01 junho 2011

Márcia Herbertz Assume a Presidência do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente

A posse de Márcia foi antecedida pela 
posse dos novos integrantes do Cedica
A nova presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica), Márcia Herbertz, que também é diretora de Captação da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, ocorreu na tarde desta terça-feira, pouco antes do lançamento da IX Jornada Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Já a eleição, ocorreu na manhã de terça.
Em sua primeira manifestação como presidente do Cedica, Márcia ressaltou que o compromisso do governo é trabalhar “a política lá da ponta”. “É lá que a criança tem dificuldades, que ela precisa ser protegida”, completou a nova presidente, que já foi conselheira tutelar. Ela ainda agradeceu e elogiou o trabalho da direção anterior, comandada por Luciane Escouto. Por fim, Márcia destacou a importância das doações ao Fundo Estadual da Criança e do Adolescente.
A posse de Márcia foi antecedida pela posse dos novos integrantes do Cedica. Vinte e dois conselheiros – 11 representantes de órgãos públicos e 11 representantes da sociedade civil – integrarão o conselho. “Fizemos uma posse pública para valorização do conselho”, afirmou o secretário da Justiça, Fabiano Pereira. Antes, a nova composição do Cedica se resumia a publicação no Diário Oficial.

Dia Nacional da Imprensa é comemorado nesta quarta-feira

Nesse dia foi impressa a primeira edição do jornal Correio Braziliense, publicado em Londres no ano de 1808, sob a responsabilidade de Hipólito José da Costa - Patrono da Imprensa Brasileira. A homenagem foi efetivada devido ao caráter de nacionalidade da publicação, mesmo editada fora do país.
A data comemorativa foi adotada somente no ano de 2000, como resultado de diversas lutas das associações jornalísticas e de profissionais e intelectuais do setor, inclusive da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Segundo Augusto Bier, diretor do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, "a homenagem é mais do que justa, pois evoca uma atitude profissional que deveria nortear a postura dos jornalistas de hoje em dia, de constante questionamento do poder".
O Correio Braziliense teve a circulação proibida no Brasil e em Portugal devido aos artigos que pregavam liberdade de expressão, a independência do Brasil, além de condenar a aristocracia parasitária do Reino e a exploração econômica de Portugal em relação ao nosso país, criticando a política do governo português. Mesmo com a veiculação ilegal, o jornal circulou de forma clandestina no Brasil e na metrópole portuguesa.

Detran/RS apresenta a lojistas serviço de conferência da CNH

A iniciativa do Detran/RS visa coibir a utilização 
de CNHs adulteradas no comércio varejista
O Detran/RS recebe nesta quinta-feira (2), às 10h, representantes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Federação do Comércio de Bens e Serviços, Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre em sua sede (Av. Voluntários da Pátria, 1358). No encontro, a autarquia divulgará a nova ferramenta de conferência de autenticidade das Carteiras Nacionais de Habilitação apresentadas nos estabelecimentos comerciais disponibilizado no site (www.detran.rs.gov.br).
A iniciativa do Detran/RS visa coibir a utilização de CNHs adulteradas no comércio varejista, conforme vem sendo apurado pela Polícia Civil. O novo serviço, dentro da política de colaboração com a segurança do cidadão, facilita a verificação do documento, cuja segurança já é garantida por itens como registros de impressão coincidentes, números criptografados, hologramas, papel de segurança, fundo invisível sensível à luz ultravioleta, talho doce e filigranas negativas.
Para realizar a consulta no site do Detran/RS, link Autenticidade da CNH, é necessário digitar diversos números constantes na CNH. Se o documento corresponder ao que está registrado no banco de dados, a tela mostrará as datas de emissão e de vencimento da carteira. Se os dados não forem localizados, surgirá uma advertência informando que os dados não correspondem a nenhum documento armazenado no sistema informatizado do Detran/RS.

Prefeito defende pauta regional em Brasília

Orlando participa na tarde desta quarta
de uma reunião que irá tratar da questão
comercial entre Argentina e Brasil
O Prefeito teve que remarcar todos seus compromissos dessa quarta-feira(01), para poder estar em uma importante reunião em Brasília. Representando a região, já que o Prefeito de Horizontina não pode comparecer, Orlando participa na tarde desta quarta de uma reunião que irá tratar da questão comercial entre Argentina e Brasil.
O impasse comercial entre os dois países está prejudicando a comercialização de máquinas da John Deere e da AGCO, em função do bloqueio às exportações de máquinas agrícolas imposto pela Argentina. O Governo brasileiro realizará consultas junto ao setor privado para discutir a proposta do Governo Argentino de estabelecer cotas para os setores mais sensíveis, como máquinas e implementos agrícolas. Nesta quinta(02), os Governos do Brasil e da Argentina voltam à mesa de negociações, em Brasília.

Três de Maio abre mês do Meio-Ambiente hoje


Uma programação variada coordenada pela Secretaria Municipal da Educação será desenvolvida até o próximo dia 30. Para o primeiro dia de programação estão previstas palestras sobre agrotóxicos em comunidades rurais e passeata com distribuição de material informativo pelas ruas da cidade. Alunos e professores do programa AABB Comunidade estão distribuindo no comércio três-maiense chaveiros confeccionados na oficina de artes com a frase “Reciclar É Preciso”.

No período de seis a dez de junho será realizada uma gincana cuja prova principal será a coleta de óleo de cozinha usado, promovida pelo Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli.

Durante o mês serão desenvolvidas ações para esclarecer a população sobre a coleta seletiva que está sendo implantada em Três de Maio e região.

Homem é preso em flagrante por corrupção de menores em Ijuí

Um homem de 27 anos foi preso em flagrante por corrupção de menores na madrugada desta terça-feira, em Ijuí. Régis Carpes foi flagrado pela Brigada Militar quando ingressava com um menino de 12 anos num hotel no bairro Progresso, por volta das 3 horas.
Ao verificar a situação, os policiais pararam a viatura, entraram no estabelecimento e encontraram os dois num dos quartos. O atendente do hotel disse que não percebeu tratar-se de menor de idade, visto que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe presença de adolescentes em situações íntimas em hotéis e motéis.
No plantão do Segundo Distrito Policial foi lavrado o flagrante e Régis Carpes acabou recolhido à Penitenciária Modulada. Ele já possui passagens policiais especialmente por furtos. O menor de idade foi liberado para uma conselheira tutelar.

Ex-BBB é morto com tiro no interior de São Paulo

Ex-BBB é morto com tiro no interior de São Paulo
Crédito: Divulgação / BBB9
O ex-big brother André Luis Gusmão de Almeida, o Cowboy, de 37 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça na madrugada desta quarta-feira em Mairinque, no interior de São Paulo. Almeida tinha quatro filhos e ficou conhecido após participar do reality show em 2009.

Segundo a Polícia Civil, ele estava num rancho da família quando, por volta das 3h, os cães começaram a latir no quintal. Cowboy saiu da casa para verificar o que estava acontecendo, quando foi ouvido um disparo de arma de fogo. Ele foi levado para o Hospital Regional de Sorocaba, mas não resistiu.

Alunos da APAE de Tucunduva participam das Olimpíadas Estaduais

Os alunos demonstraram capacidade, dedicação e 
desempenho, o que os habilitou à fase estadual
Nos dias 27 e 28 de maio, alunos das APAEs das regiões norte, noroeste, celeiro e missões estiveram reunidos na cidade de Frederico Westphalem, onde participaram da II Macro Olimpíada Regional. Cerca de 45 escolas estiveram presentes e a região foi representada pelas cidades de Tucunduva, Tuparendi, Horizontina, Boa Vista do Buricá, São Martinho, Três de Maio e Crissiumal.
Vários atletas que representaram o 3º Conselho Regional das APAEs obtiveram classificação para a fase estadual, que acontecerá em novembro na cidade de Lajeado com data a ser definida.
Na equipe que representará a região estão três alunos  do Grupo Capoerê da APAE de Tucunduva: Mirco,  Adriano e André. Os alunos demonstraram capacidade, dedicação e desempenho, o que os habilitou à fase estadual. Os alunos que há mais de cinco anos frequentam as aulas, tiveram pela primeira vez a oportunidade de competir a nível regional e alcançar o sucesso esperado nesta modalidade.
Estes alunos ESPECIAIS, que freqüentam a APAE de Tucunduva, participam das aulas de capoeira do programa “A União Faz a Vida”, juntamente com alunos das escolas regulares, que é mantido pela parceria entre a SMEC de Tucunduva, Sicredi e Comtul.
A inclusão social, possibilitada pelo esporte e cultura, são marcas importantes no trabalho da capoeira, que dá ao praticante a possibilidade de expressar-se, não só pelo movimento, como também pela musicalidade, ritmo cultural e  improvisação.
As aulas são ministradas pelo Contramestre Ibirá Müller, coordenador do Grupo Capoerê, que atua em Santa Rosa, Tucunduva, Tuparendi e São Luiz Gonzaga, além de realizar palestras, oficinas e apresentações em toda a região e também no estado.
A missão da Escola Especial e da APAE de Tucunduva é ser responsável pela integração político e social do educando, bem como, atendê-los nos seus anseios e dificuldades, contribuindo assim, com a perspectiva de um futuro melhor.

Colisão entre caminhões deixa um homem morto na BR-116, em Barra do Ribeiro

Caminhão ficou destruído após colisão
Foto:Lauro Alves
Uma colisão frontal entre dois caminhões na BR-116, em Barra do Ribeiro, deixou um homem morto e outras duas pessoas feridas. O acidente ocorreu no km 317 da rodovia, por volta das 5h30min desta quarta-feira.

A vítima dirigia um dos caminhões e foi identificada como Emerson Regasson Amaral, de 36 anos. O corpo ficou preso nas ferragens.
Os feridos foram levados para o hospital de Guaíba e não correm risco de morrer.
Parte do trânsito está sendo desviado pelo acostamento da rodovia.

Confira qual o combustível é mais vantajoso

Há semanas, os gaúchos convivem com a alta no preço dos combustíveis. Agora o preço já começou a baixar, mas proprietários de carros flex chegam aos postos e ainda ficam na dúvida na hora de abastecer. Gasolina ou etanol? Qual o mais vantajoso?
Para ajudar nessa escolha o Blog dos Combustíveis criou uma calculadora que informa qual dos combustíveis é mais aconselhável para o motorista. Basta colocar o valor dos dois combustíveis, no posto de sua preferência, e saber qual a maior vantagem.
Esse cálculo é possível porque abastecer com álcool é vantajoso quando o preço do derivado da cana equivale a até 70% do valor da gasolina. Isto porque o álcool tem uma eficiência 30% inferior ao outro combustível.

Larissa Riquelme x Myriã Pedron: fotos calientes pela vaga na Libertadores

Ontem, a musa paraguaia Larissa Riquelme anunciou que posaria para fotos calientes no La Olla Azulgrana caso o seu Cerro Porteño revertesse o resultado adverso nessa quarta-feira e garantisse a vaga na final da Libertadores.
Hoje, quem se manifestou a favor do Santos foi Myriã Pedron, representante do clube na edição de 2010 do concurso Musa do Brasileirão realizado no programa Caldeirão do Huck. A loira prometeu um ensaio quentíssimo na Vila Belmiro em troca de mais uma vitória do Peixe amanhã.
No duelo das belas torcedoras, para quem você vai torcer na semifinal da Libertadores?