16 fevereiro 2013

Pedestre é atropelado no centro de Tenente Portela

Pedestre é atropelado no centro de Tenente Portela
(Foto: Portela Online|)
Vítima sofreu escoriações leves

Um pedestre foi atropelado na manhã deste sábado, 16 de fevereiro, no centro de Tenente Portela. Geraldo Adolfo Jerken, 43 anos, atravessava a rua quando por volta das 11h foi atingido por um taxi que contornava a Praça Tenente Portela [a do índio] no entroncamento com a Avenida Luis Carlos Prestes.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreu a vitima e encaminhou para o Hospital Santo Antônio onde recebe atendimento. Informações preliminares dão conta de que Geraldo sofreu escoriações leves.

Segundo o motorista do taxi, não houve tempo hábil parar evitar o atropelamento. A Brigada Militar acompanhou o resgate orientando o trânsito no local.

BM de Horizontina guincha motos de entregadores antes de município criar lei legalizando serviço de moto-frete

Moto de empresa que fazia entrega de jornais foi guinchada
mesmo amparada pela legislação
Uma legislação polêmica, alvo de protestos em todo o país, aprovada para organizar a função de moto-frete nas grandes cidades brasileiras, está sendo aplicada com severidade e sem o mínimo bom senso pela Brigada Militar de Horizontina.

Durante esta semana, várias motos particulares, com placa cinza e baú, foram guinchadas impedindo o trabalho digno de várias pessoas e até a sobrevivência de seus dependentes.

Os moto-fretistas de Horizontina, enfrentam obstáculos para poder registrar e adequar a lei seus veículos, já que não há a legislação municipal criada para a prestação do serviço, o que está ainda sendo estudado pelo departamento jurídico do município, para depois ser apreciado pelo Poder Legislativo.

Eles faziam com suas motos a entrega de jornais, lanches, medicamentos, entrega de boletos para lojas, oficinas, bancos, etc. Até mesmo as autoridades da segurança utilizavam seus serviços prestados com dignidade, solicitando a tele-entrega de lanches, por exemplo. Todos os condutores que tiveram suas motos recolhidas nesta semana estavam habilitados, as motos em dia com impostos, adequadas com dispositivos de segurança como baú nas dimensões corretas, antena corta-pipa, mata-cachorro, bem como os pilotos usando colete refletivo.

Há a exigência de placa vermelha e a BM, especialmente quando em guarnições comandadas por determinado sargento, não aceita qualquer argumentação e manda os veículos para o guincho e ainda responde de forma ríspida, reclamam os proprietários.

Um dos condutores, relatou que levava pedidos que foram feitos a um restaurante(comida), carga perecível, e mesmo assim foi obrigado a descarregar as embalagens na Rua São Pedro, para que a moto fosse guinchada.

O caso mais absurdo foi com relação a uma moto do Jornal Folha Cidade, que utilizava nesta sexta-feira para serviços de entrega de seu produto, uma moto própria, registrada no nome da empresa, e não necessita portanto a placa vermelha, e teve o veículo ( caçado) desde as primeiras horas da manhã. Por volta das 13h a moto foi abordada, o condutor devidamente habilitado, com todos os dispositivo de segurança instalados teve a moto guinchada.

O Sargento De Lima, admitiu ao gerente do Jornal, no local da barreira, que tinha dúvida quanto a necessidade ou não da placa vermelha. Mas na dúvida ao invés do bom senso, utilizou a punição.

O Jornal entregava sem utilizar serviço de terceiro, já em razão das abordagens, desde as 3h da manhã, em torno de 2 mil exemplares a seus leitores e faltavam em torno ainda de 500 jornais a serem entregues, quando teve o veículo guinchado, amargando prejuízos pela intransigência adotada pela corporação.

A direção do jornal, diante da polêmica instalada na semana, quando foram recolhidas motos de seus prestadores de serviço, informou-se diretamente com o Comandante da BM local, Tenente Itacir Luis Ziembowicz, de como proceder, e este garantiu que a moto da empresa estaria autorizada a fazer entrega do produto, pois não caracteriza atividade remunerada.

De forma arbitrária e desproporcional, o Sargento exigiu relação formal de trabalho do condutor da moto com a empresa. Como o mesmo não portava, guinchou o veículo e mandou que o gerente procurasse a justiça, caso se achasse no direito, sem cogitar a possibilidade de liberar o veículo então ao gerente da empresa e não puni-lo com o recolhimento, pois não é competência da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, fiscalizar em barreiras de trânsito as relações formais de trabalho entre patrão e empregado, conforme alegado pelo intransigente sargento horizontinense, polêmico pela sua forma de trabalho em toda a região.

Ladrões roubam ônibus e trancam passageiros sem roupa em bagageiro

Assalto foi na madrugada deste sábado (16), em
Pranchita, no Paraná
Um ônibus de turismo foi assaltado na madrugada deste sábado (16), na BR-163, próximo a Pranchita, no sudoeste do Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o veículo foi parado por três homens armados que obrigaram o motorista a sair da rodovia e entrar em uma estrada secundária. Os 44 passageiros saíram de Soledade, no Rio Grande do Sul, e fariam uma viagem de turismo em Foz do Iguaçu.

Ainda segundo a polícia, os assaltantes roubaram celulares, dinheiro e joias dos passageiros. Em seguida, obrigaram as vítimas a tirarem as roupas e os trancaram no bagageiro do ônibus. Apenas duas crianças, uma mulher grávida e o motorista foram poupados e ficaram dentro do veículo. A ação dos criminosos durou aproximadamente três horas. Até as 11h30, ninguém tinha sido preso.

Após os assaltantes fugirem, o motorista abriu o bagageiros e todos seguiram a pé até uma propiedade rural, onde ligaram para a polícia.  Eles devem retornar a cidade onde moram ainda na manhã deste sábado.

Julgada improcedente ação que pedia cassação do registro de Vilmar Zimmermann e Paulo Anezi

Juíza julgou improcedente as acusações
A Juíza Eleitoral da 155ª Zona eleitoral da Comarca de Augusto Pestana, Simone Brum Pias, julgou improcedente, no último dia 14 de fevereiro, a ação de investigação judicial eleitoral movida pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro ( PMDB) contra o ex-prefeito Vilmar Zimmermann (PP), o ex-vice-prefeito Paulo Afonso Anezi (PDT) e a Coligação União Progressista, Democrática e Trabalhista, formada pelos partidos políticos PP/PDT/PT e PTB, que pedia a cassação do registro da candidatura.

As denúncias feitas pelo PMDB relatavam a prática de abuso de poder político, de autoridade, e de condutas vedadas, tendo havido utilização da máquina pública pelos demandados em prol de suas candidaturas, seja na prestação abusiva de serviços pela Secretaria de Obras, com o uso de patrolas, caminhões e demais maquinários, realizando terraplanagem, melhoramento de estradas, reformas de bueiro e de acesso a propriedades particulares, para atrair a simpatia do eleitor, seja pela distribuição de materiais de construção (brita, areia, cargas de terra, cimento, tubos de concreto), tendo aumentado em 94% os gastos com horas extras aos servidores do Município, e em 30% os gastos com óleo diesel, gasolina e lubrificantes no último mês da campanha eleitoral.
As denúncias feitas pelo PMDB relatavam 
a prática de abuso de poder político, de 
autoridade, e de condutas vedadas

Todos os pedidos formulados pelo PMDB contra os representados foram julgados improcedentes, pois não houve provas de que os acusados tenham agido de má-fé.

Não sendo comprovada também a prática de condutas vedadas pelo art. 73 da Lei 9.504/97, nem de abuso de poder político ou econômico previsto na Lei Complementar n. 64/90.  Não restando configuradas as hipóteses legais para imposição da penalidade.

Operário é assassinado a pauladas em Santa Bárbara do Sul

Crime foi cometido na noite de ontem, polícia já tem
um suspeito detido
O operário Itamar Freitas Moreira, 32 anos foi assassinado enquanto dormia em sua residência na Rua Helena Pinto Lírio, 380, no Bairro Fátima em Santa Bárbara do Sul.

No momento do crime Itamar estaria dormindo em um colchão no chão ao lado de uma cama de casal, no mesmo colchão haviam dois travesseiros, dando a entender que haviam duas pessoas deitadas.
A companheira de Itamar, uma mulher de nome Sinara, 18 anos, estaria na casa com a ele e disse apenas que viu um homem com uma touca branca na cabeça e um pano no cobrindo o rosto, porém, esta versão é colocada sob suspeita pela polícia.

Sinara foi quem informou a Brigada Militar sobre o ocorrido, contudo, os policiais revelaram que ao chegarem ao local do crime a vítima já se encontrava morta há quase uma hora, conclusão esta pelo sangue que já estava coagulado.

A vítima apresentava sinais de ter sido assassinado a pauladas. Havia muito sangue na cabeça e rosto evidenciando que fora surpreendido enquanto dormia, sem possibilidades de reagir. A perícia técnica realizou o levantamento e a coleta de vestígios no local do crime e o corpo de Itamar será encaminhado para o auto de necropsia no IML de Ijuí, para a apuração da causa mortis bem como a arma que foi utilizada na prática do crime.

Itamar Freitas Moreira era natural de Campo Grande, Estado do Rio de Janeiro, onde nascera dia 20 de agosto de 1971 e atualmente, encontrava-se trabalhando na Agrosul em Santa Bárbara, onde residia com a companheira Sinara, uma filha de dois anos do casal e um filho de 12 anos de outro relacionamento de Itamar, além deste casal de filhos, Itamar tinha ainda mais dois filhos que residem na cidade de Vacaria. Ele era filho de Juvenil Pedro Moreira e Marluci Freitas Moreira, seu pai reside em Santa Bárbara e sua mãe no Rio de Janeiro.

Suspeito detido na madrugada de hoje.

Agindo rapidamente a Brigada Militar prendeu um elemento residente em Panambi, o qual fora apontado como o principal suspeito do cometimento do crime. A polícia civil iniciou as investigações, mas ainda não formalizou a prisão do suspeito que não foi ouvido formalmente.

Diversos amigos de Itamar, compareceram ao local do crime e indignados disseram que ele vinha sendo ameaçado de morte pessoas próximas da família de sua companheira e apontavam o mesmo elemento que foi detido pela polícia como suspeito.

Calor dos últimos meses no RS deixa municípios em alerta contra a dengue

Em Ijuí, a prefeitura vai retomar os mutirões de combate
ao mosquito transmissor da doença
O calor intenso que vem sendo registrado nos últimos meses no Rio Grande do Sul favorece a proliferação do Aedes Aegypt, o mosquito transmissor da dengue. Secretarias de Saúde de alguns municípios do Rio Grande do Sul já estão em alerta e promovem ações para eliminar os focos do inseto. Em Ijuí, a prefeitura vai retomar os mutirões de combate ao mosquito transmissor da doença.

"A gente pretende envolver um número significativo de pessoas em uma atividade de mobilização, de conscientização da população. Precisamos de uma mudança de atitude no combate à dengue", disse Adriano Lorenzoni, Coordenador da Vigilância Ambiental de Ijuí.

A aplicação de inseticida, feita na manhã desta sexta-feira (15) em Porto Alegre, atingiu áreas próximas ao local onde foi registrado um caso autóctone de dengue - quando a doença foi contraída na própria cidade.

Armadilhas usadas para monitorar a presença do Aedes Aegypt mostraram que 4,5% das residências da capital estão infestadas. O uso de inseticidas pode matar mosquitos adultos, mas se os criadouros não forem removidos, outros insetos nascem em menos de uma semana.

"Temos dias muito quentes. Períodos de chuvas esparsas e depois esquenta de novo. Isto é propício para o aumento da proliferação do mosquito da dengue", disse Anderson Araújo de Lima, coordenador adjunto da vigilância em saúde de Porto Alegre.

Em Santa Rosa, na Região Noroeste do estado, a infestação é de 4,6% das residências. O gerente da Vigilância Sanitária alerta para o risco de uma epidemia.

"A comunidade tem que se mobilizar e fazer o seu papel. Eliminar os lixos. Não deixar locais que acumulem água que é o local que o mosquito se prolifera. Sem a ajuda da comunidade, fica difícil eliminar a dengue", disse Marco Antônio Aurélio, gerente da Vigilância Sanitária do município.

A dona de casa Patrícia Monteiro dos Santos já teve dengue. Hoje ela cuida muito bem do pátio, com medo de uma nova contaminação.
"É horrível. Não quero pegar de novo", disse ela.