27 maio 2012

Três de Maio: Cantora três-maiense vai abrilhantar o 6º O Rio Grande Canta o Cooperativismo

Cibeli é Três de Maio e região no 6º O Rio Grande Canta O
Cooperativismo / Foto: Arquivo pessoal
Um grande evento está inserido na programação da 2ª Expo Terneira, que acontece de 07 a 10 de junho de 2012.

É a fase regional do 6º O Rio Grande Canta o Cooperativismo, no dia 07 de junho às 19he30min, um festival que em todas as edições realizadas vem contando com as participações de grandes nomes da música gaucha, e pela primeira vez Três de Maio e região terá no palco uma interpretação daqui da terra. A cantora três-maiense Cibeli Gerlach está classificada para se apresentar no evento que pela primeira vez vem a Três de Maio.
A música que Cibeli irá interpretar, é,  “O mundo que eu vi”. Uma letra de Tatiana Lobo, associada da Sicredi Nordeste de Rolante/RS, que foi a pessoa que realizou a inscrição da música. A melodia é de Jonas Demeneghi, associado da Sicredi União RS, e a interpretação é minha, representando a cooperativa Sicredi Noroeste RS.

O que diz Cibeli falando de sua participação no evento: “As expectativas são as melhores possíveis, graças ao empenho das instituições realizadoras da Expo Terneira (Cotrimaio, Certhil, Sicredi e Prefeitura de Três de Maio) e a parceria com a OCERGS-SESCOOP/RS será possível realizar esta eliminatória em nosso município. Este evento é de abrangência estadual e tem extrema importância para a nossa região como um todo, pela sua expressividade cultural, diversidade de talentos, profundidade com que o cooperativismo e o tradicionalismo gaúcho estão presentes nas letras e nas melodias das canções. Meu desejo é que a comunidade de Três de Maio e região compareça e valorize esse importante evento, que também resgata a nossa história como a “terra dos festivais”, em uma mega estrutura fornecida pela realizadora do evento: OCERGS-SESCOOP/RS. E o melhor de tudo é que a entrada é livre, porém os ingressos são limitados a aproximadamente 1.500 pessoas devido ao número de acomodações. Por isso, é necessário retirar o convite com antecedência na Cotrimaio, Certhil, Sicredi ou nas emissoras de rádio de Três de Maio.

Na noite do evento são distribuídas cédulas com o nome de todas as músicas executadas (somente o nome da música, por isso é importante gravar o nome) para o público optar por uma delas. Depois, estas cédulas são recolhidas, os votos são compilados e o resultado divulgado juntamente com as demais classificadas da noite.

A música que eu irei interpretar chama-se: “O mundo que eu vi”.”

Esporte: André Lima decide, e Grêmio vence o Palmeiras no Olímpico

Tricolor fez 1 a 0 em casa e conquistou os seus três primeiros
pontos (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)
Foi um aperitivo estranho. Jogo tranquilo, só três cartões amarelos e um dos times vencendo com a principal arma do rival. Na prévia da semifinal da Copa do Brasil, o Grêmio superou o Palmeiras por 1 a 0, neste domingo, no Olímpico, pelo Brasileirão.

A recuperação, após a derrota na estreia para o Vasco, ainda determinou a vitória de Vanderlei Luxemburgo sobre Luiz Felipe Scolari, que ainda não sabe o que é ganhar no Nacional – empatou com a Portuguesa na primeira rodada. Foi histórica, afinal, nunca havia perdido para o ex-clube.

Agora, as equipes aproveitarão o recesso do Brasileirão. Voltam a atuar na primeira semana de junho. O Grêmio desafia o Atlético-GO, dia 6, às 19h30min, mesmo dia e horário da partida do Palmeiras contra o Sport em Recife.

Condor: Assaltantes atacaram o Frigorífico da Cotripal na madrugada de domingo

Meliantes renderam o guarda, roubaram seu revólver e uma
Pic Up Courrier a qual abandonara na BR 158
Por volta das 01h10min da madrugada de domingo três ladrões, encapuzados e armados com arma de fogo, atacaram o Frigorífico da Cotripal localizado no Município de Condor às margens da BR 158.

Os ladrões renderam o vigia lhe retiraram o revólver Taurus calibre .38 de nº 2167781 e em seguida o amarraram. Enquanto mantiveram amarrado o guarda os ladrões reviraram os escritórios da empresa e ao sair levaram um automóvel Corrier, de placas IMB-4863, mas andaram com a mesma poucos quilômetros tendo abandonado o veículo na estrada entre Panambi - Condor nas proximidades da bica d'água.
A perícia técnica foi acionada pela Polícia Civil e esteve no local sob a Coordenação do Deegado Josué, apanhando vestígios que possam determinar a autoria do delito.

De acordo com o relato do vigia do estabelecimento Sr. Sebastião Siqueira, os ladrões após terem-no dominado o trancaram em uma sala do escritório, mas um fato intrigou o vigia,  os ladrões aparentemente demonstraram ter conhecimento das dependências e da rotina da empresa. O sistema de monitoramento soou o alarme na empresa responsável e esta informou a Polícia que esteve no local através da Brigada Militar que protegeu as impressões e vestígios deixados pelos marginais até a chegada dos peritos da Polícia Civil que recolheram o material para tentativa de identificação dos autores.

Três de Maio/RS: Veronica Lorenset Padoin, é eleita segunda Prenda do Rio Grande

Verônica é representante do CTG Tropeiros 
do Buricá de T.de Maio
A jovem Raquel Pinheiro Pereira é a nova Primeira Prenda do RS. Ela representa o CTG Fronteira Aberta, de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. A escolha nas categorias adulta, juventil e mirim foi anunciada na noite de sábado durante a Ciranda Cultural de Prendas, no CTG Lalau Miranda em Passo Fundo, no norte do Estado.

Raquel recebeu a faixa da passo-fundense Joelma Pauline Schmohl Meotti, vencedora do ano passado. Na categoria adulta, foi escolhida como 2ª prenda Gabriela Ertel Heinen, do CTG Rancho da Amizade, de Santo Cristo. A 3ª prenda é Erika Martina Benevenute Lopes, do CTG Cancela da Fronteira, de São Vicente do Sul.

Amália Pletsch, do CTG Gaudério Serrano, de Bento Gonçalves, foi eleita 1ª prenda na categoria juvenil (13 a 17 anos). A 2ª prenda é Veronica Lorenset Padoin, do CTG tropeiros do Buricá, de Três de Maio. Nathália Rodrigues, do CTG Darci Fagundes, de Darci Fagundes, foi escolhida como 3ª prenda.

Na categoria mirim (9 a 13 anos), a 1ª prenda é Luana Raquel Wojciechowsk, do CTG Familia Nativista, de Caçapava do Sul. A 2ª prenda eleita é Aluisie Picolotto, do CTG Galpão da Saudade, de Serafina Corrêa. Maitê Lorenzoni Antonini, do CTG Galpão da Boa Vontade, de Palmeira das Missões, foi eleita 3ª prenda.

Geral: Única forma de ingresso na Uergs será através do Enem em 2013


A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) definiu que a única forma de ingresso na instituição em 2013 será pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O anúncio foi feito através do site do governo do estado nesta sexta-feira (25).

Os candidatos que pretendem estudar na universidade no ano que vem, portanto, deverão realizar a prova deste ano. As inscrições para o Enem serão abertas às 10h desta segunda-feira (28) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho, exclusivamente pela internet. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35 e deverá ser paga via boleto até 20 de junho, no Banco do Brasil.

A isenção do pagamento da taxa pode ser solicitada por meio do sistema de inscrição. Tem direito ao benefício alunos que irão concluir o Ensino Médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar de Educação Básica, ou ao participante que se declarar membro de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica.