foi feito pelos bombeiros comunitários de Ilhota, que não conseguiram ultrapassar a rodovia Jorge Lacerda devido ao nível de água na pista de rolamento. 
"Enfrentamos de 1 a 1,5 metros de altura de água na pista. Mesmo em um caminhão, só enfrentamos a correnteza porque o socorro era a uma gestante. O risco era muito grande", revelou um dos bombeiros. 
Segundo ele, o bebê, um menino, veio ao mundo logo depois que foi feita a transferência da gestante da viatura dos bombeiros voluntários para o caminhão do Exército. Os militares levaram a mãe e filho para uma ambulância, que os encaminhou para o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. 
Já em Blumenau, bombeiros retiraram uma gestante de uma área totalmente inundada. A mulher estava dentro da água, em trabalho de parto. O nascimento ocorreu na ambulância. A criança deve se chamar Maria Eduarda. 
Mais de 57,4 mil pessoas estão desalojadas em Santa Catarina, por causa da chuva. Ao menos 819 mil foram afetadas, segundo levantamento da Defesa Civil local. 

Empresário é executado a tiros em Horizontina

Corpo estava na entrada da casa
Um assassinato chocou a comunidade horizontinense. O empresário Selson Nestor Günther, 55 anos, foi encontrado morto na porta da casa de seu sítio, as margens da ERS 305 na localidade de Bela Vista, interior do município, por volta de 14h desta sexta-feira.
O crime possivelmente tenha acontecido no início da noite de quinta-feira(08). O corpo foi encontrado pelo genro da vítima, que foi até a casa de campo, que Günther chamava “Paraíso”, por achar estranho o sogro não comparecer a compromissos de trabalho e não atender o celular durante toda a manhã de sexta-feira.
O corpo apresentava segundo o delegado de Polícia João Paulo Colome Barcellos, de 5 a 6 perfurações por arma de fogo, de fino calibre. O laudo da necrópsia é aguardado para ser anexado ao inquérito, já instaurado pela Polícia Civil. Nada da casa aparentemente foi levado, apenas o carro da vítima estava estacionado fora da garagem, em meio ao jardim, com sinais de patinagens como se tentado arrancar e atolado. Uma pasta com os documentos da vítima, o controle do portão da propriedade, chave do veículo e até uma sacola de pães, estavam ao lado do corpo.
Selson era aposentado, depois de brilhante carreira de 35 anos nas organizações SLC e John Deere, onde foi coordenador de implantação de programas na área da qualidade total. Atualmente atuava como corretor de imóveis, como sócio-proprietário de uma imobiliária.
O delegado Barcellos acredita que o caso tenha sido “uma execução covarde”. Ele revela que investigação ainda está em fase embrionária e poderá levar alguns dias para elucidar os fatos. -”O Selson não possuía desavenças, era uma pessoa positiva, otimista, alegre, curtia muito esse sítio”, disse o amigo Clóvis Rebhein.
O corpo foi encaminhado para necrópsia e será velado na Igreja Católica e sepultado sábado(10) no cemitério de Horizontina.

Chuva para, mas número de afetados por enchente em SC chega a 819 mil

Número de afetados por enchente em SC chega a 819 mil. 
Rio do Sul (foto) está em calamidade pública 
Crédito: Cleber Stassun / Especial CP
Apesar de a chuva ter cessado, o drama de milhares de catarinenses continua. As enxurradas que atingem o estado já afetam 819.338 pessoas em 85 cidades, de acordo com a Defesa Civil do estado. As chuvas já fizeram pelo menos uma vítima fatal, em Guabiruba, e deixaram três feridos. Os municípios de Brusque e Rio do Sul decretaram calamidade pública. 
Até as 20h desta sexta-feira, a Defesa Civil de Santa Catarina já havia contabilizado 34 cidades em situação de emergência e 79 Notificações Preliminares de Desastre, documento prévio à situação de emergência. Até o momento, há 57,4 mil pessoas desalojadas e 8,2 mil desabrigados. 
As piores situações ocorrem no Vale do Itajaí. Conforme a medição das 18h, o nível do rio Itajaí-Açu era de 12,29 metros – quando ele ultrapassa 8 metros, a Defesa Civil já se coloca em prontidão. O nível do rio já começou a baixar, conforme autoridades locais. 
Maior cidade da região, e terceira maior do estado, Blumenau está com as aulas e os transportes suspensos devido a enchente, que se tornou pior do que a de 2008. Alguns pontos do local também não têm abastecimento de eletricidade. 
O município registrou o segundo maior número de moradores desalojados: 15 mil, atrás apenas de Itajaí, que tem 17 mil. “Retiramos as pessoas que estavam em áreas de risco porque havia a previsão de o rio atingir níveis recordes. Foi uma ação preventiva que certamente evitou que a tragédia da chuva tivesse mais registros humanos”, disse o diretor da Defesa Civil do estado, major Márcio Luiz Alves.
“Há muitos danos”, conta bombeiro de Brusque
Enfrentando calamidade pública, Brusque tem toda a sua região afetada. De acordo com o sargento Tarcísio, do Corpo de Bombeiros, a cidade está toda inundada pelo rio Itajaí Mirim. “Os problemas mais sérios são alagamentos nas cabeceiras”, conta ele. “Há muitos danos”, relata. 
“Os serviços básicos estão precários. Estamos com faltas de energia e água em alguns bairros”, acrescenta. Segundo ele, as bombas que fornecem água potável para o município estão inundadas. 
Dilma manda ministra se reunir com governador 
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o secretário da Defesa Civil, Humberto Viana, estiveram reunidos com o governador catarinense Raimundo Colombo hoje à tarde a pedido da presidente Dilma Rousseff. Ainda não foi divulgado o montante de recursos federais que serão destinados a Santa Catarina. O governador havia divulgado ontem que liberaria R$ 3 milhões para os municípios afetados. 
Valdemiro Carminatti, de 66 anos, foi a primeira vítima fatal da enxurrada na quinta-feira. Ele morreu no desabamento do telhado que estava consertando na rua São Pedro, Centro de Guabiruba. Pela manhã, um adolescente morreu eletrocutado pela fiação pública ao navegar no Rio Pamplona, no acesso a Rio do Sul.