07 fevereiro 2011

Tarso Genro se encontra com presidente uruguaio e acerta visita de José Mujica ao Estado

Mujica demonstrou interesse em conhecer 

de perto o funcionamento do Conselho de

Desenvolvimento Econômico e Social no 

Rio Grande do Sul

O governador Tarso Genro esteve há pouco em Montevidéu com o presidente da República do Uruguai, José Mujica, na sede do Poder Executivo. Na ocasião, houve troca de presentes e uma demorada conversa sobre as relações comerciais e culturais entre o Estado e o Uruguai. 
O presidente uruguaio ficou sabendo da implementação do sistema de participação popular cidadã no Brasil e demonstrou interesse em conhecer de perto o funcionamento do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social no Rio Grande do Sul. Tarso Genro combinou uma visita de Mujica a Porto Alegre nos próximos meses para ver a experiência.

Caminhão tomba na RSC-472 no contorno de Tenente Portela

O caminhão transportava 
6 toneladas de milho
Um caminhão Mercedes Benz 1113 carregado com mais de 6 toneladas de milho tombou por volta das 15h desta segunda-feira, 7 de fevereiro, no contorno da RSC-472, em Tenente Portela nas proximidades da chácara da família Raffaeli. A Brigada Militar compareceu no local e orientou o trânsito.
“Puxou, puxou e não teve jeito”, comenta o motorista de 54 anos e 36 de habilitação. Segundo ainda o motorista a carga de milho foi carregada diretamente em uma lavoura em Tiradentes, no interior de Vista Gaúcha.
Apesar do susto o motorista saiu com apenas alguns arranhões. A carga se espalhou fora da pista mas já foi recolhida.

Identificado foco de ferrugem asiática em Três de Maio

A lavoura está localizada em 
Esquina Wünsch
A Emater idenfiticou hoje, dia 07 de fevereiro, o primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial na safra 2010/2011, no município de Três de Maio. A presença da ferrugem foi identificada pelo técnico da Emater, Nelci Recalcatti. A lavoura está localizada em Esquina Wünsch. “O produtor vai fazer o controle químico da área com fungicida. Agora é preciso intensificar o monitoramento no município”, enfatiza Recalcatti. 
O Consórcio Antiferrugem já havia registrado um caso de ferrugem em Três de Maio no dia 20 de janeiro. A análise foi realizada pelo laboratório da Universidade de Passo Fundo.
Na região, há focos da ferrugem em diversos municípios, entre eles, Santa Rosa, Tuparendi, Porto Mauá, Chiapetta, Santo Augusto, Tenente Portela e Ijuí.
Histórico
A primeira constatação da ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, em lavouras no Brasil ocorreu na safra 2001/02 e rapidamente espalhou-se pelas principais regiões produtoras, em função da eficiente disseminação dos esporos do fungo pelo vento. O principal dano ocasionado por essa doença é a desfolha precoce, que impede a completa formação dos grãos, com conseqüente redução da produtividade.
O nível de dano que a doença pode ocasionar depende do momento em que ela incide na cultura, das condições climáticas favoráveis à sua multiplicação após a constatação dos sintomas iniciais, da resistência/ tolerância e do ciclo da cultivar utilizada. Reduções de produtividade próximas a 70% podem ser observadas quando comparadas áreas tratadas e não tratadas com fungicidas.
Sintoma da Doença 
Os sintomas causados por P. pachyrhizi iniciam-se nas folhas inferiores da planta e são caracterizados por minúsculos pontos (1-2 mm de diâmetro), mais escuros do que o tecido sadio da folha, com coloração esverdeada a cinza-esverdeada. Essas lesões provenientes da fase inicial da infecção não são facilmente visíveis a olho nu, sendo necessário posicionar a folha contra um fundo claro ou utilizar uma lupa de 20 a 30 aumentos. Correspondente aos minúsculos pontos iniciais, observa-se, no verso da folha (face abaxial), a formação de urédias (estruturas de reprodução do fungo), que se apresentam como pequenas saliências na lesão.
É considerada uma das doenças mais severas que incidem na cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da cultura. Plantas infectadas apresentam desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens, reduzindo o peso final dos grãos. Nas diversas regiões geográficas onde a ferrugem asiática foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

Prefeitura de Crissiumal tem dificuldade no atendimento depois do furto do final de semana

A Prefeitura de Crissiumal foi 
arrombada na madrugada 
deste domingo
A Prefeitura Municipal de Crissiumal vai tendo dificuldades no antendimento ao público neste início de semana. Tudo por conta do furto ocorrido após o arrombamento da madrugada deste domingo, 06/02. A dificuldade no atendimento se deve principalmente pela perícia da Polícia Civil que está sendo realizada no Servidor de dados da Prefeitura, e que deixa a entidade sem a área de informática.
Os ladrões que invadiram a Prefeitura na porta do andar superior (foto acima) levaram 3 notebooks, cerca de 20 aparelhos de telefone celular e 1 switch. Os notebooks, um era do Secretário da Fazenda, Talvane Quantz, outro do responsável pelos convênios de telefonia da Prefeitura, Matheus Lobo, e o terceiro era novo, e estava sendo formatado. Os telefones celulares eram para o convênio de telefonia da Prefeitura. E o switch também era novo e seria utilizado para aumentar a rede interna de computadores.
Os departamentos invadidos foram a Secretária da Fazenda, a Contabilidade, o Gabinete do Prefeito, o Setor de Expediente e o Centro de Processamento de Dados (CPD). No CPD é muito provável que tenham ligado o servidor (que está na perícia), também foi ligado um computador no Setor de Expediente e outro foi ligado na Contabilidade.
Segundo o Secretário Municipal da Fazenda, Talvane Quantz, o seu notebook tinha todas as informações gerências da Administração Municipal desde o ano de 2000. Relatórios como orçamentos, balanços, programações financeiras, arquivos digitalizados de audiências públicas e prestações de contas das mais diversas.
Com a falta dos computadores roubados e dos levados para perícia a maior dificuldade encontrada é nos setores de expediente, tributação e saúde. Já que o servidor gerênciava os dados de pagamentos de ICMS, entrega de blocos a produtores rurais e entrega de medicamentos.
Falando com a reportagem do www.guiacrissiumal.com.br nesta manhã o Prefeito Sérgio Drumm e o Vice Carlos Grun mostraram indignação com o acontecido. O Prefeito Municipal Sérgio Drumm, que está voltando de férias nesta segunda-feira, comentou que voltava cheio de planos para serem colocados em prática nos próximos dias, mas que o assunto agora é resolver esta situação, que não estava nos planos. O Vice Prefeito Carlos comentou que espera que a Polícia possa encontrar o mais rápido possível os culpados, e que estes sejam punidos.

Garabi geraria 15 mil empregos na região

Garabi geraria 15 mil empregos
Durante a visita da presidente da República, Dilma Rousseff à Argentina, ela sinalizou avanços na perspectiva da obra que deverá gerar 15 mil empregos e consumirá dois bilhões de dólares em investimentos.
Os governos do Brasil e da Argentina firmaram vários acordos durante o encontro da semana passad em Buenos Aires, com Cristina Kirchner, e vários ministros. Um diz respeito à região, especificamente. Trata-se do memorando sobre bioenergia, firmando uma parceria para construção do complexo hidrelétrico de Garabi, entre a Província de Corrientes, na Argentina, e o estado do Rio Grande do Sul. 
Segundo a presidente Dilma a expectativa é de que as obras para a construção da usina de Garabi comecem entre 2013 e 2014. “Nossa parte foi feita e eles (Argentina) vão contratar o estudo de viabilidade e pelos dados que vi estão pretendendo que Garabi seja construída no mais tardar entre 2013 e 2014”, afirmou.
Outra fonte informou que as autoridades demonstraram satisfação com o andamento do projeto com a finalização do estudo de inventário, assim como a definição dos eixos e cotas dos dois aproveitamentos hidrelétricos - Garabi (1.150 MW) e Panambi (1.050 MW), que ficarão, respectivamente nas cotas 89 e 130 no trecho compartilhado do rio. 
Dilma e Christina instruíram as estatais - Eletrobras e Ebisa - a que intensifiquem os esforços para desenvolver os estudos de viabilidade técnico-econômicos e sócio-ambiental dos aproveitamentos, de modo a que, uma vez concluídos esses estudos e obtidas as autorizações pertinentes, realizem a licitação para as obras. A previsão é que o resultado da concorrência para contratação da empresa responsável pelos estudos saía em março e a adjudicação dos estudos de viabilidade aconteça no segundo trimestre deste ano.

Colisão entre carro e carreta deixa um morto e quatro feridos nas Missões

Confira os acidentes com
morte em 2011 e em 2010 no RS:
Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas em acidente envolvendo um Golf e uma carreta agrícola na noite deste domingo na ERS-168, em Roque Gonzales, na região das Missões. 
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, Marlene Marzoni Guimarães, de 46 anos morreu na hora. Os outros feridos foram encaminahdos ao Hospital de Pronto Socorro de São Luiz Gonzaga.

Motociclista de 21 anos morre em acidente no noroeste gaúcho

Um motociclista morreu em acidente na RS-832 na cidade de Dezesseis de Novembro, região noroeste do Estado. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, Thiago Bortoloto Martins, de 21 anos, perdeu o controle na moto que conduzia e bateu de frente em um barranco. Ele morreu no local.

BM prende 22 por pesca ilegal no rio Uruguai

As prisões não ocorrem apenas pelos
peixes pescados, mas também pelo 
local onde eles estavam pescando
O Comando Ambiental da Brigada Militar realizou sábado uma operação de combate a pesca ilegal no rio Uruguai. A ação ocorreu na região de Porto Mauá, na fronteira com a Argentina.
De acordo com o comandante do CABM, tenete-coronel Otacílio Maia Cardozo, a instituição recebeu denúncias de que pessoas estariam pescando de forma predatória no local. Foram feitas 22 prisões por prática de pesca ilegal e apreendidas sete embarcações.
As prisões não ocorrem apenas pelos peixes pescados, mas também pelo local onde eles estavam pescando. Naquela parte do rio, existe uma corredeira onde é proibido pescar a menos de 200m dela. Os peixes se reúnem neste local para subir o rio e voltar ao local onde nasceram para se reproduzirem.
O tenente-coronel explicou que, apesar de a época da piracema já ter terimnado e a pesca estar liberada, o dourado se mantém como exceção e ainda não pode ser pescado, pois está quase extinto.