01 fevereiro 2011

Preparativos para a XII Expofeira 2011


No último sábado tendo por local o parque de Exposições Germano Dockhorn aconteceu mais uma reunião ordinária envolvendo todos as Comissões da Expofeira, as quais relataram um pouco sobre as ações desenvolvidas.
Estão de forma acelerada os preparativos para a realização da Expofeira em Três de Maio. A direção da feira que tem como presidente Ildo Corso concentra seus esforços na busca de recursos com a relação aos patrocinadores e também a captação dos mesmos através dos Projetos da LIC e ROUANET.
A Comissão de Shows já está montando uma grade de eventos que deve abranger todos os segmentos, buscando atrair o maior número possível de público junto a Praça de Alimentação.
No que diz respeito a Comissão Social com relação a alimentação no pavilhões das etnias, a mesma abriu à participação das entidades comunitárias, tais como Corpo de Bombeiros, APAE, Lar dos Idosos, Comunidade Católica. A divulgação completa dos eventos no pavilhão das etnias será aberta a partir das confirmações dos shows, alguns deles já acertados.
Conforme informações do Comitê de Governança que tem como coordenador Nírio Metzka, uma das principais atividades desta semana foi a implantação de rede de água junto a Expodinâmica, a qual será outra atração da Feira para este ano. Além disso a comissão está empenhada na abertura de novas ruas naquele setor e uma nova entrada do Parque de Exposições pela Av. Santa Rosa, o que deverá melhorar a fluência de expositores e visitantes junto à Expofeira 2011.
A Expofeira sempre teve a característica de ser uma feira para toda família em virtude até mesmo de ter ingressos a valores populares, para esta edição os valores devem variar entre R$3,00 e R$5,00, sendo que também devem constar dias onde a entrada ao parque será franqueada ao público, o que deve satisfazer aos expositores que já praticamente tomaram 100% dos espaços disponíveis no parque.
Outra grande atração da Feira será a Exposição do Gado Leiteiro, a qual deverá receber animais de todo Estado, em virtude da mesma ter buscado o seu cadastro junto as Associações do Gado Holandês e Jersey com a finalidade de se tornar um dos eventos oficiais destas entidades, com isso melhorias serão efetuadas junto ao setor, inclusive com a construção de uma moderna e ampla sala de ordenha a qual será patrocinada pela Cotrimaio.
Em virtude destas atividades podemos dizer que a Expofeira se firma cada vez mais como uma das grandes Feiras do Estado.

Escolas Municipais tem salas de aula climatizadas

Climatizadores foram instalados nas
salas de aula
Primando pela qualidade de ensino e o bom aproveitamento das aulas, tanto para os alunos como aos professores a Administração Pública Municipal de São José do Inhacorá/RS através da Secretaria de Educação, realizou investimentos na climatização dos ambientes das escolas da rede municipal. Com recursos provenientes do Salário Educação, adquiriu 10 aparelhos climatizadores que foram instalados nas salas de aula, sala de recursos, sala de atividades e setores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, localizada na Localidade d Santo Antônio do Inhacorá e na Escola de Educação Infantil Paraíso da Criança localizada na Sede.
Dessa forma, conforme a responsável da pasta, Profª. Adriane Waechter, as questões climáticas não interferirão no bom andamento das atividades, tanto nos dias de calor como de frio. Contudo, o investimento na infraestrutura deverá refletir nos indicadores de aprendizagem. “Com ambiente agradável as situações de aprendizagem tornam-se mais prazerosas e significativas e o maior beneficiado é o aluno, razão da existência da Escola” conclui Adriane.

Primeiros resultados do Programa Jovem Aprendiz Talento Noroeste

Estudantes, Coordenadora e Empresários
No dia 26 de fevereiro, na sede da San Internet em Santo Ângelo, estudantes do Curso Técnico em Informática da SETREM realizaram a apresentação dos resultados da primeira fase dos projetos do Programa Jovem Aprendiz Talento Noroeste vinculado à empresa.
Os estudantes desenvolvem diversas atividades práticas junto a SETREM, com foco em projetos e necessidades da San Internet. O trabalho em conjunto entre os jovens, a equipe de apoio da SETREM e a equipe técnica da San Internet tem possibilitado resultados que apresentam um crescimento qualitativo e, em especial, possibilitam aos jovens entenderem os processos de uma empresa.
O projeto também possibilita aos estudantes colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula. Francieli welter conta como foi sua experiência, "foi maravilhosa, pelo fato de começarmos a trabalhar no decorrer do terceiro semestre, isso exigiu muito de nós, nos fez buscar aquilo que ainda não tínhamos visto em sala de aula. Colocamos realmente em prática tudo que aprendemos em aula, fiquei satisfeita com meu desenvolvimento, tanto profissional como pessoal.

Patrola tomba na BR-472 em Santo Cristo

Patrola tomba na BR-472 em Santo Cristo
Uma motoniveladora da prefeitura, tombou na manhã desta terça-feira, na comunidade de Rolador Alto, interior de Santo Cristo. O acidente ocorreu na via de acesso à comunidade, junto à BR-472.
A patrola estava trabalhando no local para realizar melhorias no acostamento. Chovia  no instante do acidente. O condutor da patrola não se feriu.
O trânsito ficou interrompido por aproximadamente meia hora e o veículo já foi retirado do local.

Faleceu hoje Mariana Eidt, a jovem que mobilizou Santa Cruz

Mariana descobriu a doença em 2009
Faleceu hoje, por volta das 7h, a jovem santacruzense Mariana Cuervo Eidt, 27 anos, que sofria de Leucemia Linfóide Aguda (LLA) e aguardava por um transplante de medula óssea. Ela estava hospitalizada há duas semanas na UTI do Hospital Ana Nery.
Durante sua luta contra a doença, Mariana, familiares e amigos envolveram toda a comunidade ao promoveram a campanha “Todos por um” para doação de sangue e medula, na tentativa de encontrar alguém compatível com ela para transplante. Durante meses, ações de coleta foram realizadas em várias cidades do Estado, chegando a cadastrar 16 mil pessoas em hemocentros.
Em sua luta para mobilizar os brasileiros para o transplante de medula óssea, Mariana chegou a participar, em outubro passado, do Programa Mais Você, da Rede Globo. Lá, falou das dificuldade de se encontrar um doador e da importância de se colaborar nas campanhas em todo o país.
Nas últimas duas semanas, o Hemovida do Hospital Santa Cruz estava recebendo doações de sangue, para as transfusões constantes de sangue e plaquetas, que envolviam o tratamento na UTI.
De acordo com o Twitter @todos—por—um, criado para as campanhas, pelo marido de Mariana, Thiago Eidt, o velório começa ao meio-dia, na capela da Funerária Martins, em Santa Cruz.
História de luta
Mariana descobriu-se doente no início de 2009, quando consultou por sentir dores de cabeça. Mais tarde, após exames de sangue, o resultado apontava a leucemia. A partir daí, foram oito meses de tratamento intensivo em Porto Alegre, no Hospital Mãe de Deus, até a volta a sua rotina e assumir um cargo na Procuradoria Geral do Estado, após passar em um concurso público.
Em julho de 2010, novas complicações levaram Mariana a outra internação na Capital e a necessidade de um transplante de medula. A partir daí, foram feitas as campanhas em busca de doador compatível.

Ladrões arrombam casa lotérica em Três de Maio

    A Polícia Civil investiga o caso
O grande número de roubos e furtos continua assustando a população de Três de Maio. Diariamente, são registradas ocorrências de arrombamentos de residências e empresas. 
A Casa Lotérica localizada na Avenida Uruguai em Três de Maio foi arrombada na madrugada de domingo. Os ladrões abriram o cofre e roubaram todo o dinheiro que havia no local.
Os bandidos arrombaram um bar localizado na Travessa Praça da Bandeira para chegar até o prédio da lotérica. A equipe volante da Polícia Civil de Santa Rosa compareceu no local e investiga o caso.

João Luiz de Vargas é o novo Secretário Municipal da Agricultura

Secretário João Luiz de Vargas
A partir de hoje, dia 01, a Administração Municipal de Tucunduva tem um novo Secretário de Agricultura. João Luiz de Vargas que é técnico em agropecuária, formado pelo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen e está cursando Tecnologia em Gestão Ambiental assume o cargo.
O novo secretário destaca que tem algumas prioridades para a secretaria em 2011 como trabalhar para a conservação do solo, para a recuperação das matas ciliares, realizar projetos de piscicultura, fruticultura e hortigranjeiro. Além de trabalhar juntamente com a Emater, em pequenas agroindústrias, e firmar parcerias com instituições financeiras, cooperativas, associações e sindicatos.  “Apesar de termos algumas prioridades, a Secretaria de Agricultura estará sempre elaborando projetos para o desenvolvimento e apoio às atividades agrícolas, além de prestar assistência e apoio a todos os produtores rurais”, explica o novo secretário.
Luiz comenta ainda que pretende dar continuidade aos trabalhos iniciados pelo antigo secretário e que também pretende levar aos produtores rurais alternativas para a agricultura, para que consigam melhorar a renda familiar.

Perseguição acaba em duas mortes em Passo Fundo

  Colisão ocorreu por volta das 19h
Dois homens não identificados até as 21h morreram em um acidente na rodovia Passo Fundo-Pontão (ERS-324), próximo do km 125, em Passo Fundo, no norte do Estado. Outras três pessoas ficaram feridas, mas não correm risco de morte. A colisão ocorreu por volta das 19h.
Segundo a Brigada Militar, as quatro pessoas que estavam em um Fiat Tipo eram suspeitas de terem invadido uma casa e ameaçado os moradores. Ao avistar uma viatura policial, o quarteto teria tentado fugir.
Pouco tempo depois, o motorista teria forçado uma ultrapassagem sobre um Palio e um caminhão, mas acabou colidindo contra outro caminhão que vinha no sentido contrário.
Após tentar passar entre os dois caminhões, o carro rodopiou, quase atingiu o Palio e parou no acostamento da pista de onde partiu para a ultrapassagem. O caminhão atingido pelo Tipo se desgovernou, invadiu a pista contrária e bateu no lado direito da cabine de uma carreta. Em seguida, tombou e caiu em um barranco de aproximadamente 3 metros.

Os dois ocupantes do Tipo, ainda não identificados, morreram na hora. Dois passageiros do veículo foram encaminhados ao hospital, estão sob custódia policial e não correm risco de morte. O motorista do caminhão que tombou teve apenas escoriações leves.
De acordo com a Brigada Militar, um revólver calibre 38 foi encontrada dentro do Tipo onde as vítimas estavam. O trânsito foi interrompido e permaneceu em meia pista até pelo menos as 21h.

Brasil goleia Chile na primeira partida do hexagonal final

Brasil vence Chile por 5x1 com atuação
consistente
O Brasil derrotou o Chile por 5 x 1 esta noite pela final Hexagonal Sub-20, no Estádio Universidad Nacional San Agustín. Com uma atuação de gala, Neymar marcou os dois primeiros gols da Seleção. Lucas, Diego Maurício e Willian José completaram a goleada. O Chile marcou o seu com Carrasco, no primeiro tempo da partida, que chutou sem ângulo e contou com a ajuda do goleiro para empatar.
Com esse resultado, o Brasil lidera a fase final do torneio com três pontos junto do Uruguai e do Equador. A seleção brasileira fica na frente pelo saldo de gols. Ao fim do hexagonal, os dois primeiros garantem uma vaga na Olimpíada de Londres em 2012.
O Brasil volta a campo na próxima quinta-feira, para enfrentar a Colômbia, enquanto o Chile pega a Argentina. Uruguai e Equador completam a segunda rodada.
Brasil 5 
Gabriel, Danilo (Galhardo), Bruno Uvini, Juan e Alex Sandro; Fernando, Casemiro, Lucas (Diego Maurício), Oscar e Neymar (Henrique); Willian José. Técnico: Ney Franco
Chile 1 
Alfáro, Magaña, Opazo (Pablo Silva), Casanova (Guerrero) e Martinez; Marquez, Reyes e Pinares (Gonzalez); Carrasco, Pinto e Gallegos. Técnico: César Vaccia
Gols: Neymar (17/1º) Carrasco (18/1º) Neymar (2/2º) Lucas (19/2º) Diego Maurício (36/2º) Willian José (44/2º)
Cartões amarelos: Neymar (Brasil), Opazo, Gallegos, Magaña, Pablo Silva (Chile)
Árbitro: Omar Ponce (EQU)
Auxiliares: Christian Lescano (EQU) e Miguel Nievas (URU)
Estádio: Universidad Nacional San Agustín