08 maio 2012

São Luiz Gonzaga: Encontrado, em Santo Antônio, jovem desaparecido

Cassemiro estava sumido desde segunda-feira
Foi encontrado na tarde desta terça-feira (08), o jovem Cassemiro Oliveira Caetano, de 14 anos, que havia desaparecido na segunda-feira.
O adolescente, que saiu de casa na manhã de ontem, estava no Rincão do Meio, localidade de Santo Antônio das Missões. Segundo informações de seu pai, Cassemiro estava bem, com alguns machucados, devido a um tombo de bicicleta, e desnutrido. Ele não soube explicar o motivo que o levou a sair de casa. Os pais aguardam a chegada do SAMU para voltar a São Luiz Gonzaga.

Três Passos: Polícia investigará confusão com PMs de em boate de Santa Rosa

A cortesia não foi dada aos policiais porque eles estavam
de folga, argumenta a proprietária 
Após uma confusão envolvendo policiais militares em uma boate de Santa Rosa, a Brigada Militar abriu uma investigação nesta terça-feira (8) para apurar o caso. A proprietária da casa diz que um grupo de sete PMs pediu cortesia para entrar, o que foi negado.
Segundo ela, cada um, então, pagou R$ 10. Dentro do local, ela conta que três deles espalharam uma espécie de gás, que causou mal estar nos frequentadores. Segundo a BM, os policiais já foram identificados e são do Pelotão de Operações Especiais de Três Passos.
A cortesia não foi dada aos policiais porque eles estavam de folga, argumenta a proprietária. A BM confirma que eles não estavam em horário de serviço. Também vai ser investigado se o trio que liberou o gás usou equipamentos ou materiais de uso exclusivo da Brigada Militar durante o trabalho.
Segundo o comandante do 4º Batalhão da Brigada Militar, tenente-coronel Iguaraçu da Silva, caso seja comprovado que houve irregularidade, os policiais poderão ser processados disciplinarmente ou penalmente, se houver crime.

Três de Maio: Classmann promove grande encontro regional do PTB

O encontro foi realizado na sexta-feira 04/05, em T.de Maio
O líder da bancada do PTB, deputado Classmann, foi o anfitrião de um histórico encontro do Partido Trabalhista Brasileiro, relizado em Três de Maio, na última sexta-feira (4/5). Cerca de 300 pré-candidatos, de 50 municípios das regiões Grande Santa Rosa, Celeiro e Missões foram recepcionados pela executiva estadual do partido, na Sociedade Guaíra, em um seminário com orientações às próximas eleições municipais.
Prestigiaram o evento o secretário de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do RS, Luiz Carlos Busato, o secretário de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, o deputado estadual Cassiá Carpes, prefeitos e ex-prefeitos, vice-prefeitos e ex-vice-prefeitos, além de vereadores. Na oportunidade, a assessoria jurídica do partido também tirou dúvidas sobre o pleito 2012.
"A presença de grandes liderenças, de dezenas de municípios da região, qualifica as fileiras do PTB e consolida o partido, que vai oferecer aos eleitores excelentes opções para o pleito deste ano", destacou o deputado Classmann.

Ijui: Confirmado primeiro caso de dengue

Faça sua parte, evite a dengue
Paciente teria contraído a doença em Santa Rosa. Ações de controle e orientações para evitar a propagação da doença estão sendo providenciadas pela Vigilância Ambiental.
Na manhã desta terça-feira, 8, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou um caso de dengue em Ijuí.
Trata-se de uma moradora do centro que passa por um quadro de dengue importada, ou seja, o vírus não foi contraído no município, e sim em Santa Rosa, onde a paciente estuda.
De acordo com a secretária da Saúde, Alexandra Lentz, assim que foi notificado o caso com sintomas característicos ao de dengue, há cerca de uma semana, os Agentes de Controle de Endemias realizaram uma Pesquisa Vetorial Especial (para analisar a existência de larvas), e posterior aplicação de larvicida, além de inseticida, para eliminar o mosquito.
A medida foi realiza em um espaço que envolveu aproximadamente seis quarteirões ao redor da casa da paciente. “Foram tomadas as providências necessárias”, afirma.
Ações de controle – Por meio da Vigilância Ambiental são realizadas ações permanentes de controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Entre as atividades estão mutirões de limpeza e de conscientização da população, que envolve também a participação de entidades e instituições do município e pessoas da comunidade, aplicação de inseticida, bem como campanhas na imprensa.
O que fazer para evitar – Para combater o mosquito é necessária a sensibilização da comunidade. Todo cidadão pode fazer sua parte eliminando matérias que podem se tornar criadouros do mosquito, como latas, garrafas, plástico, garrafas PET, potes de flores, pneus, vidros, embalagens descartáveis e potes plásticos, entre outros que possam acumular água.

Ijui: Assaltante conhecido como “Nego Coco” está foragido

Paulo Roberto Soares dos Santos é procurado pela
polícia desde o dia 14 de Abril passado.
Foto: Abel Oliveira/arquivo
Paulo Roberto Soares dos Santos é procurado pela polícia desde o dia 14 de Abril, quando teve a prisão decretada pela Justiça.
A Polícia está à procura do assaltante Paulo Roberto Soares dos Santos, o “Nego Coco”, 33 anos, com prisão decretada pela Justiça desde o dia 14 de abril deste ano.
Nego Coco possui duas condenações por assaltos a mão armada. As penas somadas chegam a quase sete anos de prisão.
Ele havia saído em liberdade condicional em janeiro deste ano, quando deixou o Instituto Penal de Ijuí (IPI).
Como não cumpriu as condições para ficar na rua, a Justiça determinou o seu recolhimento.
Qualquer informação sobre o paradeiro do foragido pode ser passada à delegacia de polícia mais próxima, fone 197, ou à Brigada Militar pelo telefone 190.

São Luiz Gonzaga: Família busca jovem desaparecido

Informações pelo telefone (55) 9678-9941 
Cassemiro Oliveira Caetano, de 14 anos, está desaparecido desde segunda-feira (07).
O jovem teria sido visto pela última vez, por sua mãe e padrasto, em sua residência, onde deveria, pela manhã, ir à escola, logo depois de seus responsáveis sair de casa. Entretanto Cassemiro não esteve no colégio e não foi encontrado até o presente momento. Ele estudava no Instituto Osmar Poppe, e estaria com o abrigo da escola e calça azul.
Informações sobre o jovem devem ser repassadas pelo telefone (55) 9678-9941.

Três de Maio: Expo Terneira divulga as atrações e compõe grade de shows da 2ª edição

Os  Fagundes são atração certa para o primeiro dia de feira
Dos 04 dias de feira, três terão atrações musicais para visitantes e expositores da 2ª Expo Terneira – Exposição da Terneira e da Economia Familiar.
A 2ª Expo Terneiraanunciou na tarde desta segunda-feira, 07 de maio, através de suas Redes Sociais –site e rádios – mais atrações que compõe a sua grade de shows. Realizada em 04 dias, de 07 a 10 de junho de 2012, em três dias atrações musicais irão animar visitantes e expositores da feira.
O primeiro show anunciado foi o 6º Festival “Rio Grande Canta o Cooperativismo”, aonde doze artistas nativistas renomados irão se apresentar na primeira noite de feira, 07 de junho. O evento vem com uma mega estrutura, aonde tem show de luzes, ambiente coberto e com 1.500 acomodações para os visitantes.
A segunda atração anunciada foi Os Fagundes. A música do sul com ritmos de todo o Brasil. Com a sonoridade obtida do acordeon, tambores eguitarra, as músicas e trovas mostram o aspecto bem humorado da vida do campo e da cidade no Rio Grande do Sul, vem para a Expo Terneira com os sucessos ‘O Canto Alegretense’ e‘Origens’, tema de abertura do Programa Galpão Crioulo. O show ocorre no dia 07 de junho, após o festival.
A terceira atração para atender aos pedidos de um show de pop reggae romântico na Expo Terneira, a Comissão Central traz a banda IDR,  já conhecida na região. A banda de rock de Ijui se apresenta no palco da Expo Terneira no dia 08 de junho, segundo dia de evento.
E a quarta atração anunciada na tarde desta segunda-feira pela Expo Terneira, nas redes sociais, é um show sertanejo universitário, Dudu Amarante e Banda, que traz sucessos como ‘Me Beija ou Cai Fora’ e ‘Ciuminho Bobinho’. O show ocorrerá no dia 09 de junho, sábado. Também se apresentam a Banda Quatro por Quatroe atrações locais.
Confira a grade extra oficial de eventos da 2ª Expo Terneira:
- 07/06 – 6º Festival Rio Grande Canta o Cooperativismo
- 07/06 – Os Fagundes
- 08/06 –Willmutt
- 08/06 – Banda IDR
- 09/06 – Atrações Locais
- 09/06 – Quatro por Quatro
- 09/06 – Dudu Amarante e Banda

Santa Rosa: Prefeitura trabalha no enquadramento de professores

Currículos dos professores da rede pública estão sendo
analisados 
Iniciaram no mês de abril os trabalhos da Comissão de Enquadramento dos professores da rede pública municipal no atual Plano de Carreira (Lei Complementar nº 72, de 3 de janeiro de 2012).
A Comissão é presidida pela Secretária Municipal de Educação e Juventude, Rosane de Almeida, e é composta por professores indicados pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Santa Rosa, Secretaria de Administração, Procuradoria Geral do Município e da secretaria municipal de Educação e Juventude.
Trata-se de um trabalho minucioso, pois necessita a análise da pasta individual de cada professor para verificar o concurso realizado por cada professor para, a partir de tal informação, realizar o enquadramento nos novos cargos criados no atual Plano de Carreira do Magistério.

Região: UNIJUÍ forma seu primeiro doutor

Roque Ismael da Costa Güllich, é o primeiro Doutor
titulado pela UNIJUI
Roque Ismael da Costa Güllich, graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação nas Ciências é o primeiro Doutor titulado pela UNIJUÍ. A obtenção do título de Doutor pelo Programa de Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ aconteceu na manhã desta quarta-feira, 02 de maio, com a banca de defesa da tese intitulada “O Livro Didático, o Professor e o Ensino de Ciências: Um Processo de Investigação – Formação – Ação”. A banca examinadora esteve constituída pela Profª. Drª. Lenir Basso Zanon, Orientadora da tese, e pelos professores doutores Maria Cristina Pansera de Araújo e Otávio Aloísio Maldaner, ambos da UNIJUÍ, Neusa Maria John Scheid, da URI de Santo Ângelo e Lenice Heloísa de Arruda Silva, da Universidade Federal da Grande Dourados/MS.
Docentes, doutorandos do Programa e familiares de Roque Güllich acompanharam a sessão de defesa da tese, que foi seguida de uma breve cerimônia para marcar o momento, que contou com a presença do Reitor Martinho Kelm, do professor Edemar Rotta, Diretor do Campus Cerro Largo da Universidade da Fronteira Sul – UFFS, onde Roque atua como docente; da coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências, professora Helena Copetti Callai; e Adair Adams, representando a turma de doutorandos.
A tese defendida por Roque Güllich teve como objeto de estudo a relação entre o uso do livro didático pelo professor e a constituição da docência ao longo deste processo. “Trabalhei com a ideia de que os processos de formação coletiva, compartilhada, desencadeados e mediados pela reflexão, nesses coletivos de formação, podem ser um enfrentamento de uma relação de aprisionamento que existe entre o professor e o livro didático. A formação pode ser um enfrentamento a essa situação, produzindo discursos e práticas mais híbridos, mais contextuais e menos aprisionados por essa ferramenta didática, com uma intervenção qualificada, e isso se dá pela via da formação”, destaca o recém-doutor.
Para Roque Güllich, a conquista do título de Doutor em Educação nas Ciências representa a realização de um sonho, acalentado desde os tempos de ensino técnico, em 1992. “É uma realização, o resultado de todo um trabalho, individual e coletivo, de colaboração da orientadora, de vivência no programa que culminou com a conquista do título. Historicamente, para a UNIJUÍ, também é uma conquista importante deflagrar o programa com a defesa do primeiro doutor, porque isso desencadeia a avaliação do programa”, ressalta Roque, acrescentando que o processo do doutoramento levou 24 meses e que foi desafiador cumprir o doutorado nesse espaço de tempo, conjugando estudo e trabalho.
O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, destacou que o momento era significativo para a Universidade, pois reafirmava a sua atuação nas diversas dimensões, do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como seu compromisso com o desenvolvimento regional, formando uma “massa crítica”, tanto em termos de corpo docente quanto discente, que permitia um constante repensar, a partir da trajetória histórica, reconstituindo a Universidade a partir de um novo contexto e das novas necessidades da comunidade regional.

Santa Rosa: Droga foi enviada por Sedex para o Presídio

O apenado para o qual era endereçada a correspondência
via Sedex, declarou que não conhecia o remetente.
O fato inusitado foi registrado na Delegacia de Polícia por um agente penitenciário.
Uma encomenda por Sedex, postada em Doutor Maurício Cardoso, chegou à casa prisional em nome de um dos detentos e entregue pelo Correio.
Ao ser revistada, os agentes constataram que na caixa tinham 16 tijolinhos de maconha pesando de 7 a 95 gramascada um dos tijolinhos.
No interior da caixa também foram encontrados chocolate, sucos, massa, carteira de cigarro, fumo, desodorante, sabonete, creme dental e escova.
O apenado para o qual era endereçada a correspondência via Sedex, declarou que não conhecia o remetente.