27 abril 2010

Cerca de mil pessoas participam do Grito da Terra no Noroeste

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tuparendi e Porto Mauá, no Noroeste, promoveu hoje uma grande mobilização em alusão ao lançamento do Grito da Terra Brasil 2010. Cerca de mil pessoas participaram da iniciativa.
Mais de 300 tratores foram levados para o centro de Tuparandi. À tarde, as máquinas cercaram a cidade. Também foram realizadas duas passeatas e tribuna livre, onde os agricultores puderam expor sua opinião sobre a situação da agricultura no Estado.
Entre as principais reivindicações dos agricultores estão: flexibilização do Código Ambiental com relação às Áreas de Preservação Permanente nas margens de vertentes e cursos de água, garantia de preços compatíveis com o custo de produção, implantação de um programa que possibilite o agricultor assegurar a sua lavoura sem a necessidade de ter que recorrer a financiamentos bancários, melhoria do Proagro Mais, rebate no valor de R$ 10 mil nos financiamentos de investimento do Pronaf, por família e rebate de 40% nos financiamentos de custeio da safra 2009/2010.

Ator e diretor Guilherme Fontes é condenado por sonegação fiscal

O ator e diretor Guilherme Fontes foi condenado a três anos, um mês e seis dias de reclusão por sonegação fiscal. Segundo o site Ego, Fontes não será preso: a pena foi convertida em trabalho comunitário de sete horas semanais — pelo mesmo período —, além do pagamento de 12 cestas básicas de R$ 1 mil para instituições sociais no Rio.
A ação judicial refere-se ao ano de 1995, quando a empresa de Fontes — a Guilherme Fontes Filmes Ltda — iniciou a captação de recursos para a produção do longa-metragem Chatô — O Rei do Brasil, primeiro filme dirigido por ele e que até hoje não foi concluído.

Sessão polêmica termina em insultos e agressões no parlamento ucraniano

Opositores e base aliada do governo da Ucrânia protagonizaram uma briga generalizada no parlamento neste terça-feira. As agressões físicas e insultos foram motivados pela votação de um polêmico acordo que autoriza a permanência de uma base russa na Crimeia (no Mar Negro). Até ovos e bombas de gás foram arremessados durante a sessão.
Os presidentes dos dois países concordaram na semana passada em estender a permanência da base russa no local por mais 25 anos após 2017, quando expira o acordo inicial.

Vereadores de Três de Maio aprovam contratação temporária para programas sociais

Em sessão extraordinária, que durou cerca de 30min, os vereadores de Três de Maio aprovaram o projeto com emenda modificativa que autoriza a prefeitura a contratar assistentes sociais, psicólogos e monitores em caráter emergencial por seis meses para atuarem na secretaria municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. O prazo de vigência do contrato pode ser prorrogado por igual período, ou seja, seis meses.
Apesar de aprovarem o projeto com a emenda modificativa, os vereadores cobraram da administração municipal a realização de concurso público ainda nesse ano para evitar futuras contratações emergenciais.
Conforme a justificativa do Executivo, a modificação no projeto deveria ser aprovada sob risco de o município perder recursos do governo federal relativos ao funcionamento do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família(PAIF). O programa tem a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

Cheia do Rio Uruguai interdita travessia de balsa em Porto Mauá

O Rio Uruguai seguiu subindo durante a madrugada e passou dos 11 metros acima do normal no município de Porto Mauá, no noroeste do Estado. Segundo a Brigada Mililitar, a balsa que faz a travessia até Alba Posse, na Argentina, não vai operar nesta terça-feira por causa da cheia.
Durante a noite, segundo a Brigada Militar, o nível chagava a 10 metros acima do normal em Porto Mauá. As águas estavam subindo 15 centímetros por hora.
A travessia de balsa pelo Rio Uruguai também foi suspensa ontem em Tiradentes do Sul, no noroeste do Estado. Em São Borja, cerca de cinco famílias foram removidas de suas casas devido a invasão das águas.
Devido às chuvas na fronteira com Santa Catarina, a expectativa é que as comportas das barragens de Itá e Machadinho continuem abertas.
Foto: Vilson Winkler

Senador paraguaio sofre atentado na fronteira com o Brasil

O senador paraguaio Roberto Acevedo, do Partido Liberal Radical Autentico (PRLA), sofreu um atentado na noite desta segunda-feira na fronteira do país com o Brasil.
O carro em que ele estava foi atingido por vários disparos na cidade de Pedro Juan Caballero, a 530 quilômetros de Assunção e na fronteira com a cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul.
O atentado aconteceu na rodoviária da cidade paraguaia. O motorista e o segurança de Acevedo morreram e o senador ficou ferido. Ainda não há suspeitos do crime.