17 agosto 2012

Santo Ângelo: Tombamento de prédios históricos gera polêmica

Tombamento de prédios históricos descontenta proprietários
(Foto: Marcos Luft/RBS TV)
O tombamento de prédios históricos está gerando polêmica no município de Santo Ângelo, na Região Noroeste do estado. Os donos dos imóveis no centro da cidade discordam do possível tombamento. Em atividade há três décadas como a casa de chá mais tradicional de Santo Ângelo, o prédio que pertence à família Hintz precisa de reformas. No entanto, eles foram notificados extrajudicialmente de que as obras e reformas no local, só com autorização.

"A unica coisa que nós sabemos é que não podemos mexer em nada. Então a gente fica de mãos e pés atados", reclama a empresária Margit Edeltraud Hintz.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) tombou provisoriamente cerca de 40 imóveis no centro histórico da cidade de Santo Ângelo, que ocupa uma área de cerca de 15 mil metros quadrados. O tombamento, que por enquanto é provisório, pode se tornar definitivo nos próximos meses. Justamente o que os donos dos prédios não querem. Segundo eles, só a desvalorização dos imóveis pode chegar a 70%.

"A obrigação é de preservar o imóvel com recursos próprios, inclusive com este ônus transferível aos descendentes. O proprietário está sujeito a vários tipos de penalidades, multas e até, eventualmente, processos criminais", disse o advogado Nelmo Costa.

O diretor técnico do Iphae explicou que o tombamento é uma valorização do local pelo potencial arqueológico. Segundo ele, se estuda o reestabelecimento econômico dos imóveis. "Nós estamos agora numa fase de análise e construção de instrumentos tanto de gestão da área quanto de tratamento em relação a esta questão de recursos. O que já foi levantado é se criar uma legislação municipal para a venda de índices destes imóveis", disse Eduardo Hann, diretor técnico do Iphae.

A decisão sobre o tombamento definitivo vai ser tomada depois de concluído um inventário dos imóveis.

Três de Maio: Nomes dos presos na operação “Branca Pura”, serão divulgados ao final das investigações

A polícia agiu durante a madrugada com prisões em
Três de Maio e região (Foto: Divulgação PMN)
Em cotato de nossa produção com a Delegacia de Polícia de Três de Maio, o delegado João Vitório Barbato, disse que a polícia não irá divulgar hoje os nomes dos presos na operação que resultou em pelo menos 14 prisões.

A operação “Branca Pura”, que teve seu inicio a mais de uma no, agiu com 16 mandatos de prisão desde as 4h da madrugada desta sexta-feira, com cerca de 14 policiais, e deverá ter os trabalhos concluídos somente na próxima semana, quando então será possível a divulgação dos indivíduos presos em Três de Maio e outras cidades da região.

Três de Maio: Operação denominada “Branca Pura”, desmantela quadrilha de traficantes de cocaína

Delegado Barbato deu detalhes da operação que vem sendo
desenvolvida a mais de um ano
Uma operação da Polícia Civil já resultou em pelo menos mais de 10 prisões em Três de Maio e região.

Sob o comando do delegado João Vitório Barbato, responsável pela Delegacia de polícia de Três de Maio, e o delegado regional Márcio Steffens, cerca de 140 policiais de toda a região, estão agindo desde às 4h da madrugada desta sexta-feira (17), para desmantelar uma quadrilha que comanda o tráfico de drogas em Três de Maio e região.

Segundo o delegado Steffens, a operação “Branca Pura”, vem sendo trabalhada a mais de um ano, e resulta até o momento em prisões em Três de Maio, Horizontina, São Martinho, Boa Vista do Buricá, Nova Candelária, São José do In hacorá, e até mesmo, na região de Porto Alegre.

Delegado Regional Márcio Steffens, deu todas as condições
técnicas para a operação "Branca Pura"
Segundo o delegado Barbato, os nomes dos presos somente serão revelados após o encerramento da operação, mas, ele adianta que um dos chefes na distribuição principalmente de cocaína na região, morava em um apartamento bem no centro de Três de Maio. O delegado também revelou que o traficante de codinome “Rato”, foi preso em uma operação paralela. “Rato”, era tido como um grande distribuidor de cocaína na região.

A operação “Branca Pura”, teve este nome oriundo de um veículo utilizado por um dos traficantes, que tinha um adesivo com este nome, e resultou também na apreensão de uma certa quantidade de drogas e armas.

Cerca de 140 policiais envolvidos (Fotos: Paulo Marques)
Na entrevista coletiva dos delegados regional Márcio Steffens e de Três de Maio João Barbato, o delegado local fez questão de agradecer também a compreensão do Poder Judiciário, que colaborou muito com a operação.

Ciríaco: Casa cai durante reforma e mata pedreiro

Estrutura da casa de madeira cedeu e matou pedreiro no R
(Foto: Fábio Lehmen/RBS TV)
Um homem de 50 anos morreu no final da manhã desta quinta-feira (16) soterrado por uma casa que estava sendo reformada no município de Ciríaco, no Norte do estado. Quatro homens trabalhavam para erguer a casa de madeira. Com uso de equipamentos hidráulicos, todos estavam debaixo da estrutura quando os pilares que davam sustentação cederam e a construção caiu sobre eles. Três conseguiram escapar.

Os colegas do pedreiro morto não conseguiram explicar o que provocou a queda. "Nós estávamos todos com ele ali embaixo. Eu consegui escapar porque estava deitado", disse José Valdir Camargo.

Experiente em reformas de residências, o homem que morreu havia sido contratado para reformar os pilares da residência em Ciríaco. A área foi isolada.

"A perícia de engenharia do Instituto Geral de Perícias (IGP) foi comunicada e deve apurar as causas do acidente a partir desta sexta-feira (17)", disse a delegada Carolina Goulart, da Polícia Civil do município.

Em jogo com poucas chances, Corinthians bate o Inter do Pacaembu

Fabricio, do Inter, cabeceia, observado por Douglas, do Timão
(Foto: José Patrício / Agência Estado)
No confronto dos remendados, o Corinthians soube trabalhar melhor seus problemas para seguir crescendo no Campeonato Brasileiro. Desfalcados de suas principais estrelas graças aos amistosos internacionais de seleções marcados pela Fifa, Timão e Internacional faziam um jogo burocrático até que, na única grande chance, os paulistas marcaram e levaram a vitória por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Pacaembu.

Sem Paulinho e outros seis jogadores, o Corinthians teve problemas ofensivos durante toda a partida, mas nos pés de Douglas e na cabeça de um zagueiro chegou à vitória. O meia bateu falta com precisão para a área e Paulo André, aos 23 minutos do segundo tempo, garantiu o suado triunfo. O Inter, sem Forlán, Guiñazu e Leandro Damião, só assustou com o estreante Rafael Moura, que marcou, mas em impedimento bem assinalado no primeiro tempo.

O Timão mantém sua fase de ascensão. A equipe dirigida pelo técnico Tite chega a nove partidas sem perder e sobe da décima para a nona colocação, com 24 pontos, só um a menos que o rival São Paulo, que, ao contrário do Corinthians, em nenhum momento poupou seus titulares. Já o Inter volta a perder depois de seis partidas e não consegue entrar no G-4. Os gaúchos seguem em quinto, com 30, um a menos que o rival Grêmio.

O Corinthians tem agora um clássico pela frente: pega o Santos, de Neymar e Ganso, no domingo, às 16h, na Vila Belmiro. Já o Inter tem novo jogo em São Paulo: contra a Portuguesa, no Canindé, também no domingo, às 18h30.