24 dezembro 2009

INEP corrige e eleva conceito do Enade do Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da SETREM

Agora é oficial. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC) corrigiu, através de publicação em seu endereço eletrônico (http://www.inep.gov.br/) na última sexta-feira, dia 18, o conceito atribuído ao Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da SETREM no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
A alteração conferiu Conceito 4, ou seja, Conceito Forte, no Enade e alterou ainda o Conceito Preliminar de Curso (CPC), para 3. O vice-diretor de Ensino Superior da Faculdade Três de Maio, Paulo Aires, destaca que a instituição já estava ciente que haveria alterações nestas avaliações, pois havia sido constatado erro na publicação do gabarito do exame no relatório do curso. Possivelmente, o INEP teria utilizado um 2º gabarito para correção da prova, realizada em 2008 por estudantes do Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Três de Maio, desta forma, alterando os resultados finais. “O conceito anteriormente atribuído causou grande estranheza por parte da direção da instituição, já que o curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da SETREM caracteriza-se pela obtenção de avaliações elevadas pelo INEP/MEC.”
Prova disso, revela Paulo, que o curso em questão, quando do seu reconhecimento, obteve Conceito 4 (Forte), junto ao MEC. “Antes tarde, as avaliações foram corrigidas.”
A avaliação do ENADE integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o rendimento dos estudantes de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidade e competências, bem como medir a qualidade da instituição.