28 agosto 2013

DAER garante que município é responsável pela nova Perimetral de Três de Maio

No mais recente acidente, um caminhão do Paraná desceu o
barranco do trevo (Foto: Paulo Marques/Arquivo)
Alguns acidentes já foram registrados no trevo de entroncamento da BR 472 com a Perimetral que da acesso a Três de Maio via Setrem, o que tem gerado reclamações pela falta de segurança na curva de ligação com a BR.

A comunidade pede a colocação de guard rail nas laterais da pista para dar mais segurança, visto que além da curva ser bastante acentuada, o barranco possui uma altura expressiva, e alguns veículos já desceram o mesmo indo parar na lavoura, em um dos casos, cinco jovens e adolescentes ficaram gravemente feridos.

A obra da ligação asfáltica, foi comandada pela Administração Municipal através de convênio firmado com o Governo do Estado que liberou verbas para construção da mesma.

No entanto, o Poder Publico Municipal de Três de Maio, alega que a responsabilidade da obra e de manutenção da estrada, é do Governo do Estado, informação que foi contrariada com veemência pela representação regional do DAER, em entrevista feito pelo repórter Fabrício Dockhorn da Rádio Colonial AM, na tarde desta quarta-feira (28/08).

Representantes do DAER, garantem que a estrada é uma via municipal com total responsabilidade do município, dizendo ser um absurdo chamar a ligação asfáltica de ERS 342, algo totalmente fora de cogitação.

Conferência Municipal do Idoso reúne 180 pessoas

Coral A Arte da Melhor Idade animou o evento 
(Foto: Eduardo Erthal)
A Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social de Três de Maio promoveu na terça-feira, 27 de agosto, a 4ª Conferência Municipal do Idoso. Participaram cerca de 180 pessoas, entre autoridades, grupo de idosos, assistentes sociais, psicólogos e estagiários. O evento foi realizado no salão do grupo de idosos Alegria de Viver, do bairro Planalto.

Na solenidade de abertura, esteve presente o prefeito municipal, Olívio José Casali; a vice-prefeita, Eliane Zucatto Fischer; a secretária de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Mirian Geneci Schroder; o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ernani Moreira Rehn; a secretária de Políticas da Mulher, Vera Kuhler; o vereador Cleiton Felipe dos Santos, representando o Legislativo; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Lucinda Giehl; o representante dos idosos, Ardolino Haufleiger e a palestrante do dia e presidente do Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre, Maria Elena Sdrazulas.

Em seu pronunciamento, o prefeito Casali agradeceu as pessoas da melhor idade pelo trabalho que ajudou a desenvolver o município no passado. “Nós, do Poder Público Municipal, precisamos agradecer à vocês, da melhor idade, por ajudarem a construir a nossa Três de Maio. E vocês possuem ainda muito mais experiência para destinar ao nosso município, a nossa região, ao nosso Rio Grande do Sul e ao nosso Brasil”, disse Casali.

A vice-prefeita, Eliane, também desejou a todos uma excelente conferência e disse, ainda, que os idosos são, na verdade, jovens há mais tempo. “Estamos trabalhando junto com a Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social realizando esta Conferência, oportunizando que aqui saiam novas demandas que venham a atender todos os idosos do nosso município”, concluiu Eliane.

Conforme a secretária Mirian, os idosos participam ativamente em eventos no município e por isso o evento é importante para discutir tudo o que se tem feito para eles até aqui. “Os idosos participam, analisam, reivindicam e lutam pelos seus direitos. Sabemos que o número de idosos no nosso país está aumentando. Estamos vivendo mais, por isso precisamos garantir uma velhice digna”, destacou.

No mesmo sentido, o vereador Cleiton pediu para que todos aproveitassem o espaço para reivindicar e expor suas ideias.

Após os pronunciamentos foram realizadas apresentações artísticas do coral A Arte de Cantar na Melhor Idade e do grupo de danças Alegria de Viver,. Durante a manhã também ocorreu a palestra de Maria Elena Sdrazulas, com o tema “A pessoa idosa e o protagonismo nas transformações sociais”.

Ao meio-dia foi servido almoço no local e a programação seguiu durante a tarde, com a apresentação artística do grupo de danças Anitas na Melhor Idade e do coral de idosos Alegria de Viver. Houve ainda a demonstração de uma aula técnica de Master Class, formação de grupos para discussão de eixos temáticos e as respectivas apresentações das discussões.

Na oportunidade, também foram escolhidos os delegados de Três de Maio para a Conferência Estadual do Idoso, sendo: Representantes Governamentais: Titular: Arlete Dalpisol - Suplente: Iolete Weber. Representantes da Sociedade Civil: Titular: Zenaide Bieger - Suplente: Maria Lucinda Giehl.

Polícia de Três de Maio apreende carro furtado que estava em residência no bairro Oriental

Foi usado fita isolante para adulterar as placas do veículo
(Foto: Paulo Marques)
No final da manhã desta quarta-feira (28/08), a Policia Civil de Três de Maio através de uma denúncia anônima apreendeu em uma residência da Rua São Carlos no Bairro oriental próximo ao Fórum, um veículo roubado em Carazinho.

O carro foi encontrado na casa de Gilmar Santos Moura (Japa) que já havia sido preso na operação “Branca Pura” por associação do tráfico de drogas.

O veículo um VW FOX, amarelo de placas IPT-3451, havia sido roubado no dia 20 de junho na cidade de Carazinho. O carro estava coberto por uma lona. Segundo a Polícia Civil as placas do carro foram adulteradas com fita isolante para IBT-8491.

O veículo foi recolhido ao deposito do guincho e deverá ser periciado. A suspeita é de que o carro seria levado clandestinamente para a Argentina onde serviria de moeda de troca por drogas. Ninguém foi preso até o momento.

SETREM: Instituição conquista prêmios no 4º Fórum de Iniciação Tecno-Científica

Cursos Técnicos em Agropecuária e em Informática
apresentaram trabalhos no evento da Rede Sinodal
de Educação
Os estudantes dos cursos Técnicos em Agropecuária (CTA) e Técnico em Informática (CTI) da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) participaram nos dias 23 e 24 do 4º Fórum de Iniciação Tecno-Científica da Rede Sinodal de Educação, sediado na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH). O evento teve como tema “Pesquisa – Por um mundo sustentável” e reuniu oito escolas da Rede Sinodal de diversas regiões do Estado.
            
Dentre 28 trabalhos apresentados nos dois dias, os estudantes do CTI, Luciana Raquel Ruaro e Jackson Brites Mireski obtiveram o segundo lugar classificando-se assim, para a próxima etapa, que é a MOSTRATEC, feira internacional de ciência e tecnologia, que acontecerá no mês de outubro na cidade de Novo Hamburgo.
           
A SETREM esteve representada pelos estudantes, do CTA: Francine Maria Busanello, que teve seu trabalho orientado pelo professor Claudinei Schmidt; do CTI: André Felipe Zamberlam, Leonardo Gabriel Scherner e Rodrigo Flávio Corrêa, orientados pelo professor Edinei Daniel Steffen, Eduardo Luis Hammes, orientado pela professora Katiuscia Schröer, Jussara Vitorino da Silva, orientada pelo professor Edinei Daniel Steffen e Luciana Raquel Ruaro e Jackson Brites Mireski, orientados pelos professores Ana Maria Sipp Machado e Tiago José Pasieka.

Ladrões arrombaram a Lojas Quero Quero de Três de Maio

Os ladrões levaram um tabelt e dois notebooks da loja
(Foto: Paulo Marques)
O arrombamento aconteceu durante a madrugada desta quarta-feira (28/08), elementos quebraram uma das vitrines da Lojas Quero Quero, no centro da cidade.

Usando uma barra de ferro, os ladrões conseguiram entortar uma grade de ferro e arrebentaram o cadeado, posteriormente usando uma pedra quebraram parte da vitrine da loja na lateral da rua São Paulo. Do interior da loja, levaram dois notebooks e um tablet.

Vizinhos da loja, perceberam a ação dos meliantes e avisaram o gerente da loja que acionou a polícia, mas os ladrões não foram localizados.

A Polícia Civil irá realizar o trabalho de perícia no local, para uma possível identificação de pelo um dos elementos, pois manchas de sangue ficaram no local.

CRAS Bem Viver em visita à APAE de Independência

CRAS Bem Viver em visita à APAE de Independência
Em virtude da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência o CRAS Bem Viver de São José do Inhacorá realizou, no último dia 20 de agosto, uma visita à Escola de Educação Especial Sonho Meu – APAE de Independência/RS, com o objetivo de socializar os alunos da Escola aos 9 usuários do grupo de Convivência “Viver é Arte” do CRAS.

“Encontramos uma escola alegre, bem cuidada com alunos orgulhosos e equipe carinhosa, acolhedora e muito competente”. Diz a gestora da Assistente Social de São José do Inhacorá, Adriane Emilia Weirich.

A equipe do CRAS Bem Viver agradece aos munícipes que auxiliaram na arrecadação de 60 kg de alimentos, bem como dos postos de Coleta que se disponibilizaram a participar: Hospital São Francisco de Assis, Prefeitura Municipal, AgroIndustria São José e São José Industrial. Os alimentos foram doados a APAE de Independência na ocasião da visita, e parabeniza a Equipe da Diretoria Mari Inês Zamo pelo maravilhoso trabalho realizado na Escola Sonho Meu.

Temperaturas caem e Três de Maio amanhece com forte geada

Geou forte em Três de Maio (Foto: Paulo Marques)
No início da manhã desta quarta-feira (28/08), a paisagem era de um forte nevoeiro e de muito gelo nos lugares mais baixos da cidade e do interior do município.

Nas baixadas a temperatura chegou a -1ºC às 6 e meia da manhã, o que fez branquear de gelo as vegetações mais rasteiras, formando uma geada e frio intenso.

Em todo o Estado, a temperatura não passa dos 10ºC nas primeiras horas desta manhã. A mínima foi registrada em Três de Maio: -1ºC. À tarde, a máxima pode chegar a 16ºC na Capital e o tempo permanece seco em todo o Rio Grande do Sul.

Confira a programação do aniversário de Independência

Para ampliar clique na imagem...

Caminhão atinge rede elétrica e gera transtornos em Horizontina

Foto: Paulo Roberto Staziaki/Jornal Folha Cidade
Um caminhão carregado com uma colheitadeira que trafegava no sentido Distrito Industrial-Dahne de Abreu, pela rua Arnoldo Schneider atingiu a rede elétrica, derrubou três postes de energia e rompeu cabos telefônicos no inicio da noite desta terça-feira(27).

O ponto em que a rede foi atingida e danificada foi próximo a empresa Wober Motos entre a rótula da rua Chafariz e Estação da Corsan. No local os postes de madeira quebraram rente ao solo.

O trânsito está bloqueado nos dois sentidos no local. A alternativa para quem vem do distrito industrial em direção ao centro é contornar a rótula Engenheiro Jorge Logemann tomando a Rua Chafariz e no sentido contrário deixar a Arnoldo Schneider pelas ruas Piratini tomando a Uruguai ou Chafariz em direção a John Deere. O trânsito para caminhões com carga alta está interrompido momentaneamente.

A concessionária de energia estima em pelo menos quatro horas o conserto emergencial.Vários pontos dos bairros São José Operário e Industrial estão sem abastecimento de energia.

Conforme o Sargento Cláudio Pereira do Corpo de Bombeiros não há registros de danos a equipamentos, nem vitimas. Pessoas que estavam próximo relataram terem levado um grande susto, somente, informou.