02 abril 2011

Força-tarefa responsável por devassa no Daer ouvirá servidores suspeitos de ligação com fraudes

Pestana e Beto Albuquerque em coletiva de
imprensa neste sábado
Foto:Claudio Fachel / Palácio Piratini
A força-tarefa criada para investigar possíveis irregularidades no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) ouvirá nos próximos dias os servidores suspeitos de envolvimento nas fraudes Paulo Aguiar, ex-coordenador de Sistemas Eletrônicos do órgão — que está preso —, e Gisele Vasconcelos, assessora técnica.
Na segunda-feira início da semana, o governo do Estado deverá formalizar um convite ao presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde (PT), para que uma comissão de deputados acompanhe a fiscalização no Daer. Na terça, será oficializada a entrada do TCE na força-tarefa. No dia seguinte, será a vez do MP.
O governo tem dois focos com o pente-fino: apurar as irregularidades nos contratos de pardais e analisar períodos por meio dos relatórios de auditoria do TCE. O objetivo, ao final dos 90 dias, será propor a reestruturação do Daer.
— Não queremos estabelecer um período para não dizerem que estamos analisando este ou aquele governo — declarou o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, que concedeu entrevista com o secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, e com o chefe de gabinete, Vinícios Wu.
O cronograma inicial dos trabalhos foi definido neste sábado, quatro dias após o anúncio da criação da força-tarefa. Por trás da decisão do Palácio Piratini de fazer raio-X no Daer está a crise desencadeada por indícios de irregularidades em contratos de licitação para instalação de pardais no Estado, revelada pela RBS TV no dia 13, em reportagem no Fantástico.
Reunidos por cerca de duas horas ontem, o governador Tarso Genro, o secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, e o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, decidiram que a instalação oficial da força-tarefa ocorrerá na quinta-feira.

Estudantes envolvidos em acidente que deixou três mortos no Norte voltavam de confraternização

Ônibus retornava de Passo Fundo quando
colidiu com um caminhão no km 13 da RS-569
Foto:Vera Gabler, Jornal Tribuna da Produção
Os estudantes envolvidos no acidente que deixou três mortos na madrugada deste sábado na RS-569 fazem parte do 7º nível de Educação Física do campus Palmeira das Missões da Universidade da Passo Fundo (UPF). O ônibus retornava de Passo Fundo quando colidiu com um caminhão no km 13 da RS-569 por volta da 1h.
Toda sexta-feira, a turma ia ao campus vizinho para a aula de natação. Como a piscina estava em reforma, os estudantes haviam combinado uma confraternização naquela noite, em local não informado pela universidade.
A turma tem previsão de conclusão do curso em julho deste ano. Uma das vítimas, Luiz Fernando dos Santos Neves, 45 anos, era funcionário da universidade e seria homenageado na formatura, em julho.
Também morreram Valdiane Bernardo de Oliveira, estudante de Educação Física, e Denise Marcolan Brandão, aluna do curso de Direito que havia pego carona com o ônibus para voltar para casa. Ambas não tiveram a idade confirmada.
Um dos feridos, o paciente Valdir José Tobaldini, 58 anos, teve lesões na cabeça e no tórax e está em estado estável, e pode passar por cirurgia no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Segundo a assessoria de imprensa da UPF, ele seria o motorista do ônibus.
Outros quatro sobreviventes com menor gravidade estão no hospital de Palmeira das Missões. Segundo informações preliminares, o caminhão estaria com uma carga de maçã.
De acordo com a PRE, o trânsito fluía em meia pista por volta das 9h. A perícia estava a caminho do local. O acidente ocorreu no trecho Sarandi-Palmeira das Missões (RS-569).

Morre criança que nasceu com 6,8 quilos na região das Missões

Noemi de Fátima Duarte, de 42 anos, deu à luz 
o menino Junior César Rodrigues Moreira na
sexta-feira
Foto:Marcos Roberto Santiago / Divulgação
Morreu nesta madrugada o superbebê Junior César Rodrigues Moreira, nascido ontem em Porto Xavier, no noroeste do Estado. Filho de dois agricultores, a criança pesava 6,8 quilos e media 57 centímetros. Segundo o clínico geral Cassius Gablo Schetko, o óbito aconteceu às 03h55min.
Apesar de ter sido diagnosticado como saudável ao nascer, o bebê apresentou problemas respiratórios. Possivelmente a morte seja decorrência de uma má formação cardíaca que somente poderia ser diagnosticada por meio de tomografia, equipamento que o hospital de Caridade Nossa Senhora dos Navegantes de Porto Xavier não dispõe.
Conforme Schetko, o bebê não pode ser transferido para o Hospital de Caridade de Santo Ângelo já que não existe ambulância UTI em Porto Xavier.
— Tentamos desde às 20h a transferência da criança, mas o médico responsável pela UTI Neonatal de Santo Ângelo não aceitou que o trajeto de 131km fosse feito em uma ambulância normal, o que é uma precaução correta. O único veículo que possui esse requisito é o da Unimed da Capital das Missões, que estava em Santa Maria. Quando ambulância chegou aqui, Junior já estava morto. A prefeitura pagou o transporte, mas não chegou no tempo oportuno — relata o médico.
Até o momento, ninguém do Hospital de Caridade de Santo Ângelo foi encontrado para falar sobre o assunto.

Colisão entre ônibus e carreta deixa três mortos

Coletivo transportava estudantes da UPF 
que retornavam para Palmeira das Missões
A colisão frontal entre um ônibus e uma carreta entre o km 13 e o km 14 da ERS 569, na localidade de Linha Santa Terezinha, em Palmeira das Missões, causou a morte de três pessoas e feriu cerca de 12. O acidente ocorreu no início da madrugada deste sábado. No ônibus, viajavam estudantes da Universidade de Passo Fundo (UPF), que retornavam para Palmeira das Missões. O caminhão frigorífico, carregado com frutas, vinha no sentido contrário quando a colisão aconteceu.
Os feridos, recolhidos em duas ambulâncias, foram levados para os hospitais de Palmeira das Missões, Sarandi e Passo Fundo. Três pessoas permanecem internadas. Paulo Roberto Brizola e Angela Schmidt Otero estão em atendimento no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões e Valdir José Tobaldini está no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Ele seria o motorista do ônibus, conforme informações do hospital.
Coletivo transportava estudantes da UPF que
retornavam para Palmeira das Missões
O trânsito foi interrompido parcialmente para a perícia. Os policiais monitoram a passagem de veículos devido à neblina na região que dificulta o trabalho.
Também em Palmeira das Missões, no km 4 da BR 468, a colisão entre um Vectra e um Celta, provocou a morte de Luana Girardi, 24 anos.
Crédito: Divulgação / Corpo de Bombeiros
de Palmeira das Missões / CP
Em maio de 2009, um acidente muito semelhante ocorreu na RS 324, entre Passo Fundo e Marau, na região Norte do Estado, e deixou 19 feridos. Um ônibus da empresa Vitória voltava para Marau com alunos da UPF. O veículo colidiu contra um caminhão Volvo, no km 99 da rodovia, na localidade de Burro Preto.
O coletivo, com 47 ocupantes, foi atingido na frente e na lateral esquerda. Com a batida, a carreta do caminhão, que estava vazia, tombou fora da pista. O motorista do Volvo ficou ferido, mas sem gravidade, assim como as demais vítimas. Oito pessoas ficaram internadas.

Bebê nasce com 6,8 kg em Porto Xavier

Bebê nasce com 6,8 kg em Porto Xavier 
Crédito: Roni César Eckerleben / 
Especial / CP
Por ser dia primeiro de abril, nem mesmo o médico Cassius Gablo Schetko acreditou na situação ocorrida às 14h desta sexta-feira, no Hospital de Caridade Nossa Senhora dos Navegantes, de Porto Xavier. Neste horário, ele foi chamado para realizar um parto que era para ser normal. O bebê, entretanto, causou espanto a todos os profissionais que faziam o atendimento. Junior César Rodrigues Moreira pesa 6,860 kg e mede 57 centímetros. Nos 45 anos de Porto Xavier e em toda história do hospital nunca havia nascido um bebê com este tamanho.
Conforme o funcionário do hospital Roni Cesar Eckerleben, Junior é o 12º filho de Noemi de Fátima Duarte, de 42 anos. Ela já é mãe de sete meninos e cinco meninas. Todos, inclusive este, nasceram de parto normal. O pai, Valdelir Moreira, de 35 anos, disse não estar espantado com tamanho do bebê, pois o seu último filho pesou 5,1kg.
O casal trabalha na área rural e reside na Comunidade da Linha Faxinal, interior do município de Porto Xavier. Eckerleben informou que, no início da noite, o bebê foi transferido para a UTI neonatal de Santo Ângelo para monitoramento da respiração.

Trabalhos diferentes e inovadores nas bancas de estágio do Curso Técnico em Informática

As empresas que receberam os estagiários atuam nas áreas
de Tecnologia
Aconteceram na última quinta-feira e sexta-feira (dias 31/03 e 01/04) as apresentações dos estágios do Curso Técnico em Informática.
Os resultados apresentados em 38 bancas superaram as expectativas  e mostraram o leque de possibilidade e diversidade que a área de Tecnologia da Informação e Comunicação abre aos profissionais que se dedicam a elas.
Os projetos desenvolvidos enfocaram áreas ligadas a informática na educação, desenvolvimento de sistemas (desktop e internet), redes, infra-estrutura, mídia digital, assessoramento, nota fiscal eletrônica, dentre outros. As empresas que receberam os estagiários atuam nas áreas de Tecnologia, Cooperativas, Educação, Administração Pública, Saúde, Imprensa, Indústria e Comércio. Essa diversidade mostra que os espaços de trabalho para a área de tecnologia hoje ampliaram consideravelmente.
Os trabalhos desenvolvidos em empresas de TI, todos por estagiários com faixa etária abaixo dos 19 anos constituem-se em soluções comerciais que as empresas estão comercializando, ou seja, que viraram produtos ou serviços comerciais.
Pelo segundo ano consecutivo tem-se como proposta de estágio a criação de uma empresa para prestação de serviços na área de Tecnologia da Informação. No ano de 2010 foi apresentado em banca o resultado da criação da empresa Clicker Soluções para a Internet, que presta serviços a comunidade regional. No mês de fevereiro deste ano, uma nova empresa nasceu,  fruto do empreendedorismo de 3 jovens egressos do CTI, todos com menos de 20 anos, denominada Inofly Sistemas e Serviços para Internet. Nas bancas dessa semana apresentou-se o resultado da empresa PREMISE Marketing Identidade Visual Ltda, constituída por outros  3 jovens estudantes que encarraram esse desafio no estágio. Essas iniciativas são resultados da metodologia pedagógica adotada pelo curso, que trabalha de forma diferente, sem avaliações tradicionais, ou seja sem nenhuma prova ou avaliação normal e sim, com o desenvolvimento de projetos que incentivam e possibilitam aos estudantes o aprender a aprender, o encarrar os desafios e o aprender a empreender.
Essa metodologia de trabalho rendeu ao Curso Técnico em Informática o Prêmio Inovação em Educação no ano de 2010, concedido pelo SINEPE. Os resultados produzidos pelos estudantes durante o curso são apresentados em bancas semestrais e a metodologia de avaliação já é de conhecimento da comunidade.
Os estagiários estarão realizando a sua formatura no dia 16 de abril. Dos 38 formandos, apenas 3 ainda não estão trabalhando e destes, 2 tem propostas para ir a outras cidades e um deles continua estudando. Ou seja o curso apresenta um índice de empregabilidade imediata superior a 90% e analisando isso num universo superior a um semestre, 100% dos egressos encontram-se efetivamente colocados no mercado do trabalho.
O espaço de trabalho  para Técnicos em Informática vem crescendo de forma geométrica (muito rápido) tendo-se vagas para bons profissionais em qualquer lugar do nosso país. Essa demanda por profissionais contribui para a valorização profissional das pessoas que hoje atuam no mundo da tecnologia da Informação.
Maiores informações sobre o Curso Técnico em Informática podem ser obtidas no site http://cti.setrem.com.br
Indicadores do estágio do CTI desde semestre:
38 trabalhos, 3 em empresas públicas, 1 em cooperativa, 4 em instituições comunitárias e 30 em empresas privadas, 22 trabalhos em empresas de TI e os demais distribuídos nos outros segmentos, 23 trabalhos voltados para desenvolvimento web (internet), 4 trabalhos voltados para mídias digitais (redes sociais), 35 profissionais contratados e encaminhados profissionalmente, 1 nova empresa incubada na SETREM, 12 estagiárias (Feminino) e 26 estagiários (Masculino).
Cidades nas quais os estágios foram desenvolvidos:
CATUIPE 1, CRISSIUMAL 3, GIRUÁ 1,  HUMAITÁ  2, INDEPENDÊNCIA   1, INHACORÁ  1, NOVA CANDELÁRIA  3, SANTO ÂNGELO 3, SÃO JOSÉ DO INHACORÁ 1, TRÊS PASSOS  1 e TRÊS DE MAIO  21.