05 outubro 2010

Suinocultura será triplicada em curto prazo

A suinocultura já ocupa um espaço considerável na economia do Município de São José do Inhacorá.
Nos últimos tempos houve a construção e implantação de inúmeros espaços físicos com o objetivo da terminação de suínos. O Município já possui várias propriedades com esta atividade, tanto na terminação como criação de leitões, tendo no momento uma considerável ampliação quanto à construção de chiqueiros para a terminação.
A atual quantidade de suinocultores no município é de 14, e mais 07 em processo de implantação. Em 2008 havia 6.000 cabeças, já no ano de 2010 esse número passou para 10.000, onde 9.000 são para terminação e 1000 animais nas UPLs (Unidade de Produção de Leitões). A projeção para 2011 é de ultrapassar as 17.000 cabeças, o que representa, em pouco mais de 02 anos, triplicar o número de animais.
Esses novos empreendimentos são possíveis graças aos incentivos do município, através de serviços de máquinas como a terraplanagem, preenchimento, a liberação do licenciamento ambiental, bem como, subsidiando o juro em caso de empréstimos bancários.
A carne de porco tem forte aceitação tanto no mercado nacional como internacional e, a sua tendência é de crescimento, abrindo novos mercados, estes com boas perspectivas, por isso o município aposta nesta alternativa econômica para a agricultura local.

Gre-Nal do Gauchão será em Rivera

Um dos Gre-Nais do Campeonato Gaúcho de 2011 será realizado no estádio Atílio Paiva, em Rivera, cidade que faz fronteira com a gaúcha Santana do Livramento. Com isso, Erechim, que sediou o clássico nas duas últimos edições do Gauchão, ficará sem evento no ano que vem. A decisão é do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Novelletto, que esteve na fronteira oeste do Estado nesta terça-feira vistoriando as dependências do Atílio Paiva.
“É uma nova experiência que vamos realizar. Nos últimos dois anos, os Gre-Nais foram realizados na cidade de Erechim. Mas, depois de realizarmos uma partida do Internacional aqui pela Copa Libertadores e até partidas pelo torneio envolvendo Grêmio e Inter, em jogos distintos, mas aqui neste estádio, chegamos a conclusão de que seria interessante trazer o clássico para cá.” afirmou Novelletto.
O presidente da FGF ressaltou que não conhecia o estádio Atílio Paiva pessoalmente e ficou positiva impressionado com a vistoria realizada hoje. “Fiquei muito satisfeito com a estrutura do estádio, sem falar, é claro, com a proximidade de cidades que nunca recebem jogos da série A do Gauchão. Em Erechim não tivemos 500 pessoas de Porto Alegre assistindo a partida, em compensação já recebi ligações, e-mails e outras manifestações de torcedores que querem vir à Fronteira para comprar e assistir ao jogo. Creio que 50% das pessoas que assistirão a partida virão da capital do Estado, estimo este público em 10 mil porto-alegrenses” finalizou.

Médico indiciado por atuar em clínica de aborto é assassinado

O médico ginecologista Clóvis Madruga, 61 anos, foi encontrado morto por volta das 10h desta terça-feira, em Porto Alegre. Ele estava dentro de um Palio, na rua Veronese, bairro São Sebastião. O corpo tinha marcas de disparos de arma de fogo. Segundo o delegado de homicídios Bolívar Llantada, a vítima havia sido indiciada por atuar em uma clínica de aborto. "Ele foi preso em flagrante."  Ainda não há informações sobre as motivações do crime, mas a suspeita da polícia é de que tenha sido uma execução, pois nada foi roubado do carro ou da vítima.
Em junho de 2008, o médico e duas funcionárias foram presos após uma força-tarefa da Promotoria Especializada Criminal estourar uma clínica de aborto clandestina instalada na rua Doutor Flores, no Centro da Capital. Uma mulher de 44 anos, que estava sedada por estar no meio de um procedimento, foi levada sob custódia para o Hospital Presidente Vargas. 
Os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão após duas semanas de apurações desencadeadas depois de uma denúncia anônima. Segundo o Ministério Público, quando entraram na clínica, o médico estava numa sala e a paciente em outra. O médico teria tentado pagar propina para evitar a prisão.

Chefe da Embrapa Trigo reúne-se com representantes de cooperativa da região

Na quinta-feira, dia 30, esteve na SETREM o Chefe Geral da Embrapa Trigo, Sérgio Dotto, para encontrar-se com representantes da área técnica de cooperativas da região, bem como empresas agropecuárias e de assistência técnica.
O objetivo foi debater os principais problemas relativos à produção de trigo e também, conferir na área experimental da instituição de ensino, ensaios de materiais cultivados no Estado. Na ocasião, a Embrapa também apresentou aos participantes um significante experimento desenvolvido na SETREM, que propõe a interação de cultivares, densidades e doses de nitrogênio. Há apenas quatro experiências no Estado.
Segundo Dotto, é necessário dar grande atenção a esta região, pois é importante produtora de trigo e tem características climáticas específicas e diferentes de outras no Estado. “Considero, hoje, o trigo mais uma questão política, que técnica. A gente sabe produzir, tem poucas falhas neste sentido, mas não conseguimos comercializar de forma satisfatória”, conclui. 

André Lima destaca força da base gremista

Com jogadores suspensos e lesionados, o técnico Renato teve que improvisar na partida contra o Vitória, na rodada anterior do Brasileirão, no Barradão. De jogadores que vieram da base gremista, atuaram Neuton, Saimon, Fernando, Willian Magrão, Maylson e Roberson. Na análise de André Lima, que cumpriu suspensão e assistiu ao jogo de casa, os meninos do Olímpico deram conta do recado.
– Particularmente fiquei surpreso como time que o Renato montou na Bahia, mas ele é isso aí. Ele sempre fala, até aqui para vocês (imprensa), que não só quem não está jogando, mas até quem não costuma ser relacionado tem que estar preparado, e é isso que está acontecendo. A garotada do Grêmio deu conta do recado. Eu que estava vendo de casa cheguei a ficar cansado – comentou o atacante, destacando a disposição dos meninos.
Na partida, Maylson fez o primeiro gol da goleada por 3 a 0. Os outros jogadores da base também foram bem, mas Saimon saiu machucado, com dores no joelho, e não treinou com o restante do grupo nesta terça.
Para André Lima, é importante que os guris ganhem oportunidade para se acostumarem com a pressão de atuar pelo time profissional.
– É muito importante os meninos começarem a se acostumar ao ritmo, à pressão, e também para a direção ver que eles têm capacidade, assim como o treinador. E a gente sabe que pode contar com eles também. Isso é bom para o Grêmio – ressaltou.  

128 contemplados do Minha Casa Minha Vida se reúnem

A Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria de Habitação e Mobilidade Urbana realizou uma reunião com os 128 contemplados do Programa Minha Casa Minha Vida, sorteados durante a Semana do Município. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e participar do desenvolvimento das ações.
Foi definido em qual empreendimento os futuros proprietários receberão a moradia. Entre as opções serão construídos prédios no Bairro Cruzeiro e no Bairro Planalto. O engenheiro Jaime Matitazzi, representante da empresa construtora, apresentou o detalhamento dos apartamentos, quanto a sua infraestrutura. Depois, a assistente social, Liane Calza, explicou como será realizado o trabalho técnico social com as famílias envolvidas.
O gerente da CAIXA, Jair Kielling detalhou as formas de pagamento das parcelas, e também, a possibilidade da utilização do FGTS no empreendimento. Por último, o Secretário de Habitação e Mobilidade Urbana, Ramão Moreira, destacou a importância da participação de todos os contemplados nas atividades promovidas, pois o trabalho social será fundamental para o sucesso do projeto, “Queremos o comprometimento de todos na construção e realização do sonho da casa própria porque entendemos que este é o local onde criamos nossos filhos e passamos boa parte do nosso dia, por isso, precisa ser um lugar que proporcione qualidade de vida”.

Programa eficiência Energética

Através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Educação e Juventude, e a RGE foi organizada uma atividade diferente no dia 1º de outubro.
O evento realizado na UNIJUÍ, contou com a participação de cerca de 400 professores de sete municípios (Crissiumal, Horizontina, Porto Xavier, Santa Rosa, Três Passo, Três de Maio e Santo Cristo). No Seminário Regional de Educação foram apresentadas propostas pedagógicas, entrega de material didático e de vivências na arena cênica.
Na 2ª parte da atividade, os professores participaram de oficinas para se instrumentalizar em educação para eficiência energética, meio ambiente, uso seguro de energia elétrica e sustetanbilidade na sala de aula. Aproximadamente 1000 estudantes participaram à tarde do Túnel do Conhecimento e do Teatro.

Luigi e Affatato procuram acordo para eleição no Inter

A fumaça branca da indicação do candidato de situação à presidência ainda não foi liberada, embora um acordo comece a tomar corpo nos bastidores da eleição do Inter. Ontem, após a reunião-almoço nas suítes do Beira-Rio para discutir a profissionalização da gestão, Pedro Affatato e Giovanni Luigi pela primeira vez deixaram aberta a possibilidade de um acordo.
Os dois pré-candidatos deverão conversar. Affatato acompanhará Piffero em Brasília, hoje, para uma reunião com representantes da Fifa sobre a Copa de 2014. Luigi deve-se juntar à delegação em Fortaleza, onde amanhã o Inter enfrenta o Ceará. O encontro entre os dois candidatos se dará na volta. A primeira reunião tem o objetivo de negociar o consenso.
Vitorio Piffero só aguarda o acordo para deflagrar o processo sucessório no clube. Não exigiu pressa de Affatato nem de Luigi, mas conta com um acerto o mais rápido possível.
Em caso de acerto, a decisão será encaminhada a Piffero e a Fernando Carvalho, que anunciarão a manutenção da coalizão que comanda o Inter desde 2002. Caso não haja um acordo, o alto comando do Inter será obrigado a tomar posição e escolher um nome.
– É claro que um consenso é possível. Temos até o dia 1° de novembro (data para a inscrição das chapas à eleição presidencial) para conversar – comentou Giovanni Luigi. – Só não podemos ficar com o ônus de não ter tentado um acordo.
– Eu e Giovanni temos consciência da nossa responsabilidade para o clube neste momento. Vamos conversar ainda esta semana – disse Affatato.
No encontro, entre escalopes de carne ou peixe, com arroz e legumes, o tema eleição seria colocado em debate, mas o quorum foi grande demais em meio a uma negociação delicada, e não houve clima. Para evitar o racha na gestão, Piffero e Carvalho querem um acordo entre os dois pré-candidatos.

Ex-prefeito de Camboriú Edson Olegário irá a júri popular

O ex-prefeito de Camboriú, Edson Olegário, irá a júri popular pela acusação de participação no assassinato do deficiente físico Eneri Antônio de Souza, ocorrido em 2008. Além de Olegário, outras quatro pessoas, que também teriam envolvimento no crime, serão julgadas pela população.
A sentença foi divulgada na tarde desta segunda-feira pela juíza Camila Coelho. Através de sua assessoria, a juíza explicou que existe um prazo de cerca de 10 dias para defesa e acusação recorrem. Depois, o caso será avaliado pelo Tribunal de Justiça e só então será definida a data do júri. Por conta dos trâmites, a assessora acredita que a audiência deverá ser realizada somente no ano que vem.
No fim do mês passado, Olegário conseguiu um habeas corpus pelo envolvimento na morte de Eneri, mas permanece preso por acusação de ligações em atentados políticos ocorridos em Camboriú entre 2005 e 2008. O ex-prefeito está no Presídio Regional de Balneário Camboriú desde maio deste ano.

TRE-SP aceita denúncia de analfabetismo contra Tiririca

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, aceitou hoje denúncia oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, eleito com cerca de 1,3 milhão de votos para o cargo de deputado federal, pela coligação "Juntos por São Paulo".
Para o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a prova técnica apresentada sobre alfabetização de Tiririca justifica o recebimento da denúncia, anteriormente rejeitada, para início da ação penal. 
Segundo o juiz, "a prova técnica produzida pelo Instituto de Criminalística (IC) aponta para uma discrepância de grafias", o que leva a uma razoável dúvida sobre uma das "condições de elegibilidade inseridas em declaração firmada pelo acusado no momento do pedido de registro de candidatura a deputado federal para concorrer às eleições 2010, por meio da qual afirma que sabe ler e escrever". 
O prazo para apresentação de defesa é de dez dias. A denúncia foi recebida como complementação a uma outra, recebida em setembro, por omissão da declaração de bens no pedido de registro. 
A pena prevista para esse crime é de até cinco anos de reclusão e o pagamento de cinco a 15 dias-multa por declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita para fins eleitorais em documento público. Ainda cabe recurso ao TRE.
Além da denúncia oferecida pelo MPE na 1ª Zona Eleitoral, tramita no TRE de São Paulo um requerimento que contesta o registro de candidatura de Tiririca. O documento será analisado pelo juiz relator.