09 julho 2010

Os cuidados com o trigo

A maioria das lavouras de trigo da nossa região encontram-se na fase inicial de desenvolvimento. Algumas recomendações tornam-se importantes nesse momento. Segundo o Engenheiro Agrônomo da COTRIMAIO, Marcos Schneider, o controle de ervas daninhas no estágio inicial é bastante importante, uma vez que do início do perfilhamento até o 1° nó é a fase crítica de competição com ervas daninhas, sendo muito importante controlar essas ervas para evitar uma diminuição de potencial produtivo por competição. O monitoramento e controle de pulgão é um procedimento essencial que deve ser realizado pelo produtor de trigo. O pulgão transmite VNAC, que é uma virose que diminui bastante a produtividade da lavoura. Na fase inicial de desenvolvimento a perda pode ser de 50%, até por isso da importância do tratamento de semente com Neonecotinóides. O produtor que não tratou a semente tem que ter mais atenção ainda no monitoramento do pulgão que costuma ocorrer quando ocorre um período seco e quente. Algumas lavouras podem estar chegando já ao período de perfilhamento, período que já necessita aplicação de Nitrogênio em cobertura. Para qualquer esclarecimento procure um Técnico da COTRIMAIO na Filial mais próxima. COTRIMAIO. Aqui você vale +, em tudo, o ano todo.

Plano Diretor está concluido mas ainda não há previsão de quando irá a votação na Câmara

Redação final do Plano Diretor Participativo está pronta para ir a votação em plenário na Câmara de Vereadores de Três de Maio.
O presidente da Comissão Especial, que trata da revisão do plano que projeta o crescimento ordenado da cidade nos próximos anos, vai manter as alterações na atual legislação sugeridas pela consultoria técnica contratada pela administração municipal.
A proposta de recuo frontal de dois metros nas construções na área central está recebendo críticas de proprietários de imóveis que alegam que serão prejudicados pela obrigatoriedade do recuo.
O vereador Alexandre Classmann afirmou que apesar de estar sendo protocolado hoje não há previsão de quando ele irá a votação, pois os vereadores podem pedir vistas para analisá-lo melhor. Classmann disse que já decidiu que vai votar pela aprovação do projeto na integra.

Festejos do Bicentenário de Independência da Argentina

Nesta sexta-feira (9/7), o Comandante do CRPO Fronteira Noroeste, Cel Atamar Manoel Cabreira e demais oficiais representantes dos batalhões desta área, participaram dos festejos do Bicentenário da Independência da Argentina.
A celebração ocorreu na Igreja Santo Antônio, na cidade de Oberá, que também comemorou seu 82º Aniversário de emancipação.
Ao comemorar 194 anos de Independência, a Argentina recordou com muito orgulho suas lutas e com muito patriotismo e amor saúda seu país.
Aos nossos irmãos argentinos, com os quais matenmos estreitos laços de ligação e trabalho conjunto na segurança pública de fronteiras, externamos nossas felicitações.

Lançado o 27º Hortigranjeiros em santa Rosa

A 77 dias do 27º Hortigranjeiros, autoridades, políticos, imprensa e a comunidade estiveram presentes no Lançamento do Encontro, realizado na noite desta quinta-feira(08). O evento foi realizado no Centro Administrativo do Parque de Exposições e reuniu mais de 130 convidados.
Fabiano Duarte e Tiago Bigolin, da empresa Plug, realizaram a apresentação do material de divulgação como cartão, pasta, propaganda, outdoors, cartaz, enfim, o material da identidade visual. Tudo foi pensado para marcar a relação do campo com a cidade e também o desenvolvimento de novas alternativas de produção e de tecnologia para o agricultor. O tema, Alimentando o Desenvolvimento, evidencia a importância do trabalho do produtor rural, aliando novas tecnologias e respeitando o meio ambiente.
O Prefeito Orlando Desconsi, aproveitou a oportunidade para lembrar que, este ano, os recursos com Governo Federal já estão garantidos, R$ 130 mil do MAPA e R$ 50 mil do MDA. Ele ressaltou também que o evento deve evidenciar ainda mais a relevância do setor para o município e região, “Temos qualidade na nossa produção, mas temos que ampliar ainda mais para que no futuro possamos abastecer o município”. Segundo dados da Secretaria Municipal de Agropecuária, cerca de 20% do que é consumido em Santa Rosa é produzido por agricultores do município.
A Presidente do Hortigranjeiros, Claudia Bachinski, falou sobre o empenho e profissionalismo de todos os voluntários envolvidos. Ela também comentou o significado da identidade visual, e a relevância da agricultura para a região, “Todas as peças procuram evidenciar a importância da produção agrícola para o desenvolvimento do campo e da cidade, o que gera riqueza e desenvolvimento. O cartaz mostra isso, a relação do campo com a cidade”. O Sr. Jair Domenig, representante da EMATER, em nome do Presidente da Aphorosa, Sr. Valdenir da Silva, ressaltou a importância da participação dos produtores, que têm neste evento, uma grande oportunidade de mostrar sua produção.
Na ocasião, as autoridades agradeceram aos seguintes apoiadores que já estão confirmados para esta edição: Dimap Moda Couro, Tulipa Floricultura e NM Festas, Sul Net, Salão Rosaflor, Banco do Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Os participantes foram convidados a ajudar na divulgação do encontro que será realizado de 23 a 26 de setembro de 2010. O evento conta com mais de 120 voluntários e 36 comissões organizadores. Os trabalhos para a realização do 27º Hortigranjeiros estão em pleno vapor. Todos os coordenadores de comissões organizaram suas equipes e estão se preparando para esta edição, que promete superar as expectativas.

Grupo de Danças do Instituto Cardeal Pacelli conquista prêmios em festival de danças internacional

A maior escola pública de Três de Maio conquistou cinco primeiros lugares no Festival de Danças "Hermanando Pátrias 2010" realizado em Rivera no Uruguai. Além disso, o grupo recebeu o Prêmio Especial de "Melhor trabalho coreográfico em criatividade e dedicação".

O grupo foi convidado para participar de festivais em Corrientes, Rivera e Itaqui em 2011. O Pacelli recebeu apoio da prefeitura e de empresas para participar do evento.

Festa em Canguçu vai sortear Fusca carregado de cerveja

Quem for à festa Samba Tchê Pancadão em Canguçu poderá levar para casa um Fusca carregado com 50 litros de cerveja. Essa é a grande chamada para o evento que acontece neste final de semana na cidade do sul do Estado.
Basta comprar o ingresso para a festa, que vai ocorrer em duas noites no E.C. Canguçuense, em 09 e 10 de julho, para receber cinco cupons para participar do sorteio do veículo.
De acordo com a empresa organizadora do evento, a B&S Produções, o veículo com documentação e as bebidas serão entregues apenas na segunda-feira.
- Não daríamos um veículo cheio de bebidas no final da festa, não queremos sugerir quem ninguém beba e dirija - explicou um funcionário que pediu para não ter o nome divulgado.
Outra questão que chama a atenção nos anúncios da festa é a possibilidade dos funcionários públicos descontarem em folha o pagamento do ingresso. A presidente do Sindicato dos Municipários de Canguçu (SIMCA), Gelcira Lopes, não vê problema em realizar o convênio com o evento. Ainda de acordo com ela, esta não é a primeira vez que o SIMCA realiza uma ação como está que permite o desconto.

Polícia Civil de Três de Maio prendeu suspeito de matar companheira

A Polícia Civil de Três de Maio prendeu no final da manhã desta quinta-feira, 8, Jandir dos Santos Oliveira, de 41 anos, suspeito de matar sua companheira Elaine Rauch Springer, de 37 anos, com golpes de faca, na madrugada de quarta-feira. Segundo o delegado João Vittorio Barbato, o autor do crime se apresentou, mas não quis prestar depoimento – disse que faria apenas em juízo. O delegado pediu a prisão preventiva do suspeito, que foi encaminhado ao Presídio Estadual de Santa Rosa.
O crime ocorreu à 1h, na residência onde o casal morava com a filha da vítima, no bairro Neuhaus. Elaine foi morta com golpes de faca, chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas faleceu ao chegar no Hospital São Vicente de Paulo.
A filha, Ana Paula Springer, de 20 anos, também foi agredida. Ela continua em observação no hospital da cidade, mas passa bem. O motivo do crime teria sido ciúmes. O suspeito vai responder por homicídio e tentativa de homicídio.

Superintendente do Dnit visita região nesta sexta

O superintendente do Dnit no RS, Vladimir Casa, visita hoje as obras que estão em andamento nas rodovias da Grande Santa Rosa. O roteiro inicia às oito e 45 da manhã, no trevo de acesso a Santa Rosa e seguir à BR 472, no trecho entre Santa Rosa e Santo Cristo.
Ele vai verificar o estado da rodovia, que apresenta acostamentos irregulares em relação a pista, principalmente na localidade de Linha Salto, em Santo Cristo, proximidades da metalúrgica Muskopff.
A comunidade reivindica melhorias naqueles trechos em função dos freqüentes acidentes que vem ocorrendo.
Após, Vladimir Casa vai a Santa Rosa onde participa do Almoço de Idéias. O superintendente do DNIT será o palestrante do evento.

Contrabando descaminho em Santo Cristo

Em apoio a Sec. Estadual de Agricultura, policiais da Brigada Militar deslocaram-se até a Lª Divisa interior do município de Santo Cristo, na propriedade do sr João Danilo Michels, onde após diversas buscas foram encontrados enterrados diversos tipos de herbicidas, inseticidas e venenos contrabandeados, oriundos do Chile, Uruguai e da China. O sr. João e os produtos foram conduzidos até a Policia Federal de Santo Ângelo para Registro do Flagrante nº210/2010.
Os produtos: 1- Um volume de 05 lts de fungicida Pryonn/Extra 2- Seis volumes de 5 lts cada do agrotóxico Allegro/Extra 3- Seis volumes de 5 lts cada do agrotóxico Allegro 4- Quatro volumes de 5 lts cada do agrotóxico Tchuzate 43% 5- Cento e sete volumes de 200 gramas cada do Agrotóxico Biogard 70 ws 6- Sete volumes de 10 gramas cada do agrotóxico Herbex wp 7- Doze volumes de 200 gramas cada do Agrotóxico Fiproon 80wp 8- Trinta e cinco volumes de 500 gramas cada do Agrotóxico Biogard 70 ws 9- Cinqüenta e dois volumes de 50 gramas cada do Agrotóxico Aliado 60 wdg 10- Treze volumes de 200 gramas cada do Agrotóxico Hormiciguida Polvo Mojai 11- Vinte e dois volumes de 200 gramas cada do Agrotóxico Hyodex 12- Dois volumes de 1kg cada do Agrotóxico Biogard 70 ws 13- Quarenta e sete volumes de 10 gramas cada do Agrotóxico Agrimet 60wp.

Bruno e Macarrão passam a noite em prisão de segurança máxima

O goleiro Bruno Fernandes, do Flamengo, seu amigo Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e um ex-policial, todos suspeitos de envolvimento no desaparecimento de Eliza Samudio, de 25 anos, foram transferidos, na última madrugada, para a penitenciária de segurança máxima Nélson Hungria, em Contagem (MG). Antes de serem levados para o local, eles realizaram exames de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte.
Os três suspeitos desembarcaram por volta das 23h no Aeroporto da Pampulha, em Minhas Gerais. De lá, foram encaminhados Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (Dihpp).
Nem Macarrão, nem Bruno usavam algemas e foram xingados por uma multidão de populares que os aguardava no local. Conforme o delegado-geral do Dihpp, Edson Moreira, eles devem prestar depoimento nesta sexta-feira. 

Superintendência da Receita Federal faz visita técnica a Porto Mauá

O dia 06 de julho de 2010 transformou-se numa data marcante para a história do município de Porto Mauá, esta finalizando o processo de alfandegamento do porto internacional. Neste sentido, uma comitiva de técnicos e políticos reuniu-se para avaliar as condições estruturais do Recinto e Pátio alfandegário, pavilhão de inspeção de cargas, Aduana, acessos, embarcações e demais condicionalidades, para que ocorra neste ponto de fronteira o mais breve possível, a movimentação internacional de cargas destinadas à importação e exportação com a Argentina e demais países do Mercosul.
O encontro teve a participação do Superintendente da Receita Federal do Estado, Sr. Paulo Paz, Delegado Regional de Santo Ângelo, Sr Darwin Thomas Filho, auditores e analistas que farão parte da equipe destinada à Aduana de Porto Mauá. Participaram na ocasião Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, Imprensa, entre outros. Também se fizeram presentes representantes da Argentina. O grupo visitou de forma especial as futuras instalações onde vai funcionar a zona primária, local onde serão realizadas as atividades de comércio exterior.
Os Prefeitos Pisoni de Porto Mauá e Nelson Carvalho de Alba Posse, acompanhados de seus assessores abordaram sobre ações e providências já realizadas por ambas as localidades, salientando que a Portaria 1.022/30 de março 2009, da Receita Federal, prevê a colocação de uma balança rodoviária, equipamento este que está em fase final de licitação e que nos próximos dias será instalada junto ao Pátio Alfandegário. O Prefeito Pisoni mencionou para os presentes a expectativa do setor público e privado que é viabilizar neste local um empreendimento desta natureza e sobre o esforço aqui realizado desde o ano de 2003 em relação a investimentos e documentação, sendo o objetivo principal criar alternativas de geração de arrecadação, emprego e renda, aspectos fundamentais ao desenvolvimento dos municípios e da região, tanto do Brasil como da Argentina.
O Porto Alfandegado vai gerar diversos postos de trabalho, diretos e indiretos, neste sentido a chegada de mais servidores públicos federais na Inspetoria de Porto Mauá justifica a disposição da Receita Federal do Brasil em prestar mais este serviço público essencial, não só para Porto Mauá mas para toda a grande região que fará uso da estrutura alfandegária e dos benefícios oriundos do comércio exterior, gerando integração e oportunidades de trabalho à população brasileira e argentina.
Legenda da foto: Prefeito de Porto Mauá, Prefeito de Alba Posse (Argentina) – Nelson Carvalho, Delegado da Receita Federal de Santo Angelo – Darwin Thomas Filho, Superintendente do RS Paulo Paz, Presidente da Fundação Pró-Ponte Internacional Porto Mauá / Alba Posse - Airton Bertol, Chefe da Receita Federal de Porto Mauá - Gilmar Correa, vice-prefeita de Santa Rosa Rosa – Sandra Padilha.