Dez Municípios foram contemplados com o Projeto Bandas Comunitárias. Conforme ordem de classificação, são eles: Santiago (AMCENTRO), Panambi (AMCSERRA), São Jerônimo (ASMURC), Parobé (AMVRS), Lagoa Vermelha (AMUNOR), Santo Antônio da Patrulha (AMLINORTE), Candelária (AMVARP), São Gabriel (AMFRO), Canguçu (AZONASUL) e Santo Ângelo (AMM), conforme ordem de classificação.
O projeto, de autoria da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social do Estado (SJDS), prevê a formação de 10 bandas, em Municípios integrantes do Programa Emancipar.
- Será formada uma Banda Comunitária, em cada um dos Municípios, integrada por até 50 estudantes, crianças e adolescentes, entre 10 e 16 anos, em situação de vulnerabilidade social e proveniente de família de baixa renda – disse a coordenadora da área de Educação, Cultura e Turismo da FAMURS, Tânia Kirst. O objetivo do projeto é a inclusão social através do ensino gratuito de música em instrumentos de sopro e percussão no turno inverso ao da escola, durante o período de 5 meses.
Será oferecida ao Município a formação de um regente de banda, através de workshop ministrado, em Porto Alegre, pelo coordenador técnico do projeto, André de Oliveira, que irá orientar e acompanhar as atividades desenvolvidas. Também receberão um kit com 30 instrumentos de sopro e percussão para realizar a formação musical dos alunos selecionados. No final, as bandas passarão por uma avaliação na qual será verificado o êxito na implementação do projeto, visando sua continuidade.
- Disciplina, organização, respeito, companheirismo e união são as noções básicas de comportamento e aprendizado oferecidos para o desenvolvimento dos alunos – ressalta o presidente da FAMURS, Marcus Vinícius de Almeida. A área de Educação está comunicando os Municípios selecionados e solicitando que enviem, até 28 de setembro, a documentação necessária para a assinatura do Termo de Compromisso.