03 abril 2013

Sequestro relâmpago seguido de assalto no centro de Três de Maio

O automóvel foi abandonado em Santa Rosa
O sequestro relâmpago aconteceu por volta de 15h desta quarta-feira (03), próximo a rótula de entroncamento das ruas Horizontina e Matogrosso no centro da cidade.

Segundo relatos da vitima, um senhor de 74 anos, ele estava acompanhado de sua cunhada, uma mulher de 65 anos, e a pouco tinha saído de uma farmácia localizada na esquina da rótula, ao entrar no seu automóvel que estava estacionado na lateral da rua Matogrosso, um elemento encapuzado lhe rendeu com uma faca encostada em seu pescoço e anunciou o assalto. O bandido, que também tinha em seu poder uma pistola assumiu o volante do automóvel.

O assaltante levou os idosos até uma chácara localizada em Lajeado Cachoeira, a cerca de 4Km no centro da cidade, onde ordenou que os dois ficassem deitados no chão, pegou o dinheiro das vitimas e fugiu levando o carro.

No final da tarde desta quarta-feira, a polícia encontrou o automóvel abandonado em um terreno baldio na cidade de Santa Rosa. O carro, um Volkswagen Voyage, segundo a vitima, é 2013 e tem apenas 700km rodados.

Primeira Infância Melhor terá participação importante na Feira Municipal do Livro em São José do Inhacorá

A equipe do PIM convida todos a participarem na I Feira
Municipal do Livro de nosso município
A cidade de São José do Inhacorá realizará em abril a sua I Feira Municipal do Livro.  O evento ocorrerá entre 17 a 19 de Abril com diversas atividades para o público Infantil e juvenil. Toda Feira do Livro tem o objetivo de estimular o hábito da leitura, aproximando leitores dos escritores sendo uma ferramenta importantíssima no processo de valorização do gosto pela leitura.


Ana Cristina Martinelli, Pedagoga da SMECDT integrante do Grupo Técnico Municipal- GTM e coordenadora da Feira, diz que “O PIM terá uma participação muito especial na feira com stander divulgando o “Projeto de Leitura Mochila Viajante”projeto que inicia desde a Gestação até a primeira Infância, pois de acordo compesquisas e estudos é comprovado que a leitura na vida da criança desde a gestação é muito importante para os bebês, alguns autores dizem que ao ler para eles processos fisiológicos, cognitivos e afetivos estão sendo estimulados. Este trabalho em nosso município, acontece pelo empenho e apoio da secretaria de Saúde, Gerido pelo Secretário Eduardo Ludwig e pela Secretaria de Assistência Social a Gestora Adriane Emília Weirich e principalmente pelo trabalho desempenhado com amor e dedicação dasvisitadoras do PIM CleiaDillye LisianeTaisaZuhl. 

Desta forma além de divulgar o Projeto na Feira  terá também pintura de rosto para todas as crianças que visitarem o stander”.

Curso de especialização para motofretistas e motoboys

As inscrições estão abertas na ACI
A Câmara de Vereadores de Três de Maio, Executivo Municipal, ACI/Sindilojas e o CFC Mário Machado em convenio com Sest/Senat de Santa Rosa, promovem curso de  treinamento  para motofretistas. 

O objetivo é possibilitar a habilitação aos motofretistas e motoboys o desempenho de suas atividades de acordo com a lei nº 12009, de 29 de julho de 2009,que regulamenta o exercício  da profissão.  

As inscrições estão abertas junto Associação Comercial e Industrial de Três de Maio. No momento da inscrição o interessados deverá portar a Carteira Nacional de Habilitação. 

O curso será realizado dias 12,13 e 14 de abril .Maiores informações no ato da inscrição. O curso é aberto para os interessados dos municípios de abrangência do CFC Mario Machado. 

Juiz é favorável à manutenção da prisão dos denunciados no caso Kiss

Juiz Ulysses Louzada recebeu documento
com as denúncia do Ministério Público no
tarde desta terça-feira
(Foto: Felipe Truda/G1)
O juiz da 1ª Vara Criminal de Santa Maria, Ulysses Fonseca Louzada, evitou adiantar se acolherá ou não as denúncias encaminhadas na tarde desta terça-feira (2) pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul referentes ao incêndio da boate Kiss, em 27 de janeiro, que causou a morte de 241 pessoas. No total, oito pessoas foram acusadas criminalmente.

Em entrevista coletiva após receber a documentação, o magistrado explicou quais rumos o processo poderá ter e se mostrou favorável à manutenção das prisões preventivas dos sócios da boate Kiss Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, e dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo dos Santos e Luciano Bonilha Leão.

“A prisão preventiva está baseada no binômio necessidade e adequação. Acolhi o pedido de prisão preventiva porque entendia que estavam presentes estes dois requisitos. Continuo achando necessária e adequada a segregação. Houve uma comoção social, não que tenha sido produzida pela mídia. A prisão é uma exceção e, neste caso, eu defendo a exceção, também para a garantia da instituição criminal”, declarou Louzada.

Como foram denunciados por homicídio doloso, os quatro envolvidos devem ir à júri popular, caso o juiz aceite as denúncias. A possibilidade é reconhecida por Louzada, mas ele explica que nesta fase do processo ainda não se pode afirmar como será o julgamento dos possíveis réus.

“Ao final desta primeira fase abrem-se quatro caminhos: o primeiro é a pronúncia de endereçamento ao júri, mas também há caso de impronúncia, absolvição sumária e até mesmo desclassificação. Me parece que seja uma das três a da defesa. Então, ainda não posso dizer que (o caso) vai a júri. No final da primeira fase, haverá uma manifestação judicial neste sentido”, explicou o juiz.

Louzada diz que ainda não sabe se haverá um esforço especial da Justiça de Santa Maria para agilizar o trâmite do caso Kiss. Sequer sabe se poderá ter dedicação exclusiva ao processo. Por isso, ele diz ser impossível prever quando se manifestará sobe a aceitação ou não das denúncias.

“Quando eu recebo a denúncia do Ministério Público, eu tenho de fazer uma análise preliminar para ver se há caso de rejeição ou não. Verificar se existe a presença de justa causa, verificar se realmente o fato trazido é da competência do tribunal do júri, ver se há legitimidade ativa. Tenho de fazer este juízo prévio, então recebo ou não a denúncia”, concluiu Louzada.

Veículo capota na BR-285 e deixa condutor ferido

Suspeita-se que o pneu traseiro tenha estourado
(Foto: Guia São Luiz)
Um acidente de trânsito na tarde desta terça-feira (02), deixou o condutor do Kia K2500 ferido após o veículo ter saído da pista e capotado.

O acidente ocorreu próximo à entrada da Capela São Paulo e segundo informações obtidas no local, o motorista teria sido encaminhado ao hospital de São Luiz Gonzaga pela equipe do SAMU.

A Polícia Rodoviária Federal sinalizava o acidente.

Suspeita-se que o pneu traseiro tenha estourado e o condutor tenha perdido o controle do veículo, vindo a capotar às margens da rodovia.