08 março 2011

Jornal britânico coloca Dilma entre as 100 mulheres mais inspiradoras do mundo

Dilma está na lista das 100 mulheres mais 
inspiradoras mundo, segundo levantamento
do jornal britânico The Guardian
A presidente Dilma está na lista das 100 mulheres mais inspiradoras mundo, segundo levantamento do jornal britânico The Guardian. A sucessora de Lula aparece na categoria Política ao lado de nomes como a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e a ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher.
A lista foi elaborada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira. Entre os motivos que tornam a presidente uma personagem inspiradora, o jornal cita sua trajetória política, que incluiu uma passagem como guerrilheira em um grupo de combate ao Regime Militar, quando enfrentou “a prisão e a tortura”. O Guardian ainda descreve Dilma como uma "administradora dura e pragmática".

É estável estado de saúde do superintendente da Corsan baleado em Porto Alegre

É estável estado de saúde do superintendente
da Corsan baleado em Porto Alegre
Boletim médico indica que o estado de saúde do superintendente de Relacionamento com o Cliente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), no início desta tarde, é estável e inspira cuidados. Cláudio Ribeiro da Silva Steimbruch, de 50 anos, foi transferido durante a madrugada para o Hospital São José, da Santa Casa de Porto Alegre. Conforme a assessoria de imprensa da instituição, a família não autorizou divulgar detalhes sobre o tratamento.
O homem foi baleado na cabeça, na noite dessa segunda-feira, na rua José do Patrocínio, próximo à Praça Garibaldi, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Ele foi submetido a uma cirurgia no Hospital de Pronto Socorro, onde recebeu o primeiro atendimento. 
A polícia suspeita que Steimbruch tenha sido vítima de tentativa de homicídio. Segundo testemunhas, a vítima estaria dentro do seu veículo conversando com o agressor, que estaria escorado no carro. Minutos após, Steimbruch teria arrancado com seu BMW, sendo atingido logo em seguida por um disparo. Ao tentar fugir do agressor, o condutor bateu o automóvel em outros dois veículos. A polícia acredita que o homem que atirou contra a vítima possa estar ligado ao tráfico de drogas, conforme o coordenador das Equipes Volantes da Polícia Civil, inspetor Renato Martins.

Acidente mata uma e deixa 17 pessoas feridas na BR-282 no Oeste de SC

Segundo PRF, carro teria cortado a frente
do ônibus ao atravessar a BR 282
Mais um acidente com morte foi registrado BR-282, no quilômetro 501, nesta segunda-feira, em Xanxerê. Um ônibus que transportava trabalhadores de Faxinal dos Guedes para uma agroindústria de Xaxim bateu na lateral de um carro.
A motorista do carro, Evanir Alves de Oliveira, de 47 anos, fraturou um braço e bateu o peito contra o volante. Ela morreu de parada cardiorrespiratória ao dar entrada no Hospital São Paulo.
Dezessete passageiros ficaram feridos e foram encaminhados para o mesmo hospital. Entre eles, o condutor do ônibus, Antonio Vasek Machado, de 50 anos, com lesões leves. Nenhum dos passageiros está em estado grave.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro teria cortado a frente do ônibus ao atravessar a BR 282, no bairro Tonial.

Confirmado: dois estudantes da SETREM devem participar de intercâmbio à Alemanha em julho

No mês de janeiro participaram Juliana Peters 
Aires e Vitor Hugo Torzecki Bigolin
O Instituto Goethe e o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha confirmaram esta semana a disponibilidade de duas novas vagas para intercâmbio.
O curso de aperfeiçoamento em idioma alemão, com duração de três semanas, é oportunizado pelo projeto ‘Escolas: uma parceria para o futuro’, convênio entre a SETREM e governo alemão, firmado há três anos. Ao todo 10 estudantes de Ensino Médio da SETREM já participaram desta experiência, que tem os gastos (passagens, hospedagem e alimentação) pagos pelo projeto.
No mês de janeiro de 2011, embarcaram para Frankfurt, Juliana Peters Aires e Vitor Hugo Torzecki Bigolin, de 16 e 15 anos, estudantes do 3º e 2º Ano do Ensino Médio da SETREM. Contam que ao todo participaram 69 adolescentes oriundos da Austrália, Argentina, Venezuela, Uruguai, Rússia, Peru, Brasil, Colômbia, Indonésia e Tailândia. Vitor pode realizar curso de Língua Alemã Nível A2 e ao final, prova Fit 02, na qual conquistou aproveitamento ‘Muito Bom’. Juliana já havia efetivado a prova no Brasil e participou de aulas para aperfeiçoamento da gramática e oralidade do idioma.
Os jovens estavam hospedados em um albergue, frequentavam aulas pela manhã, sendo à tarde, oportunizados passeios. “Visitamos museus, parques e lugares históricos e turísticos de Frankfurt e cidades próximas como: Mainheim, Mainz e Eppstein. Nestas ocasiões vivenciamos situações muito diferentes, como assistir a um jogo de futebol em que nevou, quase congelamos”, revela Vitor.
Entretanto, ambos concordam que marcará esta experiência as amizades feitas. “É incrível poder conhecer pessoas de diferentes países e culturas, bem como encarar o desafio de conhecer sozinho, um país com outro idioma. Foi algo muito especial”, conclui Juliana.

Linha Salto prepara recomeço depois do enterro de 20 vítimas do acidente na RS-282

Localidade em Santo Cristo recomeça vida
após tragédia
Na tarde de domingo, Leandro Bocorni enfrentou a maior provação dos seus 32 anos: sepultou os pais, dois tios, uma tia, mais dois parentes do futuro sogro no cemitério de Linha Salto, encravado entre lavouras de milho e soja. Segunda-feira, aturdido com as perdas, afligia-se pelos dois sobrinhos e por uma cunhada hospitalizados. Ainda teve de lamentar pela 27ª vítima da tragédia rodoviária de Santa Catarina, o vizinho Charles Kraemmer, que morreu durante a madrugada, aos 31 anos.
Leandro não é o único a padecer de um luto múltiplo. O desastre na BR-282, no sábado, arrancou pedaços de cada uma das 80 famílias de Linha Salto, em Santo Cristo. Das vítimas da equipe de bolão que viajava no ônibus atingido por um caminhão, 20 eram da comunidade. Todos tinham laços de parentesco ou amizade.
Depois de enterrar seus mortos no domingo, os moradores de Linha Salto passaram a se agoniar com os sobreviventes. Na madrugada de ontem, Charles Kraemmer não resistiu a uma cirurgia, no Hospital de Santa Rosa. Deixou a mulher, Nívea (também sobrevivente), e a filha pequena.
A despedida a Charles, realizada na igrejinha de Linha Salto, foi o prolongamento da comoção do velório coletivo de domingo. Colegas dele na multinacional AGCO compareceram com seus uniformes. Ele trabalhava na fabricação de colheitadeiras.
A partir de agora, os que ficaram terão de reconstruir suas vidas e os escombros de Linha Salto.

Colheita mecânica da uva garante maior eficiência na Fronteira Oeste

Máquina passa nos vinhedos sacodindo
plantas que caem dos cachos
Cerca de 150 dos 600 hectares de vinhedos da Almadén em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, terão colheita mecânica nesta temporada. A utilização de máquina garante maior versatilidade e eficiência.
Com 4,30 metros de comprimento, o equipamento da marca francesa Pellenc corre por cima da plantação, com sete braços metálicos de cada lado. O vinhedo fica no meio, entre as rodas do equipamento. À medida que passa por cima da planta, a sacode, fazendo com que os cachos de uvas caiam em um recipiente. Deslocando-se a 3,5 quilômetros por hora, a máquina opera com 480 a 500 sacudidas por minuto.
Comum em tradicionais regiões na produção de vinhos, como França e Chile, a colheita mecanizada é inédita no país, conforme a vinícola. Engenheiro agrônomo da Almadén em Livramento, Fabrício Domingues explica que a máquina é totalmente adaptável, podendo ser regulada a força e regularidade da sacudida. A fruta não é danificada, acrescenta.
— Este é um ano de testes, mas estamos muito satisfeitos com os resultados. O principal benefício é poder escolher a hora da colheita, o que altera o sabor da uva. Com o trabalho manual, não podíamos colher à noite, por exemplo — explica Domingues.