09 novembro 2009

Uniban volta atrás e readmite aluna que usou microvestido

A Universidade Bandeirante (Uniban), de São Bernardo do Campo, decidiu voltar atrás na decisão de expulsar a aluna Geisy Arruda, de 20 anos. O reitor da universidade foi quem assinou o comunicado, que revoga a decisão do Conselho Universitário (Consu) emitida na noite de domingo. A decisão foi anunciada no início da noite desta segunda-feira.
No comunicado emitido, não ficou claro o motivo que levou a Uniban a voltar atrás na decisão. O MEC e a Justiça anunciaram hoje que iriam pedir explicações à universidade sobre o porquê da expulsão. A União Nacional dos Estudantes condenou a atitude e exigiu que a universidade se retratasse publicamente.
Os advogados da estudante de turismo pediram hoje à polícia civil de São Bernardo do Campo a abertura de inquérito por causa das ofensas que ela sofreu de colegas na Uniban, no dia 22 de outubro, porque usava vestido curto. De acordo com a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Angela de Andrade Ferreira Ballarini, o trabalho da polícia consistirá agora em identificar os alunos envolvidos na hostilização.

Milhares acompanham comemorações pelos 20 anos da queda do muro de Berlim

Milhares de pessoas acompanham as festividades pelos 20 anos da queda do muro de Berlim nesta segunda-feira, na Alemanha. Mesmo com a temperatura próxima de zero grau, centenas de pessoas percorreram os poucos locais onde ainda restam partes do muro durante o dia. A maioria tirou fotos e fez orações. Muitas escolas visitaram o local para mostrar as crianças a construção que simbolizou a Guerra Fria.
A chanceler alemã, Angela Merkel, lembrou a queda do Muro de Berlim, ocorrida em 9 de novembro de 1989, como o dia da "vitória de uma liberdade" que deve ser defendida a cada dia.
- O dia de hoje, há 20 anos, foi um marco feliz na história da Alemanha - disse, no ato principal do 20º aniversário da queda do muro, diante do Portão de Brandeburgo.
A concentração para a festa acontece em frente ao Portão de Brandenburgo, um dos locais por onde passou o muro de aproximadamente 166 quilômetros que separou os alemães durante 28 anos. Muitos poloneses também estão em Berlim, além de franceses, suíços, dinamarqueses e outros países da Europa, para acompanhar a festa.
O presidente da França, Nicolas Sarkozy e o primeiro-ministro da Inglaterra, Gordon Brown, também fizeram discursos lembrando a unificação da Alemanha. Após os discursos, mil peças de dominó do tamanho do muro, feitas com isopor, caíram umas sobre as outras, simbolizando a queda de um regime que causou mortes, protestos no mundo inteiro e traumas para a Alemanha.

Tuparendi tem novo prefeito eleito

O município de Tuparendi realizou neste domingo, dia 8, eleição majoritária suplementar. Olavo Pawlak (PP), da coligação "Mudanças com Responsabilidade", obteve 3.265 votos - 55,32% dos válidos - e venceua eleição. Ajadir Souza (PTB), da coligação "União Democrática Rumo à Mudança", ficou em segundo lugar, com 2.637, 44,68% dos válidos. Houve97 votos em branco e 91 anulados. Do total de 6.692 eleitores aptos, compareceram 6.090, ou 91%.
A nova eleição foi determinada em função da cassação do prefeito, Itálico Cielo, e do vice-prefeito, Darci Diniz, "por omissão, na prestação de contas, de despesas de campanha, caracterizando contabilidade paralela conhecida como 'caixa dois'", de acordo com decisão do juízo eleitoral da 42ª Zona, sediada em Santa Rosa, ratificada pelo Pleno do TRE-RS no dia 24 de setembro.