01 junho 2009

Piloto de rota comercial viu "pontos laranjas" no oceano, diz Aeronáutica

O vice-chefe do Centro de Comunicação da Aeronáutica brasileira, Jorge Amaral, confirmou no início da noite desta segunda-feira (1º) que um piloto de um voo comercial reportou ter visto “pontos laranjas” no meio do Oceano Atlântico cerca de 30 minutos após o Airbus da Air France ter emitido um informe de pane elétrica, às 23h14 de domingo. O voo AF 447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris levando 228 pessoas a bordo, desapareceu após a pane, quando sobrevoava o oceano.
Segundo a Aeronáutica, pelo tempo decorrido, os pontos luminosos estariam em área monitorada pelo espaço aéreo senegalês. Os aviões franceses que fazem a busca do lado aéreo do Senegal, no entanto, não tiveram sucesso nas buscas e já teriam retornado à base. Em nota, a TAM informou que na manhã desta segunda uma tripulação da empresa "avistou focos luminosos em alto mar, na rota entre a Europa e o Brasil, a aproximadamente 1.300 km de Fernando de Noronha". A empresa informou o caso às autoridades brasileiras.
À tarde, em encontro com familiares de passageiros que estavam no voo, o presidente da República em exercício, José Alencar, também falou que um piloto da empresa teria comunicado ter visto fogo em uma região do Oceano Atlântico. Força Aérea Brasileira (FAB) mobilizou cinco aviões e dois helicópteros para o arquipélago de Fernando de Noronha com intuito de ajudar nas buscas pelo avião da Air France que desapareceu com 228 pessoas a bordo.
As operações prosseguirão durante a noite nesta segunda-feira. Já a Marinha informou que três navios de sua frota chegarão à região às 7h da manhã de quarta-feira .
— Temos que trabalhar com a possibilidade de sobreviventes sempre. Não podemos desistir de encontrar qualquer pessoa que seja, que pode estar agarrada a alguma coisa, por exemplo — disse Amaral.
Brasileiros e franceses formavam a maioria dos passageiros. O voo AF 447 seguia para Paris e, aproximadamente às 23h do domingo, sumiu dos radares dos controles aéreos quando sobrevoava o Oceano Atlântico e atravessou uma área de turbulência.

21ª Sessão Ordinária do Legislativo três-maiense foi agitada

Foi agitada a 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Três de Maio, realizada na noite desta segunda-feira (1º). O vereador Delmar Mébius do PTB, quando de seu pronúnciamento, se dizendo ofendido por um certo vereador na sessão anterior, deu sua resposta com fortes ataques a este, e mesmo sem ter citado o nome do colega ao qual ele se referia, fez com que o vereador Ivo Novotny do PMDB, inter-vice pedindo questão de ordem ao presidente da Mesa Diretora da Câmara. O ver.Ivo, teria entendido que ele era o alvo de seu colega, e citou os artigos 184 e 187 do Regimento Interno da casa, no qual faz destaque ao tipo de palavras usadas na tribuna da Câmara de Vereadores. A discussão então foi formada, o ver.Barbeiro querendo seguir seu pronúnciamento, e o ver.Ivo pedindo ao presidente Gilson a cassação da palavra do mesmo, até que o presidente Gilson Grando colocou ordem na casa, e pediu aos vereadores que se controlem nos ataques pessoais, e em caso do episodio se repetir, seja com quem seja, irá usar o Regimento Interno da casa.
Curioso na noite, foi a poposição do vereador Jorginho do PP, Bancada Governista. O mesmo pede ao Prefeito Casali que em caso de o Governo do Estado não cumprir com o prometido, que o Poder Público Municipal recosntrua o ginásio Pacelli.

Diretor da GM garante à governadora manutenção da fábrica de Gravataí

Em telefonema à governadora Yeda Crusius, nesta segunda-feira (1º) à tarde, o diretor de Assuntos Institucionais da General Motors (GM) do Brasil, Luiz Moan, garantiu a manutenção da unidade de Gravataí, depois de assinatura do processo de reestruturação financeira da empresa nos Estados Unidos. Também informou que as demais unidades da GM instaladas no Brasil serão mantidas. "Esta é uma notícia boa e que mantém tudo o que vem sendo dito a mais tempo: o ambiente criado no Estado é de sustentação de emprego e de renda, e a GM é parte disso", comemorou a governadora. 
Yeda afirmou que todos os planos da empresa para o Rio Grande do Sul estão mantidos e que a reestruturação ocorrida devido à crise nos Estados Unidos não atinge os gaúchos. "A crise encontrou o Estado em pé e forte, com investimentos e honrando os compromissos. Isso dá segurança à GM de Gravataí para continuar suas operações, mantendo todos os contratos que o Rio Grande do Sul já fez com a empresa", destacou. Para Yeda, a fabricante de veículos demonstrou respeito à unidade do município da Região Metropolitana por considerá-la modelo e uma fábrica na qual deve apostar. 
A governadora disse também que a decisão da GM demonstra a sustentação da capacidade gaúcha de honrar acordos. No caso da multinacional, lembrou que o contrato é antigo e renovado. "Em dois anos, aumentamos as receitas e despesas,  e isso é elemento essencial para a confiança demonstrada pela empresa, dando tranquilidade aos trabalhadores, à população de Gravataí e ao Rio Grande do Sul", reforçou. 
Localizada em uma área de 386 hectares - dos quais 189 hectares são de de área industrial -, o Complexo Automotivo de Gravataí tem 140 mil metros quadrados de área construída. A unidade, que já recebeu desde sua implantação investimentos superiores a US$ 1 bilhão, é responsável por quase 50% da produção de veículos da montadora no Brasil. Em maio do ano passado, o complexo comemorou a produção do carro de número 1 milhão. São montados 46 carros por hora na unidade, que emprega 5,2 mil trabalhadores.

Brasil, França, Espanha e EUA ajudarão nas buscas ao avião desaparecido

O Comando da Aeronáutica informou nesta segunda-feira que os governos da França e dos Estados Unidos irão ajudar nas buscas ao airbus da Air France que desapareceu na madrugada desta segunda-feira. A Espanha também prometeu ajuda, mas ainda não divulgou detalhes da operação. Do Brasil, já são cinco aviões e dois helicópteros deslocados para a busca.Três navios também auxiliam nas buscas. 
No Destacamento de Controle de Espaço Aéreo de Fernando de Noronha, os militares não estão autorizados a repassar informações sobre as buscas ao avião da Air France, que fazia o voo AF 447 e desapareceu na noite de domingo, após decolar do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Jornalistas vindos de todo o estado de Pernambuco já chegaram à ilha, mas o aeroporto local ainda não está preparado para receber todos os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e dados oficiais são repassados apenas pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica em Brasília.

Chance de encontrar sobreviventes é "pequena", diz Sarkozy

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse hoje que a possibilidade de encontrar algum sobrevivente do voo 447 da Air France, que fazia a rota entre o Rio de Janeiro e Paris e desapareceu sobre o Atlântico, são "muito pequenas". 
— Nenhuma hipótese foi excluída" entre as causas prováveis para o desaparecimento do avião Airbus A330-200 — afirmou o presidente francês. 
Sarkozy reuniu-se no Aeroporto Charles de Gaulle em Paris com alguns dos familiares de pessoas que embarcaram no avião: 
— Eu disse a eles a verdade. As possibilidades de encontrar sobreviventes são muito pequenas — afirmou. 
Segundo ele, as operações de busca para encontrar o avião "serão muito difíceis", porque a região de busca "é imensa" no Oceano Atlântico, em uma área que vai do Nordeste do Brasil até a costa da África.

Meirelles recomenda cautela a eufóricos do mercado financeiro

Em palestra para empresários na Federasul, em Porto Alegre, Henrique Meirelles considerou preocupante a euforia que o mercado internacional tem apresentado. O presidente do Banco Central brasileiro disse que os analistas antecipam movimentos da economia, mas pediu pé no chão neste processo. 
Apesar da observação, Meirelles fez um discurso com vários dados positivos, como vendas do comércio, massa salarial e recuperação do crédito. Reafirmou que Brasil e China serão os países que sairão fortalecidos da crise. 
Sobre o crédito doméstico, o presidente do Banco Central disse que maio foi de retomada para o segmento que faltava se recuperar: as pequenas e médias empresas. E acrescentou que agora é uma questão de restaurar a confiança do consumidor. 
Henrique Meirelles continua em Porto Alegre, onde participa hoje à noite das posses das diretorias do Instituto de Estudos Empresariais e da Associação dos Sindicatos dos Bancos.

Veja nomes de passageiros do voo AF 447, segundo familiares e empresas

Um alemão de 44 anos está entre os passageiros do voo AF 447, da companhia Air France, que desapareceu na noite de domingo (31), após decolar do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Harald Maximillian Winner iria à Alemanha para providenciar os documentos necessários para se casar no Brasil, segundo sua noiva, Helen Pedroso.

Luiz Roberto Anastácio
Executivo da Michelin, fabricante de pneus, Luiz Roberto Anastácio, de 50 anos, é presidente da empresa para a América Latina.                    
Antônio Augusto Gueiros
Antônio Augusto Gueiros, de 46 anos, é diretor de informática da Michelin, fabricante de pneus.   
Roberto Corrêa Chem
O cirurgião plástico gaúcho Roberto Corrêa Chem, de 65 anos, é diretor do banco de peles e chefe do serviço de cirurgia plástica da Santa Casa de Porto Alegre. Ele voava com a mulher Vera Chem, de 63 anos, e a filha Letícia Chem, 36 anos. A família ia para a Grécia.               
Deise Possamai
A catarinense de Nova Veneza, Deise Possamai, de 34 anos, é funcionária pública da prefeitura de Criciúma e viajava para fazer cursos na França.                        
Juliana de Aquino
A cantora Juliana de Aquino, de 29 anos, morava há seis anos na Alemanha e tinha vindo a Brasília visitar a família. Muito abalado, o pai disse ter certeza de que a filha estava a bordo do avião, pois conversou com ela por telefone pouco antes da decolagem.                            
Hilton Jadir Silveira de Souza
A família de Hilton Jadir Silveira de Souza, de 50 anos, confirmou que ele estava no voo. Engenheiro da Petrobrás e natural de Montes Claros, Minas Gerais, ele ia para a Alemanha a serviço da empresa. A Petrobrás disse que só vai se pronunciar depois da divulgação da lista de passageiros.                            
Erich Heine
A Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) confirmou em comunicado que o presidente de seu Conselho de Administração, Erich Heine, está entre os passageiros do voo.                            
Christin Pieraerts
A funcionária francesa da Michelin, Christin Pieraerts, que estava no Brasil 
e voltava para a França, também embarcou no avião da Air France.                                  
Harald Maximillian Winner
O alemão Harald Maximillian Winner, 44 anos, iria à Alemanha para providenciar os documentos necessários para se casar no Brasil, segundo sua noiva, Helen Pedroso.          
João Marques da Silva Filho
João Marques da Silva Filho, de 67 anos, que pertence ao quadro de gerentes do Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, viajava para acompanhar testes de equipamentos.                          
Rino Zandonai
Diretor da Associazione Trentini Nel Mondo, o italiano Rino Zandonai veio ao Brasil para entregar uma doação a um centro de apoio psicossocial às vítimas das enchentes que atingiram Santa Catarina em novembro de 2008.                         
Giovanni Batista Lenzi
O italiano Giovanni Batista Lenzi, deputado da Província Autônoma de Trento e Região Alto Adige, também veio ao Brasil para entregar uma doação às vítimas das enchentes que atingiram Santa Catarina.                       
Luigi Zortea
Prefeito de Canal San Bovo, em Trento, na Itália, Luigi Zortea também visitou o município de Gaspar (SC) para entregar doação no valor de 22,375 mil euros a um centro de apoio psicossocial às vítimas das enchentes em Santa Catarina.                      
Pablo Dreyfus
Pesquisador da organização não governamental Viva Rio, Pablo Dreyfus embarcou no voo 447 da Air France. Ele atua em pesquisas sobre a produção de armas no Brasil e atualmente trabalhava no projeto de proteção a jovens que vivem em territórios vulneráveis.                                  
Ana Carolina Rodrigues
Ana Carolina Rodrigues também é pesquisadora da organização não governamental Viva Rio e estava trabalhando junto com Pablo Dreyfus no projeto de proteção a jovens que vivem em territórios vulneráveis. 

História da Fórmula-1 pode virar filme em Hollywood

Os 60 anos de história Fórmula-1 podem ir parar nos cinemas. Segundo o site Pitpass, Bernie Ecclestone negocia com um estúdio de Hollywood para que seja feito um filme para falar de modo oficial sobre a história da categoria, que disputou sua primeira corrida no dia 13 de maio de 1950, em Silverstone, na Inglaterra. As informações são do GloboEsporte.com.
– Estamos falando com eles (pessoas de um estúdio de Hollywood) há muito tempo a respeito de um filme que percorra todo o caminho (da categoria). Não será efetivamente um documentário – declarou o dono dos direitos comerciais da Fórmula-1.
O filme Grand Prix de 1966, estrelando James Garner, é considerado o mais realista já feito sobre a categoria e mostra pilotos como Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Graham e Phil Hill, Jochen Rindt e Jack Brabham em cenas da época. O longa-metragem, entretanto, é uma história ficcional, apesar de algumas partes terem sido baseadas em fatos reais, acontecidos dentro da pista.
O SporTV transmite os três treinos livres para o GP da Turquia. O primeiro começa às 4h de sexta-feira (horário de Brasília); o segundo, às 8h; e o terceiro, às 5h de sábado. A RBSTV mostra o treino classificatório, às 8h de sábado, e a corrida, às 9h de domingo.

Príncipe brasileiro embarcou no voo 447 da Air France

A Casa Imperial do Brasil confirmou que o príncipe Pedro Luis de Orleans e Bragança, de 26 anos, embarcou no voo 447 da Air France que decolou no domingo do Aeroporto Tom Jobim, no Rio, e não chegou a Paris na manhã desta segunda-feira. Filho do príncipe Dom Antonio, ele é um dos descendentes diretos de Pedro II, que foi o segundo imperador do Brasil e que governou o país por quase 50 anos até ser deposto em 1889 com a implantação do regime republicano. 
A maioria dos descendentes de Pedro II ainda vive no país, apesar da origem portuguesa da família real, e vários tiveram grande atividade política quando o Brasil realizou, em 1993, um referendo em que os eleitores foram convocados para definir se queriam permanecer no regime republicano ou restaurar a monarquia. 
Foi confirmada também a presença no avião do chefe de gabinete da Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Parente, que viajava para Paris em companhia de sua mulher. A subsidiária no Brasil da fabricante francesa de pneus Michelin confirmou que três de seus empregados também estão entre os passageiros do voo, entre eles o chefe da companhia para a América do Sul, Luis Roberto Anastácio. Os outros dois são o diretor Antonio Gueiros e uma funcionária da Michelin na França identificada como Christine Pieraerts. 
Segundo a companhia aérea Air France, pelo menos 80 brasileiros, 76 franceses, 17 alemães, três italianos, um espanhol, um inglês, um chinês e um húngaro estavam entre as 228 pessoas a bordo do avião desaparecido. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a Air France divulgará a lista de passageiros só após confirmar a nacionalidade dos viajantes e de informar diretamente os parentes. A FAB e a Marinha enviaram várias aeronaves e navios à região onde desapareceu o avião para ajudar nos trabalhos de busca, que até agora resultaram infrutíferos.

Parentes serão os primeiros a ter acesso a nomes de passageiros de avião desaparecido

A lista de passageiros do Airbus A330 que desapareceu quando seguia em direção a Paris, após ter decolado do Rio de Janeiro, só deverá ser divulgada pela companhia Air France depois que os parentes forem comunicados e a nacionalidade dos 216 passageiros for checada com a Polícia Federal brasileira. Não há previsão do horário em que a imprensa terá acesso aos nomes. 
Um gabinete de crise das autoridades brasileiras e da companhia aérea foi montado no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão). No Aeroporto Charles De Gaulle, em Paris, também foi instalado um gabinete. A Air France está acomodando parentes dos passageiros em um hotel no Rio, onde eles receberão assistência. 
Os telefones divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que os parentes dos passageiros possam buscar informações são (61) 3366-9303 e (61) 3366-9307. Os números fornecidos pela Air France são 0800 881 2020, no Brasil, e 00 XX 33 1 5702 1055, em Paris. 

General Motors recorre à concordata nos EUA

A General Motors acaba de pedir proteção do Capítulo 11 da Lei de Falências norte-americana para garantir a sobrevivência de suas operações. Tribunal de Falências de Nova York confirmou o pedido nesta segunda-feira (1º).  Essa é a maior concordata da história da indústria nos Estados Unidos.
 
 
O presidente americano, Barack Obama, deve falar às 12h55 (de Brasília) sobre a reestruturação da indústria automobilística. Em um comunidado emitido antes do pronunciamento, Obama declarou: "Hoje será um dia histórico para a empresa: o fim da ex-General Motors e o começo de uma nova".O diretor geral da GM, Fritz Henderson, deve em seguida dar uma entrevista à imprensa, às 13h15 (de Brasília), em Nova York.

Voo 447: imagem de satélite mostra área de instabilidade na rota Rio-Paris

Imagens de satélite mostram a forte instabilidade em região do Oceano Atlântico pela qual o avião da Air France que está desaparecido deve ter passado. De acordo com a Central de Meteorologia da RBS, campos meteorológicos de vento mostram uma variação brusca da direção do movimento do ar, o que indica que a região estava propícia a turbulência forte.

Os núcleos cor-de-rosa mostram temperaturas muito baixas, denotando nuvens de grande desenvolvimento vertical. Estes aglomerados de nuvens de tempestades podem provocar movimento turbulento do ar, com fortes correntes de ventos cruzados. Também são regiões de grande atividade elétrica.

Leonardo assume o comando do Milan

O brasileiro Leonardo foi apresentado oficialmente nesta segunda como novo técnico do Milan. O dirigente do clube italiano chega para assumir a vaga de Carlo Ancelotti, que no mesmo dia foi anunciado pelo Chelsea. Ele assinou por dois anos com o rubro-negro italiano, e se disse "verdadeiramente feliz" pela oportunidade.
– Estou verdadeiramente feliz, é um dia especial e importantíssimo – disse Leonardo. – A base de tudo é a humildade, o entusiasmo e a vontade de fazer – acrescentou.
Leonardo mostrou gratidão ao ex-técnico do Milan. O brasileiro, que foi tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994 e já passou por times como Flamengo, São Paulo e o próprio Milan, Ancelloti foi quem mais o incentivou a aceitar o cargo.
Esta será a primeira equipe a ser comandada pelo brasileiro, que até então ocupava o cargo de diretor técnico do Milan. Ele foi o principal responsável pela chegada do meia Kaká ao clube italiano.

Rota Rio-Paris, lembranças de uma outra tragédia

Até onde as informações ainda desencontradas nos levam, esta é a primeira vez que um avião saído do Brasil desaparece sobre o Oceano Atlântico, em rota para a Europa. Mas não é o primeiro acidente aéreo envolvendo o caminho aéreo Brasil-França.
Em 11 de julho de 1973, em um dos mais famosos acidentes aéreos envolvendo aviões brasileiros, um Boeing 707 da Varig caiu próximo ao aeroporto de Orly. Morreram 123 pessoas - 11 conseguiram sobreviver. Como o voo da Air France, a aeronave da Varig havia decolado do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, 11 horas e 30 minutos antes do pouso forçado.
Sabe-se que o avião da Varig, ao se aproximar do aeroporto de Orly emitiu um breve comunicado, no qual o comandante Gilberto Araújo da Silva avisava que seria obrigado a efetuar um pouso de emergência, para controlar o fogo a bordo. Mas o 707 não conseguiu chegar até o aeroporto e aterrissou de barriga numa plantação de cebola distante quatro quilômetros de Orly.
O avião da Varig pegou fogo em voo por causa de um cigarro jogado no cesto de toalhas de um dos banheiros. A fumaça propagou-se a partir do banheiro criando cenas de horror. Só houve um caso de morte provocada pela queda. Todos os outros mortos foram vítimas de asfixia ou das chamas.
Sobreviveram mais tripulantes porque boa parte deles se trancou na cabine de comando, mantendo-se mais isolada da fumaça. Esse acidente matou personalidades como a atriz Regina Léclery, o senador Filinto Muller e o cantor Agostinho dos Santos.

Marinha envia três navios para ajudar nas buscas de avião desaparecido

A Marinha Brasileira já deslocou três navios, incluindo um patrulha, para ajudar nas buscas pelo Airbus A 330, que partiu do Rio de Janeiro rumo a Paris e desapareceu na madrugada desta segunda-feira. De acordo com o Centro de Comunicação Social, um navio-patrulha saiu do Rio Grande do Norte, uma vez que as buscas estão concentradas cerca de 565 quilômetros de Natal. Um navio tipo corveta já saiu de Maceió e outro de Salvador — esse, com um helicóptero a bordo. 
A Força Aérea Brasileira (FAB) também confirmou o início das buscas com uma aeronave C-130 Hércules, com uma P-95 Bandeirante, de patrulha marítima, e com o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (Para-SAR).

Seleção Brasileira se apresenta nesta segunda no Rio de Janeiro

Os 23 jogadores convocados pelo técnico Dunga para a Seleção Brasileira se apresentam nesta segunda-feira. Os atletas, chamados para enfrentar Uruguai e Paraguai (eliminatórias) e a Copa das Confederações, são esperados às 21h (de Brasília) no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Os jogadores da Dupla, o goleiro Victor, do Grêmio, o lateral-esquerdo Kleber e o atacante Nilmar, do Inter, integram a lista de convocados. As informações são do GloboEsporte.com.
A equipe começa a treinar um dia depois na Granja Comary, em Teresópolis, em dois períodos. Na quinta à noite, a delegação viaja para Montevidéu, onde enfrentará o Uruguai no próximo sábado. A partida com o Paraguai será no dia 10 (quarta), em Recife.
Depois do jogo com os paraguaios, o time de Dunga embarca para a disputa da Copa das Confederações na África do Sul. O Brasil está no Grupo B e estreia contra o Egito em 15 de junho. Em seguida, pega Estados Unidos (18) e Itália (21).
Dunga teve que fazer duas mudanças na lista inicial. O meia Anderson (Manchester United) e o zagueiro Alex (Chelsea) foram cortados e o técnico chamou Kleberson (Flamengo) e Miranda (São Paulo).

Pelo menos três gaúchos estão entre os passageiros

Pelo menos três gaúchos estão entre os passageiros do voo da Air France que desapareceu no trajeto entre Rio de Janeiro e Paris. O cirurgião plástico Roberto Corrêa Chem, diretor do Banco de Peles e chefe do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Porto Alegre, viajava acompanhado da mulher, a psicóloga Vera Chem, e da filha Letícia Chem, gerente de roaming internacional da operadora Oi. 
As informações foram confirmadas nesta manhã pelo filho de Chem, o médico Eduardo Chem. A família havia partido de Porto Alegre por volta das 12h de ontem. O destino era Atenas, na Grécia, onde ficaria durante um mês. 
O Airbus A330 da companhia Air France que havia partido do Rio de Janeiro com destino ao aeroporto Roissy-Charles De Gaulle (Paris, França) desapareceu dos radares às 4h14min desta segunda-feira (horário de Brasília). A chegada do avião estava prevista para as 6h10min no horário de Brasília — 11h10min em Paris.

Avião que fazia viagem do Rio a Paris desaparece dos radares

Um Airbus A330 da companhia Air France que havia partido do Rio de Janeiro com destino ao aeroporto Roissy-Charles De Gaulle (Paris, França) desapareceu dos radares às 3h desta segunda-feira (horário de Brasília). Com 216 passageiros a bordo e tripulação de 12 pessoas, a aeronave sumiu dos monitores quando sobrevoava a costa brasileira, conforme informações da agência AFP obtidas com aeroportuários franceses.
A chegada do avião estava prevista para as 6h10min no horário de Brasília — 11h10min em Paris. O site do jornal Le Monde destacou que "a inquietação é muito grande em Roissy" e que pode ter ocorrido uma "pane no transponder" — aparelho que fornece a localização da aeronave. "Mas esse tipo de pane é muito raro", salientou a fonte aeroportuária. 
Equipes da Aeronáutica iniciaram as buscas pelo avião na região do arquipélago de Fernando de Noronha, segundo a Globonews. Os radares da Ilha do Sal, situada a meio caminho entre Brasil e França, no Oceano Atlântico, não registraram a passagem do Airbus. Ele partiu às 19h de ontem do aeroporto do Galeão e fez seu último contato sete horas depois, de acordo com a Infraero. 
Um comitê de crise foi criado no Charles de Gaulle, em cujas telas de informação o voo, identificado como AF-447, aparece como "atrasado". O secretário de Transportes da França, Dominique Bussereau, estava no no local. 

Mercosul tem potencial para conquistar novos mercados de lácteos

A pecuária leiteira no MERCOSUL foi discutida nessa sexta-feira, 29/05, em congresso dentro da 24ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, promovido pelo Sistema Farsul. O evento na casa da Farsul no parque Assis Brasil, em Esteio, reuniu palestrantes da Argentina, Uruguai e Brasil. No painel que discutiu a situação atual e perspectivas para o mercado do leite no MERCOSUL, o secretário da Sociedade Rural Argentina, Daniel Pelegrina, disse que a integração do bloco é muito importante, porque a região tem potencial agroclimático e uma população interna com capacidade para assimilar a produção leiteira do bloco. O diretor do site Milkpoint e da Rede Agripoint, Marcelo Pereira Carvalho, ressaltou o crescimento da produção láctea brasileira, que aumentou o volume equivalente a produção anual argentina nos últimos 10 anos. Para Marcelo Carvalho, o desafio do mercado é a recuperação dos preços num cenário que a demanda interna esta boa e a oferta reduzida, mas os preços externos estão deprimidos. Segundo ele, o potencial de crescimento da produção de lácteos no bloco é grande, tendo em vista que os investidores do exterior estão voltando a sua atenção para o MERCOSUL. O mediador do painel foi o presidente da Emater, Mário Nascimento. 
Ele ressaltou a necessidade que o bloco tenha políticas para a rastreabilidade e sanidade para que possa ter competitividade no mercado globalizado .
O painel sobre técnicas de reprodução e novas tecnologias no controle produtivo, teve como palestrante o uruguaio Daniel Cavestany, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA). Segundo ele, não há uma norma rígida na reprodução. Ele recomendou uma adequação entre o veterinário e o produtor, levando em conta a realidade de cada propriedade. Cavestany disse que a alimentação é um tema importante para o sucesso reprodutivo, principalmente para o parto. 
O presidente do Sindilat e do Conseleite, Carlos Feijó, falou sobre a capacidade industrial instalada frente ao mercado. Segundo ele, o maior interesse do Sindilat é promover a cadeia láctea como um todo, engajando o produtor, a indústria e o comércio, de maneira clara, principalmente nesse momento de entressafra e após uma estiagem prolongada. “ Nós queremos desfazer essa imagem de que a indústria é a detentora do poder e trabalhar no sentido de cadeia. E o conseleite veio para consolidar esses aspectos”, finalizou Feijó. 
O coordenador da Comissão do Leite da Farsul, Jorge Rodrigues, destacou o nível dos palestrantes e o enfoque de mercado nos países vizinhos e no mundo. “Quem participou do evento levou informações importantes para tomada de decisão”, ressaltou Jorge. Ele acrescentou a apresentação de novas tecnologias reprodutivas. 
No final do encontro, foi acordada a continuidade do debate com as indústrias com organização do Sistema Farsul em parceria com a Fetag, Emater e cooperativas.

Quem são as primeiras prendas

Vêm da Região Central do Estado as prendas que melhor representam as virtudes da mulher gaúcha.
No mais importante concurso do tipo, a 39ª Ciranda Cultural de Prendas, realizado neste fim de semana em Alvorada, Cristiane Greiwe Bortoluzzi, 19 anos, de Santa Maria, Andrissa Righi Seixas, 17 anos, de Vila Nova do Sul, e Lydia Moura Azevedo, 11 anos, de São Gabriel, ganharam as faixas de primeira prenda nas categorias adulta, juvenil e mirim, respectivamente.
– Enfim, foi o meu momento, Deus quis assim, e eu estou muito feliz – disse Cristiane, que se preparou para o concurso por um ano e meio.
Estudante de Direito, Cristiane também cursava Ciências Sociais antes de decidir que queria se tornar prenda estadual. Como não conseguiria se dedicar às duas faculdades e ao concurso ao mesmo tempo, decidiu abrir mão das Ciências Sociais. E agora, com a faixa no vestido, adiou ainda mais os estudos na área, que só devem ser retomados quando chegar a hora de entregar o título para a sucessora.
Antes de concorrer a melhor prenda do Estado, as candidatas passam por uma seleção rigorosa. Primeiro, precisam vencer uma disputa dentro de sua entidade de origem e, depois, na sua região tradicionalista. As etapas anteriores servem como uma espécie de treinamento. Na Ciranda Cultural de Prendas, as meninas precisam provar que conhecem a cultura, os costumes e a história do Rio Grande do Sul por meio de provas escritas, orais e artísticas. Os testes são realizados durante dois dias.
Ainda criança, a mais jovem das representantes eleitas conta que sonha com o título desde os seus quatro anos. Com apenas 11 anos, Lydia ensina como gente grande quem tem vontade de representar o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG):
– Quem define não são apenas os jurados. É a dedicação de cada uma e também um pouco de sorte.