26 novembro 2009

Rigotto descarta concorrer ao governo do Estado em 2010

Um dos líderes nas pesquisas de intenção de voto para as eleições do ano que vem, o ex-governador Germano Rigotto (PMDB) descartou que vá concorrer novamente ao cargo em 2010. Em entrevista coletiva, concedida nesta quinta-feira, Rigotto garantiu que sua decisão tem como objetivo facilitar a construção de possíveis alianças com outros partidos.
- Quem tem dois candidatos, não tem nenhum: essa é a lição da experiência política. Tal situação, além de dificultar a negociação com nossos potenciais aliados, tem fomentado uma desnecessária confusão na base partidária -, garantiu.
Segundo o ex-governador, o nome do atual prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), tem a capacidade de construir essas parcerias para que o partido retorne ao Piratini.
- Por liderar uma grande frente de partidos na Capital, inclusive com o vice-prefeito do PDT -, o nome de Fogaça facilita a construção de uma coligação -, salientou.
No final de sua fala, Rigotto foi categórico em afirmar que não vai concorrer ao Piratini.
- Comunico que estou afastando - definitiva e irrevogavelmente - qualquer possibilidade de ser candidato ao governo estadual na eleição do próximo ano -, salientou sem declarar se irá concorrer ao Senado ou qual será seu próximo passo no cenário político.

Chuva forte na região provoca a maior cheia da história do Rio Lajeado Grande em Crissiumal

Este dia 25 de novembro de 2009 vai ficar na história da população crissiumalense. Volumes altos de chuva atingiram novamente a região, acabaram com estradas, propriedades rurais, plantações, cercas, residências, pontes e animais. Mas além de tudo provocaram um fato histórico, segundo relatos dos moradores mais antigos, tivemos a maior enchente da história do Rio Lajeado Grande, que saiu do seu curso e foi arrastando tudo o que encontrava pela frente. A ponte da localidade de Lajeado Grande, na divisa Crissiumal / Três Passos, ficou completamente submersa, como ainda não havia acontecido. Já a ponte de Esquina Butiá, na divisa Crfissiumal / Tiradentes do Sul teve a água encostando na chapa de concreto.
Oficialmente entre os maiores estragos estão um chiqueirão de suínos na localidade de Santo Antônio, Três Passos, vários animais na localidade de Baixo Erval Novo, Três Passos, e um moinho na localidade de Lajeado Grande, Crissiumal, todos levados pela água. Mas há mais inúmeros relatos de casas e animais que teriam sido levados pelas águas que ainda estamos aguardando confirmação oficial.
Na cidade de Crissiumal foram registrados 52mm, Esquina Butiá, uma das localidades mais afetadas teve apenas 25mm, mas o interior de Crissiumal e localidade do interior de Humaitá e Três Passos, segundo relatos de moradores tiveram mais de 150mm em um curto tempo durante a manhã.
Alguns municipios da região atingida suspenderam às aulas por falta de estradas e Três Passos ficará mais de 48 horas sem água em virtude de problemas no ponto de captação da CORSAN.
Outros rios da região como Buricá, Reúno, Magro, Caçador, Crissiumal, Turvo, entre outros, também estiveram muito acima do seu nível normal, provocando transtornos. O Rio Uruguai também deverá sofrer um aumento considerável nos próximos dias.
Nesta sexta-feira estaremos disponibilizando aos leitores do www.guiacrissiumal.com.br em parceria com o Jornal Colonial e Rádio Metrópole mais de 100 fotos das enchentes deste dia 25. Se você também tem fotos da enchente nos envie, o endereço é clecio.ruver@hotmail.com
Às 14:00, quando Claudio Ruver, da Rádio Metrópole fotografou a ponte na localidade de Lajeado Grande à água já havia baixado, mas a sujeira que o rio trouxe ainda estava em cima da ponte.

Vazamento de água revolta moradores da rua Emilio Tesch

Segundo os moradores da rua Emilio Tesch em Três de Maio, a mais de 60 dias um vazamento de água provoca muita lama naquele local, na altura no nº 6 da referida rua.
“Os moradores relatam que procuraram a CORSAN para solucionar o problema, e depois de alguns dias, os profissionais foram até o local, abriram um buraco com menos de um metro de profundidade, não chegando até a rede d’água, e então, os mesmos disseram que o vazamento não é na rede, e sim, é uma vertente na rua". “Mas, segundo os moradores, servidores municipais estiveram no local, mas não retornaram para tentar solucionar o problema”.

Chuva volta provocar estragos em Santa Rosa

Com o retorno da chuva, a situação voltou a ficar complicada para as famílias que já tinham sido atingidas no domingo(22). De acordo com a Defesa Civil praticamente todas as pessoas que já tinham voltado para suas casas, tiveram que ser abrigadas novamente.
Cerca de 30 pessoas estão em casas de vizinhos e familiares. Outras 93 estão em alojamentos nas Associações comunitárias da Auxiliadora e da Planalto e nas Igrejas da Vila Nova.
Como a situação de emergência foi decretada no domingo, através de negociações da Prefeitura com o Governo do Estado, nesta quarta-feira estão sendo encaminhados 251 kits dormitório(colchão, forro de cama, travesseiro), 251 cestas básicas e 800 telhas. O material é destinado pela CONAB/ Governo Federal e distribuído pela Defesa Civil do Estado. A Prefeitura desde já agradece a empresa Panazzollo e a empresa Camera que cederam transporte para trazer as doações e também a empresa Qualitec que está disponibilizando empilhadeira para descarga das telhas.
É importante salientar que a Prefeitura precisa muito de doações de material de construção, pois cerca de 20 casas terão que ser reconstruídas.