22 junho 2009

Deputado Pompeo de Mattos sofre acidente no norte do RS

O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) sofreu um acidente na manhã desta segunda-feira nos limites do município de Coronel Bicaco, no norte do Estado. Ele e o motorista Nilton Pires de Castro haviam saído de Santo Augusto, onde residia a família do deputado, e trafegavam por uma estrada de chão batido em direção a Palmeira das Missões. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), ele perdeu o controle do veículo, bateu em uma árvore e capotou.
— Pegamos uma estrada de chão, muito lisa. O carro escorregou, rodopiou, capotou e bateu em umas árvores. Graças a Deus não nos machucamos feio. Está tudo bem — afirmou o motorista.
Mattos teve cortes na cabeça e teria quebrado duas costelas, conforme Castro. O motorista teve escoriações, passou por atendimento e foi liberado em seguida. Os dois passarão por nova avaliação em Passo Fundo.
O deputado e o motorista foram socorridos por um granjeiro que estava próximo ao local do acidente. Os dois receberam os primeiros atendimentos no hospital de Palmeira das Missões.
Pompeo de Mattos ia para Porto Alegre, onde embarcaria para Brasília esta noite.

Estudantes da UCS protestam no centro de Caxias contra fim do diploma para jornalistas

Estudantes de Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS) promoveram um protesto na esquina das ruas Sinimbu e Marquês do Herval, no centro de Caxias do Sul, na manhã desta segunda-feira. Vestindo roupas escuras, munidos de apitos, panelas e cartazes, eles reclamavam da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de derrubar a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista, tomada no dia 17 de junho.
— É uma responsabilidade assinar uma matéria. Em um país em que nada funciona, acho temerário deixar que pessoas sem instrução possam exercer uma profissão que está ligada à formação de opinião — argumenta a estudante Mirella Mattos, 23, aluna do 7º semestre e que se forma no final deste ano.
O protesto faz parte de um movimento nacional, segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Além de Caxias do Sul, seriam realizadas manifestações simultâneas em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Teresina, no Piauí. Em Porto Alegre, deve ocorrer mobilização de estudantes nesta quarta-feira.

Chimarrão está em quase todos os lares argentinos, diz pesquisa

Esta é de dar inveja a Venâncio Aires, nossa "terra do chimarrão": quase 100% — mais precisamente, 98% — dos lares argentinos tem o mate em suas mesas.
Estudo realizado pelo Instituto Nacional da Erva Mate (INYM, na sigla em espanhol), com sede em Posadas, revela esses dados, captados em 5 mil residências das capitais provinciais do país.
Basicamente, consultou-se quem e como se consome a tradicional bebida gaúcha, argentina e uruguaia.
— Além de abranger quase todos os lares, o mate é consumido em pelo menos seis dos sete dias da semana — disse Miriam Vázquez, coordenadora da pesquisa.
Desse universo de 98% dos lares argentinos, 13%, em razão da influência paraguaia (os paraguaios têm o tererê como bebida-símbolo), tomam o mate gelado. Também há quem tome a bebida por razões médicas, como diurético.

Osmar Terra anuncia reforço na fiscalização de fronteiras por causa da nova gripe

A confirmação de sete casos da nova gripe no Rio Grande do Sul colocou o Estado em alerta. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o secretário da Saúde Osmar Terra destacou que a situação está controlada, mas não descartou o risco de evolução para uma epidemia. A proposta do secretário é reforçar a fiscalização nas fronteiras com o Uruguai e a Argentina.
O projeto está em andamento desde março deste ano, após uma reunião realizada entre secretários de saúde de Estados vizinhos. A partir do encontro surgiu a ideia de formar observatórios de saúde nos três países com troca de informações sobre as enfermidades de cada localidade.
— A ideia é ter gente nossa do outro lado da fronteira e deles aqui para termos um sistema de informação mais apurado. Já estamos fazendo isso, em relação à gripe, mas vamos estreitar ainda mais as informações.
De acordo com o Francisco Paz, diretor do centro de vigilância em Saúde do RS, já existe uma troca de informações informais entre técnicos dos três países, mas a intenção é formalizar esta iniciativa e ter observatórios de forma estruturada.
— Não tem nada a ver com o serviço de fiscalização da Anvisa. É concomitante. A Anvisa é responsável pela fiscalização de portos, aeroportos e fronteiras. O que se quer é uma troca de informações de vigilância em saúde para conhecer o andamento das doenças em tempo real.

Agricultor vira padre após viver casado por 10 anos

Não fosse pelo apoio dos pais, dos irmãos e da filha Samara, 16 anos, fruto de um casamento que terminou em 1999, o agricultor Osmar Burille, 44 anos, não teria realizado um sonho neste fim de semana. Sob lágrimas e aplausos, uma multidão testemunhou Osmar ser ordenado padre em uma cerimônia que esvaziou as ruas de Itapuca, no Vale do Taquari, e deixou pequena a Igreja Matriz São Miguel Arcanjo.
Casado por cerca de 10 anos, Osmar sempre foi muito religioso e com participação ativa na Igreja. Por causa disso, fez o que pôde para evitar o fim do casamento: provenientes de famílias fervorosamente católicas, ele e a mulher sabiam que uma separação poderia não ser bem aceita pela comunidade.
Mas o fim da relação acabou sendo o empurrão que faltava para Osmar. Aos poucos, ele foi percebendo a vocação. A certeza veio quando ouviu de um padre que, apesar do casamento religioso, sua vontade era possível de ser concretizada.