12 março 2012

Fogo consome secador de erva-mate em Ijuí

As chamas propagaram rapidamente e a fumaça 
era intensa. Foto: Andersom Barbosa
Os Bombeiros foram rapidamente acionados e conteram as chamas.
Funcionários da Empresa Grimm, foram surpreendidos por um sinistro no final da tarde desta segunda-feira, 12, por volta das 17h15.
O Corpo de Bombeiros de Ijuí foi acionado e uma equipe de três combatentes e um caminhão de combate a incêndio se deslocaram até o local, na Rua 14 de Julho nº 750.
Um secador de erva-mate acabou pegando fogo.
Numa ação rápida e eficaz os Bombeiros conseguiram conter as chamas.
Ninguém se feriu.
As causas do sinistro são desconhecidas.

CPERS/Sindicato realiza paralização essa semana

Núcleos do CPERS/Sindicato realizam uma 
manifestação pública no dia 16 de março
Os trabalhadores em educação decidiram paralisar as atividades nos dias 14, 15 e 16 de março para obrigar o governo do Estado a retirar o projeto encaminhado em regime de urgência à Assembleia Legislativa.
Reunidos em Assembleia Geral, os trabalhadores em educação decidiram paralisar as atividades nos dias 14, 15 e 16 de março para obrigar o governo do Estado a retirar o projeto encaminhado em regime de urgência à Assembleia Legislativa.
Exigindo que os deputados não aprovem o projeto, que prevê reajuste de 23,5% a professores e funcionários da educação, alterando o critério de correção do piso, que passaria a ser feito com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação.
Segundo o 31º Núcleo do CPERS/Sindicato os professores estaduais de Ijuí também irão paralisar as atividades nos dias 14, 15 e no dia 16 em uma manifestação pública no centro de Porto Alegre.
Como forma de apoiar o CPERS os professores municipais também irão fazer uma paralização no dia 16 de março com uma assembleia nas dependências da Sogi.

Santo-angelense morre em acidente na BR 285

O veículo ficou totalmente destruído, e o resgate teve 
dificuldades para tirar o corpo da vitima das ferragens 
Um homem morreu após sair da pista e colidir o carro contra uma árvore na BR 285, em Entre-Ijuís, na Esquina Gaúcha.
O acidente, ocorreu por volta das 19h deste domingo, 11, no km 488 da BR 285.
A vítima era de Santo Ângelo e estava sozinha no momento da colisão.
O condutor foi identificado como, Noredin dos Santos Lautert, de 36 anos.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ele dirigia um Fiat Brava, placas MBQ - 4021, de Santo Ângelo, que recém havia comprado.
Devido a alta velocidade Noredin perdeu o controle do veículo saiu de pista, colidiu contra uma árvore e morreu no local do acidente.

Andersom Barbosa - barbosa@ijui.com

BM tem novo sistema de monitoramento de viaturas na região

Os 50 carros da Brigada Militar em 21 municípios da região Fronteira Noroeste 
já podem ter localização, rotas e até mesmo a velocidade monitorados
Os 50 carros da Brigada Militar em 21 municípios da região Fronteira Noroeste já podem ter localização, rotas e até mesmo a velocidade monitorados em tempo real por oficiais do comando regional.
O sistema de rastreamento por GPS, que está em pleno funcionamento desde o dia 27 de fevereiro, só pôde ser viabilizado por meio do repasse do Poder Judiciário via Consepro. ‘O sistema permite o controle da frota em tempo real. Ou seja, revela a situação de cada carro do policiamento ostensivo. O sistema atualiza automaticamente de meio em meio minuto. Isso possibilita a redução no tempo de deslocamento/atendimento da ocorrência. Um chip instalado nos veículos permite o acompanhamento via satélite e repassa as informações para uma sala de operação, que funciona 24 horas por dia. Pelo monitor central, é possível saber a localização instantânea das 50 viaturas nos municípios da região. Se acontecer, por exemplo, um assalto a banco é possível acionar em tempo real a patrulha que encontra-se mais próxima do local do assalto. O sistema, que entrou em operação no dia, vai permitir que o Comando Regional da BM identifique em quais municípios há demanda por viaturas é maior. A expectativa é que esse plano de avaliação gere economia de 30% em combustível, sem afetar a qualidade na segurança.

SETREM está representada na fase classificatória da Olimpíada Brasileira de Astronomia

Vitor Bigolin participará da etapa que seleciona estudantes 
brasileiros para Olimpíada Internacional 
O estudante do 3º ano do Ensino Médio da SETREM, Vitor Hugo Torzecki Bigolin, foi selecionado para o Processo de Seleção Final para a Olimpíada Internacional de Astronomia de 2012. A prova final faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia no dia 28 (quarta-feira), em Porto Alegre, que irá selecionar os estudantes que representarão o Brasil
No Rio Grande do Sul, cinco candidatos foram classificados para concorrer com estudantes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Ceará, Amazonas e Alagoas.

2º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste

Mobilização debaterá as discussões temáticas que 
acontecerão de 15 a 19 de abril
Nesta sexta-feira, o Prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi recebeu a visita do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Giruá e coordenador da Regional de Santa Rosa, José Ribeiro Prestes e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa, Nelson Della Valli. O motivo da visita foi à divulgação do 2º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste, que acontecerá no dia 12 de abril de 2012 em Santa Rosa. Segundo o Prefeito a concentração do evento será na Praça da Independência, onde será realizada a abertura das atividades às 9h30, em seguida prossegue a caminhada até o Parcão. “O Grito de Alerta faz parte da sensibilização das autoridades para a negociação da pauta sindical deste ano. Acredito nas ações reivindicativas dessas organizações que lutam pelos seus direitos e necessidades de forma organizada.”, ressaltou Orlando.
De acordo com os Prestes, o 2º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste deve reunir cerca de cinco mil pessoas. As bandeiras sobre a geração de renda e o programa nacional de crédito fundiário estarão entre os principais pontos a serem abordados no evento, que também discutirá sobre crédito rural, produção sustentável, reforma agrária, DAP, troca-troca, previdência social rural, licenciamento ambiental e intempéries climáticos.
O Grito de Alerta é uma realização das regionais Missões I e II, Santa Rosa, Ijuí e Três Passo. O evento será uma atividade de preparação para o Grito da Terra 2012 que será realizado nos dias em 23 e 27 de abril em Brasília.
Saiba Mais - Dados revelados pelos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região apontam que entre os anos de 2000 e 2010 – mais de 33 mil e 500 habitantes da região deixaram o meio rural. Segundo estes números, na região da Grande Santa Rosa o êxodo rural foi de 7 mil e 500 pessoas, nas Missões – 17 mil, na região de Ijuí 6 mil, e Três Passos mais de 3 mil agricultores.

3ª Olimpíada Brasileira de Alemão

A SETREM sediou a etapa classificatória para a Olimpíada 
Internacional de Alemão, que ocorre em Frankfurt
Foi realizada no dia 08, quinta-feira, a etapa escolar da 3ª olimpíada Brasileira de Alemão. Três opções de tema foram oportunizadas para que os candidatos realizasem a redação em 60 minutos, com o auxílio de dicionários monolíngues e/ou bilíngues para escrever seus textos.
Esta atividade ocorre em todas as escolas DSD e FIT no Brasil e faz parte da ‘Olimpíada Nacional de Redação’, que será organizada no período de 27 de fevereiro a 15 de março. O melhor trabalho selecionado será enviado até 18 de março, para que a banca examinadora avalie os seguintes critérios de seleção: conteúdo, emprego dos recursos linguísticos e criatividade.
Os autores dos trabalhos finalistas também receberão como prêmio um dicionário Power Wörterbuch e os melhores textos serão publicados na Agenda Cultural de 2013 do “Netzwerk Deutsch” – Comissão Permanente para Alemão como Língua Estrangeira no Brasil.
O aluno selecionado pelos jurados como vencedor da segunda etapa da Olimpíada viajará, a convite do Goethe-Institut, juntamente com o vencedor do nível B2 das escolas DSD e um professor acompanhante, para a Alemanha, onde participará da Olimpíada Internacional de Alemão, de 01 a 14 de julho, em Frankfurt.

‘Saúde e bem Estar’ é tema de palestra para mulheres

As mulheres foram agraciadas com rosas e a atividade 
contou com um momento de entretenimento 
A Administração Municipal através da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres está realizando, durante este mês, uma série de atividades alusivas às Mulheres.
Na tarde da sexta-feira, 09 de março, aconteceu na comunidade de Água Santa, a palestra sobre ‘Saúde e bem Estar’, com a trofóloga Victoria Nardes.
Na oportunidade, estiveram presentes a Vice-Prefeita Sandra Padilha, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Sonia Conti, que apresentaram às mulheres possibilidades de qualificação profissional, a fim de inseri-las em atividades produtivas e de geração de renda.
Segundo Sandra Padilha, os cursos também são alternativas para a melhora na condição de vida. “Entendemos que os cursos na área da construção civil e da produção de alimentos a base de soja possam ser alternativas de qualificação para auxiliar na melhora da condição da vida destas mulheres e de suas famílias”, afirma.
As mulheres da comunidade trabalham quase que exclusivamente na produção de vassoura. Para a Secretária Sonia, alternativas de renda só beneficiarão essas mulheres. “Temos que buscar oportunidades para oferecer a essas mulheres novas alternativas de renda, melhorando a qualidade de vida de toda a comunidade.
As mulheres foram agraciadas com rosas e a atividade contou com um momento de entretenimento, proporcionado pelo músico Pedro Darci Antunes.

Cavalarianas desfilam em homenagem às mulheres

O desfile ocorreu no sábado pela manhã
E um desfile a cavalo diferente marcou o encerramento da XV Semana da Mulher em Três de Maio. Depois de vários eventos especiais, a programação chegou ao fim neste sábado, 10, com uma apresentação do grupo de cavalarianas do CTG Tropeiros do Buricá pelo centro da cidade. Ao passar pela Avenida Uruguai elas foram saudadas pelas pessoas que estavam nas calçadas em frente ao comércio.
Em frente a Igreja, foram abençoadas
Já em frente a Igreja Matriz, as cavalarianas receberam a benção do padre Afonso Werle. Foi um momento emocionante o qual marcou a presença do tradicionalismo na Semana da Mulher.