01 novembro 2012

Operação prende família que comandava o tráfico de crack em Três Passos

Capitão Amaro e delegadas Caroline e Cristiane na entrevista
coletiva à imprensa
Cerca de 112 policiais e dezenas de viaturas, 14 prisões efetuadas, sendo 9 preventivas, e 8 mil reais e 700 gramas de crack apreendidos, além de celulares e outros objetos confiscados. Estes foram os números apresentados, após 10 meses de investigações, em entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quinta-feira, 1, pela Polícia Civil como resultado da Operação A Grande Família, que culminou no início da manhã de hoje, 1, no Bairro Frei Olímpio, em Três Passos.

Armas e objetos apreendidos na operação de hoje em
Três Passos (Fotos: Trespassos News)
Segundo a delegada Caroline Bamberg Machado, cinco pessoas já haviam sido presas no decorrer das investigações, entre elas, dois menores. O chefe da quadrilha já se encontrava preso e comandava a venda de crack de dentro do presídio, através de usuários e de integrantes da própria família, inclusive sua filha e sua mãe de 15 e 70 anos de idade. “Apesar das dificuldades que a Polícia Civil encontra para combater o crime, como a geografia, a extensão territorial e o reduzido efetivo, cerca de 5 investigadores para atender 4 municípios, com o apoio da Brigada Militar e as denúncias feitas pela população, conseguimos chegar a esse resultado”, destacou a delegada.

Moradores protestam após prefeito eleito ter candidatura cassada no RS

Protesto em Itaqui contou com 3,5 mil manifestantes
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Cerca de 3,5 mil pessoas foram às ruas para pedir a realização de uma nova eleição municipal em Itaqui, na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina, como mostra reportagem do Bom Dia Rio Grande (veja no vídeo ao lado). Eles protestam contra a lei que elege o segundo colocado no pleito do dia 4 de outubro, o atual prefeito Gil Marques Filho (PDT), já que o vencedor Jarbas da Silva Martini (PP) teve a candidatura cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por improbidade administrativa.

“O grande objetivo é fazer valer a democracia. Esperamos que nossos votos sejam reconhecidos e que tenhamos uma resposta positiva da Justiça”, declarou a professora Tânia Cabral, que participava do protesto.

Martini foi o vencedor do pleito com 49,4% dos votos. O número não ultrapassou os 50% do total de eleitores, o que impede a realização de uma nova eleição. “Como o candidato Jarbas obteve uma votação inferior a 50%, a consequência, pelo que estabelece a Lei Eleitoral, é a proclamação como eleito do candidato que teve a segunda maior votação. No caso, o atual prefeito”, explica o juiz eleitoral Bruno Jacoby de Lamare.

Marques Filho, do PDT, que foi o segundo mais votado com 25% do total, deve assumir o mandato em janeiro. Ele foi alvo de uma denúncia na Justiça Eleitoral local, mas não foi condenado.

Mesmo diante da situação, Martini acredita ter chances de assumir o mandato. “O recurso existe, está correndo e nós temos toda a esperança do mundo”, declarou.

Definidos os finalistas do 3º Festival de Música SETREM

Apresentações ocorrem dia 7 de novembro
Encerraram na quarta-feira, dia 31 de outubro, as votações nas bandas que se inscreveram para o 3º Festival de Música SETREM.

Oito bandas da região postaram suas apresentações no site do Festival, e obtiveram mais de 107 mil votos. Entre as inscritas, as cinco bandas mais votadas pela comunidade regional foram selecionadas para se apresentar no 3º Festival de Música da SETREM.

O evento ocorre no dia 7 de novembro, no Campus da Instituição, no encerramento do OPS!? (Orientação Profissional SETREM). Neste ano, a banda que irá abrir o Festival é a Banda IDR, de Ijuí.

Os vencedores do 3º Festival de Música SETREM receberão R$ 500,00 em dinheiro, cantarão com a Banda IDR e terão a divulgação da banda durante uma semana na Rádio Cidade Canção. A escola representada pelos vencedores receberá um Tablet.

Acompanhe a relação das bandas finalistas: 
Banda RP311 - Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo/Crissiumal (24.286 votos)
Banda Onorah – Colégio L’Hermitage Cristo Rei/Horizontina (24.285 votos)
Banda Outro Acaso – Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Sales/Campo Novo (20.718 votos)
Banda Los Pararayos – Escola Estadual de Educação Básica Yeté/Tuparendi (19.529 votos)
Banda Cromo – Escola Estadual de Educação Básica Albino Fantin/Horizontina (19.080 votos).

Assaltantes invadem residência e rendem casal em Três de Maio

A polícia investiga o crime
Conforme o delegado João Vitório Barbatto, três homens invadiram uma casa no centro de Três de Maio na noite desta quinta-feira, dia 31.

Os ladrões renderam e amarraram os proprietários da casa. Foram levados eletro-eletrônicos como o computador, um forno elétrico, também, alianças e uma bomba de chimarrão e até um revólver da vítima.

Depois de reunirem os objetos, eles fugiram no próprio Santana de cor prata da família.

A polícia investiga o crime.

Empresário acusado de golpe divulga carta alegando inocência

A carta está assinada por Denice e Otávio Bittencourt
Empresário suspeito de ter aplicado golpe em clientes divulga carta em que afirma que não é criminoso.

Otávio Santos Bittencourt e a mulher dele Denice Mota Bittencourt, que estão desaparecidos desde o dia 25, estão sendo acusados de emitirem indevidamente títulos em nome de terceiros. A Polícia Civil recebe várias denúncias nesse sentido. Na nota de esclarecimento que foi entregue por um familiar deles a Rádio Colonial na manhã de hoje, o casal alega que teria se ausentado da cidade porque recebeu ameaça de morte.

No texto, eles reconhecem a falência da empresa da qual são proprietários, a Bombas Injetoras Aliança. Afirmam que tentaram vender a empresa para os maiores credores e se dispuseram a trabalhar como empregados para honrar os compromissos, mas não houve êxito na proposta.

Otávio e Denice garantem ainda que estão a disposição da Justiça para prestar esclarecimentos sobre tudo o que aconteceu, mas por motivos de segurança não pretendem retornar a Três de Maio.

A Delegacia de Polícia já registrou 16 ocorrências contra a empresa. São clientes, funcionários e até amigos dos proprietários reclamando que tiveram o CPF usado sem autorização para compra de diversos produtos. O delegado Barbato acredita que o empresário emitia títulos sem o conhecimento deles, e descontavam ou obtinham estes valores junto a instituições financeiras. Os valores das prestações são variados e as vitimas são pegas de surpresas com a chegada dos boletos.

O delegado Barbato orienta as pessoas que foram vítimas para que procurem a delegacia para fazer a ocorrência.

Aprovado projeto que define prazo para que SUS inicie tratamento de pessoas com câncer

A Senadora Ana Amélia foi a relatora do projeto
O plenário do Senado aprovou projeto que estabelece prazo máximo de 60 dias para o início do tratamento de pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Se o caso for grave, o prazo pode ser menor, segundo o texto.

O projeto original, do Senado, previa apenas o pleno acesso dos pacientes a medicamentos e analgésicos à base de ópio para os casos em que a doença provoque dor intensa. Mas, na Câmara, foi aprovado substitutivo ao texto que amplia a matéria incluindo o prazo máximo para início do tratamento e a obrigatoriedade de que os estados desenvolvam planos de oncologia para instalar serviços especializados.

A relatora da matéria, senadora Ana Amélia (PP-RS), elogiou que o projeto tenha sido aprovado ao mesmo tempo em que se encerra o Outubro Rosa, movimento pela prevenção e tratamento do câncer de mama. Na opinião dela, a nova lei irá beneficiar as mulheres que sofrem com a doença.

O projeto prevê a quimioterapia, a radioterapia ou cirurgia, como o tratamento previsto dentro do prazo. O texto segue agora para sanção presidencial.