21 agosto 2012

Três pessoas morrem após choque entre carro e caminhão no RS

Acidente mata três pessoas em Paraíso do Sul
(Foto: Ronald Mendes/Agência RBS)
Três pessoas morreram após um acidente entre um ônibus e um veículo de passeio no final da manhã desta terça-feira (21), na RSC-287, próximo à entrada de Paraíso do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul. O coletivo da empresa Viação União Santa Cruz que ia de Santa Maria em direção a Porto Alegre colidiu de frente com um Chevette quando tentava desviar de um buraco.

Segundo informações do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Novo Cabrais, o motorista do carro, um passageiro e um bebê de um ano e quatro meses morreram após o choque. Uma quarta ocupante do carro foi encaminhada ao Hospital Universitário de Santa Maria e está em estado regular. Nenhum dos 14 passageiros que estavam no ônibus se feriu.

O trânsito ficou totalmente bloqueado nas duas pistas da rodovia por cerca de três horas.

MAB realiza o primeiro encontro de coordenadores de Garabi e Panambi

Encontros acontecerão nestes dias 22 e 23 de agosto em 
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vai realizar nos próximos dias 22 e 23 o primeiro encontro de coordenadores atingidos pelas barragens de Garabi e Panambi, previstas para a fronteira oeste gaúcha, sob o rio Uruguai. A atividade vai ocorrer no Seminário Adolfo Gallas, em Santo Cristo.

Garabi e Panambi formarão lagos que inundarão 96.960 hectares. A construção de ambas vai representar um custo de U$S 5,2 bilhões, com capacidade total de aproximadamente 2.200 MW. Juntas conformam uma obra que só perde em tamanho pela barragem de Belo Monte, que está sendo construída no Pará.

Assessoria de Imprensa: 54 3522 1857

Coordenação de Garabi/Panambi – 54 99283860

Independência: Tribunal Regional Eleitoral indeferiu recurso da Coligação União por Independência

Marcos, integra o PMDB
O então candidato a prefeito do município de Independência, Marcos Vanderlei Martini, da coligação União Por Independência, teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral, que manteve a decisão do Juiz da Comarca de Três de Maio, Dr.Clóvis Kellermann Junior.

Martini, candidato da coligação pelo PMDB, foi denunciado por um processo de crime eleitoral ainda quando era candidato a prefeito nas Eleições de 2004, tendo perdido em primeira instância, vindo a recorrer no processo, sendo deferida a decisão inicial, desta vez por 6 votos a 0.

A coligação União por Independência, deverá anunciar nos próximos dias, o nome do candidato que substituirá o atual, para concorrer no pleito de 07 de outubro próximo.

Três de Maio: Acidente envolvendo carro e moto, deixou motoqueiro ferido no centro da cidade

O motoqueiro teve um corte na cabeça (Foto: Paulo Marques)
O acidente aconteceu por volta das 14hs desta terça-feira (21), no entroncamento das  rua Padre Cacique e Frederico Krebser, no centro da cidade.

Olavo Gailotto, conduzia uma Motocicleta Honda CG 125 placas IFJ 1697, na rua Padre Cacique no sentido centro-bairro, e ao chegar na esquina foi colhido por automóvel Gol placas IJE 5795, que era conduzido na rua Frederico Krebser no sem tido bairro-centro. Os dois veículos são de Três de Maio.

O condutor da moto, Olavo Galiotto, teve ferimentos com um corte na cabeça, sendo conduzido ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo, onde encontra-se hospitalizado aos cuidados médicos.

Três de Maio: SETREM realiza a V Semana Acadêmica de Psicologia


Evento ocorre entre os dias 27 e 28 de agosto

Na próxima semana, entre os 27 e 28 de agosto ocorre a V Semana Acadêmica de Psicologia SETREM.
O evento está sendo organizado pelas acadêmicas do 10º Semestre do Curso de Psicologia, com apoio do Departamento de Psicologia e terá como tema "Psicologia, Fotografia e Subjetividade".

No dia 27, segunda-feira, a abertura da V Semana Acadêmica de Psicologia ocorre às 19h20min, no Campus SETREM. Às 19h30min inicia a oficina “Fotografares”, com a pedagoga Larissa Bandeira, da UFRGS. Em seguida será realizado um coquetel e uma palestra com a psicóloga Carolina Duarte de Souza, da UFSC/SETREM, que irá abordar o tema “Fotografia: contar e recontar, criar e recriar histórias”.

No dia 28, terça-feira, a abertura das atividades ocorre às 19h30min na Associação dos Funcionários da SETREM (AFUSET), e em seguida será realizado o jantar do Dia do Psicólogo.

As inscrições são gratuitas e haverá certificado de participação. Inscrições podem ser realizadas através do site: www.sesc-rs.com.br/educacao/inscricoes.asp

Cartões para o jantar podem ser solicitados com as formandas de Psicologia!
Participe!

Três de Maio: Oriental e APAE receberão recursos do FECA

Jair Sabino, Alan Nardon, Márcia Herbertz e Alexandre Ott
O Oriental Futebol Clube e as APAEs de Três de Maio, Independência, São Martinho e Tenente Portela Case de Santa Rosa assinarão, no mês de outubro do corrente ano, os convênios referentes aos projetos aprovados no Edital número 001/2012.

A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, dia 20 de agosto, pela presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDICA) e diretora de Projetos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Márcia Helonice Herbertz, que esteve reunida com o presidente do Oriental, Jair José Sabino da Silva e coordenador das categorias de base do Clube, Alexandre Ott.  O assessor da SJDH, Alan Nardon, também participou da reunião. O Oriental e a APAE de Três de Maio receberão 40 mil reais.

Tuparendi: João-de-barro constrói casa de gesso

Estas construções foram constatadas pelo
aposentado Nilo Molinari e sua espos
(Foto: Vilson Winkler)
Uma nova casa de João-de-barro está sendo construída com gesso, a primeira experiência havia sido realizada no telhado da residência de Guiomar Krause (Careca), na Rua Santa Rosa, em Tuparendi, obra esta concluída em 27 de outubro de 2011, agora está sendo construída em cima de um poste de energia elétrica, na Rua 25 de Julho, há uns 50 metros de distância da primeira casinha.

Talvez seja o mesmo casal que está construindo esta outra casinha, desta vez sendo utilizado somente gesso branco, portanto, não sendo visível às pessoas que transitam por esta rua, pois o tradicional é a utilização da terra, cor marrom, fácil de ser visualizado.

A casinha está em fase final de construção, faltando rebocar somente a entrada do ninho. O gesso usado nesta obra também está sendo pego na fábrica de gesso que se localiza nas proximidades destas duas casinhas.

Estas construções foram constatadas pelo aposentado Nilo Molinari e sua esposa. O proprietário da residência ficou sabendo da casa de gesso em cima de sua residência através da imprensa que publicou a história da primeira casa de gesso.

Preso comandava tráfico de dentro de presídio no RS; confira escutas

Material apreendido nas buscas da polícia
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Após seis meses de investigação, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul descobriu que um detento do Presídio Central de Porto Alegre comandava o tráfico de drogas em boa parte da Região Metropolitana. Com o uso de senhas, o traficante Nataniel da Silva, que está preso desde 2009, e seus comparsas movimentavam 30 contas bancárias. Segundo os investigadores, os depósitos eram feitos em nome de laranjas. Tudo pela internet, acessada, inclusive, pelo celular do preso na penitenciária na capital gaúcha, como mostra a reportagem do Jornal Nacional.

Em uma operação nesta segunda-feira (20), 25 pessoas foram presas por envolvimento com o detento. Entre os detidos estão a mulher, a mãe e três irmãos do apenado identificado como líder do grupo. Também foram apreendidos bens no valor de mais de R$ 1 milhão, em veículos, casas e contas bancárias.

Um diálogo entre Nataniel e um comparsa, gravado pela Polícia Civil com autorização da Justiça, mostra que, pelo celular, o líder do grupo recebia informações sobre a contabilidade da quadrilha. Na gíria da cadeia, a palavra "bara" quer dizer R$ 1 mil.

Traficante: "Depósito 'online', valor de nove mil reais, entendeu?"
Nataniel: "Tá."
Nataniel: "Pede a senha 'online', que terça-feira eu deposito uns três 'bara' para ti, lá."
Traficante: "Tá na mão."

A ousadia dos detentos no Presídio Central de Porto Alegre não para por aí. Ligações gravadas pelos investigadores mostram presos entrando em contato com Tribunais. Em uma conversa com o Superior Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, ele pede informações sobre um habeas corpus. Para quem está do outro lado da linha, o criminoso se identifica como advogado.

Os detentos também ligam para o Ministério Público em busca de informações sobre os processos a que respondem. Em uma gravação, ele se apresenta como "doutor" e pede para que o processo seja agilizado. "Então tu já tomou nota do processo. Assim que chegar, se tu puder dar uma agilizada pra mim, vou ficar muito agradecido, tá?", pede o preso para a atendente do Ministério Público.

Passando-se por "Doutor Eduardo", o preso consegue todas as informações que precisa usando como desculpa problemas com a internet. De acordo com a Justiça do Rio Grande do Sul, apenas informações públicas, disponíveis para qualquer cidadão, foram passadas ao criminoso preso.

"Ele, o preso, como qualquer brasileiro tem o direito de saber a situação do processo dele. O que está errado é ele fazer isso pessoalmente por telefone de dentro de um presidio", disse o desembargador do Tribunal de Justiça, Tulio Martins.

A delegada Graciela Foresti, que comandou as investigações, acha que os telefonemas são uma afronta à sociedade. "Um deboche ao estado, no sentido de não se submeter ao poder estatal e chegar ao ponto de ter a convicção de que, fazendo uma ligação de dentro de um presídio, ele não vai ser identificado. O que isso tem de relevante não são as informações que foram passadas, mas sim o fato de serem passadas para um detento, dentro de uma penitenciária. Porque este mesmo telefone que ele utiliza pra conseguir informações dentro deste sistema, mesmo que sejam informações públicas, ele pode utilizar em práticas de crimes", disse a delegada.