27 outubro 2009

Polícia investiga caso de adolescente espancado em frente a escola em Ijuí

Os investigadores da polícia querem ouvir a partir da semana que vem todas as pessoas envolvidas no caso do adolescente de 15 anos espancado em frente a uma escola em Ijuí, na região das Missões. A vítima afirma que foi espancada por cerca de oito jovens na saída da Escola Técnica 25 de Julho. Após a ocorrência, o adolescente recebeu as imagens da agressão gravadas com uma câmera de celular como forma de intimidação.
O motivo do ataque seria uma desavença com outro aluno da escola em função de um boné. Depois de receber o vídeo, a família resolveu trocar o estudante de escola e fazer queixa à polícia.
A delegada responsável pelo caso, Eliana Paraíba Lopes, trabalha para identificar os agressores. A polícia ainda não recebeu as imagens da agressão para análise.

SETREM no Congresso Brasileiro de Agronomia

Nos dias 20 a 23 de outubro ocorreu em Gramado, o XXVI Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA). Nesta edição a temática geral abordada foi ‘Agricultura Forte: Alimento, Energia e Meio Ambiente’. A SETREM esteve presente através dos professores, Paulo André Klarmann e Marcos Garrafa, ambos Engenheiros Agrônomos.
Segundo os participantes, foram aguardados com grande expectativa os conferencistas Luiz Fernando Cirne Lima, Roberto Rodrigues e Professor John Murdock. Este último emocionou a todos, sobretudo os que participaram da Operação Tatu, programa que modificou a agricultura do Rio Grande do Sul e envolveu quase todos os Engenheiros Agrônomos do Estado.
Também foram tratadas questões como: Assistência Técnica e Extensão Rural, política de valorização do ativo ambiental florestal, vulnerabilidade da agricultura diante das oscilações climáticas, aspectos relevantes do agronegócio no Brasil, tendências do setor agropecuário para os próximos 20 anos, o uso da terra frente às atuais e futuras necessidades mundiais, entre outros.
Na ocasião, o egresso da pós-graduação em Gestão Cooperativa da SETREM, o Engenheiro Agrônomo Kleiton Saggin, apresentou a monografia de especialização, orientada pelo professor Marcos Garrafa, intitulada ‘Potencialidades e Limitações ao Cooperativismo nos Municípios de Porto Mauá e Tuparendi, RS.’ Atualmente Kleiton é mestrando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Velório de família causa comoção em Novo Barreiro

Dezenas de pessoas lotaram o ginásio da comunidade de São João Batista, em Novo Barreiro, no norte gaúcho, para se despedir da família que perdeu a vida em um acidente ocorrido no final da tarde de ontem. O velório do casal Aloísio Jahn, 56 anos, e Jurema Jahn, 52 anos, da filha deles Aline Jahn, 17 anos, que foi rainha da Feimate no mês passado, e do neto do casal, Henrique, cinco anos, comoveu e parou a cidade.
Hoje, a Escola Estadual de Ensino Médio São João Batista, onde Aline estudava, não abriu. A direção determinou luto na instituição onde a rainha da feira mais importante do município estudava.
A Prefeitura Municipal também fechou as portas. O enterro das quatro vítimas deve ocorrer no final da tarde de hoje, no cemitério municipal São João Batista.
O acidente
De acordo com informações do Comando Rodoviário da Brigada Militar, o automóvel da família teria sido atingido por um Gol, invadido a pista contrária e batido de frente em uma Scania, que também foi atingida por uma caminhonete Ranger. O choque ocorreu no km 19 da estrada Palmeira das Missões-Novo Barreiro (RS-569) por volta das 17h de ontem.
Os Jahn moravam na localidade de Linha Progresso, situada na zona rural de Novo Barreiro. Os pais de Aline eram agricultores. Além da adolescente, o casal tinhas mais um filho e duas filhas, uma delas mãe de Henrique, que estava com os avós e com a tia no momento do acidente.

Escolas Estaduais de Três de Maio terão candidato único na eleição de amanhã

No Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli a professora Teresinha Zawatski, que já foi diretora nos períodos de 2003-2004 e 2005-2006, deve ser eleita pela terceira vez. Na Escola Castelo Branco a candidata é a atual vice-diretora do Noturno, professora Astrid Golke Balz. Na São Francisco, a diretora Jussara Melo Hübner busca a reeleição pela sexta vez consecutiva. No CIEP Glória Veronese a diretora Nara Scalco Wächter é candidata única mais uma vez. Ela comanda a escola desde mil 994. Na Escola Princesa Isabel de Quaraim a candidata é a atual diretora, Marlise Cecília Schimidt. Na Escola Alberto Pasqualine concorre somente a atual diretora Sandra Casali. Na Escola Beno Meurer a candidata única é a atual diretora Marlene Fischer. Na Escola Progresso concorre o atual diretor Délcio Roque Schimitt. Na Escola Frederico Lenz de Manchinha a diretora Dalva Mirian Lenz de Souza, que está a 12 anos no cargo, concorre sozinha a reeleição. Poderão votar professores, funcionários, pais e alunos a partir da 4ª série do Ensino Fundamental e maiores de 12 anos.

Jovem que morreu em acidente em Novo Barreiro tinha inclinação para as artes

Vítima de acidente em Novo Barreiro no final da tarde de ontem, Aline Jahn tinha inclinação para as artes. Desde abril, frequentava um curso de violão ministrado na Paróquia São João Batista, a cerca de um quilômetro da casa dos Jahn.
As missas dominicais eram cumpridas na companhia da família. Raros eram os domingos de ausência. Do violão, saíam notas religiosas e acordes sertanejos para a diversão com os amigos.
O padre Joel Koch Tasso lembra do aniversário de 15 anos da rainha da Feimate e da fotografia que tiraram juntos em fevereiro de 2007. Também da felicidade que ela demonstrava por ter vencido o concurso em setembro.
– A Aline era uma menina querida, simpática e participativa. Ela costumava também fazer parte das encenações que nós fazíamos nas Sextas-Feiras Santas e nos Natais – conta o padre Joel.
Formando em um curso de filosofia, o pároco disse ter falado com a jovem na quinta-feira passada. Na Escola Estadual São João Batista, ele desenvolve um estágio. Abordou com a turma da menina – que cursava o terceiro ano do Ensino Médio – o tema liberdade.
Joel queria mostrar para os jovens que cada um é livre para fazer escolhas na vida. Segundo ele, Aline ainda não havia decidido qual rumo tomar nos estudos. Não sabia se permaneceria nas terras dos pais, que plantavam feijão, milho e produziam leite para subsistência, ou se encarava um curso superior em outra cidade.
Além de Aline, morreram no choque frontal do Fusca da família contra uma carreta seus pais, Aloísio Jahn, 56 anos, e Jurena Jahn, 52 anos, e também seu sobrinho, Henrique, de cinco anos.