Operação Fraude Zero fiscaliza postos de combustíveis |
Policiais civis da 22ª Região Policial, coordenados pelo delegado William Garcez, em parceria com o Comitê Sul Brasileiro de Qualidade dos Combustíveis, encerraram, na tarde desta quarta-feira (10/07), a Operação Fraude Zero. A operação visava fiscalizar ilegalidades no
s postos de combustíveis da região.
Segundo o delegado, a polícia recebeu algumas denúncias de postos de venda e locais específicos que estariam efetuando venda ilegal ou irregular de combustível. Desde o dia 02 de julho, foram fiscalizados 32 postos de combustíveis e cinco tanques de abastecimento para frota própria em 10 cidades da região. Foram instaurados, até o momento, 10 inquéritos policiais para apuração de crimes de propaganda enganosa, suspeita de gasolina adulterada, armazenamento irregular de combustível, entrega de combustível a domicílio por posto revendedor, e ponto de venda irregular de óleo diesel em mini-mercados que não possuem registro de posto revendedor.
Durante a operação, ocorreu uma prisão em flagrante na cidade de Crissiumal pelo crime de clonagem de marca, modalidade especial do crime de propaganda enganosa, onde um posto cadastrado como bandeira branca ostentava identificação de uma determinada marca, sendo arbitrada fiança judicial em 20 salários mínimos. Foram constatadas, ainda, outras 20 irregularidades como falta de alvarás, equipamentos ou documentos, sendo autorizado o prazo de 7 a 10 dias para os postos se adequarem. O delegado informou, ainda, que a Operação Fraude Zero foi a primeira de outras que serão realizadas na região, visando a prevenção e a repressão de crimes contra os consumidores.