22 fevereiro 2010

Caixa suspende serviços em lotérica envolvida no caso da Mega Sena em Novo Hamburgo, no RS

A lotérica de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos no Rio Grande do Sul, investigada no caso de um suposto bilhete premiado da Mega Sena, teve suas atividades suspensas na tarde desta segunda-feira. Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), a suspensão do estabelecimento impede que todos os serviços bancários e todo tipo de apostas relacionadas a loterias sejam feitos no local.
Segundo a assessoria de imprensa da CEF, a suspensão é temporária, mas não há previsão para a conclusão da investigação. A lotérica terá direito de apresentar a sua defesa. Se os argumentos do estabelecimentos forem julgados suficientes, ele poderá retomar as atividades.
O delegado titular da 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo, Clóvis Nei da Silva, afirmou nesta segunda-feira que vai abrir inquérito para investigar se houve estelionato no caso.

Osmar Terra viajará para Ijuí nesta terça-feira

O Secretário Estadual da Saúde Osmar Terra estará nesta terça-feira em Ijuí. Ele se encontrará, à tarde, com o prefeito Fioravante Ballin. Deverão estar presentes também os responsáveis pelas instituições de saúde do município, além da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria Regional de Saúde.
Segundo o prefeito, serão discutidas as ações de combate que estão em andamento e definidos os próximos passos contra a doença.
Desde o início da tarde de hoje, quando o Centro Municipal de Saúde passou a ser a referência no atendimento a população com sintomas de dengue o movimento tem sido intenso. O local está atendendo a população das 13h30min às 17h e das 18h às 22h.
Segundo o secretário de Saúde Claudiomiro Pezzetta, a iniciativa visa reduzir a procura por atendimento nos hospitais da cidade. Mesmo assim, o Plantão do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) continua lotado.
Segundo informações do HCI o fluxo de pessoas aumentou ainda mais após a divulgação da confirmação de sete casos da doença no município. No entanto, agora as pessoas são encaminhadas ao Centro Municipal de Saúde, que fica próximo ao hospital.
Segundo a prefeitura municipal de Ijui há cerca de um mês foi emitido um alerta de aumento do índice de infestação predial da dengue em Ijuí de 0,73% em dezembro para 1,80% em janeiro. Em fevereiro este número aumentou para 1,95%.
Conforme o Ministério da Saúde, o índice de até 1% não apresenta risco de surto. No entanto, informações da Vigilância Ambiental de Ijuí, apontam que se continuar nesse ritmo de crescimento, o índice deve chegar a 4% até o mês de abril, o que requer medidas urgentes para evitar o alastramento dos focos do mosquito.

Apostadores de Novo Hamburgo acertam dezenas da Mega Sena, mas o prêmio acumula

Um grupo de 40 moradores de Novo Hamburgo passaram o sábado para domingo achando que tinham vencido o grande prêmio de R$ 53 milhões sorteados pela Mega Sena no final de semana. Eles apostaram em um bolão na lotérica Esquina da Sorte, localizada no centro do município, entre as ruas Júlio de Castilhos e Bento Gonçalves. Receberam como comprovação do jogo um folha com oito números, seis deles os mesmos sorteados pela Caixa Econômica este final de semana.
Cada apostador teria direito a aproximadamente R$ 1,3 milhão. O problema é que a Caixa Econônica divulgou, após o sorteio, que o prêmio havia acumulado. Nesta segunda-feira, moradores, que acabaram não levando o prêmio, foram até a lotérica para cobrar explicação.
— Eu, sábado de manhã, como sempre faço, normalmente faço dez jogos no escuro e a guria me ofereceu um bolão. No domingo de manhã, peguei o jornal para conferir o sorteio e constatei que tinha ganho, junto com os outros 39 — conta o apostador que não quis se identificar.
Depois de conferir pela internet que ninguém havia ganho o prêmio, o morador de Novo Hamburgo não entendeu o que havia acontecido.
— Agora eu vim aqui me relatar, eles estão em contato com a Caixa. Eles também não sabem o que aconteceu.
Os apostadores estão reunidos na Superintendência da Caixa Federal para buscar uma explicação.

Vigilância Ambiental de Ijuí inicia ação contra o mosquito da dengue

Agentes da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí, na região noroeste, iniciam neste momento o trabalho e eliminação dos focos do mosquito da dengue no município. Uma equipe de 25 agentes se desloca para o bairro São Paulo, o que registrao maior número de focos.
Segundo um dos coordenadores da campo da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezzetta, os agentes tem ordens de entrar e vistoriar todas as as casas do bairro para a relização de pulverização. Três pulverizadores e um fumacê serão utilizados.
— É importante alertar que o veneno não é nocivo à saúde. Pedimos a colaboração da população para que o trabalho das equipes seja feito da forma mas ágil possível — diz Pezzetta.
O alerta
O secretário estadual da Saúde Osmar Terra confirmou na tarde deste domingo o resultado positivo de exames preliminares feitos em Ijuí. Dos 11 casos analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), sete são de dengue. No momento, a Secretaria já trabalha com a possibilidade de surto epidêmico.
Técnicos e equipamentos de prevenção, como bombas individuais, serão encaminhados à cidade hoje. O resultado dos exames definitivos, realizados no Laboratório Lutz em São Paulo, devem sair em 48 horas.
A possibilidade de um surto da doença já vinha preocupando a população. No fim de semana, foi intensa a procura por atendimento no Hospital de Caridade de pessoas com sintomas semelhantes aos da enfermidade - febre, vômitos, dores no corpo e erupções cutâneas. Segundo o coordenador regional de Saúde, Erlon Beck, mais de 150 pessoas procuraram atendimento desde a noite de sexta-feira.

SICREDI de Boa Vista do Buricá realiza Pré Assembleia

Na última sexta-feira, 19 de fevereiro, realizou-se mais uma Pré Assembleia do Processo Assemblear 2010 da SICREDI Noroeste RS, na Unidade de Atendimento de Boa Vista do Buricá. Contando com a participação de 1.421 associados(as), a Pré-Assembléia proporcionou aos presentes no Clube Aliança, informações e o relatório da prestação de contas relacionadas às atividades desenvolvidas pela cooperativa durante o ano de 2009.
Na oportunidade foi sorteado uma moto 0 Km, onde a ganhadora foi a associada Araci Hoffmann.
A próxima Pré Assembléia, será em São José do Inhacorá no dia 25 de fevereiro, com início às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo.

Marcos Salomão é eleito novo coordenador regional do PSDB

Consenso entre os municípios da Grande Santa Rosa elegeu o tabelião Marcos Salomão como novo Coordenador do PSDB na região. O encontro em Horizontina, contou com a presença de lideranças regionais tucanas que integram os municípios da Fronteira Noroeste.
Santa Rosa, Giruá, Três de Maio, Horizontina, Tuparendi, Tucunduva, Santo Cristo e Dr. Maurício Cardoso entre outros municípios da região, estiveram representados e firmaram consenso em torno do nome de Salomão, que substitui no comando regional do partido o horizontinense Adão Canabarro Prestes, que dedicarse-à a própria campanha para deputado federal.
Além de Salomão, foram empossados também o vice-coordenador Alfredo Fankhauser de Santa Rosa, o secretário Clóvis Schein de Candido Godói e o tesoureiro Fabrízio Gazzola de Tucunduva.
A deputada estadual Zilá Maria Breitembach e o ex-vice governador Vicente Joaquim Bogo estiveram presentes. Zilá Breitenbach, destacou a liderança de Salomão na região e elogiou o seu trabalho nas mais diversas áreas, entre elas a participação na diretoria estadual da associação de cartórios, escolinhas de futebol com cunho social, Rotary Club, programas de rádio em duas emissoras, a defesa do meio ambiente como membro da diretoria da associação "Amigos do Rio Buricá" e as colunas jurídicas publicadas em mais de 100 municípios através de 12 jornais da região. O ex-vice-governador do estado Vicente Bogo desejou sorte ao novo coordenador chamando-o de "jovem liderança da região".

Confirmados sete casos de dengue em Ijuí

O secretário estadual da Saúde Osmar Terra confirmou na tarde deste domingo o resultado positivo de exames preliminares feitos em Ijuí, na Região Noroeste. Dos 11 casos analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), sete são de dengue. No momento, a Secretaria já trabalha com a possibilidade de surto epidêmico.
Técnicos e equipamentos de prevenção, como bombas individuais, serão encaminhados à cidade nesta segunda-feira (22). O resultado dos exames definitivos, realizados no Laboratório Lutz em São Paulo, devem sair em 48 horas.
A possibilidade de um surto da doença já vinha preocupando a população. No fim de semana, foi intensa a procura por atendimento no Hospital de Caridade de pessoas com sintomas semelhantes aos da enfermidade — febre, vômitos, dores no corpo e erupções cutâneas. Segundo o coordenador regional de Saúde, Erlon Beck, mais de 150 pessoas procuraram atendimento desde a noite de sexta-feira.