08 julho 2011

Presidente da 19ª Fenasoja convida Ministro da Agricultura para o evento

Rossi esteve na cidade em conversa com empresários e
lideranças locais
O presidente da 19ª Fenasoja, Elemar Lenz, realizou um convite para o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, para participar do evento. O convite ocorreu em visita do Ministro em Santa Rosa.
Rossi esteve na cidade em conversa com empresários e lideranças locais para debater a polêmica do embargo russo, no que refere-se à exportação da carne suína brasileira. O encontro ocorreu na sexta-feira, dia 01 de julho. O presidente Elemar Lenz realizou ainda a entrega do material de divulgação do evento e uma edição do livro Santa Rosa: histórias e memórias.
Presenciaram a entrega o prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, o prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, Valdecir Hemsing, e os deputados Osmar Terra e Jéferson Fernandes.

Marina Silva afirma que “política não é monopólio dos partidos”

Após sair do PV, Marina Silva afirma que política não é 
monopólio dos partidos 
Crédito: Renato Araújo / ABr / CP
A ex-senadora Marina Silva, que se desfiliou do PV ontem, concedeu entrevista na tarde desta sexta-feira à Rádio Guaíba defendendo “uma nova forma de fazer política”. Apesar de ter recebido certa de 20 milhões de votos na campanha eleitoral do ano passado, ela disse que não vislumbra a disputa presidencial para 2014 neste momento, embora não descarte se lançar candidata novamente. “A política não é monopólio dos partidos.”
Marina contou estar decepcionada com a política do País atualmente. “O sistema político brasileiro está estagnado e os partidos também. Viraram máquina de disputar o poder pelo poder”, definiu. Para ela, a saída do PV se é uma medida de “voltar a encontrar o sonho”. Mesmo sem partido, ela prometeu “trabalhar para que as propostas que apresentei ganhem força”.
Para a ex-senadora, a saída do PV faz tanto ela quanto o partido “perderem no particular, mas ganharem no atacado”. Ela criticou a ex-legenda: “Se eu defendo a democracia como é que eu vou justificar um partido que não faz eleição para escolher seus dirigentes? Que nomeia os dirigente e os afasta ao bel prazer do seu presidente o quem quer que seja”.
A saída do PV, na visão dela, acarreta algum prejuízo para a sua carreira, “mas vale a pena”. Ela adiantou que o movimento que irá liderar tem “pessoas do PV e de outros partidos” e adiantou que a internet – assim como na sua campanha – será uma de suas principais plataformas de divulgação.
Marina não promete candidatura
Principal surpresa das eleições de 2010, Marina não garante que irá concorrer ao próximo pleito nacional. Entretanto, a possibilidade não está totalmente afastada: “Se em 2014, com legitimidade, as circunstâncias da política do Brasil exigirem um passo nesta direção, eu peço a Deus coragem para dá-lo. Neste momento eu não sei se serei candidata ou não. Neste momento é bom, porque quando você fica candidato, tudo o que você faz já tem um passo marcado”, contou ela, que disse que este processo a deixa “prisioneira”.

Departamento de Assistência Social oferece vaga de estágio


O departamento de Assistência Social de Tucunduva oferece uma vaga de estágio para o projeto Crescer e Ser. O projeto tem como objetivo realizar atendimento socioeducativo com crianças e adolescentes de 07 a 14 anos.  
Para preencher a vaga as candidatas deverão se enquadrar nos seguintes critérios: estar cursando magistério, pedagogia ou outra graduação direcionada à educação, identificar-se com o trabalho com crianças e adolescentes. Ser dinâmica, criativa e disposta para o trabalho com populações mais vulneráveis, residir no município de Tucunduva e ter disponibilidade para atividades no turno da manhã e tarde. 
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho das 08 as 11horas e das 14 às 16 horas junto ao CRAS de Tucunduva. Para realizar a inscrição as candidatas devem apresentar 01 foto 3x4, Xerox do documento de identidade, CPF e comprovante de residência, cópia da matrícula e atestado de frequência no curso e cópia do currículo individual. 
A seleção será feita através de entrevista e análise de currículo para avaliação de perfil individual, realizada pela equipe técnica do CRAS. Após selecionada, a estagiária receberá como remuneração um salário mínimo no valor de R$545,00 via contrato individual ou contratação com a instituição de ensino e jornada de trabalho de 30horas semanais. O contrato de estágio tem prazo de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis, e a candidata deve estar consciente de que se trata de trabalho socioeducativo, diferente do processo de ensino aprendizagem que acontece na escola. 
A estagiária será mensalmente avaliada pela diretora de assistência social, e se não atingir as pontuações e requisitos necessários será imediatamente dispensada do estágio, quitando-se apenas o período proporcional de trabalho efetivo realizado. Se este fato ocorrer, fica a cargo da Secretaria de Saúde e Assistência Social a realização de novo processo seletivo. 

Com nova lei, mais de 80 presos de Santa Rosa poderão responder em liberdade

Luma Leão, RBS TV Santa Rosa
Mais de 80 presos de Santa Rosa poderão responder o processo em liberdade, em virtude da nova lei do Código de Processo Penal, que prevê mais requisitos para manter alguém preso antes da sentença judicial.
A lei 12.403, aprovada pela Presidência da República, impõe condições diferenciadas para manter alguém na prisão. A partir de agora, quem for pego em flagrante em determinados crimes não deve ir para a cadeia.
- Anteriormente quem cometia uma tentativa de furto e era pego em flagrante, via de regra, ficava preso e aguardava o julgamento do processo, preso. Agora, quem cometer uma tentativa de furto, como é um crime que a pena vai ser inferior a quatro anos, via de regra, essa pessoa – senão for caso de converter essa prisão em flagrante preventivo – vai ser colocada em liberdade – esclarece p juiz da 2ª Vara Criminal, Eduardo Busanello.
A principal mudança no Código de Processo Penal determina que o acusado pode aguardar o resultado do processo fora da prisão. Caso seja condenado, irá cumprir a pena integralmente.
A liberação dos detentos, presos preventivamente, dependerá da determinação do juiz.
- O defensor público ou o advogado fará o pedido ao Magistrado competente, haverá um parecer do promotor de justiça, sendo favorável ou não. Posteriormente o juiz da vara criminal irá decidir – explica o defensor público Lucas Lessa de Peixoto Pereira.
Em todo o Estado, cerca de 7 mil presos devem ser liberados. A alteração pretende reduzir a superlotação nas penitenciárias.
- Um dos motivos é que os presídios estão abarrotados, super lotados. E esta nova lei de certa forma, vai flexibilizar o sistema, vai permitir que alguns presos sejam colocados me liberdade – afirma Busanello.
Atualmente, o Presídio Estadual de Santa Rosa possui capacidade para 110 detentos, mas abriga 261.

Viatura da BM cai de ponte na BR-386 durante perseguição

Motorista perdeu o controle da direção
Foto:Eder Calegari / Agencia RBS
Dois policiais do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar de Frederico Westphalen, no norte do Estado, ficaram feridos em um acidente na manhã desta sexta-feira. A viatura em que eles estavam caiu na ponte do Rio da Várzea, na BR-386.
Segundo a BM, os policiais acompanhavam um veículo suspeito que furou a barreira do posto fiscal de Iraí. Na fuga, os ocupantes do carro arremessaram o macaco e a chave de rodas contra a viatura. Por causa disso, o policial que dirigia perdeu o controle do veículo e acabou saindo da pista. O veículo suspeito conseguiu fugir.
Os dois policiais que tiveram ferimentos leves foram levados para observação no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Iraí.

Homens com rosto largo são mais propensos a mentir, dizem pesquisadores americanos

Homens com rosto largo são mais propensos a mentir e trapacear que
os de rosto fino, segundo a pesquisa
Foto:Divulgação / Stock Photo
Se você acha que é esperta o suficiente para saber se um homem é bom caráter logo numa primeira conversa, saiba que um grupo de pesquisadores americanos passou a sua frente. A partir de uma análise comparativa de comportamento e características físicas, eles concluíram que homens com rosto largo são mais propensos a mentir e trapacear que os de rosto fino, mas também são mais bem sucedidos nos negócios.
Os cientistas acreditam ter evidências para mostrar que a medida da largura do rosto de um homem dividida pela altura da sua face é um indicador do quão poderoso ele se sente e de sua disposição para quebrar regras sociais, a fim de atingir seus objetivos. O estudo sugere que o cálculo pode ser um velho sinal evolucionário da agressividade de um homem quando lida com pessoas que ele considera competidores, segundo o professor Michael Haselhuhn, que liderou o estudo na Universidade de Wisconsin-Milwaukee.
– A razão largura sobre altura geralmente é um sinal positivo, falando em termos de evolução. Especificamente, quando homens competem por recursos com outros homens, o rosto largo é um forte sinal de agressividade, e comportamento autointeressado – disse Haselhuhn. – Descobrimos evidências de que a ligação entre o tamanho do rosto do homem e seu comportamento antiético é causado por um senso de poder. Homens com medidas maiores do rosto se sentem mais poderosos, e esse sensação de poder os leva a uma atitude inapropriada – disse.
Os estudos envolveram o teste de um grupo de 192 alunos de Administração para ver o quão prontamente eles estavam dispostos para mentir ou trapacear para ganhar vantagem sobre um competidor. Os homens de rostos mais largos eram cerca de três vezes mais propensos a passar a perna no outro comparados com os de face mais fina, de acordo com o estudo publicado na revista "Proceedings of the Royal Society B.".
– É importante reconhecer também que homens com o rosto mais largo não são todos maus. A mesma sensação de poder e agressividade que geram comportamento antiético pode ser um benefício se for canalizada corretamente.

Governador recebe Carta de Concertação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Das 12 Câmaras Temáticas existentes, quatro apresentaram
os resultados nesta quinta-feira
O governador Tarso Genro recebeu, nesta quinta-feira (07), na terceira reunião do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), realizada no Palácio Piratini, a primeira Carta de Concertação. O documento com as diretrizes para a construção de uma Agenda Sustentável para o Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental, foi entregue pela conselheira Mercedes Maria Loguério Cânepa.
Das 12 Câmaras Temáticas existentes, quatro apresentaram os resultados de seus debates e reuniões, por meio de relatórios, que foram encaminhados pelos conselheiros para serem aprovados pelo colegiado e entregues ao governador como sugestão. Tarso lembrou da importância do debate de temas polêmicos nas Câmaras e da participação efetiva de seus integrantes na consolidação das propostas apresentadas pelo Executivo. "Temos que desenhar um novo panorama a partir de agora, independentemente das polêmicas judiciais, que certamente ocorrerão daqui por diante e que fazem parte de um grande movimento de reorganização do Estado brasileiro", avaliou.
Na pauta da reunião também esteve o encaminhamento das propostas do CDES-RS ao Plano Plurianual (PPA), divididas na integração das diretrizes da Carta de Concertação ao PPA e as contribuições dos Conselheiros ao Plano. Um balanço das atividades do semestre ainda foi apresentado pelo Secretário Executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris.
Teto salarial
Um dos temas que ganhou força durante a reunião do Pleno, que contou com a participação de mais de 83% de seu colegiado, foi o debate sobre o teto salarial para os servidores públicos. Durante seu pronunciamento, o governador Tarso Genro disse que não quer 'demonizar' os altos salários, mas defendeu uma matriz salarial interna com menos desigualdade e que discuta o conceito de salário máximo e de mínimo aos servidores públicos.
O conselheiro Paulo Vellinho defendeu a implementação de um patamar salarial no Estado. "O teto é uma necessidade, não existe lugar no mundo onde a distância entre o salário básico seja 30, 40 vezes menor do que o máximo. É uma distância absurda e isso divide a sociedade brasileira entre aqueles que estão no andar de baixo e os que estão no andar de cima", afirmou.
Vellinho garantiu que a limitação de proventos não vai tirar o interesse daqueles que pretendem ingressar no serviço público. "Isso não vai causar afastamento de interessados na carreira pública. O que está causando afastamento e a 'exportação' de gaúchos para o Brasil e para o Exterior é a falta de oportunidade de trabalho. Eles vão vender o talento deles lá fora. Esses R$ 17 mil são salário de primeiro mundo", disse.
O conselheiro e presidente da Ajuris, João Ricardo dos Santos Costa, destacou que é temerário discutir, neste momento, a equalização dos baixos salários com os mais altos. Ele ressalta que o 'rebaixamento' do teto poderia provocar a saída de servidores qualificados para Estados vizinhos que pagam mais.
Além de defender que o debate deve começar a partir do piso salarial, João Ricardo ressaltou que existe no Brasil uma política de vencimentos do Judiciário que é vinculada ao teto do salário do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). "O Estado que pagar menos vai dispor de um corpo técnico mais desqualificado do que outros estados. Então não se pode falar em desenvolvimento do Estado quando os seus serviços estão em situação desproporcional em relação à outras unidades da federação", comparou.
Câmaras temáticas apresentam resultados
A primeira Câmara a apresentar suas considerações foi a do Pacto Gaúcho pela Educação que recomendou à constituição de uma rede de universidades federais e comunitárias e Institutos Federais de capacitação de professores, alunos e trabalhadores. A Câmara de Desenvolvimento Metropolitano propôs a definição de uma agenda estratégica de desenvolvimento para a região, a criação do Gabinete de Governança Metropolitana e o fortalecimento administrativo e institucional da Metroplan.
A Câmara de Desenvolvimento da Região da Serra e Arranjos Produtivos Locais teve como principais eixos a educação e desenvolvimento tecnológico, infraestrutura e logística, políticas de competitividade setorial e fortalecimento dos APLs. E por fim, a Câmara Temática do setor Coureiro-Calçadista, que propôs a formulação de um programa de desenvolvimento especifico para o setor, que contemple a legislação fiscal adequada, crédito e modernização. Ainda a criação de linhas de crédito para a busca de novas tecnologias para o setor.
Para que as sugestões contribuíssem na formulação do Projeto de Lei enviado para a Assembleia Legislativa, o trabalho da Câmara Temática da Previdência Pública foi encerrado no mês de maio. Mais de 20 propostas foram encaminhadas e grande parte foi acolhida pelo governador, como por exemplo, a necessidade de reestruturação da previdência, manutenção do caráter público com gestão paritária e colegiada do regime, e respeito aos direitos adquiridos.
As câmaras de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Cultura e Comunicação; Economias do Campo; Indústria Naval, Petróleo, Gás e Setor Energético; Pedágios; Piso Regional, e Proteção Social, continuam suas atividades. Durante a reunião, foi escolhido o Comitê Gestor, colegiado encarregado de fazer encaminhamentos até a próxima reunião do Pleno, que acontece dia 13 de setembro.

Texto: Daiane Roldão e Felipe Bornes Samuel
Foto: Eduardo Seidl/Palácio Piratini

Santa Rosa é referência em Políticas Públicas para Mulheres no Estado

Sandra Padilha
A vice-prefeita de Santa Rosa, Sandra Padilha, foi convidada para compartilhar as experiências em políticas públicas para mulheres na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
A apresentação será no evento Grandes Debates, nesta sexta-feira, com o tema, “Enfrentamento à Violência contra as Mulheres: Avanços e Desafios”.
A Vice-Prefeita, Sandra Padilha e sua equipe irão apresentar as ações que estão sendo realizadas no município e também mostrarão todas as conquistas desta área, desde 2009. Santa Rosa, hoje é referência no Estado em Políticas Públicas para Mulheres.
- Entendo que a caminhada que construímos até aqui se deve pelo compromisso assumido por todos os segmentos da nossa comunidade. Com alegria levamos a nossa experiência para os municípios do nosso Estado – ressaltou Sandra Padilha.
O evento contará com a participação da Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes e da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana.