15 setembro 2011

São Vicente inicia atendimento de pacientes que estão na fila de cirurgias eletivas

Conforme a secretaria, hoje cerca de 500 usuários do SUS
aguardam por algum tipo de cirurgia no município
O Hospital São Vicente de Paulo começou a fazer os atendimentos para encaminhamento das cirurgias eletivas previstas em pactuação firmada recentemente com a secretaria da Saúde de Três de Maio.
Conforme a secretaria, hoje cerca de 500 usuários do SUS aguardam por algum tipo de cirurgia no município. As mais comuns são varizes, hérnias e pedras nos rins e vesícula. As primeiras consultas de avaliação pré-operatório começaram a ser feitas ontem pelas equipes de médicos do Hospital São Vicente de Paulo. Para entrar na lista do hospital, o paciente precisa obrigatoriamente consultar em um dos postos de saúde do município. Depois disso, a Secretaria irá fazer o agendamento da consulta com o HSVP para a avaliação do paciente.
Pelo convênio assinado com a secretaria municipal da Saúde, o HSVP irá fazer até 25 cirurgias eletivas por mês. A prefeitura vai pagar R$ 400 por procedimento cirúrgico realizado como complementação para a remuneração dos profissionais do hospital.

Vereadores de São José do Hortêncio trocam socos na Câmara

Vereadores brigam com socos na Câmara de São 
José do Hortêncio
Crédito: Reprodução
Dois vereadores trocaram socos e empurrões durante uma sessão da Câmara do município de São José do Hortêncio, no Vale do Caí. Na noite dessa quarta-feira, João Adolar Petry (DEM) e Valdir Libório Dill (PMDB) discutiam sobre a votação de investimentos na cidade.
O peemedebista disse que o colega não tinha moral para falar sobre os recursos. “Eu tenho muito mais moral do que o senhor”, respondeu o democrata. Dill levantou e correu na direção de Petry, que estava acompanhado da filha. Ambos se agrediram e foram apartados pelos demais vereadores. Afonso Fuhr e Rafael Atz do Diário de Ivoti registraram a briga na Câmara de Vereadores.

Dia de Campo de Culturas de Inverno será dia 23

A imagem é meramente ilustrativa
Mais um Dia de Campo está sendo preparado pela SETREM, Cotrimaio, Sicredi e Emater. Novamente pesquisadores e profissionais renomados estarão presentes. A programação conta com três estações de conhecimento, explanadas por representantes da Embrapa.
Na primeira estação a temática abordada será ‘Diferentes manejos com fungicida em trigo’, ministrada pelo Dr. João Leodato Nunes Maciel. Na segunda haverá ‘Utilização de inoculação em trigo’, com o Dr. José Pereira da Silva Junior. Na terceira, ‘Aplicação de nitrogênio em trigo em diferentes momentos’, explanada pelos Drs. Anderson Santi e Eliana Guarienti.
Durante o dia haverá ainda apresentação de cultivares de trigo pelo Dr. Eduardo Caierão e pesquisadores da Fundacep, Coodetec e Biotrigo. O evento ocorrerá na área experimental do Campus, no dia 23 de setembro, sexta-feira, a partir das 8h.

Rádio Colonial AM trouxe a Três de Maio mais um grande nome da música gaúcha

Este é Marcelo Oliveira da cidade de Gravatai
Dando prosseguimento a Semana Farroupilha, na noite desta quarta-feira, 14, a Rádio Colonial AM em parceria com o CTG Tropeiros do Buricá, trouxe a Três de Maio uma das melhores vozes da música campeira do Rio Grande do Sul, o cantor Marcelo Oliveira da cidade de Gravatai, na grande Porto Alegre.
O evento da noite desta quarta-feira, foi um jantar/show, mais uma vez com a qualidade da equipe do Chico de Gaspari, que com toda a sua sabedoria coordena um grupo de especialistas na cozinha do Tropeiros do Buricá.
O show de Marcelo Oliveira, pela primeira vez em Três de Maio, correspondeu todas as expectativas, apresentando a qualidade de letras puras que exaltam as raízes do Rio Grande do Sul, com melodias contempladas por um vocal espetacular, acompanhado por um belo grupo de instrumentistas.
“A Direção e os colaboradores da Rádio Colonial AM, sentem-se orgulhosos por mais uma vez terem contribuído de forma tão positiva para a Semana Farroupilha de Três de Maio, firmando cada vez mais uma parceria de raiz profunda com o CTG Tropeiros do Buricá, e todos os três-maienses e regionais, que apreciam uma boa música de qualidade com a marca e o sinal do Rio Grande.”

Classmann afirma que bancada do PTB se orgulha da indicação de Loureiro ao TCE

"É com muita honra que a bancada petebista participa
desta votação" (Foto: Marcelo Bertani)
A qualificação do nome do deputado Adroaldo Loureiro para ocupar uma vaga no Conselho do Tribunal de Contas do Estado foi destacada pelo líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, durante plenário na tarde desta terça-feira (13/9). Por unanimidade, os parlamentares gaúchos deram o sim ao projeto de decreto legislativo 30/2011, da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, aprovando a indicação feita pelo governador Tarso Genro. "É com muita honra que a bancada petebista participa, de forma coesa, desta votação", afirmou Classmann.
O deputado lembrou a trajetória política de Loureiro, da vereança ao parlamento, sempre reconhecido pelo voto popular. "Já estivemos em palanques diferentes, mas sempre com respeito, e temos certeza de que os municípios estão comemorando esta nova etapa do deputado, para a qual está muito qualificado", reforçou Classmann.

Bolas na trave não resolvem: Brasil e Argentina ficam no zero em Córdoba

Ronaldinho foi perseguido pela marcação argentina em
Córdoba (Foto: AP)
Ronaldinho Gaúcho deu um show em Córdoba... Mas somente antes de a bola rolar. Sem Riquelme e Verón, os argentinos o “adotaram” como estrela da primeira partida do Superclássico das Américas, nesta quarta-feira, e o aplaudiram na escalação e no aquecimento, quando ele ficou acertando bolas no travessão. Após o apito inicial, no entanto, o pentacampeão e os demais jogadores de Brasil e Argentina fizeram um jogo aquém da história do encontro: um 0 a 0 insosso. Emoção só com Leandro Damião, que acertou duas vezes a trave do goleiro Orion.
Maior artilheiro do Brasil na temporada, o atacante do Internacional fez uma jogada linda no segundo tempo, com direito a "lambreta" em Canteras, no lance mais bonito do jogo e mandou na trave (na etapa inicial, também tinha acertado o poste). Boselli e Martinez tiveram chances para a Argentina. E só. A partida foi fraca tecnicamente. O desentrosamento do Brasil foi nítido e nem mesmo a base do Vélez Sarsfield salvou a Argentina. Até por isso, o torcedor aplaudiu todas as chances de gols, fosse de argentinos ou de brasileiros. Era preciso aproveitar para se levantar da cadeira nesses raros momentos.
Até mesmo aquela calorosa rivalidade entre argentinos e brasileiros não entrou em campo. O jogo foi morno, sem muitas faltas duras e com apenas uma discussão entre Sebá Dominguez e Leandro Damião. O Brasil, na verdade, só foi Brasil em raras tentativas de Neymar, que concentrou as poucas e improdutivas tentativas da Seleção Brasileira. Fica a esperança de que o jogo de volta, em Belém, no próximo dia 28 de setembro, seja melhor e mais emocionante.
Pelo regulamento do Superclássico das Américas, se o duelo no Pará terminar empatado, a decisão de quem leva a taça vai para as penalidades. O técnico Mano Menezes fará uma nova convocação no próximo dia 22. A tendência é que a base seja mantida.