11 julho 2013

Operação Fraude Zero fiscaliza postos de combustíveis

Operação Fraude Zero fiscaliza postos de combustíveis
Policiais civis da 22ª Região Policial, coordenados pelo delegado William Garcez, em parceria com o Comitê Sul Brasileiro de Qualidade dos Combustíveis, encerraram, na tarde desta quarta-feira (10/07), a Operação Fraude Zero. A operação visava fiscalizar ilegalidades no
s postos de combustíveis da região.

Segundo o delegado, a polícia recebeu algumas denúncias de postos de venda e locais específicos que estariam efetuando venda ilegal ou irregular de combustível. Desde o dia 02 de julho, foram fiscalizados 32 postos de combustíveis e cinco tanques de abastecimento para frota própria em 10 cidades da região. Foram instaurados, até o momento, 10 inquéritos policiais para apuração de crimes de propaganda enganosa, suspeita de gasolina adulterada, armazenamento irregular de combustível, entrega de combustível a domicílio por posto revendedor, e ponto de venda irregular de óleo diesel em mini-mercados que não possuem registro de posto revendedor.

Durante a operação, ocorreu uma prisão em flagrante na cidade de Crissiumal pelo crime de clonagem de marca, modalidade especial do crime de propaganda enganosa, onde um posto cadastrado como bandeira branca ostentava identificação de uma determinada marca, sendo arbitrada fiança judicial em 20 salários mínimos. Foram constatadas, ainda, outras 20 irregularidades como falta de alvarás, equipamentos ou documentos, sendo autorizado o prazo de 7 a 10 dias para os postos se adequarem. O delegado informou, ainda, que a Operação Fraude Zero foi a primeira de outras que serão realizadas na região, visando a prevenção e a repressão de crimes contra os consumidores.

Sicredi Noroeste RS já liberou custeios para milho

Sicredi Noroeste RS já liberou custeios para milho
A Sicredi Noroeste RS efetuou a liberação na conta corrente do primeiro lote de custeios para milho no dia 11/07/2013, sendo que seus associados poderão realizar as compras dos insumos a vista e efetuar o plantio em época adequada.

Conforme contato com o Sr. Rogério Stein, Gerente Regional de Desenvolvimento, “o plano safra deste ano da Sicredi Noroeste RS prevê um aumento de 20% em relação aos valores liberados no ano anterior, demonstrando a sua efetiva participação no agronegócio regional”.

Estamos na época oportuna para que os produtores encaminhem seus projetos de custeios de milho e soja, para que possam ter recursos disponibilizados de forma ágil e em prazos adequados. Esse planejamento certamente contribuirá para a lucratividade da lavoura.

Sicredi, mais uma vez saindo na frente e atendendo a demanda dos seus associados.

Greve altera parcialmente rotina dos três-maienses

Greve altera parcialmente rotina dos três-maienses 
A greve geral organizada pelas centrais sindicais no Dia Nacional de Lutas em todo o Brasil altera parcialmente a rotina em Três de Maio. O comércio em geral, as indústrias e os prestadores de serviço, como bancos e agências lotéricas, funcionam normalmente na cidade.

Apenas na Estação Rodoviária a situação é atípica porque as viagens intermunicipais foram suspensas pelo Daer. Quem tem uma passagem comprada para hoje tem direito à devolução integral do valor ou remarcação sem gastos adicionais. Cerca de 60 linhas intermunicipais foram suspensas.

No Fórum de Três de Maio não há expediente nesta quinta. As audiências marcadas para hoje foram canceladas por Ordem de Serviço do Tribunal de Justiça assinada pelo Desembargador Marcelo Bandeira Pereira e serão remarcadas.
Os sindicatos das mais diversas categorias, como o Cpers, Trabalhadores Rurais, Servidores Municipais, Sindiágua e dos Bancários, vão realizar ato público na Praça da Bandeira às 16h, como destaca a diretora do 35º Núcleo do Cpers, professora Vera Lesses.

Vera Lesses destaca, também, a assembléia regional do Cpers que será realizada antes do protesto às 13h 30min na Câmara de Vereadores. Em pauta a possibilidade de os professores estaduais não iniciarem as aulas no segundo semestre letivo, após as férias de julho, para pressionar o governador a pagar o piso da categoria.

Em pauta a possibilidade de os professores estaduais não iniciarem as aulas no segundo semestre letivo, após as férias de julho, para pressionar o governador a pagar o piso da categoria.

Colisão na BR 472 em Três de Maio

A condutora da moto manobrava para entrar na estrada de
Chão (Foto: Fabrício Dockhorn)
O acidente aconteceu por volta das 10h da manhã desta quinta-feira (11/07), na BR 472, localidade de Lajeado lambedor, e envolveu uma moto e um automóvel.

O motorista de automóvel Volkswagen Apolo com placas de Giruá, conduzia o veículo no sentido Três de Maio/Boa Vista do Buricá, e teve a frente cortada por uma moto, em uma entrada vicinal qu
e dá acesso a Três de Maio por estrada de chão batido.

O condutor do automóvel viajava de Giruá para Três Passos
(Foto: Fabrício Dockhorn)
A moto, uma Yamaha YBR com placas de Alegria, era pilotada por uma mulher em sentido contrário. Ela teria manobrado o veículo em direção a estrada de chão invadindo a pista contraria, ocasionando a colisão.

Os bombeiros da Corporação de Bombeiros Misto de Três de Maio socorreram a motoqueira e a conduziram ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo.

Os policiais da Brigada Militar compareceram no local do acidente.

Adolescente é atropelada na faixa de segurança em Três de Maio

O policiais da Brigada Militar estiveram no local para fazer 
o registro (Foto: Fabrício Dockhorn)
O acidente aconteceu por volta das 18h desta quarta-feira (10/07), na faixa de segurança localizada na Av.Uruguai esquina com a rua Tereza Verzeri, no centro de Três de Maio.

Os bombeiros da Corporação de Bombeiros Misto de Três de Maio, foram acionados para socorrer a menina. Segundo o sargento Simon, a adolescente de 15 anos de idade, de iniciais C.Z, sentia fortes dores na perna esquerda e nas costas. Ela foi conduzida ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo.

Segundo o condutor do veículo envolvido, uma caminhonete F 1000, ele não teria percebido a aproximação da pedestre devido ao grande movimento de veículos naquele horário. 

HSVP: Casos eletivos não devem buscar atendimento na Urgência /Emergência

Situações em que o paciente não corre risco iminente 
devem ser atendidos em Unidade Básica de Saúde ou 
em consultórios, através de agendamento
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio segue determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM) para os atendimentos em sua Urgência/Emergência 24h. A Resolução 1451/95 do CFM define a Urgência como ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica, e a Emergência como constatação médica de agravo à saúde que implique em risco iminente de vida, ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, o tratamento médico imediato. Todos os demais casos são considerados eletivos, aqueles em que o paciente não corre risco iminente e que poderiam ser atendidos em Unidade Básica de Saúde ou em consultórios, através de agendamento.

Quando se trata realmente de um caso de urgência ou emergência, os pacientes devem ser encaminhados ao serviço através do SAMU, do Corpo de Bombeiros ou por familiares, passando inicialmente pela recepção, que tem o objetivo de realizar o cadastro e a ficha de atendimento, em que constam informações como nome completo, CPF, identidade, cartão do convênio, endereço e telefone de contato. Se necessário, este cadastro pode ser realizado pelo acompanhante do paciente, para agilizar o atendimento e permitir que este possa ser levado à sala de acolhimento, onde a equipe de enfermagem verifica os sinais vitais e posteriormente faz o encaminhamento à consulta médica.

Segundo o Gerente de Atendimento do HSVP, Gelson Luis Schneider, o médico plantonista está à disposição 24 horas para atendimentos aos casos e emergência e urgência. “Caso seja necessário o suporte de outras especialidades médicas, é ele quem avalia e determina a necessidade ou não. As especialidades que estão em plantão de sobreaviso trabalham em regime de escala aleatória, não havendo a possibilidade da escolha de médico a pedido do paciente. Além da necessidade definida pelo médico plantonista precisamos respeitar as regras do convênio do paciente, como por exemplo, o convênio IPE não da direito a chamado de subespecialidade ou sobreaviso no serviço de emergência”, ressalta. O serviço de Urgência/Emergência atende particular e convênios como Unimed, IPE, SUS, Saúde Bradesco, EBTC-Correios, Cabergs e  Saúde Caixa. 

Dois automóveis ficaram sem as rodas no interior de São José do Inhacorá

Os furtos foram praticados em sequência
(Foto: Arquivo PMN)
Na manhã desta quarta-feira (10/07), noticiamos o caso da professora Márcia Feyth, moradora da comunidade de Santo Antônio do Inhacá, sobre o furto das quatro rodas de seu automóvel Ford Focus. Mas fomos informados na noite de quarta-feira, que foram dois casos semelhantes na mesma noite e na mesma comunidade.

Próximo a cerca de 600 metros da casa da professora Márcia, os ladrões agiram na propriedade do senhor Fridolino Mário Kunrath, onde arrombaram o galpão e praticaram o mesmo furto, ou seja, levaram as rodas do automóvel do senhor Fridolino. Também levaram do galpão, uma grade de cerveja com as garrafas cheias.

Este caso também foi registrado pela Brigada Militar de São José do Inhacorá.

Carro bate em muro e quatro pessoas morrem em Porto Alegre

Carro ficou destruído após bater em muro em Porto Alegre
(Foto: Vanessa Fellippe/RBS TV)
A manhã desta quinta-feira (11) começou com um grave acidente de trânsito em Porto Alegre. Um veículo Audi com seis pessoas a bordo se chocou contra um muro no cruzamento das ruas Mostardeiro e Coronel Bordini, no bairro Mont'Serrat, por volta das 5h30. Quatro pessoas morreram, de acordo com a Brigada Militar.

As vítimas, dois homens e duas mulheres, ainda não foram identificadas. As outras duas ocupantes do veículo foram atendidas no local e encaminhadas para o Hospital Cristo Redentor e para o Hospital de Pronto Socorro em estado grave.

De acordo com o coronel Silanus de Melo, da Brigada Militar, o veículo passou por uma viatura policial em alta velocidade. Um carro da BM passou então a seguí-lo, mas o perdeu de vista até reencontrá-lo no local do acidente. O trânsito foi bloqueado nas ruas póximas.

Às 7h a equipe de perícia trabalhava no local. De acordo com a polícia, a placa do carro foi verificada e o veículo não se encontrava em ocorrência de furto.

Tangerina 'gigante' chama atenção pelo tamanho e pelo sabor no RS

Tangerina 'gigante' é aposta de produtor no Norte do estado
(Foto: Reprodução/RBS TV)
A variedade de tangerina dekupon chama atenção no Rio Grande do Sul. Também chamada de bergamota pelos gaúchos, a fruta "gigante" pode pesar até um quilo e tem um sabor diferenciado, segundo os produtores. O valor pago pelo tipo chega a ser até quatro vezes maior. Outra característica da
variedade é que ela não tem semente, como mostra a reportagem do Campo e Lavoura.

A diversificação de variedades é essencial para que os produtores garantirem a renda das propriedades. Mais de 150 mil toneladas de frutas cítricas devem ser colhidas nesta safra no estado, que tem 80 hectares de laranjas e tangerinas.

"A tangerina dekupon possui uma concentração de açúcar bem maior né. Como também a concentração de suco que ela possui é bem maior que a okitsu, então ela tem um sabor muito equilibrado entre acidez e açúcar", explica o técnico rural da Emater Jair Antônio Griebler. A variedade foi desenvolvida no Japão.

No interior de Aratiba, no Norte do Rio Grande do Sul, o produtor João Griebler cultiva a tangerina dekupon. A plantação começou como uma aposta para diversificar a produção. Hoje são cinco hectares. A planta se adaptou bem às condições climáticas da região.

Cada árvore produz em média 15 quilos por safra. E o peso das bergamotas impressiona. Em um galho com 18 frutas, o produtor estima um peso de 9 quilos. Mas para ter frutas bonitas e com boa coloração, é preciso um cuidado maior. O produtor gasta 30% a mais com insumos na variedade do que com outros tipos. A colheita vai de junho a julho e também exige mais trabalho.

"É uma colheita diferente das demais né. Não é colocada em sacos. É cortada com a tesoura e colocada em caixas. Ela não pode ser batida como as outras. Tem que ter mais cuidado com ela", diz o funcionário da fazenda Afonso Bach.

Depois da colheita, as frutas são lavadas e escovadas. As tangerinas são classificadas em quatro tamanhos e a produção é vendida para supermercados de Erechim e também da Região Metropolitana de Porto Alegre. Para resistir a uma viagem, as frutas são embaladas com rede de proteção. A variedade é bastante conhecida em São Paulo, mas pouco cultivada em outros estados. Por isso, ainda é preciso buscar mercado.

"Quem mexe com citrus sabe que começa a cobrir custos a partir do quinto ano. Nos outros anos para frente é que a gente vai buscar o lucro. Mas gostamos muito da cultura, somos entusiastas e acreditamos na força do trabalho", conclui o proprietário Antônio Griebler.

Enquanto o quilo das outras variedades de tangerinas de mesa é vendido, em média, por R$ 0,70, o quilo da bergamota dekupon pode chegar a até R$ 3.

Lutar Lutar Lutar ! Atlético-MG bate o Newell's nos pênaltis e vai a final

Jogadores do Atlético-MG festejam em campo: o Galo
está na final! (Foto: AP)
Lutar, lutar, lutar! Para vencer, vencer, vencer! Mais do que uma canção, a mensagem embutida no hino do Atlético-MG foi uma ordem para time e torcida nesta histórica noite de quarta e madrugada de quinta-feira no Independência. Vitória por 2 a 0 no tempo normal e posterior triunfo nos pênaltis, por 3 a 2, colocaram o Galo na final da Libertadores da América pela primeira vez. Victor, desde já eterno, foi novamente salvador. Pegou o último pênalti, de Maxi Rodríguez, e garantiu a classificação - como fizera contra o Tijuana nas quartas de final.

Bernard, logo com três minutos, fez o primeiro gol do Atlético-MG. Havia uma eternidade para encontrar pelo menos mais um. E ele saiu no final, após um apagão no estádio, com Guilherme. Nos pênaltis, em um drama sem igual para a torcida alvinegra, Alecsandro, Guilherme e Ronaldinho Gaúcho fizeram, Jô e Richarlyson perderam e Victor pegou a última batida - depois de Casco e Cruzado também errarem.

O jogo teve incidentes. Terminou apenas na madrugada de quinta-feira. No primeiro tempo, parou por nove minutos para atendimento ao goleiro Guzmán. Na etapa final, parte do sistema de iluminação do Independência caiu, e a bola ficou sem rolar por 11 minutos. No momento da interrupção, o Atlético estava mal na partida. No retorno, fez o segundo gol. E foi aos pênaltis. E foi à final.

Inter acorda, vira sobre América-MG e leva vantagem na Copa do Brasil

Diego Forlán marcou o gol da virada do Inter
(Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)
Na base da vontade, o Inter conseguiu virar e vencer o América-MG por 3 a 1 na noite desta quarta-feira, em partida de ida pela terceira fase da Copa do Brasil. Após um primeiro tempo sonolento, em que o colorado assistiu aos mineiros abrirem o placar com Rodriguinho, o clube gaúcho acordou na etapa complementar e marcou com D’Alessandro, Forlán e Maurides.

Com o resultado, o time de Dunga criou saldo para o jogo de volta, marcado para o dia 17 de julho, no Independência, em Belo Horizonte. Pode empatar, perder por um gol de diferença ou a partir do 4 a 2 que garante classificação para a próxima fase do torneio. Triunfo por 3 a 1 dos mineiros leva a partida aos pênaltis.

Antes disso, porém, as duas equipes retornam ao Brasileiro das séries A e B, respectivamente. No sábado, às 18h30m, o Colorado vai até Macaé enfrentar o Fluminense. Já o Coelho, no mesmo dia, mas às 16h20m, recebe o Bragantino no Independência.