17 setembro 2009

Prefeito de Santa Rosa conhece o projeto de novo hotel para a cidade

Na manhã da última quinta-feira (17), o Prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, recebeu a visita do empresário Benoni Hedlund e de parte de sua equipe, composta pelo Designer Diorge Magno e pela Engenheira Civil Fabiana Florentino. Eles trabalham na construção de um novo Hotel para a cidade. Também participaram da reunião o Secretário de Cultura, Ângelo Zeni, e a Diretora de Turismo, Marlene Bamberg.
A obra deve iniciar na primeira quinzena de outubro, em um terreno na Rua Cristóvão Colombo, esquina com a Rua São Francisco, ao lado do Corpo de Bombeiros. O investimento será de aproximadamente R$ 5 milhões.
Segundo um dos responsáveis pelo Projeto, o Designer Diorge Magno, a obra terá 4.300m². Serão 120 apartamentos em um prédio de 8 andares: “Este novo prédio terá uma arquitetura moderna e ambientes sofisticados, incluindo um Café Bar com gourmet especializado”, destaca.
Magno afirma que a intenção de investir em Santa Rosa surgiu da demanda existente no município: “Vemos aqui um grande potencial a ser explorado, ou seja, há viabilidade econômica para investimentos nas áreas de cultura, turismo e entretenimento”.
Para o Prefeito Orlando Desconsi agradeceu ao empresário Benoni Hedlund por apostar em Santa Rosa: “Ficamos extremamente felizes com este investimento, pois ele contribui para melhorar nossa infra-estrutura turística. A ampliação da rede hoteleira sempre foi uma prioridade desta administração e este investimento vem ao encontro disso”.

Operação Policial em Santa Rosa prende 08 pessoas

Na manhã desta quinta-feira foram presas 08 pessoas na cidade de Santa Rosa durante a Operação MP Xadrez realizada pelo 4ºBPAF e Ministério Público. A operação foi resultado da atividade de inteligência realizada pelo Ministério Público e Agência de Inteligência local, objetivando desarticular o tráfico de drogas na cidade. Foi realizada ainda, revista ao Presídio de Santa Rosa, sendo apreendido entorpecentes e 06 celulares. A operação contou com o apoio do POE do 7ºRPMon - Santo Ângelo, 7ºBPM - Três Passos, 37ºBPM - Frederico Westphalen e efetivo da administração do CRPO/FNO - Santa Rosa.

Itamar Manoel Cabreira Filho
TCel QOEM - Cmt Interno CRPO/FNO

Cotrimaio encerra circuito de reuniões com as lideranças

Encerrou-se na noite de ontem, o circuito de reuniões com lideranças da cooperativa em suas filiais, realizadas pelo setor de Comunicação e Educação da Cotrimaio, com intuito de apresentar as movimentações e desenvolvimentos realizados na cooperativa no primeiro semestre de 2009, bem como, dialogar juntamente com o Diretor Secretário da Cotrimaio, Sr. José Baú e o Gerente de Comunicação e Marketing, Sr. Silceu Roque Dalberto, sobre a implementação do Programa de Capitalização das Cooperativas de Produção Agropecuária (Procap Agro), além de assuntos gerais pertinentes a cada filial, e a Cotrimaio de forma geral. O Procap Agro foi criado para promover a ampliação de capital de giro e a recuperação ou a reestruturação da estrutura patrimonial das cooperativas de produção agropecuária. Sua finalidade é financiar a integralização de quotas-partes do capital social de cooperativas pelo associado, para saneamento financeiro, capital de giro e investimento. Segundo Dalberto, as reuniões foram extremamente produtivas, pois as lideranças estão cientes de que este programa foi implantado para beneficiar a todos os associados, bem como, as cooperativas agropecuárias. Para a Cotrimaio, este é um momento perfeito para retomar a essência, olhar para trás e se orgulhar de todas as conquistas realizadas em 41 anos de história e mostrar que aqui o cooperativismo está presente em tudo o que é feito. Vencida a etapa do circuito de reuniões, a cooperativa conta com seus líderes de todas as filiais para a disseminação deste programa para seus familiares, amigos, vizinhos e associados em geral.

Estudantes da SETREM conferiram palestra sobre Educação Financeira e Cinema

Na última quarta-feira, dia 16, a SETREM recebeu o coordenador do Projeto de Educação Financeira da Luterprev, Rafael Tronquini, que palestrou para estudantes de 6ª, 7ª e 8ª série, sobre o tema ‘Educação Financeira e Cinema’. A visita se deu em razão da parceria entre as duas instituições, já que a SETREM oportuniza dentro da grade curricular regular no Ensino Fundamental, o componente Educação Financeira.
Na ocasião, o palestrante iniciou apontando as principais etapas de produção audiovisual, destacando a importância do planejamento, principalmente na fase da execução de filmagens. “Todo o trabalho de planejamento realizado anteriormente irá repercutir diretamente nesta fase e seu sucesso dependerá das habilidades da equipe em contornar possíveis e muito prováveis, imprevistos que surgem durante as gravações. No planejamento é possível estabelecer limites e critérios que deixarão a produção de um filme dentro do orçamento previsto.”
Também conferiram, através de filmes já existentes, questões como: ética, empreendedorismo, consumo sustentável, além de conseqüências da inadimplência. “Os estudantes perceberam que devem incentivar o cinema brasileiro, pois atrás destas produções existe uma indústria cinematográfica, que fomenta a economia do país.” Rafael mostrou ainda como é feita uma pesquisa de mercado, observando preços de cursos de graduação em cinema.
Na quinta-feira, dia 17, estudantes de 2ª a 4ª Série do Ensino Fundamental assistiram a palestra sobre o tema ‘Mesada’, com Sinome Sperangio, da Luterprev. O projeto Educação Financeira foi criado pela entidade em 2002 e atualmente é realizado em 12 escolas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Dez Municípios contemplados no Projeto Bandas Comunitárias

Dez Municípios foram contemplados com o Projeto Bandas Comunitárias. Conforme ordem de classificação, são eles: Santiago (AMCENTRO), Panambi (AMCSERRA), São Jerônimo (ASMURC), Parobé (AMVRS), Lagoa Vermelha (AMUNOR), Santo Antônio da Patrulha (AMLINORTE), Candelária (AMVARP), São Gabriel (AMFRO), Canguçu (AZONASUL) e Santo Ângelo (AMM), conforme ordem de classificação.
O projeto, de autoria da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social do Estado (SJDS), prevê a formação de 10 bandas, em Municípios integrantes do Programa Emancipar.
- Será formada uma Banda Comunitária, em cada um dos Municípios, integrada por até 50 estudantes, crianças e adolescentes, entre 10 e 16 anos, em situação de vulnerabilidade social e proveniente de família de baixa renda – disse a coordenadora da área de Educação, Cultura e Turismo da FAMURS, Tânia Kirst. O objetivo do projeto é a inclusão social através do ensino gratuito de música em instrumentos de sopro e percussão no turno inverso ao da escola, durante o período de 5 meses.
Será oferecida ao Município a formação de um regente de banda, através de workshop ministrado, em Porto Alegre, pelo coordenador técnico do projeto, André de Oliveira, que irá orientar e acompanhar as atividades desenvolvidas. Também receberão um kit com 30 instrumentos de sopro e percussão para realizar a formação musical dos alunos selecionados. No final, as bandas passarão por uma avaliação na qual será verificado o êxito na implementação do projeto, visando sua continuidade.
- Disciplina, organização, respeito, companheirismo e união são as noções básicas de comportamento e aprendizado oferecidos para o desenvolvimento dos alunos – ressalta o presidente da FAMURS, Marcus Vinícius de Almeida. A área de Educação está comunicando os Municípios selecionados e solicitando que enviem, até 28 de setembro, a documentação necessária para a assinatura do Termo de Compromisso.