22 agosto 2013

Gringos furam retranca do Salgueiro, e Inter reencontra a vitória: 3 a 0

Damião e D'Alessandro comemoram gol inaugural
(Foto: Edu Andrade / Agência Estado)
Há quatro jogos sem vitória, o Internacional voltou a conversar com os três pontos. E num afiado espanhol. Com a participação decisiva de seus gringos, conseguiu furar o bloqueio do Salgueiro-PE, na noite chuvosa desta quinta-feira, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. O 3 a 0 foi construído no segundo tempo, após uma etapa inicial de vaias da torcida e repleta de desperdício de chances, com gols dos argentinos D'Alessandro, Scocco e do uruguaio Forlán, e deixa o time de Dunga com ótima vantagem para o confronto da volta, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

A segunda partida será disputada em 29 de agosto, em Pernambuco, e classifica o Colorado até com derrota por dois gol ou derrota por três gols de diferença, marcando longe de casa. O Salgueiro precisará igualar o 3 a 0 por pênaltis ou aplicar placares de quatro gols de saldo ou mais.

- Temos que respeitar, ainda tem o jogo de volta - pregou D'Alessandro, que chegou ao 50º gol com a camisa colorada.

Antes, no entanto, os times voltam aos campeonatos nacionais. Ambos no domingo. O Inter recebe o Goiás em Novo Hamburgo, pela Série A, enquanto, pela D, o Carcará visita o Parnahyba, pela 10ª rodada da fase de grupos.

Homem tem braço decepado por serra no Acampamento Farroupilha

Serra elétrica circular atingiu a região do
braço perto do cotovelo do homem
(Foto: Divulgação/Brigada Militar)
Um homem de 47 anos teve o braço decepado por uma serra elétrica por volta das 10h desta quinta-feira (22) no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Ele trabalhava na montagem dos piquetes quando ocorreu o acidente e foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro da capital.

O soldado Erick David Teixeira Judes estava perto do local e testemunhou o ocorrido. O policial prestou os primeiros socorros e acionou a ambulância que fica dentro do parque.

"Ele já estava inconsciente quando foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro. Perdeu muito sangue", disse o soldado do 9º Batalhão da Polícia Militar de Porto Alegre.

A serra elétrica circular atingiu a região do braço perto do cotovelo, segundo a Brigada Militar. Conforme o Hospital de Pronto Socorro, o paciente está internado no setor de traumatologia em estado regular.
A montagem dos piquetes do Acampamento Farroupilha começou no último sábado (17). O processo deve seguir até o dia 30 de agosto.

A abertura do Acampamento está programada para o dia 7 de setembro, com a chegada da Chama Crioula e o início das atividades oficiais. Com extensa programação de bailes, rodeio e competições de laço, rédeas e gineteadas, esta edição terá como tema "O Rio Grande do Sul no imaginário social".

Professora é encontrada morta com marcas de esganadura e ferimento de faca

Cristiane Marks, de 26 anos, morava sozinha em um
apartamento na Cohab (Foto: Arquivo pessoal)
Uma professora foi encontrada morta em seu apartamento por volta das 20h30min desta quarta-feira (21), no Bairro Cohab em Santo Ângelo. Segundo a Polícia Civil, Cristiane Marks, de 26 anos, estava caída no corredor, entre a sala e a cozinha que dá acesso aos quartos e ao banheiro. Cristiane apresentava ferimentos no pescoço, do tipo esganadura, e uma perfuração no lado esquerdo do tórax, acima do coração, provocado possivelmente por golpe de faca.

Morte durante o almoço

A polícia constatou, na cena do crime, que o homicídio deve ter ocorrido durante ou depois do almoço desta quarta-feira, pois na mesa havia dois pratos servidos com almoço, talheres, dois copos e uma caixa de bombons. Em um dos pratos havia sinais de que parte do alimento já havia sido comido, e no outro o alimento estava todo no prato. Os materiais foram recolhidos para serem periciados.

Também foram apreendidos o celular e o notebook da vítima, para que sejam analisados dados como ligações, mensagens, e-mails, recados nas redes sociais ou outras formas de contato.

Vítima era professora do CASE

Cristiane Marks era professora de história, e exercia seu trabalho na escola do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), lecionando para os adolescentes internos. Segundo familiares e vizinhos, a vítima estaria tendo problemas sérios com o ex-namorado, de 21 anos, que é ex-interno do Case.

O casal manteve um relacionamento por cerca de um ano, e que havia terminado há aproximadamente um mês. Segundo informações extraoficiais, o jovem não estava aceitando o término do relacionamento, e já teria ameaçado Cristiane de morte.

Caminhão bitrem tombou em Santo Augusto

Acidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira
Um caminhão bitrem Scania da empresa Pocai Transportes de Ijui, tombou as margens do km 72, da E-RS 155, próximo a Boate Casarão em Santo Augusto.

O condutor Edemar Vili Dietrich seguia no sentido Santo Augusto/Três Passos, quando por volta das 4:30h da madrugada o mesmo perdeu o controle vindo a tombar em um barranco. Segundo o motorista que tem mais de 37 anos de experiência, tudo foi muito rápido, quando ele se deu por conta o caminhão já estava fora da pista e em seguida caiu no barranco e tombou.

No momento do acidente ele estava sozinho, e o caminhão vazio. Ninguém ficou ferido. A polícia Rodoviária estadual de Santo Augusto atendeu o acidente.

Análise Climática foi tema de palestra na Cotrimaio

Meteorologista Estael Sias foi palestrante no evento
Na tarde desta quarta-feira ( 21/08), nas dependências do auditório da Cotrimaio em Três de Maio, o presidente da Cooperativa, Silceu Dalberto, realizou um encontro com diretores, gerentes, supervisores de filiais e técnicos agrícolas para tratar sobre orçamento e metas das filiais e contou com duas palestras sobre "Análise Climática da safra 2013/2014, reflexões sobre as características do clima gaúcho e ponderações sobre o prognóstico para o próximo trimestre", os palestrantes da tarde foram: Estael Sias - Meteorologista e o Professor Dakir Larara Machado da Silva – Geógrafo. O evento contou com a parceria da Fecoagro/RS e Sescoop.

Durante a palestra, ressaltaram neutralidade climática para os próximos meses na região noroeste do estado, em virtude da não ocorrência da LA NINÃ e EL NINÕ. Já para os próximos dias, acontecem precipitações fazendo com que o mês de agosto tenha chuvas acima da média, trazendo dias frios para a próxima semana, tendo uma projeção de frio tardio para o mês de setembro, podendo ocorrer geada, trazendo preocupação para a lavoura de trigo e milho.

Para o mês de outubro, a tendência de chuvas é acima da média, preocupando o período da colheita de trigo e para o plantio da soja. Porém, todas as indicações apresentadas hoje, podem sofrer alterações, ou seja, a meteorologista recomenda para maior efetividade na lavoura, não confiar muito nas previsões a longo prazo.

A meteorologista Estael, destacou ainda, a importância de se conhecer o clima que vem mudando bruscamente com o passar dos anos. “O produtor que conseguir se adequar a este novo clima (podemos dizer assim) com certeza terá sucesso em sua propriedade”.

Polícia Civil deflagra operação para prender foragidos da justiça em Frederico Westphalen

Polícia Civil deflagra operação para prender
foragidos da justiça em Frederico Westphalen
Policiais da Delegacia de Polícia(DP) de Frederico Westphalen desencadearam, nessa quarta-feira (22/08), uma operação para prender foragidos da justiça naquele município. Os indivíduos possuíam mandados de prisão preventiva ou por sentença condenatória definitiva. Conforme o delegado Dinarte Marshall Júnior, a operação foi denominada “24 horas” em alusão ao objetivo de capturar o maior número de foragidos no período de um dia. No bairro São Cristóvão, naquele município, foi localizado e preso A.L.R., sobre o qual pesava condenação de cinco anos e quatro meses de prisão, pela prática do crime de roubo.

Em Taquaruçu do Sul, foi localizado e preso V.S., com sentença condenatória pela prática do crime de lesões corporais graves. No bairro Centro de Frederico Westphalen, foi preso. G.M.S., que estaria condenado a dois anos e seis meses de detenção, após sentença definitiva pela prática do crime de furto qualificado.  Este indivíduo era conhecido como “homem aranha”, pela destreza com que escalava prédios para invadir sacadas de apartamentos e praticar furtos, além de possuir registros pela prática de crime de roubo, posse de drogas e invasão de domicílio, explica o delegado.

Capturado também R.V., o qual havia ordem de prisão preventiva, por tentativa de homicídio contra sua ex companheira. Participaram da operação quatro policiais civis e um delegado em uma viatura. Após os trâmites legais e registros das prisões, todos os preso foram encaminhados ao presídio de Frederico Westphalen.

COMBATE AO TABAGISMO: Por uma velhice com qualidade de vida

Estimativas apontam que entre 100 e 200 mil pessoas morram
todos os anos em decorrência direta do uso do cigarro
O dia 29 de agosto foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Fumo, quando são desenvolvidas campanhas alertando às pessoas dos males que o cigarro causa. Para o médico pneumologista do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, Dr. Jean Carlo Stumpf Zanette, esta é uma data de conscientização muito importante em decorrência de o fumo ser a causa mais comum em todo o mundo de doenças que poderiam ser prevenidas. “O cigarro mata muita gente. No Brasil, estimamos que aproximadamente 130 mil mortes ao ano tenham relação direta com o fumo, o que representa 13% do total de óbitos do país. É um fator de risco para várias doenças, como as cardiológicas, as de artérias e os cânceres de vários tipos. O tabaco pode causar danos por todos os lugares por onde passa, desde a boca, onde é ingerido, passando pelos pulmões, onde é absorvido, até a bexiga”, explica.

Segundo Zanette, a fumaça do cigarro contém milhares de substâncias, algumas extremamente cancerígenas e concentradas principalmente no alcatrão que, inalado, produz uma série de substâncias tóxicas que são rapidamente absorvidas pelo corpo do fumante. A preocupação, segundo o médico, é pelo grande número de jovens que fazem uso do cigarro. “Vemos pacientes acima de 30 e 40 anos em uma leve diminuição na tendência de fumar. Mas o preocupante é que encontramos muitos jovens fumando. O Rio Grande do Sul é o Estado que tem a maior prevalência de fumo. Porto Alegre, por exemplo, é a capital em que mais se fuma no Brasil. Como as doenças associadas ao tabagismo demoram de 20 a 30 anos para se manifestarem, atualmente estamos atendendo pessoas fumantes na década 80 e 90, em que era moda fumar”, lamenta o médico.

Os riscos a longo prazo
Se em outras épocas o fumo predominava entre os homens, atualmente o número de mulheres fumantes praticamente se igualou. “O risco de câncer de pulmão é comum aos dois. As doenças mais prevalentes são as cardiovasculares, mas o grande risco relacionando é o câncer de pulmão, a bronquite crônica e o enfisema, todos diretamente relacionados ao ato de fumar”, explica o médico do HSVP.

Zanette reforça que mesmo para as pessoas que conseguem largar o tabagismo, há um longo caminho até a recuperação dos órgãos afetados. “Com 10 anos sem cigarro, o risco de doenças pulmonares ainda é três vezes maior do que um não fumante. Mas, mesmo assim, é muito menor do que o de uma pessoa que fuma continuamente, pois esta tem 20 vezes mais chance de ter câncer de pulmão do que pessoas que não fumam. Quanto às doenças cardiovasculares, o tempo mínimo sem cigarro é de 10 anos para que ocorra uma diminuição significativa no risco”, complementa.

Os tratamentos
Para o pneumologista, o que é cientificamente comprovado contra o tabagismo são tratamentos baseados em reposição de nicotina, como adesivos e chicletes, além de algumas medicações que já se mostraram eficazes. “Os outros produtos e as crenças populares às vezes ajudam, mas mais por um apelo psicológico, quando a pessoa se compromete a parar de fumar. O importante é que o fumante sempre procure o acompanhamento médico, pois uma pessoa que fuma por bastante tempo já pode ter doenças relacionadas ao cigarro. É fundamental uma avaliação da parte cardiológica e pulmonar antes de se iniciar o uso da medicação”, ressalta.

“A primeira coisa que o fumante tem que se conscientizar é que a melhor coisa que ele pode fazer pela saúde dele é parar de fumar. Qualquer outra coisa, como dietas ou exercícios, são insignificantemente menores do que largar o cigarro. A cada 10 anos que a pessoa fuma, ela perde em média um ano de vida ou até mais, dependendo de cada caso. Para viver e chegar à velhice com qualidade de vida, é imprescindível se afastar do cigarro”, conclui o Dr. Zanette.

Incêndio destrói casa em Santo Augusto

Incêndio destrói casa em Santo Augusto
(Foto: Adriano Martins)
Na tarde desta quarta-feira (21/08), por volta das 15h40mim uma casa pegou fogo no bairro São Francisco na rua Amador Alves da Silva em Santo Augusto.

Ao perceber o fogo em uns dos cômodos da residência a empregada e uma criança de 5 anos, filha dos proprietários da casa conseguiram sair  a procura de ajuda. O fogo consumiu rapidamente toda a residência de madeira, a BM foi acionada juntamente com o caminhão pipa do município que em um primeiro momento não conseguiu controlar as chamas, sendo preciso reabastecer o caminhão com água.  Moradores do bairro tentaram ajudar com baldes de água, a casa ficou totalmente destruída. Informações preliminares indicam um curto circuito como causa do inicio do sinistro.

A Casa é de propriedade de Rafael fadel Hassan Rajab e Renice Schmith, os mesmos encontravam-se no trabalho, apenas a empregada e a filha do casal de 5 anos estavam na residência, mas felizmente saíram a tempo. Ninguém ficou ferido.

SERCEPS tem orientação profissional individual a partir de julho

Equipe OP SERCEPS - SETREM
A partir de julho, a comunidade de Três de Maio conta com um serviço de Orientação Profissional Individual na Clínica-escola de Psicologia – SERCEPS, da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Dúvidas, incertezas, inseguranças, confusão de ideias, medo, insatisfação profissional e não conhecimento das aptidões próprias, são alguns dos aspectos que serão observados e abordados nesta orientação profissional. A Clínica está localizada no campus da SETREM.

Podem buscar orientação, jovens e adolescentes em fase de escolha profissional e adultos que queiram repensar ou analisar suas escolhas profissionais. "Escolher não é fácil, pois pode transformar um estilo de vida, determinar uma diferente direção, vivenciar lutas, elaborar perdas e fantasias", afirma a acadêmica de Psicologia, Carla Roseméri Ullmann, que integra a equipe que atenderá ao público. O trabalho será desenvolvido por acadêmicas do curso de Psicologia, com orientação de uma professora psicóloga.

De acordo com Janete Catarina Patzold, professora orientadora do projeto, a ideia é "propiciar o desenvolvimento da capacidade da pessoa de auto-perceber-se, em um processo de autoconhecimento, e ainda, auxiliar as pessoas a realizar reflexões sobre si mesmo e sobre o mundo do trabalho, com a finalidade de uma escolha com segurança".

O atendimento na Clínica-escola será realizado até dezembro, acontecendo nas terças das 13:30 às 17:30 e sextas-feiras, das 19h às 22h, em espaço específico, junto à Setrem, em Três de Maio. No total, cada orientando participará de sete encontros.

Como buscar orientação: 
Os interessados em participar do processo de orientação profissional individual podem entrar em contato com a secretaria do serviço de Clínica Escola de Psicologia (SERCEPS), pelo fone (55) 3535-4600. As datas dos atendimentos já podem ser agendadas.

Com dívida de R$ 8 milhões, prefeito corta café e erva-mate no RS

Prefeitura de Salto do Jacuí anunciou corte de gastos
nesta quarta-feira (Imagem: Reprodução RBS TV)
A prefeitura de Salto do Jacuí, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, anunciou nesta quarta-feira (21) uma série de medidas para cortar gastos e tentar reduzir a dívida do município, estimada em R$ 8 milhões. Entre as atitudes tomadas pelo prefeito Atenir Silva está a suspensão do fornecimento de café e erva-mate para as repartições. Além disso, a prefeitura diminuiu o número de secretários, cargos de confiança e funções gratificadas.

Dos nove secretários, apenas três vão permanecer nos cargos, nas pastas de Saúde, Educação e Assistência Social. Também foram extintos 80% dos cargos de confiança e 10% das funções gratificadas. O prefeito anunciou ainda mais rigor no controle de viagens, ligações telefônicas e uso de carros oficiais.

A Lei de Responsabilidade Fiscal indica que os municípios podem gastar até 54% com despesas do funcionalismo. Atualmente, a folha de pagamento dos servidores de Salto do Jacuí representa 60% da arrecadação municipal, que é de R$ 2 milhões. “Essas medidas adotadas no dia de hoje (quarta-feira) são exatamente para nós cumprirmos uma lei. Hoje, a prefeitura estaria trabalhando somente para pagar a folha de funcionários”, afirma o prefeito.

Conforme o levantamento da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), 95% dos municípios gaúchos estão com as contas no vermelho. “A gente fica muito triste, mas a gente pede que o povo entenda. É uma medida que tem de ser adotada, não é por que o prefeito quer”, explica Atenir Silva.