01 junho 2009

Diretor da GM garante à governadora manutenção da fábrica de Gravataí

Em telefonema à governadora Yeda Crusius, nesta segunda-feira (1º) à tarde, o diretor de Assuntos Institucionais da General Motors (GM) do Brasil, Luiz Moan, garantiu a manutenção da unidade de Gravataí, depois de assinatura do processo de reestruturação financeira da empresa nos Estados Unidos. Também informou que as demais unidades da GM instaladas no Brasil serão mantidas. "Esta é uma notícia boa e que mantém tudo o que vem sendo dito a mais tempo: o ambiente criado no Estado é de sustentação de emprego e de renda, e a GM é parte disso", comemorou a governadora. 
Yeda afirmou que todos os planos da empresa para o Rio Grande do Sul estão mantidos e que a reestruturação ocorrida devido à crise nos Estados Unidos não atinge os gaúchos. "A crise encontrou o Estado em pé e forte, com investimentos e honrando os compromissos. Isso dá segurança à GM de Gravataí para continuar suas operações, mantendo todos os contratos que o Rio Grande do Sul já fez com a empresa", destacou. Para Yeda, a fabricante de veículos demonstrou respeito à unidade do município da Região Metropolitana por considerá-la modelo e uma fábrica na qual deve apostar. 
A governadora disse também que a decisão da GM demonstra a sustentação da capacidade gaúcha de honrar acordos. No caso da multinacional, lembrou que o contrato é antigo e renovado. "Em dois anos, aumentamos as receitas e despesas,  e isso é elemento essencial para a confiança demonstrada pela empresa, dando tranquilidade aos trabalhadores, à população de Gravataí e ao Rio Grande do Sul", reforçou. 
Localizada em uma área de 386 hectares - dos quais 189 hectares são de de área industrial -, o Complexo Automotivo de Gravataí tem 140 mil metros quadrados de área construída. A unidade, que já recebeu desde sua implantação investimentos superiores a US$ 1 bilhão, é responsável por quase 50% da produção de veículos da montadora no Brasil. Em maio do ano passado, o complexo comemorou a produção do carro de número 1 milhão. São montados 46 carros por hora na unidade, que emprega 5,2 mil trabalhadores.