25 março 2010

Cotrimaio encerra pré-assembléias

Com objetivo de preparar os associados para a Assembléia Geral Ordinária, oferecer informações detalhadas e números de 2009, a Cooperativa Agro-Pecuária Alto Uruguai Ltda. – COTRIMAIO iniciou no dia 08 de março o Processo Assemblear 2010 da COTRIMAIO em sua área de ação.
Segundo o Diretor Presidente da COTRIMAIO, Amilton José Dotto, “esse foi o momento onde o associado pode esclarecer dúvidas e ter um maior detalhamento sobre os resultados e conquistas da sua cooperativa”. Entre os assuntos foram abordados a prestação de contas do exercício 2009, projetos sociais desenvolvidos pela Assessoria de Comunicação e Educação, novos programas de formação, capacitação e organização do quadro social, faturamento por áreas de negócios e a mais nova área de negócio da cooperativa inaugurada em outubro de 2008 – produção de leite em pó na cidade de Cruz Alta, onde tem capacidade para processar 1 milhão de litros de leite por dia.
Segundo Dotto, a indústria dispõe da mais alta tecnologia em nível mundial, a nova área de negócio em Cruz Alta incentiva a maximização da produção e aumenta a margem de lucratividade dos produtores, gerando informações técnicas, facilitando a comercialização e reduzindo custos.
Também foi realizada uma avaliação do ano de 2009 que conforme o presidente da cooperativa foi excelente, para ele, predominou a força dos agricultores e das cooperativas para vencer o momento turbulento. Dotto destaca que, apesar dos problemas climáticos, a safra conseguiu ser boa. Mesmo com a interrupção das linhas de exportação, o mercado interno garantiu uma posição importante para os produtos agropecuários e tudo foi retornando ao normal. “Chegamos ao final do ano com uma retomada relativamente boa, se pensarmos como era o horizonte lá no início do ano e não se pode reclamar de falta de apoio de políticas públicas, pois elas aconteceram e em tempo”.
Para 2010, Dotto vislumbra um cenário mais positivo, já que, pelo menos no Brasil, o setor está numa curva ascendente. Ele acredita na volta de uma normalidade de mercados, além de uma safra melhor que, se não for recorde, vai ser muito próxima.
Durante as Pré Assembleias, o Presidente ainda ressaltou sobre o PRÊMIO BIODIESEL, onde a COTRIMAIO está sendo procurada por várias empresas para participar do Programa e efetuar a venda com selo social do Biodiesel, pois a COTRIMAIO participa do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Com esta oferta e procura, quem leva vantagem é o produtor/ associado (a) que entrega a safra de soja na COTRIMAIO, pois onde há oferta e procura, há melhores condições de pagamento.
As Pré Assembleias encerraram no dia 22 de março. Parabéns a toda a Equipe de colaboradores das filiais pela organização e mobilização do quadro de associados (as). Agora os associados serão esperados na Assembleia Geral Ordinária que acontece no dia 31 de março às 14h00min. no CTG – Tropeiros do Buricá em Três de Maio.

FOTO: vulcão entra em erupção na Islândia

Grupo de pessoas observa a erupção do vulcão Eyjafjallajockull, no sul da Islândia, ontem. Segundo informações divulgadas pela imprensa hoje, o vulcão segue em erupção impedindo os moradores da região de voltar para casa.
No último domingo, mais de 600 pessoas foram evacuadas pela erupção do vulcão Fimmvorduhals, também no sul da Islândia, que obrigou o governo a decretar estado de emergência na região. As pessoas evacuadas, que vivem em três cidades próximas ao vulcão, foram hospedadas em uma escola e atendidas por funcionários da Cruz Vermelha.
O vulcão subterrâneo Fimmvorduhals, cuja erupção era esperada pelos especialistas havia tempo, está situado sob o gelo, entre as geleiras de Eyjafjalla e Mýrdal, cerca de 120 quilômetros ao leste de Reykjavik. A erupção abriu uma rachadura de comprimento entre 500 metros e um quilômetro no gelo. O Fimmvorduhals não entrava em erupção desde 1823.
A Islândia é uma ilha formada pela atividade vulcânica e ainda conta com inúmeros vulcões subterrâneos ativos. O mais conhecido é o Hekla, que entrou em erupção pela última vez há 10 anos.

14ª Operação Simultânea entre as forças de segurança do Brasil (RS,SC e PR) e Argentina (Missiones)

Neste dia 26 demarço, as 10:30 horas, no município de Porto Mauá, será realizado o lançamento da 14ª Operação Simultânea entre as Forças de Segurança do Brasil (RS, SC e PR) e da Argentina (Gendarmeria, Policia, Prefectura Naval e Penitenciaria da Província de MIsiones).

As tratativas iniciais para a realização deste trabalho integrado entre as forças policiais do Brasil e da Argentina são anteriores a 2003, e tiveram o objetivo inicial em conhecer as respectivas instituições, suas competências, estreitar laços de amizade, e identificar necessidades e problemas mútuos.

As operações simultâneas começaram efetivamente em 2005 e tem por foco o combate aos delitos típicos de fronteira, dentre os quais destacamos: O furto/roubo de veículos e/ou cargas; Tráfico de drogas e armas; Abigeato; Seqüestro; Tráfico de seres humanos; Furto de máquinas, defensivos e implementos agrícolas; Agressões ao meio ambiente; Contrabando e descaminho, dentre outros.

Cabe ressaltar que o trabalho integrado ocorre em todos os dias do ano, e as operações, sempre em dias agendados. Esta prática, além de representar a união das forças policiais de ambos os países, coloca em ação todos os recursos humanos e materiais disponíveis pelas corporações.

O trabalho que iniciou entre a Brigada Militar, Policia de Misiones e a Gendarmeria Nacional Argentina, envolvendo estas forças sediadas em Santa Rosa e Oberá, hoje abrange toda a província de Misiones, grande parte do Rio Grande do Sul e os estados de Santa Catarina e Paraná

Os resultados do trabalho integrado são observados rotineiramente, a exemplo de prisões por tráfico de drogas e contrabando, recuperação de veículos furtados que foram trocados por drogas, combate aos delitos ambientais, dentre outros.

Mal estado de rua gera queixa de moradores em Três de Maio

Moradores do Bairro Jardim das Acácias em Três Maio reclamam das péssimas condições de conservação da rua Alfredo Mensch.
A moradora do bairro, Lori Segatto, entrou em contato com a reportagem da Rádio Colonial e relatou que não há condições de transitar pela rua, ela conta que para buscar as netas na creche que fica nas proximidades é necessário fazer malabarismo para ultrapassar os obstáculos.
Os moradores relatam que já entraram em contato com alguns vereadores do município na tentativa de encontrar uma solução para o problema, mas até o momento nenhuma providência foi tomada para por fim ao sofrimento das pessoas que diariamente utilizam esta rua para se deslocar até o centro do município.

Foto: Irritado com vaias, Ronaldo faz gesto obsceno

Após o Corinthians perder por 1 a 0 para o Paulista de Jundiaí, pelo Campeonato Paulista, Ronaldo foi vaiado pelos torcedores na saída do vestiário. O jogador, protegido por policiais, fez gesto obsceno antes de deixar a Arena Barueri, em Barueri, São Paulo.
O Fenômeno teve várias chances de marcar o gol corintiano, mas falhou nas finalizações. O Corinthians permanece com 26 pontos, em quinto na tabela, a dois pontos da Portuguesa, primeira equipe no G-4. No próximo domingo, o time corintiano tem o clássico com o terceiro colocado São Paulo, no Pacaembu, e vai buscar uma vitória para não ficar mais distante das semifinais, restando apenas três rodadas.

Curso de Administração da SETREM comemora 40 anos

Com o intuito de laurear os 40 anos de atividade do Curso Bacharelado em Administração da SETREM, a instituição realizou na noite de quinta-feira, dia 18, a 9º Edição do Seminário de Administração da instituição. Organizado em formato de talk show, o evento teve como convidados ilustres: Érico Feldmann, que ministrou a primeira aula do curso em 09 de março de 1970; Adão Flávio Indrusiak da Rosa, presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem do CRA-RS e o primeiro estudante a formar-se pela Faculdade Três de Maio, bem como, o Prefeito de Três de Maio, Olívio José Casali, formando da segunda turma do curso, representando também as lideranças políticas e empresariais e empreendedores formados por esta instituição.
A conversa foi empolgante, pois apresentou diversas curiosidades. O prefeito Olívio relatou como as disputas pela Presidência do Diretório Acadêmico eram intensas. Na época chamava-se Diretório Acadêmico Costa e Silva (DACOSI) e envolvia os acadêmicos que se sentiam desafiados a assumir tão importante incumbência. Resgatou ainda a composição da chapa que compartilhou com Antônio Carlos Borges (in memorian) e das contribuições que estas participações proporcionaram para sua formação empreendedora na vida empresarial e pública.
Adão expôs fatos pitorescos que ocorreram. Contou que alguns dos professores que vinham de Santa Maria (o curso iniciou suas atividades regulares através de convênio entre a Prefeitura Municipal de Três de Maio e UFSM) faziam o deslocamento de trem, já que existia via férrea até Santa Rosa. O ‘Trem Húngaro’, segundo ele, possuía ambiente bastante confortável, inclusive com vagão restaurante. “Os estudantes que vinham de Santa Rosa, Cruzeiro, Tucunduva e Santo Cristo aguardavam os professores até que chegassem a estação, para deslocar-se a Três de Maio com o ‘chumbinho’, apelido carinhoso dado a uma Kombi. Estes enfrentavam grande dificuldade principalmente em dias de chuva, já que na época não existia asfalto, tampouco o trecho com cascalho”, diz.
Já Érico fez importante uma retrospectiva geral, desde os tramites legais até o início efetivo das aulas, das pessoas que demonstram pujança e perfil visionário para tornar realidade um sonho regional. Uma questão marcante em sua fala, certamente foi quando questionado sobre o contraste no perfil do estudante e do professor frente aos desafios da educação. Em um dos seus principais argumentos fez referência há necessidade maior de leitura por parte dos estudantes, tanto em freqüência quanto em qualidade, com base na escolha da formação profissional
O momento foi recheado de recordações e lições. O tempo tornou-se curto e escasso frente a avidez de mais conhecimento e histórias. Durante este ano letivo será oportunizado novos momentos para que outras pessoas possam contar a sua história e as vivencias que tiveram durante o curso.

Reunião com happy hour na ACI/Sindilojas de Três de Maio

A ACI/Sindilojas realizou na última terça-feira dia 23/03, a 1ª Reunião com happy hour, com prestação de contas do último exercício ACI/Sindilojas e apresentação de Projetos da Prefeitura Municipal.
Também foi lançado pela ACI/Sindilojas, o o Promocional 1º Semestre Premiado. “Em Três de Maio é assim, você compra nas empresas participantes do “Promocional 1º Semestre Premiado” e concorre:
- R$ 5.000,00 em vale-compras e
- 1 TV LCD 32’’.
Horário especial do Comércio
Dia 1º/04 - quinta-feira até as 19horas.
Dia 3/04 – sábado – até as 19horas.

Estado moderniza Hemocentro Regional de Santa Rosa

A Coordenadora da Hemorrede no Rio Grande do Sul e diretora do Hemocentro de Porto Alegre, Sílvia Spalding, e a diretora Administrativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Neusa Kempfer, entregaram na última sexta-feira, 19, em Santa Rosa, dez computadores ao Hemocentro Regional, que somam-se aos seis existentes no local.
Os novos equipamentos, mais uma impressora colorida multifuncional que virá nos próximos dias, permitirão aos funcionários lançar direto no sistema informatizado, todo processo da coleta de sangue, desde a entrevista com o doador, até o registro do sangue e hemocomponentes.
Sílvia Spalding explicou que hoje, em Santa Rosa, o processo ainda é feito manualmente, em fichas, por isso o Hemocentro está sendo modernizado. Com o sistema em rede, o doador recebe um número, um código de barras e o sangue tem rastreabilidade, agilizando o processo.
- Com as informações online, sabemos exatamente o estoque de hemocomponentes disponível nos oito hemocentros públicos do Estado. A hemorrede é fundamental em situações como a da epidemia de dengue em Ijuí. De sábado, 20, até terça-feira, 23, enviamos 130 bolsas de plaquetas e hemocomponentes para o Hospital de Caridade de Ijuí, só pra exemplicar, citou a coordenadora estadual dos hemocentros.
- Colocar o Hemocentro de Santa Rosa na rede é um avanço importante para ajudar a salvar vidas, complementou a diretora da SES, Neusa Kempfer. - O sangue doado na região é de boa qualidade, o grupo trabalha bem, mas precisa de ferramentas. Na próxima semana, um técnico instala os computadores na rede. O próximo passo é implantar um software e treinar os funcionários. A partir daí o Ministério da Saúde poderá liberar o software, atendendo a legislação brasileira e permitindo que as informações estejam online, para o bem das ações em saúde pública, informou Neusa Kempfer.
Os novos equipamentos foram entregues ao diretor técnico do Hemocentro, Luis Antônio Benvegnu, na presença do Delegado da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, Valdemar Fonseca, e da presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), Karina Kucharski.
O Hemocentro Regional de Santa Rosa foi construído e inaugurado no governo do prefeito Júlio Brum de Oliveira, com recursos agilizados pelo então vice-governador do Estado e ex-vice prefeito de Santa Rosa, Vicente Bogo, no prédio onde permanece hoje, e, anexa está a sede administrativa da Fumssar.

Excesso de chuva atrasa colheita da soja na Região Noroeste

A chuva em excesso dos últimos dias está prejudicado a colheita da soja no noroeste do Estado. Segundo a Emater, apenas 7% da área plantada já foi colhida na região, enquanto a média estadual está em 15%.
Em Cruz Alta, na propriedade de Luciano Ardenghi, agricultor que semanalmente escreve sobre sua plantação no blog Ouro em Grãos, apenas uma pequena parcela da lavoura de 500 hectares pode ser colhida. As máquinas estão paradas, e os trabalhadores, cuidado de outros afazeres.
A chuva e o tempo nublado que se prolonga desde sexta-feira impedem que o grão, já pronto, seja colhido. A situação deixa Ardenghi apreensivo, pois a possibilidade de temporal poderia destruir a lavoura, como aconteceu com alguns agricultores vizinhos por causa do temporal da madrugada de segunda-feira.
No entanto, essa mesma chuva que atrasa a colheita é também sua esperança. As precipitações dos últimos dias favoreceram as lavouras semeadas em dezembro. Ardenghi espera colher, no máximo, 35 sacas por hectare. Segundo Célio Alberto Colle, agrônomo da Emater, a colheita estadual está evoluindo bem. A estimativa é que o rendimento médio seja de 39 sacas.
Foto: Gabriela Rosa/Santa Rosa

Inter leva 3 a 0 do Zequinha no Passo D'Areia

Com time titular e supremacia de torcedores nas arquibancadas, o Inter perdeu por 3 a 0 para o São José-PA, nesta noite de quarta-feira, pela 5ª rodada da Taça Fábio Koff - o segundo turno do Gauchão 2010. A partida foi disputada no Estádio Passo D'Areia, casa do Zequinha, na Zona Norte de Porto Alegre.
O jogo teve fratura, confusão, protesto de torcedores, e apagão de vinte e sete minutos de duração. Dadá, Jeferson e Guilherme marcaram os gols do Zequinha, em duelo que se encerrou apenas no início da madrugada de quinta-feira.
Com o resultado, o Inter cai para a 3ª colocação do Grupo 2, com 8 pontos. O São José-PA agora é líder provisório da chave, com os mesmos 10 pontos do Caxias - que visita o Veranópolis nesta quinta-feira, completando a rodada.