04 novembro 2013

Ônibus escolar e escavadeira se envolvem em acidente na ERS-163 em Barra do Guarita

Veículo ficou com a frente destruída
(Foto: Marcelo Altíssimo - Especial Portela Online)
Um ônibus escolar transportando alunos da rede de ensino municipal de Barra do Guarita se evolveu num acidente com uma escavadeira na tarde desta segunda-feira, 4 de novembro, na ERS-163.

Segundo a Brigada Militar (BM), o acidente ocorreu por volta das 17h30, em Esquina Jabotica, interior do município de Barra do Guarita. O veículo estava na direção cidade - interior quando ocorreu o acidente que resultou em danos materiais.

Conforme a BM, o operador não percebeu a aproximação do coletivo e manobrou a escavadeira atingindo o veículo escolar na parte superior dianteira.

Ninguém ficou ferido. Os 10 alunos que estavam no coletivo foram levados para casa em outro ônibus da prefeitura.

A ERS-163 liga os municípios de Tenente Portela - Vista Gaúcha e Barra do Guarita e está em obras.

'Nos trataram como anjos da guarda', diz jipeiro após resgate no RS

Jipeiros ajudaram no resgate após acidente  (Foto: Bernardo
Boff/Divulgação/Pampa Jipe Clube)
A presença de integrantes de um Jipe Clube para resgatar vítimas e feridos no acidente com um ônibus em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, evitou uma tragédia ainda maior. Os jipeiros conseguiram chegar ao local com veículos 4x4 antes dos bombeiros, após dois deles saberem por uma rádio local do acidente que deixou quatro mortos e mais de 30 feridos. Como o ônibus despencou de um barranco com mais de 25 metros, a presença dos jipes foi considerada fundamental.

"Nos trataram como anjos da guarda, será um dia inesquecível. Foi chocante o que vimos, mas ficamos emocionados com os agradecimentos", contou ao G1 o vice-presidente do Pampa Jipe Clube de Passo Fundo, o empresário Bernardo Boff, de 28 anos. Auxiliar motoristas que enfrentam problemas em estradas na região é visto com um hobby pelos jipeiros, mas todos jamais imaginavam se deparar com uma situação parecida.

"Estávamos acostumados em ajudar a remover caminhões e carros atolados. Assim que verificamos a proporção do acidente, mobilizamos 12 pessoas em oito jipes", relatou Boff. Como as ambulâncias não tinham tração para subir o barranco, os jipes foram também usados por bombeiros. "Estávamos preparados para este tipo de situação. Temos a técnica e os equipamentos necessários."

Mercadorias trazidas do Paraguai, origem do ônibus acidentado, também foram retiradas do local com ajuda dos jipeiros. Entre os veículos usados, estavam Toyota bandeirantes, Willis CJ5, Pickup S75 e Cherokee. "Já era um objetivo nosso mas agora isso será ampliado através de contatos com as autoridades. Estaremos sempre à disposição para fazer o mesmo em futuros acidentes".

O Relógio do Corpo Humano

Estimular a comunidade a usar plantas medicinais que
complementarão uma terapêutica farmacológica está
entre as diretrizes do PNPMF e do PNPIC
Estudantes do 6º período do Bacharelado em Enfermagem da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), juntamente com a professora Lourdes Huppes, que ministra o componente curricular de Métodos e Cuidados Alternativos em Saúde, realizaram a seleção de plantas medicinais que serão usados no Relógio do Corpo Humano, mantido na Unidade Três de Maio. Esta técnica é utilizada em diversas instituições e consiste na criação de canteiros em formato de “pizza”, em que cada “fatia” representa uma hora do relógio que, por sua vez, representa um órgão principal de um sistema do corpo humano, no qual são plantadas ervas protetoras e curativas correspondentes.

“Por exemplo, no canteiro que representa o coração (sistema circulatório), planta-se o alecrim. No que representa o estômago (sistema digestório), planta-se o manjericão. O uso das ervas medicinais é reconhecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a prática é regulamentado pelo Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), integrante da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC)”, explica Gilberto Souto Caramão, coordenador da Enfermagem da SETREM.

Para a professora Lourdes Huppes, há um entendimento de que é preciso assistir o paciente em sua integralidade, conhecendo-o. “Esta interação possibilita ao enfermeiro ver e sentir a pessoa com um ser biopsicossocial, respeitando suas crenças, esclarecendo mitos e sugerindo a melhor terapêutica para suas necessidades”, explica Lourdes. “Com um olhar focado na promoção da saúde e na prevenção de doenças, podemos utilizar os dispositivos previstos na PNPIC e ensinar a comunidade a superar certos sinais e sintomas crônicos, assim como lhes estimular a usar as plantas medicinais que complementarão uma terapêutica farmacológica”, complementa Caramão.

Primeiro Encontro de Amigos está marcado para o dia 16 de novembro em Três de Maio

Para ampliar clique na imagem.

Acidente no interior de Três de Maio envolve caminhão e um automóvel

Os ocupantes do Gol moram próximo ao local do acidente
(Foto: Fabrício Dockhorn)
O acidente ocorreu por volta das 12h desta segunda-feira (04), na localidade de Lajeado Cachoeira no interior de Três de Maio.

Um automóvel Gol com placas de Três de Maio, era conduzido no sentido cidade-interior, e em sentido oposto trafegava um caminhão de linha de leite, também de Três de Maio. Os veículos se chocaram com violência, ficando parte da frente do automóvel embaixo do caminhão.

No Gol, além do motorista estavam a esposa dele e duas crianças, filhos do casal, mas ninguém se feriu. O motorista e o secretário da linha de leite, também saíram ilesos.

Premiação do Troféu Omar ocorreu na sexta-feira

Premiação do Troféu Omar ocorreu na sexta-feira
A noite de sexta-feira, 1º, foi de premiação na Câmara de Vereadores de Três de Maio para os vencedores do Troféu Omar, maior evento promovido pelo Grêmio Estudantil SETREM (GESE). A atividade cultural acontece desde o ano de 2002 com o objetivo de reconhecer, incentivar e premiar os admiradores da arte cinematográfica, como atores, diretores, roteiristas, entre outros amadores que se motivam a produzir curtas e vídeo clipes musicais.
               
O nome dado é uma homenagem prestada ao professor Omar Klein por todos os estudantes da Sociedade Educacional Três de Maio. O homenageado acompanhou a premiação dos vencedores. Segundo o presidente do GESE, Vitor Classmann, todos os anos o Troféu Omar tem como objetivo promover a integração entre alunos e professores, e fazer com que a arte seja incentivada.
             
                Os vencedores foram:
                - Melhor filme: Noite na Taverna (SETREM)
                - Melhor ator: Matheus Keh (GERMANO DOCKHORN)
                - Melhor atriz: Morghana Fin (SETREM)
                - Melhor ator coadjuvante: José Fin (GERMANO DOCKHORN)
                - Melhor atriz coadjuvante: Letícia Eickhoff (SETREM)
                - Melhor trilha sonora: Noite na Taverna (SETREM)
                - Melhores efeitos especiais: A Guerra do Fogo (GERMANO DOCKHORN)
                - Melhor figurino: Noite na Taverna (SETREM)
                - Melhor documentário - Feudalismo na Europa (SETREM)

Três feridos em acidente entre Nova Candelária e Boa Vista do Buricá

Foto: Guia Crissiumal
Um acidente de trânsito deixou três pessoas feridas na RS-472, entre Nova Candelária e Boa Vista do Buricá, na localidade de Linha Doze. Por volta das 00:00 horas desta segunda-feira (05), um Kadett com placas de São Martinho saiu da pista e capotou por várias vezes.

Um homem de 25 anos teve que ser transferido para o Hospital de Santa Rosa em virtude dos ferimentos. Outras duas pessoas, um homem e uma mulher, foram encaminhados ao Hispital São Vicente de Três de Maio.

O veículo foi removido ao depósito do DETRAN-RS de Crissiumal.

Foram cinco acidentes de trânsito ocorridos em Crissiumal e Nova Candelaria nos últimos 4 dias.

Chegou Projetart Ambientes Planejados

Sucesso para o Robson e a Tatiana (Fotos: Paulo Marques)
Tatiana Dallavechia e Robson Schwarzer, inauguraram nesta segunda-feira (04) em Três de Maio, a PROJETART AMBIENTES PLANEJADOS. Um novo padrão em móveis planejados mais próximo de você. Trabalha com toda a linha de cozinhas, dormitórios, home theaters, home offices, banheiros, áreas de serviço e ambientes corporativos.

Solicite orçamento sem compromisso.


A Projetart Ambientes Planejados, está localizada na rua Santo Ângelo, 470-Sala 01, telefone 9711-5031, em Três de Maio.

Nutricionista assume secretaria da Saúde pela terceira vez

Suplente da bancada governista, Jacira também já assumiu
na Câmara de Vereadores por 30 dias neste ano
(Foto: Paulo Marques)
Jacira Taborda é funcionária do quadro de carreira da administração municipal. Ela exercerá a função por tempo determinado após a saída de Valdemar Fonseca.

Em entrevista a Rádio Colonial, Jacira reconheceu a grande responsabilidade em assumir o cargo em razão da importância da secretaria, mas disse que está tranqüila porque confia na equipe de trabalho. Quanto aos desafios da Saúde em Três de Maio, Jacira voltou a destacar a preocupação com a falta de médicos especialistas, que já havia sido apontada pelo secretário anterior.

No segundo dia no cargo, Jacira revelou que já teve que dar início ao encaminhamento de dois casos de média complexidade. Embora o município tenha como prioridade a Atenção Básica, Jacira explicou que a prefeitura está disposta a ajudar o Estado a encontrar uma solução para o problema.

Professor do CFJL/Fahor morreu vitima de acidente em Palmeira das Missões

Foto Rádio Landel FM
O professor Rainer Lengert, Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FAHOR e professor de Língua Portuguesa do CFJL faleceu ontem(3) no final da tarde na BR 468 em Palmeira das Missões.

Ele teve o Gol que dirigia atingido por uma pick-up S10. A caminhonete teria invadido a pista contrária.

Rainer passou o final de semana de feriado com os filhos em Horizontina. Eles residem com a mãe em Tio Hugo onde após deixá-los retornava pela BR 468. Para não retornar sozinho, Rainer convidou o colega professor, Ricardo Severo para acompanhá-lo. Severo, é professor do curso de Engenharia Mecânica da FAHOR e encontra-se em estado grave na UTI do Hospital de Passo Fundo.

O corpo de Rainer foi encaminhado ao IML de Três Passos. Após a necropsia será velado e sepultado em Itapiranga-SC, onde moram seus familiares.

Em virtude do ocorrido, a FAHOR e CFJL decretaram luto oficial e não haverá aula nesta segunda-feira nas instituições de ensino.

Principio de incêndio na unidade da Tarumã em Esquina Araújo

A Tarumã tem sede em Três de Maio (Foto: Paulo Marques)
Por volta das 6he45min desta segunda-feira (04), os bombeiros de Três de Maio foram chamados para se dirigirem a localidade de Esquina Araújo, no município de Independência, onde segundo o chamado estaria acontecendo um incêndio na Tarumã.

No local, constatou-se que havia fogo dentro de um silo secador onde estavam armazenados cerca de 700 sacas de trigo em processo de secagem.

O empresário Marcos Tissote, proprietário da empresa também estava no local, e imediatamente coordenou com seus colaboradores um processo de esvaziamento da estrutura, que de uma forma muito eficiente passa o produto para um outro silo, e posteriormente já passa por um processo de reciclagem dos grãos de trigo que estavam no local atingido.

Os bombeiros permaneceram no local, por medida de segurança para se certeza da necessidade ou não da utilização da água no silo. Com o vento, a fumaça se espalhou pela redondeza.

Segundo a direção da empresa, o fogo deve ter sido por um processo interno, visto que o trabalho de secagem do produto é feito em alta temperatura. No final de semana o silo havia passado pelo processo de limpeza e demonstrava estar tudo de acordo com as condições normais.

Passageira desceu do ônibus meia hora antes do acidente em Passo Fundo

Informações preliminares dão conta de que o motorista teria
se perdido em uma curva, capotado e descido o barranco
(Foto: Diogo Zanatta/Especial)
Moradora de Tapejara, Erceli Renata Bandeira da Silva, 29 anos, desceu do ônibus que caiu em um barranco em Passo Fundo, no Norte, meia hora antes do acidente que matou quatro pessoas e feriu 33. Ela soube do caso quando parentes e amigos começaram a ligar para saber se ela estava ferida.

Sem informações, fez o marido a levar ao local do acidente, onde esperava ajudar os companheiros de viagem. Quando chegou, pouco antes das 11h, soube de uma notícia que a entristeceu. A guia turística da viagem, Maria Jurema Borges Vieira, 59 anos, que trocou
de lugar com ela durante o trajeto, morreu no local.

— Estava chovendo muito e tinha uma goteira no meu lugar. Aí a Jurema disse que eu poderia trocar com ela. Era uma pessoa muito querida e atenciosa, todos os passageiros adoravam ela.

Erceli começou a viajar ao Paraguai com a Turis Prata há dois anos e sempre costuma descer em um restaurante de Passo Fundo, onde os passageiros tomam café da manhã.

— Como a família do meu marido é de Passo Fundo, ele fica na mãe dele quando eu vou para o Paraguai. Quando eu chego, ele me busca no restaurante e vamos juntos a Tapejara.

No local do acidente, a passageira ficou impressionada com o estado em que o ônibus ficou e conversou com algumas pessoas que ajudaram no socorro:

— Falaram que eu nasci de novo. E é verdade — relatou ela, que trabalha na produção de uma empresa de alimentos.