27 abril 2013

Polícia Civil realiza Operação 110% e efetua cinco prisões em Ijuí e Catuípe

Cinco homens foram presos durante a Operação 110%
Cinco homens foram presos durante a Operação 110% realizada pela Polícia Civil no início da manhã desta sexta-feira, 26, por volta das 6h30.

A ação policial ocorreu nos municípios de Ijuí e Catuípe com a participação de 40 policiais.
A operação foi coordenada pelo delegado Bruno de Oliveira e contou com a participação dos policiais do 2° Distrito Policial e o apoio do Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar.

Segundo o delegado Bruno Oliveira, a operação teve como objetivo combater uma quadrilha especializada em delitos contra o patrimônio que está agindo na região, especificadamente em propriedades rurais.
Oliveira informa que foram cumpridos quatro mandados de prisão e oito de busca e apreensão.

Em cumprimento aos mandados de prisão preventiva foram presos em Ijuí:
- Jair Spanenberg, 41 anos, (no bairro Storch);
- Dinamar de Jesus Machado, 25 anos  e
- Eder Heleno Agostini, 23 anos, (no bairro Luiz Fogliato).
Já município de Catuípe na localidade de Santa Tereza foi preso:
- Gabriel Danúncio Agostini, 54 anos.

A quinta pessoa detida foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo, sendo ele Luiz Alberto Somavilla.

A Operação 110% resultou também na apreensão de uma espingarda calibre 28, um revólver calibre 38, munição, duas motosserras, duas réplicas de pistola e 23 pacotes de defensivos agrícolas.
Segundo o delegado, a operação é resultado de um trabalho de mais de dois meses de investigação realizado pelo 2° Distrito Policial, sendo que dois dos acusados são agricultores, os quais estavam intermediando a receptação dos produtos furtados.

Outro fato relatado pelo delegado, que possui envolvimento com a quadrilha presa, é o roubo que ocorreu em Coronel Barros, quando foi furtada uma caminhonete S10, de cor branca, a qual foi recuperada pela POE abandonada em meio a uma plantação na Colônia Santo Antônio, interior do município.
No entanto, os ladrões trocaram a pintura original do veículo que era branca para preto.  “Os acusados praticavam crimes menor cumplicidade como, por exemplo, furtar peixes em açude, como roubos mediante em propriedades rurais”.  

Os acusados irão responder por formação de quadrilha, receptação e furtos, e devem ser conduzidos à Penitenciária Modulada de Ijuí.

Secretaria da Mulher inaugura Centro de Referência

Centro de Referência será inaugurado dia 30 de abril
O Centro de Referência da Mulher ‘Flor de Liz’, que será inaugurado no dia 30 de abril, às 14 horas, contará com assistente social, psicóloga e advogada, que atenderão mulheres vítimas de violência.

Conforme a secretária de Políticas da Mulher, Vera Kuhler, o centro, que se localiza na Rua Padre Cacique, nº 498, vai contar com salas de atendimentos individuais e em grupo. “Os profissionais do Centro de Referência vão atender todo e qualquer problema que a mulher esteja enfrentando, e caso não for competência do Centro resolver o problema, a mulher será encaminhado para o atendimento adequado”, destaca.
Fotos: Ramone Pacheco

Vera ainda salienta que a Secretaria da Mulher atua a fim de fazer política pública para as mulheres, em todos os âmbitos possíveis, principalmente os relacionados à violência doméstica; questões de gênero; saúde; inclusão e igualdade no mundo do trabalho; capacitação profissional, campanhas pela conquista e efetivação de direitos.

SETREM participa da XIII Expofeira do Agronegócio

SETREM participa da XIII Expofeira do Agronegócio
Quem visitar o Parque de Exposições Germano Dockhorn nos próximos dias durante a Expofeira não pode deixar de conhecer os espaços que a SETREM disponibiliza para demonstrar seus trabalhos em diversas áreas.  A Sociedade Educacional Três de Maio está presente com o Projeto Agropecuária Limpa que envolve os cursos de Engenharia de Produção, Agronomia, Sistemas de Informação e Administração. O referido projeto iniciou no mês de junho de 2012 quando a Faculdade SETREM assinou um protocolo de parceria com a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, um dos braços de pesquisa da Itaipu Binacional, que prevê a troca de conhecimentos na área de biodigestores para uso em pequenas propriedades rurais, uma característica comum da região Noroeste de Rio Grande do Sul e do Oeste do Paraná. O projeto tem como objetivo apresentar ao público as potencialidad
es e inovações dos diversos setores econômicos da Região Noroeste do Estado.

Outro atrativo que merece ser visitado é o espaço da Expodinâmica, onde estão expostas as culturas regionais, com amostras de milho, girassol, sorgo, canola, linho e aveia branca. Na parte da Horticultura há exposição de mudas frutíferas, hortaliças e flores, sendo que essas últimas podem ser comercializadas. Há também um espaço onde estão expostos os trabalhos de pesquisa e extensão realizados pelos estudantes dos cursos de Agronomia e do Técnico em Agropecuária.

A Instituição também disponibiliza até o dia 5 de maio, último dia de feira, um espaço, no pavilhão da Indústria e Comércio, onde o visitante conhece os cursos que são oferecidos nas mais diversas áreas, desde os técnicos até os de nível superior.

Os estudantes do Curso Técnico em Vendas estão comercializando os ingressos permanentes para a Expo ao valor de R$ 35. No dia 30 será desenvolvida uma atividade especial organizada pelos estudantes no Parque.