13 novembro 2012

Caminhão enrosca em fiação de rede telefônica e danifica conexão com algumas empresas na rua Santo Ângelo

O poste ficou pendurado pela rede telefônica
(Foto: Paulo Marques)
Por volta de 18he30min desta terça-feira, dia 13, um caminhão baú transportador de flores cruzava pela rua Santo Ângelo em direção a Av. Uruguai, enroscou em um chicote de fios de telefone que estavam estendidos sobre a rua, fazendo a ligação com empresas do outro lado da rua.

Com a força que estendeu a fiação, o poste quebrou rente ao chão ficando apenas pendurado pela rede telefônica da rua. Algumas empresas situadas nas imediações, certamente terão problemas com suas linhas telefônicas, e consequentemente com internet e os serviços de cartões de créditos.

Policiais da Brigada Militar compareceram no local
(Foto: Paulo Marques)
Os postes existentes no lado esquerdo da rua Santo Ângelo, sustentam apenas a rede telefônica que passa pelo local, e pode-se constatar a precariedade do poste que ficou pendurado, um poste envelhecido com a base podre.

Empresários que estavam no local, solicitaram a presença da Brigada Militar para atender a ocorrência.

Queimadas atingem lavouras em Quarainzinho, interior de Três de Maio

Postes que sustentam fiações de telefone, ficaram
parcialmente queimados (Foto: Paulo Marques)
Por volta de 14he30min desta terça-feira, dia 13, a Corporação de Bombeiros de Três de Maio recebeu um chamado para uma ocorrência de queimadas em lavouras na localidade de Quarainzinho, a cerca de 3 Km do centro de Três de Maio.

No local, que fica próximo a sociedade Caça e Pesca, os bombeiros encontraram em chamas cerca de 6 hectares de lavouras que estavam cobertas pela resteva do trigo que havia sido colhido. O fogo atingiu duas propriedades, mas a mais atingida foi a propriedade do agricultor Osmar Pering.

Conforme informações que colhemos no local, suspeita-se de que alguém tenha cruzado pelas proximidades e colocou fogo na lavoura, provocando as queimadas.

Hospital São Francisco de Assis recebe a certificação de filantropia

O Hospital São Francisco de Assis agora é filantrópico
O Hospital São Francisco de Assis de São José do Inhacorá/RS, conseguiu no dia 07 de novembro de 2012 e publicado no DOU em 08 de novembro de 2012, a CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, mais conhecida como “FILANTROPIA”, concedido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). É o reconhecimento do Poder Público Federal de que a Instituição é Entidade Beneficente de Assistência Social, sem fins lucrativos e presta atendimento ao público alvo da assistência social.

O que é filantropia:
Filantropia está mais relacionado com poder dar algo, que é fazer algo para as pessoas onde o Governo não consegue chegar, do que as empresas que fazem ações para contribuir para uma sociedade melhor, até mesmo, tempo e atenção, para outras pessoas ou para causas importantes com o objetivo apenas de se sentir bem, podendo ser praticada em igrejas, hospitais e escolas.

Vantagens:
Isenção Previdenciária (INSS) conforme Lei Nº 8.212 - 24/07/1991 Art. 55;
Diminuição de pagamentos de tributos;
Possibilidade de formação de parcerias estratégicas, projetos, com o governo.

As instituições hospitalares filantrópicas, para manter o status de filantropia e usufruir dos benefícios fiscais e manter seus objetivos institucionais, precisam observar a obrigação legal de atender pacientes patrocinados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em pelo menos 60 % de sua capacidade instalada.

Vereador da oposição crítica adesão de Três de Maio a paralisação das prefeituras

Orlandinho criticou a administração por estar em situação
complicada (Foto: Paulo Marques)
Conforme Orlando Mayer, a atual administração, além de receber há quatro anos R$ 1 milhão de reais em caixa e as contas em dias, contratou uma assessoria contábil justamente para controlar as finanças do município.

Durante a sessão de ontem à noite, o vereador criticou ainda o fato de que antes da eleição a atual administração trabalhava em ritmo acelerado, inclusive o pagamento de horas extras para servidores de vários setores da administração, e passado o pleito a máquina pública, praticamente, paralisou as atividades de imediato para economizar recursos.

Na região, as vinte prefeituras da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa estão com as portas fechadas. Funcionam apenas as escolas municipais e os postos de saúde. Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, os atuais prefeitos devem entregar a administração dos municípios sem despesas a pagar pelo próximo gestor.

Projeto amor de Mães do HSVP: Gestantes recebem instruções sobre saúde bucal

Odontóloga Luciane Grams Zanette falou sobre os cuidados
com a saúde bucal na gestação e na primeira infância
O terceiro encontro do quarto ciclo do Projeto Amor de Mãe do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, foi realizado na quinta-feira, 8, com a presença de cerca de 30 gestantes, acompanhantes e agentes comunitários de saúde. Uma das palestrantes do encontro foi a odontóloga Luciane Grams Zanette, que falou sobre a saúde bucal durante a gestação e a primeira infância.

“É fundamental ressaltar que a gestante deve ter cuidados com sua saúde bucal, seja com a escovação ou com a gengiva, que pode sangrar mais durante a gravidez. Há ainda no período gestacional uma maior incidência da doença periodontal, reação infecto-inflamatória que acomete a gengiva e a sustentação dos dentes. É fundamental que ela mantenha as visitas ao consultório odontológico”, explica Luciane.

Na segunda parte da palestra a odontóloga tratou dos cuidados com a saúde bucal na primeira infância, que devem iniciar logo no nascimento, como limpeza da boquinha do nenê. “Mesmo não havendo dentes, é preciso passar um paninho ou uma gaze depois de cada amamentação pra tirar o excesso de leite. Isso se torna um hábito e a criança entende que esse leite precisa ser removido. Assim, no momento em que nascem os primeiros dentinhos, esse hábito se mantém”, ressalta.

Luciane também esclareceu algumas dúvidas das gestantes, como a questão do bebê chupar os dedos, hábito que não se pode deixá-lo adquirir. “Outra questão que as mamães devem ter cuidado é com a ‘cárie de mamadeira’, que tem grande incidência em bebês que dormem com a mamadeira na boca, seja por hábito ou esquecimento da mãe. Esse leitinho fica o tempo inteiro em contato com os dentes do bebê e assim se formam as cáries. O mesmo vale para as crianças que mamam no peito. Fazer a limpeza é fundamental”, complementa.

Há outros hábitos que a odontóloga ressalta serem prejudiciais à dentição dos bebês. “Muitas mães acham que os dentes de leite não tem função e dizem: ‘deixa que dê cáries, pois depois vêm os dentes permanentes’. É um erro grave. Colocar mel na chupeta, por exemplo, não pode ser feito nunca. O mesmo vale para os remedinhos na chupeta, que são doces e podem provocar cáries. Há de se ter também um cuidado na hora da escolha da mamadeira. Muitas mães não percebem que a ela tem vários furos diferentes no bico, cada um para idades específicas. Muitas mamães cortam e abrem esses furos para ser mais fácil a saída do leite, e isso não pode ser feito. Todo esse esforço que o bebê tem na hora de sugar o líquido é fundamental para o crescimento do osso da mandíbula”, finaliza Luciane.

O próximo encontro do Projeto Amor de Mãe do HSVP ocorre o dia 22 de novembro. Estão envolvidos no Projeto Amor de Mãe diversos profissionais do HSVP, as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, DM3 Publicidade, Rotary Club, Sicredi, farmácia Medfar, farmácia Nhacor, farmácia São João e Natura Cosméticos.

SETREM participa do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais

Evento ocorreu entre os dias 5 e 9
de novembro, em Natal
Entre os dias 5 e 9 de novembro, aconteceu na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais (SBESC). 

O evento é uma iniciativa da comunidade brasileira de pesquisadores originalmente associados a três eventos, Workshop de Sistemas Operacionais (WSO), Workshop de Sistemas Embarcados (WSE) e Workshop de Sistemas de Tempo Real (WTR), que se unem frente à identificação de uma forte sinergia entre as áreas e à constatação de que a engenharia de sistemas computacionais é uma atividade cada vez mais multidisciplinar.

O SBESC objetiva instigar contatos e discussões sobre diversos temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas computacionais, promovendo assim a integração e a disseminação do conhecimento entre pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam na área.

A SETREM esteve representada pelo professor Msc. Fauzi Shubeita, que apresentou o artigo “WSN experiment and a grid-based network architecture proposal”, junto ao Workshop de Sistemas Embarcados. Este artigo é uma produção resultante dos trabalhos com o uso de Redes de Sensores Sem Fio em Agricultura de Precisão para lavouras irrigadas.

O professor agradece a vice-direção da SETREM e também a coordenadora dos cursos Bacharelado em Sistemas de Informações e Tecnologia em Redes de Computadores, professora Msc. Vera Benedetti, pelo apoio disponibilizado.

Moradores de Ijuí, RS, recebem lâmpadas e chuveiros econômicos

Técnicos da empresa visitam as casas das famílias de
baixa renda (Foto: Reprodução RBS TV)
Moradores de Ijuí, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, estão recebendo ajuda para poupar na conta de luz. O Departamento Municipal de Energia Elétrica (Demei) está instalando chuveiros mais econômicos e lâmpadas fluorescentes em casas de famílias de baixa renda. Além de combater o desperdício, a iniciativa possibilita a redução de custos para os consumidores.

A auxiliar de limpeza Evelise dos Santos foi a primeira moradora do bairro a receber a visita dos técnicos da concessionária de energia elétrica. Eles estão substituindo os chuveiros elétricos, e as lâmpadas pelo modelo fluorescente, mais econômico. A novidade agradou, já que os gastos com luz consomem boa parte do orçamento da família.

"Vai ser bem bom, pois vai reduzir o preço da luz. Vai servir de economia para mim", disse a moradora.
"É um programa que ajuda na distribuição de renda da população, pois você faz economia do consumo de energia. Temos 1173 consumidores enquadrados na modalidade tarifa social", contou Alceu Van der Sand, presidente do Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí.

A economia representa mais de R$ 12 no orçamento mensal da moradora. O segredo está no sistema do chuveiro, que possibilita o reaproveitamento do calor da água.

"O chuveiro preaquece a água através de uma plataforma. A água quente cai sobre a plataforma, e vai para o chuveiro, há um ganho de calor de cerca de oito graus, a água já vai preaquecida, reduzindo o gasto de energia", explicou o engenheiro elétrico Tafarel Franco Milke.

A previsão é que em até duas semanas todas as residências escolhidas pelo projeto tenham recebido os chuveiros. Já a distribuição das lâmpadas vai até o final de novembro.