12 março 2011

Cerimônia no interior de Santo Cristo lembra vítimas de acidente na BR 282

Cerimônia no interior de Santo Cristo lembra
vítimas de acidente na BR 282
Uma cerimônia realizada na tarde deste sábado na igreja da comunidade de Linha Salto, interior de Santo Cristo, Noroeste do Estado, marcou o sétimo dia da morte de 27 pessoas em um acidente entre um ônibus e uma carreta no sábado passado, na BR 282, em Santa Catarina. A comunidade voltou a se unir em homenagens às vitimas e rezar para a recuperação de nove pessoas que seguem internadas em hospitais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A missa começou às 14h30min. Cerca de 500 pessoas lotaram a pequena igreja, e muitos acompanhavam as atividades do lado de fora. Sobreviventes que já estão recuperados, familiares e amigos rezaram e cantaram em nome das vítimas e dos que ainda estão em recuperação.
Das 27 vítimas, 24 moravam ou eram ligadas à comunidade, e 20 foram veladas e sepultadas na Linha Salto.
Segundo o secretário municipal de saúde de Santo Cristo, José Valdir Rodrigues, que acompanha a recuperação das vítimas em Santa Catarina, das nove vítimas internadas três estão em estado grave na UTI de hospitais de Santa Catarina e duas em estado estável também no Estado vizinho. 
No Rio Grande do Sul, há duas pessoas internadas na UTI do Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa e um em estado estável no Hospital São Vicente, de Passo Fundo. Outro paciente está sendo transferido de um hospital de Santa Catarina para Santa Rosa em estado estável.

Grêmio perde para o Cruzeiro no Olímpico pela Taça Farroupilha do Gauchão

Cruzeiro fez 2 a 0 nos reservas do Grêmio
Com o time repleto de reservas, o Grêmio não conseguiu fazer frente ao Cruzeiro dentro do Olímpico, pela Taça Farroupilha do Gauchão, na tarde deste sábado. Diego Torres e Almir fizeram os gols da vitória por 2 a 0. Pelo Grêmio, Carlos Alberto, único titular em campo, e que jogou como capitão, com suas novas tranças azuis em homenagem à torcida, foi expulso no início do segundo tempo.
Com duas vitórias em dois jogos, o Cruzeiro é líder do Grupo B. O Grêmio, que jogou dua primeira partida do segundo turno, larga sem pontuar.

Começaram as festividades do 19º Aniversário de São José do Inhacorá

Pref.Alexandre oficializando as festividades
Tiveram inicio na noite desta sexta-feira, 11, as festividades comemorativas ao 19° Aniversário de Emancipação Política e Administrativa do Município de São José do Inhacorá.
A programação festiva, começou ontem com a realização da 10ª Edição do Jantar do Peixe, evento organizado pela EMATER e Secretaria Municipal de Agricultura do município. O Prefeito Municipal de São José do Inhacorá, na ocasião, destacou a pujança da comunidade do jovem município, a importância do crescimento populacional apontado pelo último senso do IBGE, pela primeira vez desde a criação do município, e diz aguardar com grande expectativa a conclusão da ligação asfáltica da cidade com a BR 472, obra esta, que esteve paralisada mas que já teve retomado os trabalhos, com a promessa do Governo do Estado em concluir muito em breve.
Confira aqui toda a programação que se estende ate o dia 25 de março: http://www.sjinhacora.com.br/

Chile emite alerta de tsunami para a Ilha de Páscoa

Chile emite alerta de tsunami para a Ilha 
de Páscoa
O governo chileno emitiu alerta de tsunami para a Ilha de Páscoa e para o litoral do país, após receber informações do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico das Forças Armadas. As ondas gigantes que podem chegar ao Chile resultam do forte terremoto e do tsunami que devastaram o Japão na madrugada desta sexta-feira, horário de Brasília.
De acordo com o governo chileno, cerca de 300 pessoas, a maioria turistas, deixaram a ilha e foram levadas para o aeroporto de Mataveri. O restante dos habitantes foi encaminhado para locais altos da ilha, que fica a 3,7 mil quilômetros de distância da costa Oeste do Chile. A população que vive na costa chilena também será retirada.
Tartarugas são removidas de locais em alerta de 
tsunami nos Galapagos, Equador
Outros países da América Latina também estão em alerta para a possível chegada da onda causada pelo tsunami na Ásia. De acordo com o jornal equatoriano El Comercio, o presidente Rafael Correa informou que o mar recuou 30 metros antes da onda gigante chegar e invadir vilarejos nas Ilhas Galápagos, na noite desta sexta. Porém, o incidente não causou grandes danos no arquipélago, localizado a cerca de mil quilômetros da costa do Equador.
Mais cedo, Correa havia pedido que a população procure abrigo em locais altos, de quatro a cinco metros acima do nível do mar. As atividades marítimas estão proibidas por medida de segurança no país.
A Colômbia reforçou a vigilância de 16 cidades litorâneas.

Homem é arrastado para o mar ao tentar tirar fotos do tsunami na costa californiana

Ondas teriam alcançado 2,5 metros
A Guarda Costeira americana lançou hoje uma ordem de busca de um homem que foi arrastado para o mar, enquanto tentava tirar fotos das ondas do tsunami na costa californiana. Próximo a Crescent City, a vítima desapareceu perto da embocadura do Rio Klamath, no norte da Califórnia.
Milhares de pessoas foram retiradas da área após o terremoto no Japão. Sete mil foram desalojadas da zona portuária de Crescent City, 500 km ao norte de San Francisco, informou uma funcionária dos serviços de urgência, Cindy Henderson. Segundo ela, uma onda chegou a alcançar 2,5 metros.
"Um homem foi arrastado para o mar por uma onda, depois de ele e dois amigos terem viajado para a costa para tirar fotos da chegada das ondas do tsunami", informou a Guarda Costeira em um comunicado.
"Dois dos homens conseguiram voltar para a praia e um ainda está desaparecido. A Guarda Costeira está buscando o homem com helicópteros MH-65C Dolphin a partir da Estação Aérea de Baía Humboldt", acrescentou.
No México, ondas de 20 e 70 centímetros chegaram à costa do Pacífico, com "risco moderado", sem que tenham sido reportadas vítimas ou danos materiais, informou a secretaria da Marinha mexicana, que mantém o alerta ativo.
Chegada das ondas
As primeiras ondas do tsunami provocado pelo forte terremoto que sacudiu o Japão chegaram hoje ao Havaí, à costa oeste dos Estados Unidos e ao México, mas sem causar danos.
O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico informou que as primeiras ondas chegaram às 03h24min locais (10h24min de Brasília) à costa de Waianae, pouco antes de alcançar Waikiki, a praia de Honolulu, capital do arquipélago do Havaí.
No Havaí, as ondas mediam 50 centímetros quando chegaram a Nawiliwili, na ilha de Kauai, e 70 centímetros em Barbers Point, em Oahu, segundo funcionários de um centro de emergência de Honolulu.
— Não foram registrados danos por enquanto — disse Gerard Fryer, do Centro de Alertas.
O alarme começou a soar cinco horas antes de as ondas atingirem as regiões costeiras do Havaí e os moradores foram retirados.
O Havaí fica 6,4 mil km ao leste do epicentro do terremoto, de magnitude 8,9, registrado no Japão, e que deixou mais de mil mortos e desaparecidos, segundo fontes policiais japonesas.
Depois de alcançar o Havaí, as primeiras ondas do tsunami chegaram à costa oeste americana, 12 horas depois do sismo no Japão.
— Chegou o tsunami — disse por volta das 8h30min locais (13h30min de Brasília) Mike Murphy, chefe do serviço de emergência da cidade de Port Orford, no Oregon.
As autoridades haviam lançado um alerta de tsunami em todos os Estados da costa pacífica dos Estados Unidos, do Alasca à Califórnia.

Promessa do boxe gaúcho é morto por policial no Litoral Norte

Tairone (D) era considerado uma promessa 
do boxe brasileiro
O boxeador gaúcho Tairone Silva, 17 anos, foi morto por um policial militar no início da tarde desta sexta-feira, em Osório, no Litoral Norte. O rapaz, que já havia sido ameaçado pelo PM, visitava os pais na cidade quando foi baleado. O policial presta depoimento na Polícia Civil.
Tairone, campeão brasileiro de sua categoria, era considerado uma das promessas do boxe nacional. Desde o início do ano, treinava em um centro de esportes na Marinha do Rio de Janeiro e participaria de pelo menos duas competições internacionais.