16 maio 2012

Três de Maio/Santa Rosa: Caminhão bate em um automóvel em cima da ponte do Rio Santa Rosa na BR 472

O automóvel com placas de Santa Maria, teria como destino
Santa Rosa, o que indica um mapa que estava no banco
Um acidente na BR 472 – na ponte que liga Três de Maio a Santa Rosa deixou cinco pessoas feridas, das quais, duas em estado grave, por volta de 17he15min da tarde desta quarta-feira 16/05.
O caminhão era conduzido no sentido Santa Rosa/Três de Maio, o motorista perdeu o controle bateu na mureta da ponte e chocou-se de frente com o Ford KA placas IQC 4729 – de Santa Maria. Estavam no Ka o motorista Mosiah Saldanha, 22 anos, Rose Fripi (47) e Vera Lúcia Ramos de Medeiros (57).
O caminhão com placas IRY 5113 – de Santa Maria, caiu em uma ribanceira após a ponte.
Fotos: Paulo Marques
Equipes do Corpo de Bombeiros e Samu trabalharam no resgate. As vítimas do veículo, ficaram presas às ferragens, e foram conduzidos ao Hospital Vida & Saúde em Santa Rosa.
Já o casal que estava no caminhão, foi conduzido ao Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio, com ferimentos leves.
Por volta de 22h desta quarta-feira, morreu o motorista do automóvel Mosiah Saldanha, que estava internado no Hospital Vida & Saúde em Santa Rosa.

Três de Maio: Setrem sedia evento Cientifico Internacional de TI

Prazo para submissão de trabalhos vai até 1º de junho 
Nos dias 13 e 14 de agosto, a Faculdade Três de Maio (SETREM), por meio dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e Tecnologia em Redes de Computadores, em conjunto com a Faculdade de Química e Engenharia "Fray Rogelio Bacon" da Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA) Campus Rosário, Argentina, será sede de três eventos na área de Tecnologia da Informação: a terceira edição do Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Rio Grande do Sul (STIN), a segunda do Seminário Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação (SABTIC) e a sétima do Workshop em TI.
Os eventos, que contam com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e têm na coordenação geral brasileira Fauzi de Moraes Shubeita (SETREM) e na argentina Gustavo Alberto González Capdevila (Pontifícia Universidade Católica Argentina), contarão com duas noites de palestras e durante a manhã e tarde do segundo dia, sessões técnicas de artigos científicos aprovados previamente para o evento.
O prazo de submissão dos mesmos está aberto e estende-se até 1º de junho, quando serão levados à avaliação de professores universitários de diversas instituições de ensino superior do Brasil e Argentina.
Os tópicos de interesse dos artigos para o evento são: algoritmos e estruturas de dados, arquitetura de computadores, banco de dados, computação gráfica, direito informático, engenharia de software, gerenciamento de projetos, informática na educação, inteligência artificial, linguagens de programação, realidade virtual e aumentada, redes de computadores, robótica, sistemas colaborativos, sistemas de informação, sistemas operacionais e sistemas paralelos e distribuídos.
O professor da Faculdade Três de Maio Gustavo Griebler, idealizador do STIN e coordenador do comitê de programa dos eventos deste ano, comenta as origens dos eventos: "Pensamos o STIN em 2009 como uma forma de trazer para o interior do Estado e mais especificamente para a região Noroeste eventos científicos que antes se restringiam somente a grandes centros. Tivemos a participação de diversas instituições dos mais variados estados brasileiros e da Argentina na primeira edição. Por conta de contatos efetuados, realizamos no ano passado a primeira edição do SABTIC em Rosário, Argentina. Neste ano, pensando que em cada ano os eventos se realizam em um lugar diferente, resolvemos trazê-los de volta para a SETREM, realizando os mesmos em conjunto com a sétima edição do Workshop em TI, que se realiza desde 2004".
Mais informações acesse o endereço: http://sites.setrem.com.br/stin/2012.

Ijui: Brigada Militar apreende 1.500 pacotes de cigarros contrabandeados

Celta com placas de Canoas carregava os 1.500 pacotes de
cigarros apreendidos pela Brigada Militar.
Foto: Leitor/ijuhy.com
A atenção de policiais militares da Brigada Militar (BM) à dois veículos estranhos que  trafegavam na RS 155, proximidades do bairro Modelo, na noite desta terça-feira, 15, gerou a prisão de três contrabandistas, apreensão de dois carros e em 1.500 pacotes de cigarros paraguaios.
O veículo principal foi acompanhado pela viatura que solicitou apoio para o cerco policial. Na Rua Manaus, por volta das 20h30, o Corsa, branco, placas IOT 9828, de Bagé, foi parado.
Com essa abordagem, outro carro branco, um Celta com placas de Canoas, IPY 5842, fez manobras perigosas e fugiu.
O carro foi acompanhado e parado na Rua Siqueira Couto. Os PMs descobriram que o veículo estava carregado com o contrabando.
O Corsa abordado anteriormente era seu batedor, responsável por avisar caso houvesse alguma barreira policial no caminho, até Quaraí.
Durante a ação policial os Brigadianos apreenderam os dois carros, os cigarros e prenderam em flagrante por contrabando e descaminho: Paulo de Jesus Braga, 42 anos, natural de São Martinho da Serra, motorista do Celta; Inocêncio Pereira Furtado, 60 anos, natural de Santana do Livramento, motorista do Corsa; Ivanhoé Maciel Machado, de 49 anos, natural de Santana do Livramento, passageiro do Corsa.
Os presos e a droga foram apresentados na Delegacia da Polícia Federal de Santo Ângelo, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

Três de Maio: Implantação da Controladoria fa parte do Projeto de Reorganização do HSVP

Samuel Meoti, é Gerente de Cotroladoria da Mantenedora
Fazendo parte da implantação do novo sistema de gerenciamento da Rede Verzeri, o qual vem sendo desenvolvido desde abril de 2011, o Hospital São Vicente de Paulo recebeu na última sexta-feira a visita do Gerente de Controladoria da mantenedora, Samuel Meoti.  Dentro deste novo sistema, os serviços que envolvem atividades corporativas, tais como: contábil, faturamento, tecnologia da informação e compras, passam a ser gerenciados através da Associação de Literatura e Beneficência da Rede Verzeri.
Com este novo sistema, que junto do HSVP já vem sendo trabalhado a cerca de dois meses, os controles passam a ser centralizados, resultando numa estrutura mais enxuta gerando um padrão e economia nos gastos. De acordo com Samuel, outro fator importante que está se buscado com isso, é a liberação do Hospital para focar e investir na atividade fim, ou seja, o atendimento a saúde, realizar a assistência ao paciente.
Na visita efetuada foram averiguados como os trabalhos vinham sendo desenvolvidos pelos profissionais do Hospital nas áreas que passam a ser geridas pela nova controladoria. Conforme Samuel, após este diagnóstico o trabalho já passará a ser gerenciado pela equipe que atua junto à mantenedora oferecendo com isso mais agilidade e segurança na tomada de decisões. O fator importante desse trabalho é que com isso a entidade, como um todo, ganha em segurança de informação para a manutenção da instituição, destaca Meoti.
Apesar de ter a controladoria atuando da sede em Porto Alegre, existem várias visitas do gerente e coordenadores das áreas já programadas, a fim de manter uma afinidade com os profissionais que vão atuar nas áreas no HSVP. A Diretora do Hospital, Irmã Denise Cristina Miranda, destaca que este novo sistema estava previsto desde a aprovação do Projeto da nova estrutura organizacional.
No início de fevereiro foram implantadas as gerencias de Atendimento ao Cliente, Assistencial, Administrativa e Infraestrutura, que estão alocadas no próprio Hospital.  Com a visita está sendo efetivada a Gerencia de Controladoria, a qual está ligada a Mantenedora.

Três de Maio: Encontro de Mulheres Cooperativistas acontece durante a 2ª EXPO TERNEIRA

O evento conta com a palestra da profissional Rosana
Schaeffer, que abordará o tema “SER Mulher, OK”
No dia 08 de junho de 2012, durante a 2ª Expo Terneira – Exposição da Terneira e da Economia Familiar, haverá um grandioso evento, exclusivamente para mulheres, promovido pelas cooperativas Cotrimaio, Sicredi Noroeste e Certhil e conta também, com a tradicional parceria deste evento, o SESCOOP e Prefeitura Municipal de Três de Maio. O evento acontecerá no Parque de Exposições Germano Dockorn, em Três de Maio, com início, às 09 horas. A comissão organizadora espera aproximadamente 1.000 mulheres entre os municípios da área de abrangência das cooperativas.
O evento conta com a palestra da profissional Rosana Schaeffer, que abordará o tema “SER Mulher, OK”. O tema escolhido, tem o objetivo de fazer um convite às mulheres, para revisitar os conceitos comportamentais da liderança feminina no futuro, com dicas de gerenciamento de estresse, provenientes da batalha diária, auto-estima, diferença entre poder e autoridade, dentre outros assuntos relacionados.
Além das palestras, as participantes assistirão, ao show do humorista Willmutt, e ainda terão a oportunidade conhecer a 2ª Expo Terneira e realizar suas compras.

Três de Maio: Projeto Amor de Mãe finaliza primeira turma de gestantes

A segunda turma do Projeto Amor de Mãe terá início no
próximo dia 31 de maio 
Com uma participação de 45 gestantes, teve encerramento no dia 10 de Maio o primeiro curso do Projeto Amor de Mãe, desenvolvido pelo Hospital São Vicente de Paulo, o qual conta com o apoio de diversas entidades.
Para encerrar o primeiro ciclo deste Curso, que foi composto de quatro encontros, aconteceram palestras com a Psicóloga Lizângela Krolikowski que falou sobre alterações emocionais na gestação, o vínculo mãe-bebê e primeira infância; a Fisioterapeuta Bruna Zinau, que demonstrou, através de slides, exercícios que auxiliam o parto natural – se indicado e ergonometria. Também na oportunidade a Irmã Heloísa em um momento de espiritualidade falou sobre amor e acolhida desta nova vida. Fez parte da programação, a entrega de um brinde especial para as integrantes do Projeto, através da parceria do Sicredi Três de Maio.
Conforme Sandra Pereira Piccini, que integrou uma das turmas do Amor de Mãe e que deu a luz no dia 30 de abril ao seu filho Yuri, o projeto foi muito interessante, pois apesar da mãe ter algumas noções sobre a gestação, sempre tem algo novo para se aprender. Ela destaca ainda que mesmo sendo mãe de outras duas filhas o curso passou uma tranquilidade diferenciada para este parto. Já Tatiana Correa, grávida de 8 meses, o curso serviu para dirimir muitas dúvidas que por vezes ela tinha vergonha de perguntar a outras pessoas e profissionais, enfatizando também que a ansiedade deu lugar a tranquilidade após as excelentes palestras e interações que foram feitas, principalmente com a nutricionista e dentista que se manifestaram durante o curso.
De acordo com os organizadores, em pesquisa realizada com as participantes, mais de 82% das mães qualificaram o curso como ótimo, o que demonstra o grau de satisfação das participantes. No que tange as atividades desenvolvidas, tais como, palestras, espiritualidade, entre outras, mais de 78% das gestantes qualificaram como ótimos os temas abordados. Com a pesquisa a instituição pretende qualificar ainda mais o curso e adaptar melhorias no que se refere aos horários.
A segunda turma do Projeto Amor de Mãe terá início no próximo dia 31 de maio às 16h e as interessados podem se inscrever junto as unidades de ESF, clinicas e no serviço administrativo do HSVP, sem qualquer custo. Para esta nova etapa haverá mudanças no cronograma e adaptações nos assuntos a serem abordados.
Estão envolvidos no Projeto Amor de Mãe, diversos profissionais do HSVP, as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, Unimed, Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, DM3 Publicidade, Rotary Club, Sicredi, farmácia Medfar, farmácia Nhacor e Natura Cosméticos.

Três de Maio: SETREM sorteou Tablet em Concurso Cultural na 19ª FENASOJA

Para concorrer ao aparelho era necessário elaborar uma frase
sobre o aniversário da Instituição 
O Concurso Cultural em comemoração aos 90 anos da SETREM, que foi realizado durante a 19ª FENASOJA, sorteou um Tablet entre as pessoas que elaboraram uma frase criativa sobre o aniversário da Instituição.
Dentre as 310 frases que estavam concorrendo ao aparelho, a premiada foi a três-maiense Luciane Becker Jantsch Brönstrup, de 28 anos.
Para Luciane, que reside em Manchinha, foi muito interessante conhecer o estande da SETREM e participar do Concurso. “Fiquei muito feliz em ser sorteada, pois com este aparelho poderei me comunicar com a minha família e acessar a Internet”, destaca.
O sorteio foi realizado no estande da SETREM na FENASOJA, dia 05 de maio, e a entrega do prêmio foi realizada no dia 14. O coordenador do Serviço de Convivência e do PAEES da SETREM, Mário Studt, foi quem entregou o Tablet para Luciane Brönstrup.

S.José do Inhacorá: Casa de Cultura Gaúcha em processo de construção

   Em São José do Inhacorá, foi dado início a esta obra
   em abril de 2012 
O projeto de empreender a construção de uma Casa de Cultura Gaúcha, vinculada ao Centro de Tradição Gaúcha, no município de São José do Inhacorá, ideia movida pelo ideal do tradicionalismo que se expandiu nos últimos anos na comunidade inhacorense, vem caminhando a passos largos junto à localidade de Linha Floresta, a 1,5 quilômetros da cidade, onde a mesma encontra-se em processo de edificação.
O município que já conta com o Piquete Nativista Recanto da Tradição e  concomitante à Secretaria Municipal de Cultura prevê o centro de tradição gaúcha com inauguração para o final do corrente ano. O centro tradicionalista, que doravante será chamado de Casa de Cultura Gaúcha, tem intrínseco em seu propósito o da integração social dos seus participantes, o tradicionalismo ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos, através da dança, cavalgadas, a indumentária, ente outros fins, sempre objetivando a integração.
Já os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), são sociedades civis sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha tal como foi codificada e registrada por folcloristas reconhecidos pelo movimento.
Em São José do Inhacorá, foi dado início a esta obra em abril de 2012 e a construção contará com 516,05 m2 localizada em um local estratégico com abundante vegetação no entorno, criando um belo visual estético ao conjunto que se pretende instalar.
O Patrão do Piquete Nativista Recanto da Tradição, Sr. José Renato Hofmann, está com grande expectativa para finalização desta obra e o alcance de espaço para cultuar o tradicionalismo e dar prosseguimento ao movimento tradicionalista no Município, que de alguma forma, já tem se expandido bastante desde o ano 2010, quando idealizado pela comunidade inhacorense, que inclusive já realizou 02 Cavalgadas Ecológicas de muito sucesso e muita boa participação de admiradores e tradicionalistas locais e regionais, bem como a participação destes em cavalgadas em outros municípios - acrescenta.

Ijui: Assaltante foge do IPI, mas acaba recapturado pela Brigada Militar

Emerson Diego da Silva dos Reis foi recolhido à Penitenciária 
Modulada pela Brigada Militar. Foto: Abel Oliveira
PMs do policiamento ostensivo da Brigada Militar recapturaram na tarde desta terça-feira, 15, no Beco do bairro Lambari, Emerson Diego da Silva dos Reis, o 'Dieguinho', de 22 anos, condenado por receptação dolosa e especial e assaltos a mão armada.
O detento não se reapresentou no Instituto Penal de Ijuí (IPI), depois de dispensa para o serviço externo, nesta segunda-feira, 14.
Emerson Diego da Silva dos Reis foi recolhido à Penitenciária Modulada, onde aguarda decisão judicial quanto ao novo regime.
Suas duas condenações somadas passam de oito anos de reclusão. Esta foi a segunda fuga do delinquente que começou a cumprir cadeia no ano de 2008.

Crissiumal/Coronel Bicaco: Resultado da Operação Segonha


A Polícia Civil, através do Delegado Willian Garcez, titular da DP de Crissiumal e que também responde pela DP de Coronel Bicaco divulgou na manhã desta quinta-feira o resultado da “Operação Cegonha” que tinha como objetivo investigar os crimes de estelionato, falsificação de documentos público, falsidade ideológica, fraude contra o sistema financeiro nacional e formação de quadrilha. Além de apreender o maior número possível de veículos adquiridos mediante fraude e identificar o maior número possível de indivíduos envolvidos e integrantes da quadrilha.
A operação teve inicio em Coronel Bicaco no dia 28 de fevereiro de 2011 e ao todo foram apreendidos 11 veículos, sendo que um deles fora localizado no estado do Paraná. A quadrilha atuava em todo o estado e em municípios de Santa Catarina. Há outros veículos investigados cuja apreensão foi solicitada à Justiça Federal, uma vez que se trata de crime contra o sistema financeiro nacional. Pelo menos onze pessoas estão envolvidas nos fatos. A quadrilha pratica falsificação de documentos e fraude ao sistema financeiro nacional. A quadrilha criou uma empresa fantasma (CARIL – Comércio Agrícola Riograndense), em nome de pessoa falecida no ano de 2004, que supostamente teria sede na cidade de Palmeira das Missões. O proprietário do imóvel referiu que tal empresa nunca existiu. A quadrilha falsifica documentos simulando o depósito de Grãos.  A empresa foi criada em 1997.
O  inquérito foi concluído ainda no ano de 2011, porém foi mantido sigilo, uma vez que a Autoridade Policial estava aguardando manifestação da Justiça Federal e da Procuradoria de Justiça sobre o caso, notadamente porque havia representação por outras medidas cautelares, inclusive de prisão. Os indiciados foram denunciados em abril de 2012. Estão envolvidos no golpe dois advogados, vereadores, pastores, professores da rede pública de ensino, dentre outros. Foi apurado cerca de 15 veículos adquiridos mediante fraude (onze foram apreendidos e alguns já foram recuperados pela financeira).
De posse de informações preliminares, deu-se início a uma série de procedimentos investigatórios, a fim de apurar os envolvidos na empreitada criminosa e determinar a extensão dos danos causados a terceiros, bem como localizar o máximo número possível de veículos adquiridos mediante fraude.
Com o desenrolar das investigações, apurou-se que, além das vítimas (pessoas físicas) ludibriadas para a aquisição de veículos em seu nome sem o seu conhecimento, o sistema financeiro nacional também estava sendo lesado, uma vez que a quadrilha adquiria os veículos por meio de documentos falsificados, constituindo verdadeira organização criminosa.
Os veículos investigados foram adquiridos por meio da falsificação da renda do adquirente, ou suposto adquirente. Em alguns casos ainda, fora apresentado comprovante de residência falsificado para dificultar/impossibilitar a localização dos automóveis em caso de busca e apreensão por parte da instituição financeira.
O primeiro, se refere aos veículos adquiridos em nome de terceiros (vítimas de estelionato), que, ludibriados, passavam seus dados pessoais e/ou assinavam documentos enganados. Tais veículos permaneciam por um período com a quadrilha e, tão logo se ingressasse com ação revisional do valor das parcelas, seriam revendidos a outras pessoas.
O segundo, se refere aos veículos adquiridos para terceiros (coniventes e/ou integrantes da quadrilha) que forneciam seus documentos e/ou acompanhavam a negociação do veículo, fornecendo documentação falsa (notadamente a renda) para a sua aquisição e, da mesma, forma, esperavam o ingresso de ação revisional para a redução dos valores das parcelas.