24 fevereiro 2010

Retomados trabalhos da Vigilância Ambiental em Ijuí

Foram retomadas na manhã de hoje em Ijuí, na região noroeste, as ações dos agentes da Vigilância Ambiental de extermínio do mosquito da dengue. Os trabalhos haviam sido suspensos na tarde de segunda-feira em decorrência da forte chuva. Segundo o secretário municipal de saúde, Claudiomiro Pezzetta, a dedetização é realizada em uma área maior, que além do bairro São Paulo, compreende parte dos bairros Progresso, Burttet e Penha.
Devido à formação de poças após a chuva, a revista às casas é ainda mais minuciosa. Segundo Pezzetta, das sete pessoas que tiveram a infecção confirmada na cidade, apenas uma mora no bairro São Paulo, onde há o maior número de casos suspeitos. Outros três são moradores do Burttet, um do Progresso e um do Centro.
Dois técnicos do Ministério da Saúde chegaram a Ijuí na noite de ontem. Eles devem se reunir com médicos do município às 18h para discutir ações. Segundo o Coordenador Regional de Saúde Erlon Beck, as camionetes do governo do Estado equipadas para ajudar no extermínio do mosquito devem começar o trabalho ainda na tarde de hoje.

Sindicato Rural, CNA e Senar, promovem curso no interior de Três de Maio

O Sindicato Rural de Três de Maio, em parceria com a CNA e o Senar, desenvolve junto a Comunidade de Santo Antônio no Distrito de Consolata, o programa Com Licença Vou a Luta.
Este programa tem objetiva: habilitar as mulheres rurais a empreenderem na atividade de gestão, desenvolver competências de gestão para aplicação no seu próprio negócio, considerando as oportunidades que estão à volta, elaborar um plano de negócio compatível com a realidade da proprietária rural e implementa-lo ao final do programa, proporcionar atividades que possibilitem a independência financeira, construindo a autoconfiança com reflexos na qualidade de vida e contribuir para o aumento da renda familiar com melhorias na eficiência da gestão.
Visando facilitar o aprendizado e otimizar o tempo das participantes, o programa tem duração de cinco semanas, sendo um módulo aplicado a cada semana. As etapas seguem a metodologia desenvolvida para que os temas sejam trabalhados objetivamente e aplicados à realidade de cada propriedade e à vida das participantes.
“As mulheres tem o direito de assumirem posições fortes em nosso Sistema. Cada Mulher que produz, pode pedir licença e ir a luta.”
São palavras da Senadora Kátia Abreu, Presidente da CNA.

Prefeito de Ijuí anuncia criação de comitê de combate à dengue

O prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, anunciou no fim da tarde desta terça-feira a criação de um comitê de combate à dengue na cidade. Durante a reunião com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, Ballin também disse que considera desnecessária a ajuda do Exército na luta contra a doença.
O comitê, segundo o prefeito, envolverá secretarias, Defesa Civil, hospitais locais e a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde. Entre outras incumbências, o grupo será responsável por elaborar boletins diários sobre a situação do surto no município.
O chefe do Executivo afirmou ainda que a situação em Ijuí está sob controle — embora haja cerca de 300 casos suspeitos, além dos sete já confirmados — e que os 36 agentes que atuam no combate à doença no município são suficientes, aliados aos 98 agentes comunitários de saúde.
Apesar disso, Ballin ressaltou que convidará um representante do quartel de Ijuí para participar de uma nova reunião, marcada para a manhã desta quarta-feira:
— Por enquanto, acredito que não há necessidade. Mas nada impede que, se for preciso, a prefeitura mude de ideia e recorra aos militares.
Durante a reunião desta tarde, Terra colocou a estrutura do Estado à disposição da prefeitura, inclusive com a oferta de aporte de recursos para que os postos de saúde passem a funcionar até as 22h. O secretário também prometeu verbas para o Hospital de Caridade.
Nesta quarta-feira, novas reuniões serão realizadas para definir detalhes da ação de combate à dengue. Se a chuva parar, estão previstas novas dedetizações nos bairros mais atingidos.