18 outubro 2012

Dow AgroSciences realiza treinamento sobre boas práticas agrícolas em Senador Salgado Filho e Três de Maio (RS)


No dia 22 de outubro, a Dow AgroSciences realizará, em Senador Salgado Filho e Três de Maio (RS), os treinamentos do Programa de Aplicação Responsável (PAR 2012) - trabalho de orientação e disseminação das boas práticas agrícolas aos produtores, desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo - UPF, a Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Botucatu e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-RS.

O PAR realiza palestras sobre uso correto de Equipamento de Proteção Individual (EPI), descarte de embalagens, condições climáticas adequadas e qualidade na aplicação de defensivos agrícolas, com o objetivo de capacitar e conscientizar agricultores, operadores de pulverizador, técnicos e engenheiros agrônomos no que diz respeito aos conceitos de responsabilidade na aplicação e sustentabilidade do agronegócio. Além das palestras, ainda são realizadas atividades práticas sobre inspeção periódica de pulverizadores (IPP) e redução do risco de deriva.

Em 2011, 625 pessoas foram treinadas em 21 cidades nos estados do Mato Grosso e Rondônia. Este ano, o PAR passa por Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Esta maior abrangência consolida ainda mais o sucesso do programa, que já foi reconhecido no ano passado pelo Prêmio Mérito Fitossanitário, realizado pela ANDEF, na categoria “Boas Práticas Agrícolas”.

“Este tipo de programa é fundamental para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e produtiva, que otimize os recursos naturais e reduza o impacto nos sistemas de produção” afirma Valeska De Laquila, especialista em Product Stewardship de Proteção de Cultivos da Dow AgroSciences.

Simulador de deriva

A deriva de defensivos agrícolas é um problema que pode afetar culturas sensíveis que estejam próximas da área de aplicação. A eliminação da deriva é uma das questões mais trabalhadas no PAR. Por este motivo, foi desenvolvido em parceria pela Dow AgroSciences e a Unesp, um equipamento que possibilita simular condições reais de vento e tamanhos de gota das aplicações, de forma que os participantes tenham a visualização real do efeito do uso de cada tipo de tecnologia (ponta e pressão de trabalho), de acordo com a velocidade do vento no momento da aplicação. O “simulador de deriva”, como é chamado, é usado em todas as aulas práticas.

“O processo é extremamente marcante do ponto de vista didático, trazendo convencimento imediato do efeito das variações da tecnologia de aplicação no risco de deriva”, conta Ulisses Rocha Antuniassi, professor da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu.

Antes e depois de iniciar a dinâmica, são realizados testes que avaliam os participantes com relação ao conhecimento sobre o assunto. Segundo o professor Ulisses, existe um aumento médio de 77% de acertos no teste realizado após a capacitação em relação aos realizados previamente.

Homem é preso com notas falsas de dinheiro em Três de Maio

Automóvel usado pelo falsário (Foto: Paulo Marques)
Na manhã desta quinta-feira, 18, a polícia prendeu um indivíduo que tentava passar notas de dinheiro falso em uma casa lotérica na Rua Rio de Janeiro, no centro de Três de Maio.

O homem que é morador do bairro Guaíra, vinha sendo investigado pelo Setor de Investigação da Polícia Civil, e foi preso em flagrante com auxilio de policiais da Brigada Militar.

O automóvel, um Santana que o falsário usava, foi levado junto com ele para a Delegacia de Polícia.

HSVP comemora hoje 76 anos de história

O HSVP foi fundado no ano de 1936 (Foto: Paulo Marques)
Na manhã desta quinta-feira, 18, estiveram na Rádio Colonial AM, a Irmã Denise Miranda, diretora geral da entidade e o Dr. Clóvis Tomasi, diretor técnico do hospital.

Os entrevistados do programa Rádiojornalismo, falaram do momento festivo, e o Dr. Clóvis, também representou a classe médica que comemora o seu dia neste 18 de outurbo.

O Hospital São Vicente de Paulo, de Três de Maio, completa nesta quinta-feira, 18, 76 anos.

O Hospital São Vicente de Paulo é uma instituição da Rede Verzeri. Foi inaugurado em 18 de Outubro de 1936 com o apoio da comunidade.

Desde o início o atendimento foi marcado por forte humanismo, por gestos de profundo amor e respeito à vida. Ao longo dos anos o São Vicente alia humanismo e tecnologia na prestação dos serviços à saúde.

O momento é de comemoração, mas também de planejamento dos próximos passos do HSVP para continuar crescendo como referência em saúde na região Noroeste do Estado.

Para o Diretor Executivo da Instituição, Samuel Meoti, as perspectivas para o Hospital São Vicente de Paulo são muito boas para os próximos anos. “Temos um projeto para readequação no nosso Pronto Socorro já aprovado e aguardando confecção de convênio junto à Secretaria Estadual da Saúde. Também projetamos um crescimento na oftalmologia e continuamos com constantes investimentos em nosso Centro de Diagnóstico por Imagens, com a compra de novos e modernos equipamentos”, ressalta Meoti, que projeta um melhoramento contínuo em toda a infraestrutura hospitalar oferecida pelo HSVP.

Ocorre hoje a premiação do X TROFÉU OMAR

Indicados foram escolhidos no dia 11 de outubro
Tendo como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Técnicos do município de Três de Maio, a SETREM está organizando o  X TROFÉU OMAR.

O evento é promovido pelo Grêmio Estudantil SETREM (GESE), e abrange a modalidade de curtas-metragens com tema livre, ressalva para a sustentabilidade na categoria Melhor Documentário.

O Troféu Omar tem como objetivo reconhecer, incentivar e premiar os admiradores da arte cinematográfica, como atores, diretores, roteiristas, entre outros amadores que se motivam a produzir curtas e clipes musicais, e que acima de tudo, têm consciência da necessidade de preservar e desenvolver o mundo em que vivemos para as futuras gerações.

Na noite de 11 de outubro, o corpo de jurados do X TROFÉU OMAR assistiu aos curtas, documentários e clipes, realizando sua avaliação conforme os critérios do TROFÉU OMAR. Em seguida, os integrantes do GESE realizaram a somatória para verificar as três melhores pontuações de cada categoria. Acompanhe os indicados:

Melhor filme, clipe e documentário: 1888; A guerra dos bruxos; Ambição; Beijo, Beijinho, Beijão; Uma pizzaria muito louca; Vida Simpres.
Melhor figurino: Ambição; Guerra dos Bruxos; Vida Simpres.
Melhor roteiro: Uma pizzaria muito louca; Vida Simpres.
Melhor trilha sonora: 1888; Ambição; Vida Simpres.
Melhores efeitos especiais: Ambição; Beijo, Beijinho, Beijão; Vida Simpres.
Melhor ator: Alexander Morereira; Gustavo Boesing; Mateus Kehl.
Melhor atriz: Laura Bombardelli; Rejane Herpich; Rubea Centenaro.
Melhor ator coadjuvante: Leandro Maleico e Luca Petter; Christian Barth; Vagner Bento.
Melhor atriz coadjuvante: Dyulia Nardes Dallacorte; Laís Rolim; Luísa Bandeira.
A premiação ocorre na noite desta quinta-feira, dia 18, às 20 horas, no Auditório do Campus SETREM.

Flu consegue virada meteórica mas Grêmio , com 10, empata no fim: 2 a 2

Deco tenta se livrar de Fernando e levar o Flu ao ataque
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência o Globo)
Foi com uma ponta de frustração, mas sem perder a imensa confiança no quarto título brasileiro, que o torcedor do Fluminense saiu do Engenhão na noite desta quarta-feira. Depois de conseguir uma virada meteórica no segundo tempo, o Tricolor das Laranjeiras acabou levando o empate nos minutos finais do Grêmio, que tinha um jogador a menos. Porém, o placar de 2 a 2 ainda deixa o Flu muito à frente na liderança do Brasileirão. A equipe carioca passou a somar 69 pontos, 11 a mais que o time gaúcho, que é o terceiro. O vice-líder, Altéico-MG, está com 59, mas joga ainda nesta quarta contra o Santos na Vila Belmiro.

Os gols do time da casa foram feitos por Digão e Rafael Sobis, com Elano e Zé Roberto marcando para a equipe de Porto Alegre. Muito mais veloz que a virada do Flu na etapa final, conseguida entre os 13 e os 17 minutos, foi a expulsão de Marcelo Moreno, que substituiu Leandro aos 18 e só ficou 43 segundos em campo. Ele agrediu Sobis com uma cotovelada e recebeu o cartão vermelho de Sandro Meira Ricci.

- Não faltou força, determinação. Todos tentaram. A vitória escapou por pouco – lamentou Thiago Neves, que chegou nesta quarta de viagem com a seleção brasileira e só jogou o segundo tempo.

No lado gremista, o atacante Kleber elogiou a determinação de sua equipe.

- Saímos na frente, mas levamos a virada. Não podia acontecer. O empate veio na base do coração - resumiu.

A renda da partida somou R$ 783.325, para um público de 30.215 pagantes (35.217 presentes). Na próxima rodada, o Fluminense enfrentará o Atlético-MG no Independência, domingo, às 16h (de Brasília). Na véspera, às 18h30m, o Grêmio recebe o Coritiba, no Olímpico.

Cruz Vermelha Filial Santa Rosa realizou evento em Três de Maio

O evento foi realizado no CTG em Três de Maio
A Cruz Vermelha com atuação de âmbito regional realizou mais uma ação social essa em beneficio de proporcionar um dia de lazer diversão para mais de 200 crianças da comunidade de Três de Maio, a quarta feira do dia 17/10/12 com certeza ficara marcada na memória das crianças que realizaram diversas brincadeiras, momentos recreativos com direito a lanches e presentes para incrementar a festa. Queremos agradecer as professoras e monitores que acompanharam as crianças.

Também queremos agradecer os voluntários da unidade básica de saúde do bairro Oriental, agentes de saúde pela contribuição na preparação do evento e ao CTG Tropeiros do Buricá pelo espaço físico cedido. De forma especial as empresas que acreditam no serviço da Cruz Vermelha e que possibilitaram que o evento fosse executado com êxito são elas: Supermercado Cotrimaio, Benedetti, Tem Tem, Padaria São Francisco, Sicredi, Banrisul, Moveis Stein, Moveis Canção, Cartório Motta, Grilo Automóveis.

Acreditamos que com o pouco que cada um contribui para o serviço voluntário pode fazer a diferença e proporcionar felicidade a quem mais necessita. Junte-se a nós seja você também um voluntario da Cruz Vermelha.