05 março 2013

Morre aos 58 anos Hugo Chávez, presidente da Venezuela

Presidente venezuelano colecionou polêmicas durante o seu
governo (Foto: Juan Barreto / AFP)
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), aos 58 anos, na capital Caracas, após um ano e meio de luta contra o câncer.

A morte ocorreu às 16h25 locais (17h55 de Brasília), segundo o vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, que fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na TV.

"Às 16h25 locais (17h55 de Brasília) de hoje 5 de março, faleceu o comandante presidente Hugo Chávez Frías", disse Maduro, emocionado.

"É um momento de dor", afirmou, cercado pelos ministros do governo.
Chávez estava internado em um hospital militar na capital, Caracas.

Ao fazer o anúncio, o vice Maduro afirmou que mandou as Forças Armadas para as ruas, para garantir a segurança.

A cúpula das Forças Armadas apareceu na TV estatal para jurar lealdade a Maduro e respeito à Constituição.

A Constituição prevê a realização de novas eleições presidenciais no prazo de 30 dias.
A luta contra o câncer havia impedido  Chávez de tomar posse em 10 de janeiro, depois da reeleição obtida em outubro de 2012 para um terceiro mandato de seis anos.

Em janeiro, a Assembleia Nacional concedeu ao presidente uma permissão indefinida de ausência do país para tratar a doença, em Cuba, enquanto o Tribunal Supremo de Justiça autorizou que a posse de Chávez fosse adiada para quando ele tivesse condições de saúde.

A oposição protestou fortemente contra isso, exigindo que o governo desse informações mais claras sobre o estado de saúde do líder.

O governo retrucava pedindo "tempo" e "respeito à privacidade" de Chávez.

Discurso agressivo

Horas antes de anunciar a morte de Chávez, Maduro havia feito um discurso agressivo na TV, acusando os adversários políticos de. "conspiração" e dizendo que o presidente socialista enfrentava o momento "mais duro" desde sua última cirurgia.

O governo também anunciou a expulsão de dois adidos militares americanos supostamente envolvidos em "contatos não autorizados" com militares venezuelanos.

Luta contra o câncer

Chávez lutava contra um câncer desde junho de 2011 e, após realizar um tratamento em Cuba contra a doença, havia voltado ao país natal em fevereiro deste ano.

Chávez foi um dos mais destacados e controversos líderes da América Latina. Desde que assumiu o comando da Venezuela, em 1999, o militar da reserva promoveu mudanças à esquerda, na política e na economia.

HSVP promove palestra sobre o câncer de mama

Eventos será realizado nesta sexta-feira, 8, no
auditório da Instituição
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, promove nesta sexta-feira, 8, uma palestra sobre o câncer de mama. O evento, programado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, será realizado no auditório da Instituição, com início às 19h30min, e terá como palestrante a Dra. Elaine Hoffman, ginecologista e obstetra.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o primeiro na mulher brasileira. No Brasil, as taxas de mortalidade continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. A estimativa é de mais de 52 mil novos casos por ano.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve realizar anualmente o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas. A direção do HSVP parabeniza todas as mulheres pela passagem do seu dia e reafirma a importância do cuidado com a saúde.

Ladrão é flagrado arrombando loja no Menino Deus

Foto: arquivo pessoal / arquivo pessoal
A manhã de segunda foi de decepção para uma comerciante de 53 anos do Bairro Menino Deus. Ao chegar a sua loja, a Ótica Milano, na Avenida José de Alencar, ela descobriu que um ladrão abrira um buraco na parede dos fundos e levara parte do estoque. Mas o pior ela estava por saber.

Na tarde de domingo, um vizinho fotografou o criminoso em ação e chamou a Brigada, que demorou demais a chegar.

- A gente trabalha, paga imposto e o mínimo que a gente pede é segurança. Nem a Brigada nem a empresa de segurança vieram - contou a mulher, que, pediu para não  ser identificada.

O ladrão levou armações de vários modelos e um notebook - tudo avaliado em cerca de R$ 20 mil. Então, o alarme disparou.

- Por isso, fugiu e deixou coisas pra trás - disse a mulher, cuja loja já foi atacada três vezes em um ano.

Ela critica a empresa de segurança particular:

- Disseram que foi um evento. Perguntei o que era “evento” e disseram que acharam que tinha sido queda de luz.

Empresa dá a sua versão

Funcionário da Embeck Segurança, João Marques explica:

- O alarme tocou às 17h58min31s. E parou às 17h58min50s. Fui ao local, pela frente, porque não tenho acesso ao prédio. Como foi por pouco tempo, poderia ser um roedor ou um disparo acidental, e a gente não chama o cliente, até para não assustar. A gente não conseguiu ver o buraco.

SEMPRE UMA PRIORIDADE, MAS...

Conforme os registros da Brigada Militar, o chamado ao 190 foi feito às 17h40min. Às 17h43min, o 1º BPM, responsável pela área, foi acionado. Só às 18h3min, 23 minutos depois do aviso, uma viatura foi ao local. Os PMs ficaram pouco tempo e saíram.

- Efetuadas as averiguações, não foi constatada ocorrência, tampouco achado o reclamante. Foi tentado contato telefônico com o solicitante, que não foi encontrado. Não se pode ficar muito tempo nas ocorrências, há muitas - informa o chefe do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, major Gilberto Viegas.

Segundo o major, o 190 recebe em média cerca de 4,1 mil chamadas por dia, das quais 20% são trotes. Sobre o tempo de 20 minutos, o oficial comparou:

- Depende do tipo de ocorrência. Indivíduo arrombando é sempre uma prioridade, mas se há na mesma área um assalto a mão armada, por exemplo, se torna prioridade.

Comunidade de Cerro Largo torce por cardeal gaúcho para novo Papa

Dom Odilo Scherer tem a torcida da cidade onde nasceu
(Foto: Vanessa Fajardo/ G1)
Dom Odilo Scherer, cardeal que nasceu em Cerro Largo, na região das Missões, no Rio Grande do Sul, é cotado para suceder Bento XVI como Papa. Entusiasmada, a comunidade do município, entre familiares e moradores, torce para que ele seja o escolhido. Atualmente Arcebispo de São Paulo, o religioso estará entre os 115 cardeais que irão participar da eleição, em conclave que ainda não tem data definida.

Confiantes, parentes planejam até ir a Roma caso Dom Odilo Scherer seja o escolhido. "Não sei quem vai, mas com certeza alguém vai", garante Viro Scherer, primo do cardeal. Dono de uma agropecuária no município, ele ganhou apelido de clientes: "Primo do Papa". "O pessoal já está assim, como se diz, pegando no pé", conta.

Os Scherer de Cerro Largo vivem momentos de expectativa. Os também primos Egon e Dona Jacinta moram na linha São Francisco, localidade onde o Arcebispo nasceu. O primo tem a mesma idade de Dom Odilo, 63 anos. Ele conta que todos perguntam se o parente ilustre será nomeado para o posto mais importante da igreja católica. "Principalmente quando a gente vai para a cidade. A gente se sente alegre, se sente feliz", comenta Egon.

Os católicos moradores de Cerro Largo torcem com fé. "Eu acho que tem chance", diz a aposentada Ester Pott. "É uma coisa ótima, uma benção para Cerro Largo. Que ele seja um Papa santo, nós queremos, estamos rezando pra isso. Seria muito bom se fosse", completa a agricultora Loni Mayer.

Dom Odilo Scherer foi ordenado padre em 1976, em Toledo, no Paraná. Em 2002, tornou-se bispo e, em 2007, foi ordenado cardeal pelo Papa Bento XVI. Hoje é Arcebispo da Diocese de São Paulo, a maior do país.

Homem de 74 anos morre em acidente na BR 285

Os ocupantes do outro veículo foram internados no HCI
(Foto: Jocelaine Simão)
Um grave acidente envolvendo dois veículos resultou na morte de Dorival Cezar Fontoura, de 74 anos. A vítima que conduzia uma Brasília, placas IIH 9443, ficou presa entre as ferragens, sendo retirada pelo Corpo de Bombeiros de Ijuí. Segundo informações da Brigada Militar Fontoura no momento do acidente não estava usando o cinto de segurança e com o impacto morreu na hora.

O condutor e os três passageiros do outro veículo envolvido no acidente um Astra, de cor branca, placas JNZ 6038, foram conduzidos pelo Samu para o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).

Sendo eles: Leonardo Frederico Bast, 31 anos, Anderson Henrique dos Santos, 24, Márcia da Silva, 30 e Mathias Ladin Sieden, 37.  De acordo com informações do HCI, eles já foram medicados, estão em observação e não sofreram ferimentos graves.

A polícia informou ainda que o acidente ocorreu por volta das 18h 30, no quilômetro 473 (linha 11) da BR 285, próximo a ponte do Rio Conceição.  De acordo com a BM a vítima trafegava sentindo Ijuí/Coronel Barros e ao tentar entrar a esquerda em uma estrada vicinal acabou colidindo com o Astra, que trafegava sentindo Coronel Barros/Ijuí.

A vítima cuidava de uma chácara localizada nas proximidades do acidente e residia em Ijuí no bairro Thomé de Souza.

O trânsito no local ficou paralisado por alguns horas. A Polícia ainda trabalha no local.