 |
Os alunos demonstraram capacidade, dedicação e
desempenho, o que os habilitou à fase estadual |
Nos dias 27 e 28 de maio, alunos das APAEs das regiões norte, noroeste, celeiro e missões estiveram reunidos na cidade de Frederico Westphalem, onde participaram da II Macro Olimpíada Regional. Cerca de 45 escolas estiveram presentes e a região foi representada pelas cidades de Tucunduva, Tuparendi, Horizontina, Boa Vista do Buricá, São Martinho, Três de Maio e Crissiumal.
Vários atletas que representaram o 3º Conselho Regional das APAEs obtiveram classificação para a fase estadual, que acontecerá em novembro na cidade de Lajeado com data a ser definida.
Na equipe que representará a região estão três alunos do Grupo Capoerê da APAE de Tucunduva: Mirco, Adriano e André. Os alunos demonstraram capacidade, dedicação e desempenho, o que os habilitou à fase estadual. Os alunos que há mais de cinco anos frequentam as aulas, tiveram pela primeira vez a oportunidade de competir a nível regional e alcançar o sucesso esperado nesta modalidade.
Estes alunos ESPECIAIS, que freqüentam a APAE de Tucunduva, participam das aulas de capoeira do programa “A União Faz a Vida”, juntamente com alunos das escolas regulares, que é mantido pela parceria entre a SMEC de Tucunduva, Sicredi e Comtul.
A inclusão social, possibilitada pelo esporte e cultura, são marcas importantes no trabalho da capoeira, que dá ao praticante a possibilidade de expressar-se, não só pelo movimento, como também pela musicalidade, ritmo cultural e improvisação.
As aulas são ministradas pelo Contramestre Ibirá Müller, coordenador do Grupo Capoerê, que atua em Santa Rosa, Tucunduva, Tuparendi e São Luiz Gonzaga, além de realizar palestras, oficinas e apresentações em toda a região e também no estado.
A missão da Escola Especial e da APAE de Tucunduva é ser responsável pela integração político e social do educando, bem como, atendê-los nos seus anseios e dificuldades, contribuindo assim, com a perspectiva de um futuro melhor.